FECHAR

ATIVIDADE 2 - EESP - FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DIVERSIDADE - 54_2025

R$25,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 2 - EESP - FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DIVERSIDADE - 54_2025

ATIVIDADE 2 - EESP - FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DIVERSIDADE - 54_2025

QUESTÃO 1
É importante que, como profissionais da área da Educação, consideremos que a diversidade entre os alunos e seus grupos sociais estão relacionados as nossas próprias condições de natureza, levando à tona a ideia de que o tema diversidade é pautado em uma discussão pertinente para a Educação.


De acordo com este fragmento de texto, assinale a alternativa que corresponde à dificuldade de discutir e até mesmo delimitar o assunto diversidade nos contextos escolares:

Alternativas
Alternativa 1 - Devido às mais variáveis discussões e contextos presentes na sociedade.
Alternativa 2 - É difícil, pois os profissionais da Educação não possuem interesse de buscarem informações e formação sobre o tema.
Alternativa 3 - Devido ao fato de termos várias discussões sobre o assunto na sociedade, porém, focado apenas em pequenos grupos sociais.
Alternativa 4 - Isso ocorre porque o docente, ao buscar uma formação para a diversidade, tem uma formação apta para a segregação.
Alternativa 5 - Se torna difícil discutir e até mesmo delimitar esse assunto nos contextos escolares, uma vez que as instituições escolares estão preparadas para atuar com a diversidade e os professores capacitados.
QUESTÃO 2
Ao atuarmos na Educação Infantil, é importante considerarmos que é de extrema importância se abordar as temáticas da diversidade, uma vez que esses alunos, mesmo que muito pequenos, apresentam suas características próprias, bagagens advindas de seu contexto social, bem como conhecimentos prévios adquiridos em seu meio social.

 

Fonte: SILVA, Raquel Alessandra de Deus; PEIXOTO, Jhonatan Phelipe. Formação docente para a diversidade. Maringá-PR: Unicesumar, 2022.(Adaptado)

Acerca disso, analise as afirmativas a seguir:

I. Nesta etapa da Educação Básica, a diversidade deve estar presente no planejamento educacional.

II. Trabalhar diversidade nessa etapa da Educação é importante enquanto se criam critérios e medidas seguindo a pedagogia da diversidade.

III. É importante que enquanto profissionais da Educação, levamos as questões de diversidade para a Educação Especial, vez que cada criança possui sua individualidade, que deve ser compreendida e respeitada.

IV. Devemos considerar que na Educação Infantil, os alunos trazem reflexos de diversidades advindas das características pessoais dos pais, delas mesmas e por meio dos fatores sociais.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e IV, apenas.
Alternativa 2 - II e IV, apenas.
Alternativa 3 - I, II e III, apenas.
Alternativa 4 - I, III e IV, apenas.
Alternativa 5 - II, III e IV, apenas
QUESTÃO 3

Pensando num contexto educacional, é importante que tenhamos em mente a importância de se ter uma atenção especial às representações de diversidade na Educação, bem como as atitudes docentes em relação e esse assunto.

Fonte: SILVA, Raquel Alessandra de Deus; PEIXOTO, Jhonatan Phelipe. Formação docente para a diversidade. Maringá-PR: Unicesumar, 2022.

 

​Sobre como devemos compreender a diversidade entre os indivíduos que estão inseridos no contexto educacional, bem como seus grupos, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - Estão relacionadas com os fatores biológicos.
Alternativa 2 - Estão relacionadas às nossas condições políticas.
Alternativa 3 - Se relacionam às nossas condições de natureza humana.
Alternativa 4 - Se relacionam aos aspectos econômicos da sociedade.
Alternativa 5 - Não há uma compreensão correta acerca deste assunto, vez que a diversidade é muito ampla.
QUESTÃO 4
Mediante os processos de discussões acerca da Universalização da Educação para Todos, enquanto professores da Educação Especial, devemos compreender que tal processo foi resultado de diversas reuniões e conferências internacionais para discussões da área educacional, as quais elaboraram metas e objetivos para a promoção de uma Educação igualitária e universal.

Fonte: SILVA, Raqual Alessandra de Deus; PEIXOTO, Jhonatan Phelipe. Formação docente para a diversidade. Maringá: Unicesumar, 2022. (Adaptado)

Com base no exposto e diante dos conteúdos abordados na disciplina sobre as conferências internacionais e reuniões, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. Por meio dessas reuniões, podemos constatar que a Educação para todos veio com o intuito de dinamizar um processo de reforma nos contextos educacionais, mas não foram resultados de uma tarefa fácil.

PORQUE

 

II. Partimos do pressuposto de não ser fácil devido a ocorrer muitas frentes importantes nos registros dos avanços que eram previstos em suas metas, porém, em alguns casos, houve paralisações.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 5
Ao observamos na literatura, as questões mais específicas sobre a diversidade na Educação, pautadas nas legislações e políticas educacionais são discussões recentes, vez que no século XXI, temos inúmeras mudanças advindas das novas tecnologias, bem como desigualdades promovidas pela globalização capitalista.

 

Fonte: SILVA, Raquel Alessandra de Deus; PEIXOTO, Jhonatan Phelipe. Formação docente para a diversidade. Maringá-PR: Unicesumar, 2022.

Acerca disso, analise as afirmativas a seguir:

I. As discussões sobre diversidade por meio das políticas educacionais buscam a luta por igualdade de direitos para todos.

II. Essas buscas de direitos ocorrem por meio de lutas sociais, lutas de classe, raça e gênero, bem como a partir do rompimento dos preconceitos.

III. A relação entre as políticas públicas e educacionais e a diversidade estão no cerne das mudanças mundiais, onde há busca pelo respeito e pela dignidade.

IV. Os governos autoritários não veem a diversidade como uma afronta, vez que os mesmos impõem que as pessoas devem ser iguais reciprocamente.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e IV, apenas.
Alternativa 2 - II e IV, apenas.
Alternativa 3 - I, II e III, apenas.
Alternativa 4 - I, III e IV, apenas.
Alternativa 5 - II, III e IV, apenas.
QUESTÃO 6
Pensando num contexto geral, podemos verificar que dentre muitas representações de diversidade, é possível abordar a mesma na Educação por meio de quatro esferas, sendo elas: cultural, social, religiosa e de gênero, e a partir disso, considerar que uma está relacionada a outra e suas discussões se tornam essenciais nos ambientes escolares e nas compreensões dos professores.

 

Fonte: SILVA, Raqual Alessandra de Deus; PEIXOTO, Jhonatan Phelipe. Formação docente para a diversidade. Maringá: Unicesumar, 2022. (Adaptado)

Com base no exposto e diante dos conteúdos abordados na disciplina sobre as representações de diversidade na Educação, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Enquanto docentes, precisamos ter em mente as definições de cada uma destas quatro manifestações de diversidade.

PORQUE

II. A escola é um dos ambientes mais plurais que se tem e apresentam as mais variadas representações de pessoas diferentes e com aspectos sociais particulares.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 7
Enquanto educadores, precisamos refletir em nossas atuações profissionais que a diversidade se manifesta em relação à como os contextos sociais que envolvem os processos educacionais e formativos devem ser desenvolvidos, e os quais as instituições de ensino não devem desamparar durante os processos de ensino e aprendizagem, considerando as discussões sobre diversidade.

 

Fonte: SILVA, Raquel Alessandra de Deus; PEIXOTO, Jhonatan Phelipe. Formação docente para a diversidade. Maringá-PR: Unicesumar, 2022.

Com base no texto exposto, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - Uma vez que abordamos assuntos sobre diversidade na Educação, estamos desenvolvendo pessoas alienadas de saber.
Alternativa 2 - Devemos considerar que discutir sobre diversidade na educação é de extrema importância, vez que precisamos conhecer e compreender seus reflexos.
Alternativa 3 - Percebemos que abordar assuntos relacionais à diversidade nas escolas é algo fácil para a sociedade, vez que esse tema é visto como necessário no contexto educacional.
Alternativa 4 - Por mais que seja de caráter nacional, apresentar abordagens sobre diversidade na Educação já apresenta um cunho cientifico muito grande e não necessita de mais estudos.
Alternativa 5 - Professores que discutem diversidade em suas aulas possuem grande domínio sobre o mesmo, vez que a sociedade apresenta uma grande compreensão acerca de suas representações.
QUESTÃO 8
Ao trazermos a tona as inferências de Côrrea (2008), o termo diversidade vem adquirindo diversos significados de complexidades singulares, vez que a junção de aspectos envolventes em sua problemática, esses que partem de núcleos específicos de expressão e produção humana no concerne à diversidade.

 

Fonte: CORRÊA, R. L. T. Cultura e Diversidade. Curitiba: Ibpex, 2008.

​Sobre isso, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - A temática da diversidade é muito estudada no contexto atual, pois há uma grande facilidade de encontrar sua definição.
Alternativa 2 - Quando pensamos em diversidade, entendemos que a mesma ora aborda as compreensões sobre a ideia de multiculturas sem precisão, e ora sobre etnias, gênero, sexualidade e raça.
Alternativa 3 - Discutir diversidade não corresponde a entender as diferenças entre as pessoas, ou seja, estudar sobre isso, é focar nas maneiras de segregar as representações de diferenças nas escolas e focar somente nos conteúdos.
Alternativa 4 - Devemos considerar que a diversidade se manifesta a respeito de como os cenários sociais deixam de respeitar as diferenças que envolvem os processos educacionais e formativos que os mesmos devem ser desenvolvidos.
Alternativa 5 - Abordar as discussões acerca da diversidade no âmbito social não tem importância, porém não precisamos enfatizar que por mais que seja de caráter universal, apresentar abordagens sobre a diversidade tem sido um uma tarefa tranquila aos professores.
QUESTÃO 9
Na Educação Especial compreendemos que cada indivíduo possui suas individualidades e características próprias, que merecem respeito. A partir da diversidade aliada aos processos de formação docente para o século XXI podemos promover a busca pela efetivação da Educação para todos, sem discriminação ou segregação, afinal, a escola é plural, todos devem ser reconhecidos em sua totalidade e individualidade.

Fonte: Adaptado de: ​PEIXOTO, J.; SILVA, R. Formação docente para a diversidade. Indaial, SC: Arqué, 2023.

​Após a leitura desse excerto sobre a Educação Especial, analise as alternativas e assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1 - A Educação Especial integra a Educação Básica, sendo reconhecida como uma de suas modalidades de ensino. É importante destacar que ela não é a única: atualmente, existem oito modalidades que se articulam de forma complementar à Educação Básica.
Alternativa 2 - A Educação Especial é ofertada na Educação Infantil e no Ensino Superior.
Alternativa 3 - A Educação Especial visa apenas o desenvolvimento da criança nos aspectos sociais e linguísticos.
Alternativa 4 - O público da Educação Especial compreende somente crianças do ensino fundamental, sendo, crianças com deficiência e transtornos do desenvolvimento.
Alternativa 5 - Essa modalidade de ensino, chamada de Educação Especial, é ofertada em escolas especializadas e não nas escolas públicas.
QUESTÃO 10
O jogo propicia que a criança tenha a possibilidade de reconhecer formas geométricas, números e o alfabeto. Na psicomotricidade, o equilíbrio corporal no apoio de parte dos membros inferiores, além das noções de temporalidade ao aguardar a sua vez de jogar com as devidas adaptações individuais.
ARANTES, M. O.; AFIUNE, P. de S.; PAIXÃO, P. C. M. Metodologia do ensino de História. Florianópolis, SC: Arqué, 2024. ( Adaptado)

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

​I - Diante dos jogos de regras, a criança da Educação Especial poderá desenvolver o controle de seu corpo, como noções de equilíbrio e flexibilidade.

PORQUE

I - ​As atividades adaptadas podem prejudicar as crianças especiais ao propor o desenvolvimento cognitivo.

​A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a asserção II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - A asserção I é uma proposição falsa, e a asserção II é uma proposição verdadeira.
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu