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ATIVIDADE 2 - EESP - TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA - 54_2025

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ATIVIDADE 2 - EESP - TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA - 54_2025

ATIVIDADE 2 - EESP - TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA - 54_2025

QUESTÃO 1
Inspirados na análise de Lourenço (2010), podemos utilizar os conceitos de integração e inclusão para compreender como as escolas brasileiras estão se adaptando às atuais propostas da educação inclusiva, que busca garantir o acesso e a permanência de todos os alunos na escola.​

 

 

Fonte: LOURENÇO, E. Conceitos e práticas para refletir sobre a educação inclusiva. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.​

Considerado o texto apresentado, analise as afirmativas a seguir que descrevem o conceito de escolas integrativas:

I. Valorizam a inclusão, garantindo que todos os alunos se sintam acolhidos e tenham acesso igualitário à educação.

II. Embora visem à inclusão, podem acabar criando espaços separados para determinados alunos, o que, paradoxalmente, leva à exclusão.

III. Em sua busca por promover a inclusão, adotam e implementam tecnologias assistivas e educacionais de forma contínua, com base em um mapeamento abrangente das necessidades identificadas no contexto escolar.

IV. Esforçam-se para garantir que todos os alunos, independentemente de suas dificuldades, tenham as ferramentas e o apoio necessários para aprender e se sentir incluídos.

V. Oferecem um ensino de qualidade que valoriza a diversidade de cada aluno, atendendo às suas necessidades e potencialidades individuais.

​É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - II, apenas.
Alternativa 3 - II e IV, apenas.
Alternativa 4 - III e V, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III, IV e V.
QUESTÃO 2

Valente (2019) explora o conceito de ensino híbrido, que busca conciliar os pontos fortes do ensino online com os benefícios da sala de aula tradicional no contexto da educação formal. Essa abordagem inovadora visa superar as limitações de cada modelo individual, criando um ambiente de aprendizagem mais dinâmico, flexível e personalizado.

 

O ensino híbrido oferece diversas vantagens, como a possibilidade de os alunos acessarem conteúdos e atividades online a qualquer hora e em qualquer lugar, promovendo a autonomia e o ritmo individualizado de aprendizagem. Além disso, as aulas presenciais permitem a interação direta entre alunos e professores, possibilitando a resolução de dúvidas, o debate em grupo e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

 

Ao combinar as vantagens de ambos os modelos, o ensino híbrido tem o potencial de transformar a educação formal, tornando-a mais engajadora, eficaz e acessível a todos os alunos. Essa abordagem inovadora requer planejamento cuidadoso, investimento em tecnologia e infraestrutura adequada, bem como a formação continuada de professores para poderem utilizar as ferramentas digitais eficazmente e promover metodologias de ensino ativas e centradas no aluno.

 

O ensino híbrido representa uma das tendências mais promissoras para o futuro da educação, abrindo caminho para um sistema educacional mais inovador, inclusivo e personalizado, capaz de atender às necessidades e expectativas dos alunos do século XXI.

 

Fonte: VALENTE, J. A. Criando condições para que alunos identifiquem suas preferências de aprendizagem: uma experiência com a graduação em Midialogia. In: CAMPOS, F. R.; BLIKSTIEN, P. (org.). Inovações Radicais na Educação Brasileira (Tecnologia e Inovação na Educação Brasileira). Porto Alegre: Penso, 2019.

 

​Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

​I. O ensino híbrido tem um espaço significativo na educação brasileira e ganhou mais ainda no período pandêmico, quando abriu as portas para uma modalidade que já estava evoluindo.

 

​PORQUE

 

​II. Os cursos superiores já mantinham essa proposta, com validação de muitas pessoas que necessitavam de uma modalidade acadêmica mais flexível.

​A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 3
A Tecnologia Educacional (TE) é um conceito amplo que abrange o uso de recursos tecnológicos, como softwares, plataformas digitais, aplicativos, dispositivos móveis e internet, visando aprimorar o processo de ensino e aprendizagem. Seu foco principal é promover a inovação na educação, tanto dentro quanto fora da sala de aula, facilitando o acesso ao conhecimento, personalizando o aprendizado e engajando os alunos de forma mais eficaz. Munhoz (2015), ao abordar a tecnologia de ensino, destaca a influência dos pressupostos de Pathak e Chaudhary, que a definem como um produto do gênio humano. Essa perspectiva ressalta a capacidade da tecnologia de ensino de ser uma ferramenta poderosa para a educação, criada e aprimorada pela inteligência humana para atender às necessidades específicas do processo de ensino e aprendizagem.

​Fonte: MUNHOZ, A. S. Tecnologias educacionais. São Paulo: Saraiva, 2015.

​Conforme afirmado por Munhoz (2015),  analise as afirmativas a seguir:

I. A atividade de ensino é um processo dinâmico que se baseia na articulação entre o conteúdo, que define o que será ensinado, e o plano de aula, que organiza como o ensino será conduzido.

II. Os professores podem criar situações de aprendizagem específicas para gerar as estruturas de ensino e aprendizagem desejadas.

III. A relação entre ensino e aprendizagem é impossível, pior ainda transcendendo a necessidade de presença física no mesmo ambiente.

IV. A criação da atividade de ensino não deve levar em consideração a presença da influência do fator humano, pois ele não pode ser decisivo.

V. As atividades de ensino precisam ser imutáveis; elas não devem ser alteradas conforme as necessidades de grupos específicos ou indivíduos.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - II, apenas.
Alternativa 3 - III, apenas.
Alternativa 4 - II e IV, apenas.
Alternativa 5 - V, apenas.
QUESTÃO 4
De acordo com Lourenço (2010), a educação especial no Brasil é marcada por uma transição em curso, na qual dois modelos coexistem: o da integração e o da inclusão. O modelo da integração surgiu como uma superação da segregação, buscando inserir o aluno com deficiência no sistema de ensino regular, mas ainda exigia que esse aluno se adaptasse ao currículo e à estrutura da escola. Em contrapartida, o modelo da inclusão, que tem ganhado cada vez mais espaço, representa uma mudança de paradigma. Ele defende que a escola e o sistema de ensino devem se reestruturar para acolher a diversidade e atender às necessidades de todos os estudantes, sem que ninguém precise se "moldar" para fazer parte. Portanto, a coexistência desses modelos reflete a complexidade do cenário educacional brasileiro, no qual se observa a busca por um sistema mais equitativo, mas ainda com desafios na implementação de uma verdadeira cultura inclusiva que valorize a singularidade de cada pessoa

Fonte: adaptado de: LOURENÇO, E. Conceitos e práticas para refletir sobre a educação inclusiva. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

​Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

​I. O desenvolvimento integral do indivíduo depende da compreensão de que as práticas integrativas e inclusivas são complementares e inseparáveis.

PORQUE

​II. As práticas integrativas e inclusivas coexistem no processo de inserção escolar e social.

​A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são falsas.
QUESTÃO 5
Fonte: https://informasus.ufscar.br/transtorno-do-espectro-autista-tea-o-que-precisamos-aprender/

Pessoas com deficiências sejam físicas, mentais, sensoriais, auditivas ou visuais, com apoio familiar ou não, com recursos tecnológicos ou não, sempre estiveram inseridos nos locais sociais e físicos que os delimitam. Esse é o agravante que se tem obrigação de mudar. Inserir apenas onde se delimita é uma questão de exclusão e poder devastador. O Transtorno do Espectro Autista (TEA), por exemplo, está enquadrado no Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015) e é descrito na Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012 (a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista).

BRASIL. Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; e altera o § 3º do art. 98 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Brasília, DF: Brasília, DF: Casa Civil, 27 dez. 2012. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ ato2011-2014/2012/lei/l12764.htm. Acesso em: 5 maio 2023.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF: Presidência [da] República, 6 jul. 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/ lei/l13146.htm. Acesso em: 21 abr. 2023.

​Segundo o exposto na Lei Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012 (a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista), analise as informações a seguir sobre as adequadas caracterizações da Pessoa com TEA (Transtorno do Espectro Autista):

I. deficiência persistente e clinicamente significativa da comunicação e das interações sociais, manifestadas por deficiência marcada de comunicação verbal e não verbal usada para interação social.

II. padrões restritivos e repetitivos de comportamentos, interesses e atividades, manifestados por comportamentos motores ou verbais estereotipados, ou por comportamentos sensoriais incomuns; excessiva aderência a rotinas e padrões de comportamento ritualizados; interesses restritos e fixos.

III. ausência de reciprocidade social; falência em desenvolver e manter relações apropriadas ao seu nível de desenvolvimento.

​É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - II, apenas.
Alternativa 3 - III, apenas.
Alternativa 4 - I e II, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III.
QUESTÃO 6
Conforme a visão de Valente (2019), o ensino híbrido vai além da simples combinação entre aulas presenciais e atividades online. A abordagem busca, na verdade, ressignificar o papel do professor e do aluno, promovendo a personalização do aprendizado. As tecnologias digitais, nesse contexto, não são apenas ferramentas, mas elementos que permitem que o estudante tenha controle sobre seu próprio tempo, ritmo e espaço de estudo. A sala de aula física, por sua vez, transforma-se em um espaço para atividades mais interativas e colaborativas, como projetos, debates e resolução de problemas, onde o professor atua como mediador e orientador. Assim, o ensino híbrido, de acordo com Valente (2019), busca criar um ecossistema de aprendizagem mais aberto e dinâmico, que se adapta às necessidades da nova era digital e valoriza o protagonismo do aluno em seu processo de formação.
Fonte: VALENTE, J. A. Criando condições para que alunos identifiquem suas preferências de aprendizagem: uma experiência com a graduação em Midialogia. In: CAMPOS, F. R.; BLIKSTIEN, P. (org.). Inovações radicais na educação brasileira. Porto Alegre: Penso, 2019.​

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A pandemia acelerou a expansão do ensino híbrido na educação brasileira, evidenciando seu potencial e, ao mesmo tempo, expondo desafios e perdas.​

PORQUE

II. A proposta do ensino híbrido já era realidade em cursos superiores, com muitos alunos buscando essa modalidade mais flexível. A pandemia acelerou a adoção dessa dinâmica também na educação básica.​

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta​:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são falsas.
QUESTÃO 7
A mediação tecnológica é outro recurso que, quando implantado em diálogo com as necessidades específicas do indivíduo, auxilia no processo de ensino-aprendizagem. Atendendo às expectativas de quem deseja aprender e de quem ensina. Não bastaria, portanto, recursos tecnológicos delimitados ou práticas exauridas de repetição de conteúdo, caso esses recursos não sejam reavaliados desde a implantação até o aprendizado efetivo ou a aplicabilidade de resultados. Caso contrário, a mediação por vias tecnicistas se instaura e o instrumento de apoio tecnológico ou humano, por si só, também não serviriam.

MUNHOZ, A. S. Tecnologias educacionais. São Paulo: Editora Saraiva, 2015.

​Sobre os devidos cuidados com relação à utilização de mediação tecnológica, analise as afirmações seguintes.

I. A gestão da inovação tecnológica em ambientes que utilizam, extensivamente, a mediação tecnológica.
II. A agradabilidade da interface gráfica proporcionada ao usuário.

III. A formação de competências e habilidades para melhor utilização da mediação tecnológica.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - II, apenas.
Alternativa 3 - III, apenas.
Alternativa 4 - I e II, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III.
QUESTÃO 8

A Aprendizagem Ativa, conforme definido por Portilho (2009 apud Munhoz, 2015, p. 48-49), engloba estratégias que estimulam a colaboração e a resolução de problemas. No entanto, é importante ressaltar que "cooperação" e "colaboração", embora relacionados, não são sinônimos.​

Fonte: MUNHOZ, A. S. Tecnologias educacionais. São Paulo: Saraiva, 2015.​

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. Cooperação é o trabalho em conjunto com outras pessoas para alcançar um objetivo comum, ajudando reciprocamente no processo. ​

PORQUE

II. A colaboração, em contraste com a cooperação, pressupõe um trabalho conjunto caracterizado pela interação constante entre os participantes. O objetivo primordial não é somente prestar auxílio, mas construir em conjunto a solução para um problema, através da troca de ideias e do esforço mútuo.​

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta​:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são falsas.
QUESTÃO 9
Definir um conceito abrangente é um desafio. No entanto, para promover pesquisa e prática profissional em Tecnologia Assistiva (TA), é crucial construir conhecimento de forma flexível. É fundamental entender o propósito da TA e seu panorama no Brasil. O termo 'Assistive Technology' foi oficialmente adotado em 1988 nos EUA, como parte da legislação Public Law 100-407, que integra o ADA (Americans with Disabilities Act).

Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ ato2019-2022/2021/decreto/D10645.htm. Acesso em: 8 ago. 2023.

Sobre o conceito de Tecnologia Assistiva perante o Decreto nº 10.645, de 11 de março de 2021, analise as afirmativas a seguir:

I. São os produtos, os equipamentos, os dispositivos, os recursos, as metodologias, as estratégias, as práticas e os serviços que objetivam diminuir a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, com vistas à sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.

II. São os produtos, os equipamentos, os dispositivos, os recursos, as metodologias, as estratégias, as práticas e os serviços que objetivam barrar a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, com vistas à sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.

III. São os produtos, os equipamentos, os dispositivos, os recursos, as metodologias, as estratégias, as práticas e os serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, com vistas à sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - II, apenas.
Alternativa 3 - III, apenas.
Alternativa 4 - II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III.
QUESTÃO 10
A inclusão escolar efetiva depende da oferta de materiais e suportes diferenciados, da capacitação adequada dos professores e da percepção das dinâmicas individuais de cada aluno. Nesse contexto, o conhecimento da realidade singular de cada estudante e de suas necessidades específicas configura-se como um desafio primordial para os professores e equipes escolares.

Fonte: ​ALMEIDA, N. J. R. de. Tecnologia assistiva para a educação inclusiva. Indaial: Arqué, 2023.

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.​

I. A reflexão crítica sobre as próprias atitudes é um passo essencial para o profissional da educação. É de suma importância que ele identifique quais barreiras atitudinais podem estar influenciando sua prática pedagógica, de modo a promover um ambiente de aprendizagem mais inclusivo e acolhedor.​

PORQUE

II. A maneira como cada aluno se relaciona com seus pares e internaliza as informações são moldadas por suas características individuais, resultando em diferentes abordagens para a interação social e o aprendizado.​

​A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
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