FECHAR

ATIVIDADE 2 - FUNDAMENTOS DE FARMACOLOGIA - 54_2025

R$25,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 2 - FUNDAMENTOS DE FARMACOLOGIA - 54_2025

ATIVIDADE 2 - FUNDAMENTOS DE FARMACOLOGIA - 54_2025

Questão 1
Muitas moléculas estão envolvidas na produção dos processos inflamatórios da dor e febre. A histamina, a bradicinina, a 5-HT, os prostanóides, os leucotrienos (LT), o PAF e um conjunto de citocinas são importantes mediadores. A prostaglandina E2 (PGE2) e a prostaciclina (PGI2) são os principais prostanóides que medeiam a inflamação. Os anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) suprimem os processos de inflamação, dor e febre por meio de inibição da síntese de PGE2.


​GOODMAN, L. S.; GILMAN, A. As bases farmacológicas da terapêutica. 13. ed. Porto Alegre: McGraw Hill, 2019.;SILVA, P. Farmacologia. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2015.


Emrelação aos AINEs, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Alternativa 1:

Derivados do oxicam são o piroxicam e o meloxicam, são utilizados no tratamento da artrite reumatoide, da espondilite anquilosante e da osteoartrite.

Alternativa 2:

A dipirona é um fármaco antitérmico, antiálgico, anti-inflamatório e uricosúrico; eles inibem a biossíntese de prostaglandinas via inibição seletiva da COX2.

Alternativa 3:

O diclofenaco, o anti-inflamatório mais utilizado dessa classe, é considerado um inibidor seletivo da COX2, e sua potência é superior à da indometacina e naproxeno.

Alternativa 4:

O etodolaco apresenta seletividade maior para COX-1, possui propriedades anti-inflamatórias e a incidência de efeitos adversos gástricos maior do que com os inibidores seletivos da COX-2.

Alternativa 5:

O ácido acetilsalicílico liga-se, covalentemente, a COX-1 e COX-2, resultando na inibição reversível da atividade de ambas as isoformas. Além da atividade anti-inflamatória, analgésica e antitérmica.

Questão 2
O processo alérgico é uma reação fisiológica decorrente de fatores externos ou internos que são estranhos ao organismo. Desde a antiguidade se fazia uso de plantas medicinais para tratar diversas enfermidades, incluindo alergias. Nos últimos anos, houve avanços tecnológicos e, através de estudos, foram desenvolvidos anti-histamínicos (antialérgicos) sintéticos, usando a molécula de histamina como protótipo (modelo).
SILVA, E.S.; SILVA, J.F.; LINS, S.R.O. Plantas com atividade anti-histamínica. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 12, p. 95873-95884, 2020. Disponível em: https://bityli.com/PODnYpo. Acesso em: 29 ago. 2022.

Com base no excerto apresentado, avalie as afirmações a seguir.

I. A histamina é uma substância sintetizado por diferentes células humanas, sendo um potente mediador de reações fisiológicas.
II. Os efeitos da histamina são mediados pela sua ligação com receptores, sendo responsável por muitos sintomas das doenças alérgicas.
III. Os anti-histamínicos atuam inibindo os efeitos da histamina no organismo, sendo fundamentais para o controle das doenças alérgicas.
IV. Os anti-histamínicos foram desenvolvidos com base na histamina, sendo capazes de se ligarem aos receptores de histamina no organismo.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II e IV, apenas.

Alternativa 3:

III e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 3
O medicamento Annita® é antiparasitário de amplo espectro, cuja substância ativa é a nitazoxanida. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) divulgou uma  lista de medicamentos similares e seus respectivos medicamentos de referência, conforme estabelecido na RDC 58/2014. Na referida lista, um dos medicamentos similares intercambiáveis do medicamento de referência Annita® é o Azox ® disponível nas formas farmacêuticas em pó para suspensão oral e comprimido revestido.
Fonte: adaptado de: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/medicamentos/similares/lista-de-medicamentos-similares-intercambiaveis.pdf. Acesso em: 21 set. 2023.

A respeito da intercambialidade, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Intercambialidade corresponde à substituição de medicamentos com o mesmo princípio ativo.

PORQUE

II. Para ser considerado um medicamento intercambiável, devem apresentar estudos de equivalência farmacêutica e biodisponibilidade. Sendo assim, todo medicamentos similar é intercambiável pelo medicamento de referência.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 4
As propriedades farmacológicas de muitos fármacos podem mudar de acordo com o tempo e frequência de administração, pois os receptores, também, estão sujeitos aos controles homeostáticos que envolvem síntese ou degradação de receptores por diferentes tipos de mecanismos. As proteínas transdutoras e efetoras são reguladas de modo semelhante aos receptores. As variações na sensibilidade do receptor a um fármaco agonista podem ocorrer, tanto no sentido de diminuição (dessensibilização ou tolerância) como de aumento (hipersensibilização).
BORNIA, E.C.S. Fundamentos de Farmacologia. Maringá - PR: Unicesumar, 2022.

Sobre as variações na sensibilidade do receptor, avalie as afirmações a seguir.

I. A dessensibilização pode ocorrer pela presença permanente do agonista ou pela dissociação lenta do complexo fármaco-receptor.
II. A hipersenssibilizaçao é caracterizada pela perda de responsividade do receptor ao agonista.
III. A tolerância é associada a receptores sendo caracterizada pela hipersensibilidade do efetor à ação do fármaco.
IV. A relação dose-resposta de um fármaco agonista, é determinada pela dose do fármaco administrado, pela afinidade do fármaco ao receptor e por fatores característicos do perfil farmacocinético do fármaco.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e II, apenas.

Alternativa 2:

I e IV, apenas.

Alternativa 3:

II e IV, apenas.

Alternativa 4:

III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 5
O uso racional de medicamentos ocorre quando um paciente recebe o tipo de medicamento, a dose e o tempo adequados para a sua condição clínica. Quando o paciente se automedica configura um caso de uso irracional de medicamentos, que pode ser ocasionado por compulsão por tomar remédio, propagandas nas mídias, multiplicidade de produtos disponíveis e o fácil acesso para aquisição. Este uso irracional, sem a orientação do farmacêutico, traz riscos à saúde, devido a reações adversas, interações medicamentosas e intoxicações. Por isso, o farmacêutico é fundamental para orientar e informar os pacientes no momento da dispensação sobre o consumo e a prescrição, proporcionando uma melhor eficiência e segurança no tratamento.
MELO, R. C.; PAUFERRO, M. R. V. Educação em saúde para a promoção do uso racional de medicamentos e as contribuições do farmacêutico neste contexto. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 5, p. 32162-32173, 2020. Disponível em: https://bityli.com/OSfGPWn. Acesso em: 29 ago. 2022.
Sobre o papel do farmacêutico quanto ao uso racional de medicamentos, avalie as afirmações a seguir.I. Orienta sobre o uso racional de medicamentos, reduzindo os problemas relacionados aos medicamentos.
II. Avalia a farmacoterapia com base na indicação, posologia, dose, segurança, efetividade e aspectos relacionados à via de administração.
III. Atua na interface entre a distribuição dos medicamentos e o seu uso, uma posição estratégica para a orientação quanto ao uso racional de medicamentos.
IV. Contribui para a prevenção dos problemas relacionados com o uso incorreto de medicamentos, colaborando com a garantia da qualidade do cuidado com a saúde.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II e IV, apenas.

Alternativa 3:

III e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 6
O estudo da farmacodinâmica baseia-se no conceito da ligação fármaco-receptor. Quando um fármaco ou um ligante endógeno (por exemplo, um hormônio ou um neurotransmissor) liga-se a seu receptor, pode ocorrer uma resposta como consequência dessa interação de ligação. O receptor pode ser qualquer molécula biológica à qual o fármaco se fixa e produz uma reposta.

Figura 1 - Mecanismos de sinalização transmembrana
​Fonte: BORNIA, E. C. S. Fundamentos de Farmacologia. Maringá: Unicesumar, p. 85, 2022.Com relação aos mecanismos de sinalização transmembrana, avalie as afirmações a seguir.

I. Os receptores podem ser divididos em quatro famílias, representados na figura acima pelas letras A, B, C e D. Sendo descritos na respectiva ordem: (A) canais iônicos; (B) receptores ligados a enzimas; (C) receptores acoplados à proteína G; e (D) receptores intracelulares.
II. Os receptores formados por canais iônicos, são acionados através da ligação do ligante ao receptor que promove o fluxo de íons do meio extracelular para o interior da célula, resultando em respostas celulares rápidas. Ligantes endógenos, como os neurotransmissores, e diversos fármacos atuam nesses receptores mimetizando ou bloqueando as ações destes ligantes.
III. Os receptores acoplados à proteína G, são receptores transmembrana cuja ligação do ligante ou fármaco se dá na fenda da porção extracelular do feixe, e a proteína G liga-se à face citoplasmática do receptor. A resposta celular será sempre excitatória, com efeito celular mais rápido quando comparado com a velocidade da resposta da ativação de um receptor, que é um canal iônico.
IV. Os Receptores ligados a enzimas são proteínas que atuam como receptor e enzima, ativando múltiplos sinais intracelulares. Este é um grande grupo de receptores, que incluem a família do receptor da proteína-quinase, que atua mediando ações de fatores de crescimento, hormônios e citocinas.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II, apenas.

Alternativa 3:

III, apenas.

Alternativa 4:

II e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II e IV, apenas.

Questão 7
O paracetamol é um medicamento muito utilizado pela população em casos de dor, desde leve até mais intensa. Na maioria dos casos, o seu uso ocorre por automedicação, o que representa um risco para a população. A automedicação, por ser utilizada de forma incorreta, pode ocasionar graves problemas de saúde. O uso incorreto e supraterapêutico repetido pode resultar em hepatoxicidade.
SOUZA, A. C.; SOUZA, H. S.; SILVA, R. O. Hepatotoxicidade associada ao uso de paracetamol: revisão sistemática. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 11, p. 107073-107085, 2021. Disponível em: https://bityli.com/ZeVwmt. Acesso em: 25 ago. 2022.
O paracetamol é descrito relativamente como não tóxico, mas seu uso indiscriminado pode apresentar riscos devido à:I. Hepatotoxicidade, um efeito tóxico causado pelo uso idiscriminado ou abusivo.
II. Produção de metabólitos tóxicos durante a metabolização que causam danos ao fígado.
III. Saturação das vias metabólicas que provocam a elevação da quantidade do metabólito.
IV. Capacidade do fármaco de esquivar da biotransformação, resultando em um acúmulo e sobrecarga no fígado.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e IV, apenas.

Alternativa 2:

II e III, apenas.

Alternativa 3:

III e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 8
Sobre interações farmacológicas, assinale a opção correta.Um ligante que impede que um agonista se ligue ao seu receptor e mantém este receptor no estado conformacional inativo (desloca a curva dose-efeito do agonista para a direita, e diminui a potência do agonista, sem alterar a sua eficácia), e esse efeito pode ser superado com adição de mais agonistas.
BORNIA, E. C. S. Fundamentos de Farmacologia. Maringá - PR: Unicesumar, 2022.
Considerando o exposto, assinale a opção correta sobre a denominação desse ligante:
Alternativas
Alternativa 1:

Agonista pleno.

Alternativa 2:

Agonista parcial.

Alternativa 3:

Agonista inverso.

Alternativa 4:

Antagonista competitivo.

Alternativa 5:

Antagonista irreversível.

Questão 9
A forma farmacêutica que o medicamento é administrado ao paciente é a responsável pela veiculação do fármaco para dentro do organismo. As vias de administração de um medicamento são importantes, pois também interferem na absorção do fármaco.
BORNIA, E. C. S. Fundamentos de Farmacologia. Maringá - PR: Unicesumar, 2022.
​Sobre o conhecimento das formas farmacêuticas e das vias de administração, avalie as afirmações a seguir.I. A administração parenteral contempla a via oral, sublingual e retal em que a absorção do fármaco ocorre no trato gastrointestinal.
II. Diferentes formulações administradas por via oral, apresentam diferentes padrões de liberação do princípio ativo. Portanto, dependendo da forma farmacêutica administrada ao paciente, a absorção ocorrerá em locais diferentes do trato gastrointestinal.
III. A via de administração sublingual evita o efeito de primeira passagem.
IV. Para a via de administração intravenosa é necessária absorção do fármaco.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e III, apenas.

Alternativa 2:

II e III, apenas.

Alternativa 3:

I, II e III, apenas.

Alternativa 4:

II, III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 10
No Alzheimer, a neurotransmissão colinérgica é perturbada, provocando uma alteração na memória devido à diminuição das neurotransmissões ACh (acetilcolina), particularmente na memória de curto prazo, que é o principal sintoma da doença.
FERREIRA, J. V. G. S.; ESTEVES, A. P. V. S. Doença de Alzheimer: os desafios do cuidado. Revista Medicina de Família e Saúde Mental, v. 2, n. 1, 2020. Disponível em: https://bityli.com/zIsBQ. Acesso em: 26 ago. 2022.
Com base no excerto e no seu conhecimento sobre a neurotransmissão na doença de Alzheimer, avalie as afirmações a seguir.I. A diminuição da produção de acetilcolina pode ocorrer devido à morte de neurônicos adrenérgicos.
II. A redução do neurotransmissor acetilcolina provoca uma disfunção sináptica que interfere na transmissão dos sinais.
III. A diminuição da acetilcolina pode ser evitada com o uso de fármacos que inibem a degradação do neurotransmissor, prolongando a meia vida na fenda sináptica.
IV. O uso de fármacos que aumentam a secreção de acetilcolina podem ser uma alternativa para o tratamento dos sintomas da doença, por aumentar a transmissão colinérgica.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e IV, apenas.

Alternativa 2:

II e III, apenas.

Alternativa 3:

III e IV, apenas.

Alternativa 4:

II, III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu