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ATIVIDADE 2 - EESP - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA - 53_2025

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ATIVIDADE 2 - EESP - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA - 53_2025

ATIVIDADE 2 - EESP - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA - 53_2025

QUESTÃO 1
Com a finalidade de lhe subsidiar na compreensão de que somos iguais e diferentes ao mesmo tempo, e que temos a capacidade de romper com o estabelecido, isto é, com o preconceito, Vygotsky (1989), que define que o desenvolvimento humano acontece em quatro planos.

 

CAMARGO, Janira Siqueira. Desenvolvimento e Aprendizagem da Pessoa com Deficiência. Indaial, SC: Arqué, 2023.

​Sobre os quatro planos do desenvolvimento humano, conforme a definição de Vygotsky (1989), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Alternativa 1 - filogenético, ontogenético, antogenético e microgenético.
Alternativa 2 - filogenético, ontogenético, sociogenético e macrogenético.
Alternativa 3 - filogenético, ontogenético, sociogenético e microgenético.
Alternativa 4 - filagenético, ontogenético, genético e microgenético
Alternativa 5 - filogenético, ontegenético, sociogenético e microgenético
QUESTÃO 2
Ao longo da história, a atenção destinada às pessoas com deficiência pode ser compreendida em quatro fases distintas, cada uma marcada por diferentes formas de percepção e atendimento às suas necessidades específicas: extermínio, segregação/institucionalização, integração e inclusão.

Fonte: adaptado de: CAMARGO, J. S. Desenvolvimento e aprendizagem da pessoa com deficiência. Indaial: Arqué, 2023.

Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A fase da integração tem início em meados do século XIX, com a Revolução Industrial, porque a passagem do artesanato para a manufatura passa a exigir uma mão de obra cada vez mais qualificada, à medida que as máquinas são aperfeiçoadas.

PORQUE

II. A exigência da indústria por mão de obra capacitada levou à necessidade de melhor instrução das pessoas com deficiência, o que resultou na criação de escolas voltadas à sua formação profissional. Contudo, mesmo com a especialização dessas instituições, a lógica da segregação permaneceu presente.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 3

Observe a imagem:

Descrição da imagem: Um menino fala a seguinte frase para um adulto: “o meu colega toma ritalina, a mãe dele disse que ele precisava porque o vitor se comportava feito criança”

Fonte: https://redehumanizasus.net/88154-medicar-para-controlar/

A Ritalina suprime os comportamentos espontâneos e típicos da infância, como brincar, explorar e socializar, gerando uma apatia generalizada, o chamado efeito “zumbi”, uma ausência de pensamentos e sensações considerada terapêutica, tendo em vista que a hiperatividade gera incômodo na criança e nas pessoas ao redor dela.
CAMARGO, Janira Siqueira. Desenvolvimento e Aprendizagem da Pessoa com Deficiência. Indaial, SC: Arqué, 2023.
Com base nas informações destacadas anteriormente, analise as asserções abaixo.

I. A medicalização na educação é muito comum, principalmente em casos de TDAH. Muitas vezes é visualizada como solução para a falta de educação e limites das crianças; para a dificuldade das famílias na educação dos(as) filhos(as) e para o despreparo do(a) professor(a) em atender às solicitações de seus(uas) alunos(as).

PORQUE

II. O TDAH apresenta um padrão persistente de desatenção e hiperatividade-impulsivada, ou seja, a desatenção sempre vem acompanhada de hiperatividade e

impulsividade. Algumas atitudes comuns de alunos com TDAH são: remexe ou batuca as mãos ou os pés ou se contorce na cadeira,   corre ou sobe nas coisas em situações em que isso

é inapropriado, fala demais, tem dificuldade para esperar a sua vez, etc.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 4
No final do século XX, diversos órgãos internacionais passaram a promover ações voltadas à formulação de políticas intercontinentais com o objetivo de alcançar o desenvolvimento sustentável, em resposta à acentuada degradação ambiental e às crescentes desigualdades sociais que comprometiam os recursos naturais e expunham populações inteiras a situações de miséria extrema e fome.

Fonte: adaptado de: CAMARGO, J. S. Desenvolvimento e aprendizagem da pessoa com deficiência. Indaial: Arqué, 2023.

No que se refere à Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Contra a Pessoa com Deficiência, promulgada em 1999, assinale a alternativa que expressa seu principal objetivo:
Alternativas
Alternativa 1 - Prevenir e eliminar todas as formas de discriminação contra as pessoas com deficiência e propiciar nenhuma integração à sociedade.
Alternativa 2 - Eliminar todas as formas de discriminação contra as pessoas com deficiência e propiciar a sua plena integração à sociedade.
Alternativa 3 - Prevenir e eliminar todas as formas de discriminação contra as pessoas com deficiência e propiciar a sua plena integração à sociedade.
Alternativa 4 - Eliminar todas as formas de discriminação contra as pessoas com deficiência e propiciar nenhuma integração à sociedade.
Alternativa 5 - Prevenir e alavancar todas as formas de discriminação contra as pessoas com deficiência e propiciar a sua plena integração à sociedade.
QUESTÃO 5
A deficiência psicossocial é uma forma de deficiência relacionada a transtornos mentais que, mesmo estabilizados, podem gerar limitações permanentes nas funções mentais e sociais. Essas limitações afetam a autonomia e a capacidade de participação em atividades sociais, educacionais e profissionais. Conforme a legislação brasileira, quando tais transtornos resultam em impedimentos de longo prazo, são considerados deficiência para fins de inclusão, conforme previsto na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI).

Fonte: adaptado de: https://www.acessibilidadenotrabalho.org/modulos/visoes-atuais-sobre-a-condicao-da-deficiencia/pessoas-com-deficiencia-psicossocial-transtornos-mentais. Acesso em: 02 jul. 2025.

Com base no conceito de deficiência psicossocial, assinale a alternativa que apresenta os transtornos mentais que podem configurar esse tipo de deficiência:

Alternativas
Alternativa 1 - Esquizofrenia, Transtorno Bipolar, Transtorno do Espectro Autista (TEA), fobias e surdez.
Alternativa 2 - Esquizofrenia, Transtorno Bipolar, Transtorno do Espectro Autista (TEA), fobias e cegueira.
Alternativa 3 - Esquizofrenia, Transtorno Bipolar, Transtorno do Espectro Autista (TEA), fobias e Transtorno Obsessivo-Compulsivo.
Alternativa 4 - Esquizofrenia, Transtorno Bipolar, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDHA), fobias e Transtorno Obsessivo-Compulsivo.
Alternativa 5 - Esquizofrenia, altas habilidades/superdotação, Transtorno do Espectro Autista (TEA), fobias e Transtorno Obsessivo-Compulsivo.
QUESTÃO 6
Vygotsky (1989) propôs o conceito de zona de desenvolvimento proximal, apontou a possibilidade de que todos são capazes de ensinar e aprender, dependendo da pauta a ser ensinada/aprendida. Para o estudioso, “aprendizado e desenvolvimento estão inter-relacionados desde o primeiro dia de vida da criança” (Vygotsky, 1989, p. 95 apud Camargo, 2010, p.).

Fonte: CAMARGO, J. S. A psicologia histórico-cultural de Vygotsky. In: CAMARGO, J. S.; ROSIN, S. M. (org.). Psicologia da educação para o curso de história. Maringá: Editora Eduem, 2010. p. 75-88.

Com base nessa informação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. Aprendizado não é desenvolvimento.

PORQUE

II. A necessidade de o aprendizado ser organizado, enquanto favorece o desenvolvimento cognitivo, ao colocar em movimento os processos que só ocorrem quando o aprender está envolvido.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II, são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 7
De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), em seu Art. 2º, Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Brasília, Presidência Da República, 2015.
Diante o exposto, analise as afirmativas a seguir sobre a classificação das deficiências.

I- Fazem parte das deficiências classificadas como física ou motora apenas a Cegueira, a surdez e a Paraplegia.

II- Os tipos de deficiência intelectual são: profunda; grave/severa; moderada/média e Leve.

III- A esquizofrenia, o Transtorno Bipolar e o Transtorno do Espectro Autista são exemplos de deficiências classificadas como Psicossociais.

IV- Para se configurar como deficiência múltipla é necessária a ocorrência de três ou mais deficiências simultaneamente.

V- Os tipos de deficiência visual são apenas baixa visão e cegueira total.

É correto o que se afirmar em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - I e II apenas.
Alternativa 3 - II e III apenas.
Alternativa 4 - III, IV e V apenas.
Alternativa 5 - I, II, III, IV e V.
QUESTÃO 8
A compreensão de que a aprendizagem abrange dimensões emocionais, biológicas e cognitivas do sujeito evidencia que o desenvolvimento integral da criança ocorre por meio da movimentação corporal, da interação com o ambiente, das vivências acumuladas e do exercício da criatividade. Nesse processo, a criança passa a reconhecer o mundo ao seu redor – objetos, pessoas e relações – e a si mesma, incluindo a percepção de seu corpo, suas capacidades e limitações.

Fonte: adaptado de: CAMARGO, J. S. Desenvolvimento e aprendizagem da pessoa com deficiência. Indaial: Arqué, 2023.

Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A psicomotricidade pode ser definida como o campo transdisciplinar que estuda e investiga as relações e as influências recíprocas e sistemáticas entre o psiquismo e a motricidade.

PORQUE

II. Baseada em uma visão holística do ser humano, a psicomotricidade encara de forma integrada as funções linguísticas e motoras, promovendo a capacidade de ser e agir em um contexto psicossocial.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 9
Segundo Camargo (2023), o desenvolvimento psicomotor está diretamente relacionado ao desenvolvimento humano como um todo, abrangendo, inclusive, a aprendizagem da leitura e da escrita, que se dá majoritariamente no contexto escolar. Assim, compreender a importância da psicomotricidade no desenvolvimento infantil é essencial para os profissionais que atuam com crianças, especialmente professores da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Embora existam influências hereditárias, é por meio de estímulos que o cérebro desenvolve funções cognitivas fundamentais para a aprendizagem escolar, como atenção, memória, percepção, linguagem e raciocínio lógico, as quais contribuem para a formação do pensamento crítico, essencial à participação ativa na sociedade.

Fonte: adaptado de: CAMARGO, J. S. Desenvolvimento e aprendizagem da pessoa com deficiência. Indaial: Arqué, 2023.

Com base nas informações fornecidas, considerando os aspectos envolvidos no desenvolvimento da coordenação motora fina, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. Tem relação com atividades que requerem movimentos de pequenos grupos musculares do corpo. Dessa forma, objeto, olho e mão são os componentes que possibilitam tal coordenação.

PORQUE

II. Atividades que auxiliam no desenvolvimento da coordenação motora fina são: desenho livre, pintura a dedo, pintura com pincel, recorte e colagem, modelagem, dramatização, perfuração, recorte com tesoura e rasgar com a mão.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 10
A psicomotricidade é de extrema importância na educação infantil, ao auxiliar o aluno a ter consciência de seu corpo, consciência temporal e espacial, lateralidade, ter mais precisões em sua coordenação motora fina e ampla. A educação psicomotora deve ser praticada desde bebê: conduzida com perseverança, permite prevenir inadaptações difíceis de corrigir quando já estruturadas.

Fonte: ​CAMARGO,S Janira. Desenvolvimento e Aprendizagem da Pessoa com Deficiência. Indaial, SC : Arqué, 2023.

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções e a relação proposta entre elas.

I. A psicomotricidade não exerce nenhuma influência na aquisição da leitura e escrita da criança.

PORQUE

II. Ela estimula o desenvolvimento global da criança de forma lúdica e prazerosa, tornando a aprendizagem mais significativa.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são preposições falsas.
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