ATIVIDADE 2 - FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO - 53_2025
Max Weber estabelece quatro modelos sociais de ação: racional com relação a fins, racional em relação a valores, afetiva e tradicional.
SILVA, Daiany Cris; BELANÇON, Milena Cristina. Fundamentos Sociológicos e Antropológicos da Educação. Maringá - PR: UniCesumar, 2020. Reimpresso em 2021. 184p.
Assim sendo, sobre a definição dos modelos sociais weberianos, avalie as afirmações a seguir.
I. Racional com relação a fins: é o modelo fundado na racionalidade do comportamento. Uma ação orientada pela busca de realizar uma intenção de forma objetiva, como um investimento.
II. Racional com relação a valores: é o modelo fundado na lógica que manifesta a convicção consciente de um valor. Quando agimos para realizar um interesse familiar, por exemplo, pois acredita-se no valor daquela ação.
III. Afetivo: ocorre quando a ação é fundada na reação a um sentimento. Uma reação emocional.
IV. Tradicional: ocorre quando a ação busca manter um valor perpetuado ao longo do tempo. Uma prática que se repete por dar sentido de identificação com um valor preservado pelas gerações que se seguem.
É correto o que se afirma em
Ao longo da história do pensamento humano, diferentes formas de conhecimento foram desenvolvidas para explicar a realidade. Entre elas, destacam-se o conhecimento empírico, científico, filosófico e religioso, cada um com características e fundamentos próprios. Existem distinções importantes entre esses tipos de saberes, ressaltando como eles se originam e em que se baseiam.
Fonte: SILVA, D. C.; BELANÇON, M. C.; FREITAS, V. A. de. Fundamentos da Educação. Maringá: Unicesumar, 2022. Reimpresso em 2023.
Conforme o texto e na compreensão dos conceitos apresentados, que melhor expressa uma dessas distinções, assinale a alternativa correta:
Paulo Freire desenvolveu uma concepção educacional revolucionária que se opõe ao que denominou "concepção bancária da educação". Na visão bancária, o educador conduz os educandos à memorização mecânica do conteúdo narrado, transformando-os em "vasilhas" ou recipientes a serem "enchidos" pelo educador. Em contraposição, a Pedagogia do Oprimido afirma a dialogicidade e se faz dialógica, considerando que ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, mas os seres humanos se educam entre si, mediatizados pelo mundo. A dialogicidade é a essência da educação como prática da liberdade, tendo como sua essência a palavra, pois "não há palavra verdadeira que não seja práxis", sendo necessário transformar o mundo por meio da ação reflexiva.
Fonte: CARVALHO, C. L. S. et al. Fundamentos da Educação. Maringá: UniCesumar, 2022.
Com base no texto, analise as afirmativas a seguir sobre a Pedagogia de Paulo Freire:
I. A concepção bancária da educação, criticada por Paulo Freire, caracteriza-se pela narração como produto didático, em que o educador "enche" os educandos como depósitos de conhecimento.
II. Na Pedagogia do Oprimido, a dialogicidade é fundamental, pois considera que os seres humanos se educam entre si, mediatizados pelo mundo, em oposição à educação antidialógica.
III. Para Paulo Freire, a palavra verdadeira é práxis, ou seja, reflexão e ação incidindo sobre as estruturas a serem transformadas, não havendo revoluções apenas com verbalismos ou ativismo.
IV. A Pedagogia do Oprimido busca a restauração da intersubjetividade e se apresenta como pedagogia do homem, em que ninguém liberta ninguém, mas os seres humanos se libertam em comunhão.
É correto o que se afirma em: