FECHAR

ATIVIDADE 2 - FIS - FÍSICA APLICADA ÀS CIÊNCIAS DA NATUREZA - 53_2025

R$25,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 2 - FIS - FÍSICA APLICADA ÀS CIÊNCIAS DA NATUREZA - 53_2025

ATIVIDADE 2 - FIS - FÍSICA APLICADA ÀS CIÊNCIAS DA NATUREZA - 53_2025

QUESTÃO 1

As estratégias didáticas aplicadas ao ensino de Física têm como objetivo promover um aprendizado significativo, que dialogue com outras áreas do conhecimento e contemple diferentes estilos de aprendizagem. Incorporar abordagens diversificadas, que vão além da memorização, é fundamental para engajar os estudantes e facilitar a compreensão de conceitos complexos.

Considerando esse contexto, identifique as afirmações que descrevem corretamente essas estratégias didáticas.

 

I. Utilização da História e Filosofia da Ciência ajuda a compreender a evolução conceitual da Física.

II. O ensino tradicional focado exclusivamente em fórmulas é a melhor estratégia didática atual.

III. Experimentação prática pode melhorar a compreensão dos conceitos abstratos de eletromagnetismo.

IV. A interdisciplinaridade conecta a Física com outras áreas, como a Biologia e a Arte, enriquecendo a experiência educativa.

V. Estratégias didáticas modernas evitam completamente o uso de tecnologias digitais em sala de aula.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, II e IV, apenas.
Alternativa 2 - I, III e IV, apenas.
Alternativa 3 - I, III e V, apenas.
Alternativa 4 - II, III e V, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV, apenas.
QUESTÃO 2
No cotidiano, percebemos que diversos fenômenos naturais podem ser explicados por conceitos físicos. Ao observar uma obra de arte que retrata ondas no mar, surgem várias indagações científicas sobre esse fenômeno.

Considerando esta situação, identifique, dentre as áreas abaixo, quais áreas da Física se relacionam diretamente com as questões levantadas a partir dessa observação artística.

I. ​Ondulatória.

II. Óptica.

III. Termodinâmica.

IV. Hidrodinâmica.

V. Acústica.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, II e IV, apenas.
Alternativa 2 - I, II e V, apenas.
Alternativa 3 - I, II, IV e V, apenas.
Alternativa 4 - I, III, IV e V, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III, IV e V.
QUESTÃO 3

O eletromagnetismo é uma das áreas mais importantes da Física, estando presente em inúmeros fenômenos naturais e aplicações tecnológicas. Essa área estuda a relação entre cargas elétricas, campos elétricos e campos magnéticos, sendo essencial para compreender desde o funcionamento de aparelhos eletrônicos até a própria estrutura da luz.

Com base nesse conceito, analise as afirmações que descrevem corretamente aspectos do eletromagnetismo.

I. A corrente elétrica gera um campo magnético ao seu redor.

II. O campo magnético não influencia a trajetória das partículas eletricamente carregadas.

III. Um campo elétrico pode existir sem que haja cargas em movimento.

IV. A interação eletromagnética é responsável pela emissão de luz visível.

V. O campo magnético é produzido exclusivamente por ímãs naturais.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, II e IV, apenas.
Alternativa 2 - I, II e V, apenas.
Alternativa 3 - I, III e IV, apenas.
Alternativa 4 - I, III e V, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV, apenas.
QUESTÃO 4

Ao longo dos séculos, o estudo da Física passou por transformações profundas. Inicialmente, a Física Clássica predominou. No entanto, com o avanço das descobertas científicas, surgiu a Física Moderna, trazendo novas interpretações para o comportamento da matéria e da energia.

Considerando essas duas grandes vertentes da Física — Clássica e Moderna — assinale a alternativa que melhor diferencia essas fases do conhecimento físico:

Alternativas
Alternativa 1 - A Física Moderna tornou a Física Clássica obsoleta em todas as suas aplicações.
Alternativa 2 - A Física Clássica ainda explica completamente fenômenos em escala subatômica.
Alternativa 3 - A Física Moderna lida exclusivamente com fenômenos cotidianos e de grande escala.
Alternativa 4 - Ambas as físicas tratam igualmente dos fenômenos do cotidiano sem distinção teórica.
Alternativa 5 - A Física Clássica é baseada em conceitos até o século XIX, enquanto a Moderna surgiu no século XX, abordando fenômenos em escalas subatômicas e velocidades próximas à da luz.
QUESTÃO 5

O fenômeno da força magnética sobre partículas carregadas em movimento é essencial para o funcionamento de diversos dispositivos tecnológicos, como aceleradores de partículas e equipamentos de diagnóstico por imagem.

Assinale a alternativa que explica corretamente a direção da força magnética atuante sobre uma carga elétrica em movimento dentro de um campo magnético uniforme.

Alternativas
Alternativa 1 - A força atua apenas se a carga estiver em repouso.
Alternativa 2 - A força atua na direção oposta à velocidade da carga.
Alternativa 3 - A força atua na mesma direção e sentido da velocidade da carga.
Alternativa 4 - A força magnética atua sempre na direção do campo elétrico aplicado.
Alternativa 5 - A força atua perpendicularmente à direção da velocidade e do campo magnético.
QUESTÃO 6

Ao longo da história, a arte e a ciência frequentemente se cruzaram, revelando influências mútuas que enriqueceram ambas as áreas. No século XX, com o avanço da Física Moderna — incluindo teorias como a relatividade e a mecânica quântica — muitos artistas passaram a incorporar essas ideias em suas obras, de maneira simbólica ou conceitual. Um dos mais notáveis entre eles foi Salvador Dalí. Famoso pintor surrealista, Dalí explorava temas como a percepção do tempo, a instabilidade da realidade e a natureza do espaço, refletindo em sua produção artística a influência de descobertas científicas contemporâneas.

Salvador Dalí, famoso pintor surrealista, frequentemente se inspirou em conceitos da Física Moderna. Analise as seguintes expressões artísticas de Dalí e identifique quais explicitamente revelam influência dos conceitos físicos modernos:

I. "Galátea de Esferas", que remete à estrutura atômica.

II. "A Persistência da Memória", com relógios maleáveis que sugerem o conceito de relatividade.

III. "A Última Ceia", representando apenas aspectos religiosos tradicionais.

IV. "A Desintegração da Persistência da Memória", refletindo o conceito de matéria formada por átomos.

V. "Retrato de Picasso", retratando somente elementos pessoais e estéticos

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e II, apenas.
Alternativa 2 - I, II e IV, apenas.
Alternativa 3 - II, IV e V, apenas.
Alternativa 4 - I, II, IV e V, apenas.
Alternativa 5 - I, III, IV e V, apenas.
QUESTÃO 7

Diversos cientistas contribuíram de maneira significativa para a construção do conhecimento físico ao longo da história. Suas ideias e teorias representaram avanços importantes, muitas vezes desafiando os paradigmas vigentes e promovendo novas formas de compreender o universo.

A seguir, são apresentadas algumas associações entre cientistas e suas contribuições teóricas. Analise cada uma e selecione corretamente quais estão de acordo com o que se conhece historicamente sobre suas obras e descobertas:.

I. Aristóteles – Defensor do paradigma geocêntrico.

II. Galileu Galilei – Observações experimentais e uso matemático para descrever o movimento.

III. Isaac Newton – Desenvolvimento do conceito de tempo relativo.

IV. Albert Einstein – Formulador da Teoria da Relatividade.

V. Thomas Kuhn – Criação do conceito de heliocentrismo.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, II e IV, apenas.
Alternativa 2 - I, II e V, apenas.
Alternativa 3 - I, III e IV, apenas.
Alternativa 4 - I, III e V, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III, IV e IV.
QUESTÃO 8

Ao longo do tempo, a definição do metro — unidade fundamental de comprimento no Sistema Internacional de Unidades (SI) — passou por diferentes reformulações, acompanhando os avanços científicos e tecnológicos. Inicialmente baseada em medidas físicas da Terra e objetos-padrão, sua definição atual utiliza conceitos mais precisos e universais.

Pensando nisso, analise as alternativas a seguir e assinale aquela que apresenta a definição atualmente adotada para o metro no SI:

Alternativas
Alternativa 1 - O comprimento de um pêndulo que oscila em um segundo.
Alternativa 2 - A distância entre duas linhas gravadas em uma barra de platina.
Alternativa 3 - O comprimento da circunferência da Terra dividido por 40 milhões.
Alternativa 4 - A distância que a luz percorre no vácuo em 1/299.792.458 de segundo.
Alternativa 5 - O comprimento médio do braço humano, do cotovelo à ponta dos dedos.
QUESTÃO 9

Ao longo da história da ciência, momentos de ruptura e transformação mudaram profundamente a forma como compreendemos a realidade. Essas mudanças, conhecidas como revoluções científicas, foram estudadas por Thomas Kuhn, que propôs uma visão não linear do progresso científico, marcada por substituições de paradigmas diante de anomalias não explicadas.

Com base nas ideias de Kuhn sobre as revoluções científicas, analise as afirmativas a seguir.

I. As revoluções científicas acontecem quando teorias vigentes não conseguem explicar determinadas anomalias.

II. Revoluções científicas confirmam o paradigma existente, reforçando teorias anteriores.

III. Após uma revolução científica, teorias antigas podem continuar sendo aplicadas em contextos específicos.

IV. Um paradigma é sempre definitivo e imutável após sua aceitação pela comunidade científica.

V. Revoluções científicas ocorrem exclusivamente a partir de descobertas feitas em laboratório.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e II, apenas.
Alternativa 2 - I e III, apenas.
Alternativa 3 - I, II e III, apenas.
Alternativa 4 - I, III e IV, apenas.
Alternativa 5 - I, III e V, apenas.
QUESTÃO 10

Em relação à cultura científica no ensino de Ciências Naturais, é fundamental que os alunos entendam que a ciência não é um conjunto fixo de conhecimentos, mas sim um processo dinâmico, construído socialmente e em constante evolução. Essa perspectiva contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico e para a valorização do método científico como prática coletiva.

​Assinale a alternativa correta que melhor exemplifique esse aspecto da cultura científica.

Alternativas
Alternativa 1 - Apresentar somente os experimentos clássicos, sem abordar as descobertas recentes.
Alternativa 2 - Evitar discussões sobre a relação entre ciência e sociedade para não confundir os alunos.
Alternativa 3 - Considerar a ciência como um conjunto imutável de verdades absolutas transmitidas pelo professor.
Alternativa 4 - Restringir o ensino à memorização de leis e fórmulas, desconsiderando debates e controvérsias científicas.
Alternativa 5 - Enfatizar que a ciência é um processo em constante construção, influenciado por contextos históricos e sociais.
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu