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ATIVIDADE 2 - EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA - 53_2025

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ATIVIDADE 2 - EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA - 53_2025

ATIVIDADE 2 - EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA - 53_2025
Questão 1
O nome paralimpíadas é uma junção dos termos “para”, que significa "um ao lado do outro", e "olimpíada", de "Olímpia", região que originou os jogos desportivos. A palavra advém de "olimpíadas", todavia, sua origem está fortemente associada à Segunda Guerra Mundial.
Fonte: FAVATTO, N. C. Educação Física Inclusiva. Maringá: Unicesumar, 2019.
Sobre essa temática, analise as afirmativas a seguir considerando a origem dos Jogos Paralímpicos:

I. Após a Segunda Guerra Mundial, os soldados sobreviventes se uniram para criar esportes que eles pudessem praticar, mesmo estando mutilados e com lesões medulares.
II. O médico Ludwig Guttman, ao encontrar soldados no hospital em processo de reabilitação, começou a organizar jogos internos com o intuito de tornar a recuperação deles um pouco mais prazerosa.
III. Os soldados que sobreviveram após os combates passaram a praticar esportes adaptados incentivados por um dos soldados sobreviventes, grande criador das olímpiadas adaptadas de inverno, em função do clima europeu.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II, apenas.

Alternativa 3:

I e III, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

 

Questão 2
Considere a seguinte situação:um indivíduo sofreu um acidente automobilístico quando tinha dez anos e, hoje, com 15 anos de idade está matriculada no ensino médio e precisa de muletas para se deslocar em suas atividades diárias. Essa pessoa apresenta hemiplegia e precisa de diversas adaptações, como uma carteira (mesa) adaptada para que consiga se alimentar, realizar suas tarefas, escrever, fazendo uso de sua órtese na mão direita.
Fonte: FAVATTO, N. C. Educação Física Inclusiva. Maringá: Unicesumar, 2021.
De acordo com as características descritas anteriores, assinale a alternativa que corresponde aos tipos de acessibilidade que esta pessoa necessita:

 

Alternativas
Alternativa 1:

Acessibilidade atitudinal e acessibilidade instrumental.

Alternativa 2:

Acessibilidade comunicacional e acessibilidade atitudinal.

Alternativa 3:

Acessibilidade arquitetônica e acessibilidade instrumental.

Alternativa 4:

Acessibilidade arquitetônica e acessibilidade metodológica.

Alternativa 5:

Acessibilidade programática e a acessibilidade comunicacional.

 

Questão 3
A deficiência visual pode ser classificada em diferentes graus, designadas como cegueira e baixa visão. As principais causas da cegueira podem ser de origem pré-natal (congênita) como o albinismo, a retinoblastom e a retinose pigmentar ou pós-natal (adquirida), como a catarata, o descolamento de retina, a toxoplasmose, a diabetes, rubéola e traumatismo ocular, retinopatia da prematuridade entre outros.
Fonte: FAVATTO, N. C. Educação Física Inclusiva. Maringá: Unicesumar, 2018.
Acerca das classificações da deficiência visual, analise as afirmativas abaixo:

I. A cegueira afeta a capacidade de perceber cor, tamanho, distância, forma, posição ou movimento.
II. Apesar de captar luzes em alguns casos, o indivíduo cego não é capaz de utilizá-la para realizar movimentos e se orientar pela visão.
III. A baixa visão se caracteriza pela existência de resíduo visual, que permite o indivíduo ler impressos a tinta, desde que utilize equipamentos especiais.

É correto o que se afirma em:

 

Alternativas
Alternativa 1:

I apenas.

Alternativa 2:

II apenas.

Alternativa 3:

I e III apenas.

Alternativa 4:

II e III apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

 

Questão 4
Diversas síndromes e deficiências levam a prejuízos intelectuais, como a Síndrome de Down, Síndrome de Rett, Síndrome de West, Síndrome de Autismo, a hidrocefalia, a microcefalia, entre tantas outras. Tais síndromes e deficiências podem ser causadas por fatores pré-natais, perinatais e pós-natais.
Fonte: FAVATTO, N. C. Educação Física Inclusiva. Maringá: Unicesumar, 2018.
Diante das síndromes e deficiências destacadas acima, analise as afirmativas abaixo considerando suas características e possíveis etiologias:

I. A Síndrome de West é caracterizada pela regressão em habilidades que já haviam se desenvolvido a partir do primeiro e segundo ano de vida. É causada por fatores pré-natais: disfunção genética.
II. O autismo é caracterizado pelo desenvolvimento anormal e prejudicado nas interações sociais. Nas modalidades de comunicação e no comportamento é causada por fatores pré-natais, como a idade materna avançada.
III. A Microcefalia caracteriza-se pelo crescimento insuficiente do cérebro e é causada por fatores pré-natais, como má formação e infecções uterinas, exposição da mãe à metais químicos, má nutrição da mãe durante a gestação e o zika vírus.
IV. A hidrocefalia é caracterizada pela alteração da produção, do fluxo ou da absorção do líquido cefalorraquidiano. É causada por fatores pré e pós natais, como má-nutrição materna, anomalias vasculares, infecção uterina, meningite, traumatismo e hemorragia subaracnóidea, entre outros.

É correto o que se afirma em:

 

Alternativas
Alternativa 1:

I e II apenas.

Alternativa 2:

III e IV apenas.

Alternativa 3:

I, III e IV apenas.

Alternativa 4:

II, III e IV apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

 

Questão 5
Atualmente, existe uma discussão muito intensa sobre pessoas com sintomas de hiperatividade e sua medicalização. Para o Manual de Diagnóstico e Estatística de Doenças Mentais da Sociedade Americana de Psiquiatria, o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um distúrbio neurobiológico, que aparece na infância e acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Diferente da Hiperatividade, a superdotação e altas habilidades destaca-se em um número bem inferior de indivíduos. Observada desde a infância, quando a criança apresenta um nível de inteligência/habilidade mais elevada quando comparada às demais.
Fonte: ​BENCZIK, E. B. P. Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade: atualização diagnóstica e Terapêutica – Um guia de orientações para profissionais. São Paulo: Casa do Psicólogo, p. 25-90, 2000. (adaptado).
Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir com (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas, considerando as características da Hiperatividade e Superdotação ou altas habilidades:
(  ) A superdotação é marcada pela elevada capacidade intelectual de todos os aspectos, como: aptidão acadêmica específica, pensamento criativo ou produtivo, capacidade de liderança, talento especial para artes e capacidade psicomotora de maneira isolada.
(  )  O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade é caracterizado por sintomas de inquietude, desatenção e impulsividade. Compreendido pelo comprometimento na aprendizagem e por consequência do problema na inclusão social.
(  ) O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade promove dificuldades, como: controle de impulsos, concentração, memória, organização, planejamento e autonomia; gerando impactos comportamentais, intelectuais, sociais e emocionais.


As afirmações são respectivamente:

 

Alternativas
Alternativa 1:

V; V; F.

Alternativa 2:

F; V; F.

Alternativa 3:

F; V; V.

Alternativa 4:

V; F, F.

Alternativa 5:

V; F; V.

 

Questão 6

A trajetória do indivíduo com deficiência é marcada por preconceitos e lutas em favor do direito à cidadania, de acordo com cada cultura dentro das sociedades. Na história da humanidade, a imagem que muitos deficientes carregavam era a imagem de deformação do corpo e da mente. O nascimento de indivíduos com deficiência era encarado como castigo de Deus; eles eram vistos como feiticeiros ou como bruxos. Eram seres diabólicos que deveriam ser castigados para poderem se purificar.

Fonte: FERNANDES, L. B.; SCHLESENER, A.; MOSQUERA, C. Breve histórico da deficiência e seus paradigmas. Revista InCantare, 2011. Disponível em: https://bityli.com/lkOxhTs. Acesso em: 14 set. 2022.

Considerando o texto e as informações sobre as quatro importantes fases acerca do desenvolvimento do atendimento à pessoa com deficiência, analise as afirmativas a seguir:

I. A considerada primeira fase se destacou por ter sido o período mais complexo.

II. A segunda fase ficou conhecida como a fase da segregação da pessoa com deficiência.

III. A terceira fase foi notável pelo desenvolvimento de escolas especializadas e turmas especiais em escolas públicas.

IV. A quarta fase foi considerada o primeiro passo para a valorização e luta pela igualdade de direitos na esfera educacional, fase da inclusão.

É correto o que se afirma em:

 

Alternativas
Alternativa 1:

II e III, apenas.

Alternativa 2:

III e IV, apenas.

Alternativa 3:

I, II e III, apenas.

Alternativa 4:

II, III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV

 

Questão 7
Ao longo do tempo foi possível observar a utilização de diversas formas de conceituar a pessoa com deficiência. Inicialmente, na Idade Média, constatamos que eles eram chamados de “monstruosidade”, contudo esses termos foram se modificando ao passar dos séculos com o objetivo de conceitua-los como membros integrantes de uma sociedade.
Fonte: FAVATTO, N. C. Educação Física Inclusiva. Maringá: Unicesumar, 2019.
Pautado nesta temática, assinale a alternativa que corresponde à forma mais adequada e atual de conceituar a pessoa que apresenta qualquer tipo de deficiência:

 

Alternativas
Alternativa 1:

Criança especial.

Alternativa 2:

Pessoa portadora de deficiência.

Alternativa 3:

Pessoa com deficiência.

Alternativa 4:

Pessoa com necessidade especial.

Alternativa 5:

Portador de necessidade especial.

 

Questão 8
Com o intuito de promover a integração social da pessoa com deficiência, a Portaria Interministerial n. 186/78, teve por objetivo a ampliação de oportunidades de atendimento especializado, de natureza médico-psicossocial e educacional (BRASIL, 1978).
Fonte: BRASIL. Ministério da Educação. Ministério da Previdência e Assistência Social. Portaria Interministerial n. 186, de 10 de março de 1978. Brasília: MEC/ MPAS, 1978.
De acordo com a Portaria citada, assinale a alternativa correta considerando seus principais benefícios para a pessoa com deficiência:

 

Alternativas
Alternativa 1:

Estabeleceu que a educação de excepcionais deve se enquadrar no sistema geral de educação, a fim de integrá-los à comunidade.

Alternativa 2:

Estabeleceu que as escolas devem adequar-se por meio de uma pedagogia centrada na criança, capaz de ir ao encontro destas necessidades.

Alternativa 3:

Estabeleceu sistemas de ensino aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.

Alternativa 4:

Estabeleceu o direito à educação especializada, para crianças ou adolescentes que dela necessitavam por suas condições peculiares, ministrada nas escolas para débeis físicos e mentais.

Alternativa 5:

Estabeleceu o direcionamento de alunos para o atendimento especializado por meio de um diagnóstico, compreendendo a avaliação das condições físicas, mentais, psicossociais e educacionais do excepcional.

 

Questão 9
Ao realizar o seu planejamento de aula/treino, o profissional de Educação Física enfrenta diversas dúvidas. Essas incertezas são ainda maiores quando o profissional está em início de carreira e nunca se deparou com um grupo de pessoas que necessita de inclusão. Neste momento, o profissional se questiona como deve ministrar sua aula/treino sem excluir qualquer indivíduo, independente de sua dificuldade.
Fonte: FAVATTO, Naline Cristina. Educação Física Inclusiva. Maringá: Unicesumar, 2019.
Considerando a temática sobre a Educação Física na perspectiva da Educação Inclusiva, avalie as afirmações a seguir:

I. Em muitos momentos não será possível adaptar a aula/treino para os indivíduos com deficiência, mas este fato não prejudicará o indivíduo.
II. O profissional, ao desenvolver aulas/treinos totalmente voltadas para a adaptação, poderá levar à exclusão dos demais indivíduosos que não apresentam.
III. As aulas/treinos de Educação Física precisam estar voltadas totalmente ao indivíduo com deficiência, mesmo que os demais pessoas sejam excluídos da atividade.
IV. Incluir também é compreendido como um ato de excluir, pois indivíduos sem deficiência acabam tendo prejuízos em sua aprendizagem diante das adaptações.

É correto o que se afirma em:

 

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II, apenas.

Alternativa 3:

III e IV, apenas.

Alternativa 4:

II, III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

 

Questão 10
A paralisia cerebral também conhecida como encefalopatia crônica é compreendida como uma lesão ou anomalia no desenvolvimento durante a vida fetal ou nos primeiros anos de vida. A paralisia cerebral pode ser causada por fatores pré-natais, perinatais e pós natais, ou seja, antes, durante e após o nascimento.
Fonte: ISRAEL, V. L.; BERTOLDI, A. L. S. Deficiência Físico-motora: interface entre educação especial e repertório funcional. Curitiba: Editora Intersaberes, 2012.
Considerando as características da paralisia cerebral analise as afirmativas abaixo:
I. A pessoa com paralisia cerebral pode apresentar deficiência intelectual ou não.
II. As pessoas com paralisia cerebral apresentam dificuldades em manter o controle postural.
III. Atualmente, 25% de todos os casos de paralisia cerebral está relacionada ao nascimento de prematuros.
IV. A paralisia cerebral não é progressiva e caracteriza-se pelo comprometimento do sistema locomotor por causas não traumáticas.
É correto o que se afirma em:

 

Alternativas
Alternativa 1:

I e II apenas.

Alternativa 2:

II e III  apenas.

Alternativa 3:

I, II e III apenas.

Alternativa 4:

II, III e IV apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

 

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