FECHAR

ATIVIDADE 2 - FUNDAMENTOS DE RÍTMICA E DANÇA - 53_2025

R$30,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 2 - FUNDAMENTOS DE RÍTMICA E DANÇA - 53_2025

ATIVIDADE 2 - FUNDAMENTOS DE RÍTMICA E DANÇA - 53_2025

Questão 1
Independente da área de formação ou atuação do professor/profissional de Educação Física, é extremamente importante que, assim como no ensino dos outros conteúdos estruturantes da área, o ensino da dança deve ser pautado em um processo educativo.
Fonte: NUNES, M.A.L. Fundamentos de Rítmica e Dança. Maringá: Unicesumar, 2019.
De acordo com o contexto apresentado acima, analise as asserções abaixo sobre o ensino da dança:

I.  A garantia de aprendizado do aluno estará atrelada à forma de condução do Professor/Profissional de Educação Física, sendo que a Dança deve estar pautada em um processo de ensinar e aprender muito bem estruturado.

PORQUE
II. Por ser uma habilidade que se desenvolve com o tempo e também uma atividade física, o sucesso da aprendizagem está relacionado apenas a execução perfeita dos movimentos.
Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são falsas.

Alternativa 2:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Questão 2
No final da Idade Média, a dança perde seu caráter de ritualismo e passa a ocupar importante papel nos eventos sociais da aristocracia. Essa dança ficou conhecida como Dança da Corte e deu origem, posteriormente, ao ballet clássico.
Fonte: LÓDE NUNES, Meire Aparecida. Fundamentos de Rítmica e Dança. Maringá: UniCesumar, 2018.
Sobre as características do ballet, analise as afirmativas a seguir:

I. Ballets de Repertório são peças de ballet que narram histórias e foram conservadas pela tradição.
​II. O ballet é um ótimo exemplo de ritmo grupal, pois é exigido do “corpo de baile” um sincronismo nas coreografias.
III. O ballet romântico, frequentemente dividido em dois planos, bem distintos: o mundo real, no qual as personagens viviam e sofriam, e o mundo dos sonhos.
IV. O nome ballet tem sua origem no termo italiano ballo que significa baile, dança. É na Itália que, a partir do século XV, o ballet começa a se constituir como tal.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e III apenas.

Alternativa 2:

I, II e III apenas.

Alternativa 3:

I, III e IV apenas.

Alternativa 4:

I e IV apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 3
Para que a Dança Escolar seja realmente uma ferramenta significativa no processo de aprendizagem e construção do conhecimento do aluno, é necessário que o professor de Educação Física esteja sempre planejando, capacitando-se, tenha uma metodologia atrativa e avalie de forma eficaz seus alunos.
Fonte: ​LÓDE NUNES, Meire Aparecida. Fundamentos de Rítmica e Dança. Maringá: UniCesumar, 2018.
A partir desta contextualização, sobre os fatores essenciais para o desenvolvimento competente e significativo do ensino da dança, analise as afirmações a seguir:

I. A atualização do profissional.
II. O conhecimento teórico específico.
III. As formas mais eficientes de ensino.
IV. A aplicação do conteúdo conforme o planejamento.
​V. A fundamentação e o embasamento a respeito das faixas etárias a serem atingidas.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, II e III apenas.

Alternativa 2:

I, III e IV apenas.

Alternativa 3:

I e IV apenas.

Alternativa 4:

I e III apenas.

Alternativa 5:

I, II, III, IV e V.

Questão 4
Pedro é apaixonado por jardinagem. Frequentemente, ao chegar em sua casa, após uma longa jornada de trabalho, o mesmo se dedica a cuidar dos diversos tipos de plantas que possui em seu jardim.  Contudo, após realizar todas as tarefas de jardinagem, reserva um tempo para visualizar o ritmo da movimentação dos galhos e das folhas das árvores que é gerado através do vento.
Fonte: NUNES, M. A. L. Fundamentos de Rítmica e Dança. Maringá: Unicesumar, 2019.
De acordo com os conhecimentos adquiridos nas aulas, assinale a alternativa que menciona o tipo de ritmo descrito acima:
Alternativas
Alternativa 1:

Ritmo Individual.

Alternativa 2:

Ritmo Coletivo.

Alternativa 3:

Ritmo Mecânico.

Alternativa 4:

Ritmo Natural.

Alternativa 5:

Ritmo Corporal.

Questão 5
Na música, um de seus elementos consiste na emissão linear de sons apoiados no ritmo. Para constituir um elemento não basta uma sucessão de sons, é necessário possuir como característica essencial, a cantabilidade, que nos permite poder cantar uma linha. Dessa forma, é apresentada por combinações de tons altos e baixos, graves e agudos, fortes e fracos, de intensidade alta ou baixa, criando variedade imensa de ritmos. Um tom sozinho não a cria. Uma frase só acontece com uma sucessão sonora (ARTAXO, 2003).
Fonte: ARTAXO, I.; MONTEIRO G. A. Ritmo e Movimento: teoria e prática. São Paulo: Phorte, 2003.
Acerca dessas variedades rítmicas, assinale a alternativa que apresenta o elemento responsável pela "cantabilidade" mencionada acima:
Alternativas
Alternativa 1:

Som.

Alternativa 2:

Ritmo.

Alternativa 3:

Melodia.

Alternativa 4:

Harmonia.

Alternativa 5:

Metrônomo.

Questão 6
De acordo com nossos estudos, a Educação Física deve tratar o conteúdo "Dança" na escola na perspectiva educacional. O trato educacional com a Dança se justifica pela concepção artística dessa prática.
Fonte: ​NUNES, Meire Aparecida Lóde. Fundamentos de Rítmica e Dança. Maringá: Unicesumar, 2019.
Sobre a concepção da Dança enquanto arte, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:

Há a necessidade de explorar as habilidades motoras nas aulas de dança.

Alternativa 2:
Há a necessidade de trabalhar as danças nas datas comemorativas na escola.
Alternativa 3:
É preciso compreender a dança como linguagem, que é expressiva, mesmo como atividade física.
Alternativa 4:
Há a necessidade de trabalhar a dança como arte para a formação de dançarinos e bailarinos.
Alternativa 5:

É preciso considerar a dança em seu processo histórico e cultural, para além do desenvolvimento físico.

Questão 7
A música é composta por três elementos rítmicos, sendo um deles o andamento. É caracterizado pela velocidade da música, o espaço de tempo entre as batidas e é medido por um aparelho chamado metrônomo. O Tempo está contido no andamento musical, são movimentos que fixam a duração absoluta dos valores. Podem ser fortes ou fracos. Chama-se por Compasso a reunião de tempos, podendo ser estes: compassos simples e compostos. Todavia, tem os compassos que são mais utilizados.
Fonte: ​LÓDE NUNES, Meire Aparecida. Fundamentos de Rítmica e Dança. Maringá: UniCesumar, 2018.
Pautando-se neste embasamento teórico, analise as alternativas a seguir, quanto aos compassos simples:
Alternativas
Alternativa 1:

Compasso ternário e simples.

Alternativa 2:

Compassos binário e quaternário.

Alternativa 3:

Compassos simples e compostos.

Alternativa 4:

Compasso ternário e binário composto.

Alternativa 5:

Compassos binário, ternário e quaternário.

Questão 8
Entender alguns elementos presentes na música que são importantes no desenvolvimento das atividades rítmicas, foi um de nossos objetivos da disciplina. Assim, compreendemos que diante da complexidade dos elementos dos sons e ritmos, nosso interesse se concentra nos sons musicais, pois é em consonância com a música que a maioria das atividades rítmicas se desenvolvem.
Fonte: LÓDE NUNES, Meire Aparecida. Fundamentos de Rítmica e Dança. Maringá: UniCesumar, 2018.
Pautando-se nesta afirmação, assinale a alternativa correta no que diz respeito à nomenclatura dada a esses elementos dos sons e ritmos:
Alternativas
Alternativa 1:

Métrica, rítmica e dança.

Alternativa 2:

Ritmo, dança e melodia.

Alternativa 3:

Dança, compasso e ritmo.

Alternativa 4:

Métrica, pulso e andamento.

Alternativa 5:

Métrica, harmonia e melodia.

Questão 9
Os primeiros registros encontrados que demonstram a presença do homem na terra sempre foram acompanhados da dança. Portanto, podemos entender que a dança acompanha o homem desde sua origem.
Fonte: LÓDE NUNES, Meire Aparecida. Fundamentos de Rítmica e Dança. Maringá: UniCesumar, 2019.
Nesse sentido, assinale a alternativa que justifica a presença da dança nos primeiros registros dos homens:
Alternativas
Alternativa 1:

Para treinar o manuseio de instrumentos de caça.

Alternativa 2:

Para a diversão do grupo.

Alternativa 3:

Era uma forma de sedução.

Alternativa 4:

Fazia parte do ritual de caça.

Alternativa 5:

A dança fazia parte de sua sobrevivência.

Questão 10
Falar em consciência em relação ao corpo é não somente perceber as suas estruturas físico-funcionais, mas principalmente compreendê-lo em relação direta consigo e com os outros.
Fonte: LÓDE NUNES, Meire Aparecida. Fundamentos de Rítmica e Dança. Maringá: UniCesumar, 2018.
Com relação à consciência corporal, analise as afirmações a seguir:
 
I. A expressão corporal exerce um papel fundamental em nossas vidas e desempenha um papel de suma importância no contexto da comunicação.
II. Por meio da expressão corporal as pessoas que estão ao nosso redor entendem/compreendem nossos desejos, ideias, pensamentos e gestos.
III. Funciona como meio de reforçar uma ideia que está sendo transmitida.
IV. Conseguimos nos comunicar e expressar sensações e sentimentos.
V. É necessário recurso verbal para expressar-se por meio da dança.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e IV apenas.

Alternativa 2:

I, II e III apenas.

Alternativa 3:

I, III e IV apenas.

Alternativa 4:

I, III e V apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV apenas.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu