FECHAR

ATIVIDADE 2 - EESP - DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO INCLUSIVO - 53_2025

R$25,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 2 - EESP - DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO INCLUSIVO - 53_2025

ATIVIDADE 2 - EESP - DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO INCLUSIVO - 53_2025

QUESTÃO 1
O processo mental para escrever uma palavra requer, além de uma série de outras especializações, pôr as letras na própria sucessão para formar a palavra, análise sequencial que envolve uma zona do cérebro diferente da empregada para análise de espaço. Lesões na região pré-frontal vão tanto perturbar a habilidade para levar a cabo movimentos rítmicos do corpo quanto causar dificuldades em escrever letras na ordem correta, de modo que a criança não conseguirá passar serialmente de uma letra para outra e frequentemente substituirá a letra exigida por um estereótipo sem sentido.

Fonte: adaptado de: TULESKI, S. C.; CHAVES, M.; BARROCO, S. M. S. Aquisição da linguagem escrita e intervenções pedagógicas: uma abordagem histórico-cultural. Revista de Psicologia, [s. l.], v. 24, n. 1, p. 27-44, jan. 2012.

A respeito da disgrafia e seus impactos, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A disgrafia pode impactar negativamente a autoestima e as relações sociais do sujeito.

PORQUE

 

II. A produção realizada por ele, isto é, a palavra escrita, não atende ao que se espera.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 2
O professor é considerado um ator de suma importância no contexto escolar e no processo de ensino e da aprendizagem, pois está em contato direto com essa criança, constituindo-se do meio de transmissão do conhecimento, além de ser o facilitador no processo ensino-aprendizagem. Considera-se que a formação desse profissional pode influenciar, de diversas maneiras, sua atuação no âmbito da sala de aula. Essa formação será a base de seu desempenho e a preparação para situações que advirão em seu cotidiano.

Fonte: TAVARES, L. M. F. L.; SANTOS, L. M. M. dos; FREITAS, M. N. C. A Educação Inclusiva: um Estudo sobre a Formação Docente. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 22, n. 4, p. 527-542, out. 2016.

Sobre a formação docente para práticas inclusivas, analise as afirmativas a seguir:

I. A formação deve contemplar subsídios teóricos e práticos sobre inclusão.

II. O planejamento deve contemplar a participação de todos os alunos.

III. A organização da sala de aula não interfere no processo de inclusão.

IV. A formação continuada é fundamental para refletir sobre as práticas de ensino inclusivas.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - II, apenas.
Alternativa 3 - I e III, apenas.
Alternativa 4 - III e IV, apenas.
Alternativa 5 - I, II e IV, apenas.
QUESTÃO 3
Diversas teorias buscam explicar as causas e os fatores que influenciam o desenvolvimento dos distúrbios de aprendizagem, levando em consideração diferentes aspectos do ser humano. Essas teorias analisam desde componentes biológicos e neurológicos até fatores emocionais, cognitivos e ambientais. Entender essas abordagens é fundamental para compreender a complexidade desses distúrbios e suas múltiplas manifestações.

A partir das informações, analise as afirmativas a seguir:

I. As teorias neurobiológicas explicam os distúrbios de aprendizagem considerando principalmente os aspectos biológicos e neurológicos envolvidos no processo.

II. As teorias psicológicas e cognitivas focalizam a influência dos fatores emocionais no desenvolvimento da aprendizagem.

III. Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, fatores ambientais, genéticos e fisiológicos podem ser determinantes para o desenvolvimento dos distúrbios de aprendizagem.

IV. As teorias socioemocionais analisam os impactos dos fatores emocionais no desenvolvimento da aprendizagem e nos possíveis distúrbios relacionados.

V. As causas dos distúrbios de aprendizagem são únicas e universais, variando pouco entre diferentes indivíduos.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, III e IV, apenas.
Alternativa 2 - I, II e III, apenas.
Alternativa 3 - II, IV e V, apenas.
Alternativa 4 - I, IV e V, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III, IV e V.
QUESTÃO 4
Os atendimentos multidisciplinares são realizados por uma equipe de profissionais ligados a diversas áreas, tais como saúde e educação. Psicólogos, professores, psicopedagogos, fonoaudiólogos, todos com o objetivo comum de auxiliar o indivíduo diagnosticado com transtorno do neurodesenvolvimento a melhorar a sua condição de vida.

Fonte: adaptado de: CORREA, A. A. Distúrbios de Aprendizagem no Contexto Inclusivo. Florianópolis: Arqué, 2025. p. 41.

Considerando o papel de cada um destes profissionais e sua importância, analise as afirmativas a seguir:

I. Os profissionais trabalharão em conjunto, podendo realizar ajustes no que se refere ao desenvolvimento pleno do sujeito, no que tange às habilidades cognitivas, sociais, emocionais, entre outras, buscando a autonomia e qualidade de vida.

II. A equipe pode ser composta por psicólogos, médicos, assistentes sociais, professores e terapeutas. Juntos, decidirão qual a melhor estratégia para o desenvolvimento do sujeito, inclusive no que se refere à prescrição de medicamentos.

III. O uso de medicamentos deve ser decidido com cautela, isso porque os distúrbios de aprendizagem estão associados a crianças em idade escolar, pois seu uso pode trazer consequências ao desenvolvimento das crianças a curto prazo.

IV. É importante o envolvimento de toda a equipe multidisciplinar para entender a situação de cada criança a fim de encontrar a melhor solução e para estabelecer a parceria com a família da criança.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - III, apenas.
Alternativa 3 - III e IV, apenas.
Alternativa 4 - I e IV, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
QUESTÃO 5
A educação, segundo Émile Durkheim, desempenha um papel fundamental na construção do indivíduo e na manutenção da coesão social. Para o autor, ela se manifesta em diferentes contextos e está diretamente ligada à formação moral e cultural dos sujeitos.
Com base nessa perspectiva, analise as afirmativas a seguir.

I. A aprendizagem ocorre somente em ambientes escolares formais.

II. A educação formal é um direito assegurado a todas as pessoas.

III. A aprendizagem é contínua e acontece em diferentes contextos.

IV. A educação informal é aquela vinculada aos conhecimentos científicos historicamente produzidos.

V. A educação formal é aquela vinculada exclusivamente aos conhecimentos historicamente produzidos pelo homem e que se dá dentro dos ambientes escolares.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - I e III, apenas.
Alternativa 3 - I e IV, apenas.
Alternativa 4 - I, III e V, apenas.
Alternativa 5 - II, III e V, apenas.
QUESTÃO 6
No cotidiano escolar, por vezes, somos interpelados por questionamentos que evidenciam aspectos que interferem na aprendizagem para além dos conteúdos acadêmicos. Asbahr e Souza (2014) exemplificam ao escrever: professor, por que eu tenho que aprender isso? Para que vou usar isso que estou aprendendo na minha vida?. Frases como essas, ditas por estudantes de escolas em que trabalhamos e por nós mesmos durante a vida escolar, produzem angústias e inquietações.

Fonte: ASBAHR, F. da S. F.; SOUZA, M. P. R. de. "Por que aprender isso, professora?" Sentido pessoal e atividade de estudo na psicologia histórico-cultural. Estudos de Psicologia, Natal, v. 19, n. 3, p. 169-178, jul. 2014.

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A motivação e o estado emocional do aluno influenciam diretamente no seu desempenho escolar.

PORQUE

II. Alunos emocionalmente fragilizados tendem a desenvolver maior concentração e interesse pelos estudos, buscando superar suas dificuldades.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 7

Ao discutir sobre a articulção na sociedade e educação, Saviani (2008, p. 102-103) escreve que: "[...] na sociedade atual, pode-se perceber que já não é possível compreender a educação sem a escola, porque a escola é a forma dominante e principal da educação. Assim, para compreender-se as diferentes modalidades de educação, exige-se a compreensão da escola. Em contrapartida, a escola pode ser compreendida independentemente das demais modalidades de educação".

Fonte: SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 10. ed. Campinas: Autores Associados, 2008.

A respeito dos métodos de ensino e os distúrbios de aprendizagem, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. O ensino uniforme, padronizado nas escolas, pode comprometer o desenvolvimento de alunos com distúrbios de aprendizagem.

PORQUE

II. Muitos métodos pedagógicos ainda desconsideram as diferenças individuais no modo como os alunos aprendem.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 8
Os distúrbios de aprendizagem impactam não apenas o desempenho escolar, mas também o aspecto emocional das crianças, influenciando sua autoestima, autoimagem e relações interpessoais. Compreender essas questões é essencial para propor intervenções eficazes que favoreçam o desenvolvimento integral do estudante.

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A pressão constante por acertos nas atividades escolares pode gerar estresse e ansiedade nas crianças com distúrbios de aprendizagem.

PORQUE

II. A valorização exclusiva do acerto leva o aluno a se concentrar mais em aprender do que em errar.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 9
A construção de espaços escolares inclusivos é um passo fundamental para garantir o direito à educação de todos os estudantes, respeitando suas diferenças e promovendo a equidade. Mais do que acessibilidade física, trata-se de transformar a cultura escolar em um espaço de acolhimento, respeito e aprendizagem para todos.
Sobre espaços escolares inclusivos, analise as afirmativas a seguir:

I. Devem garantir a aprendizagem levando em conta as necessidades educacionais dos estudantes.

II. Exigem apenas adaptação de métodos pedagógicos tradicionais.

III. Requerem uma mudança de postura da comunidade escolar com relação às diferenças.

IV. São ambientes onde se respeitam e valorizam as pluralidades.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - II e III, apenas.
Alternativa 3 - III e IV, apenas.
Alternativa 4 - I, II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, III e IV, apenas.
QUESTÃO 10
Os distúrbios de aprendizagem representam desafios e dificuldades no desenvolvimento das habilidades escolares, como escrita, leitura e realização de cálculos, e podem ser influenciados por diferentes aspectos que afetam o desempenho do estudante. Esses aspectos variam de acordo com as características individuais e contextos vivenciados.
 A respeito dos fatores internos e externos que contribuem para o desenvolvimento dos distúrbios de aprendizagem, analise as afirmativas a seguir:

I. Há fatores internos e externos que contribuem para o desenvolvimento dos distúrbios de aprendizagem, porém, os fatores internos, devido a questões genéticas, acabam tendo maior impacto no desenvolvimento dos distúrbios de aprendizagem.

II. Fatores internos referem-se à carga genética do sujeito em que os genes atuam de maneira probabilística e não determinista.

III. Fatores externos são aqueles que estão presentes no ambiente em que o indivíduo está inserido e podem estar relacionados aos métodos de ensino que não contribuem para o desenvolvimento das potencialidades dos estudantes.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - II, apenas.
Alternativa 3 - I e III, apenas.
Alternativa 4 - II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III.
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu