FECHAR

ATIVIDADE 2 - EDU - RÍTMICA E DANÇA - 54_2025

R$30,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 2 - EDU - RÍTMICA E DANÇA - 54_2025

ATIVIDADE 2 - EDU - RÍTMICA E DANÇA - 54_2025

Questão 1
Em nossos estudos podemos perceber que a Idade Média não foi um período muito promitente para o progresso da dança. Assim, o caráter ritualístico da dança, presente em toda Antiguidade, deixa de ser considerado, mas isto não significa que ela deixou de ser praticada.
Fonte: NUNES, M. A. L. Fundamentos de Rítmica e Dança. Maringá: Unicesumar, 2019.


Assim, considerando o exposto acima e as características da dança na Idade Média análise as asserções abaixo:

I. O indivíduo medieval acreditava que a felicidade plena, era compreendida, pela sua aproximação com Deus, o que não poderia ser alcançado em vida.  

PORQUE


II. O corpo era visto como um obstáculo à salvação por ser veículo do pecado, principalmente, os da gula e luxúria.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas

Questão 2
No final da Idade Média, a dança perde seu caráter de ritualismo e passa a ocupar importante papel nos eventos sociais da aristocracia. Essa dança ficou conhecida como Dança da Corte e deu origem, posteriormente, ao ballet clássico.
Fonte: LÓDE NUNES, Meire Aparecida. Fundamentos de Rítmica e Dança. Maringá: UniCesumar, 2018.
Sobre as características do ballet, analise as afirmativas a seguir:

I. Ballets de Repertório são peças de ballet que narram histórias e foram conservadas pela tradição.
​II. O ballet é um ótimo exemplo de ritmo grupal, pois é exigido do “corpo de baile” um sincronismo nas coreografias.
III. O ballet romântico, frequentemente dividido em dois planos, bem distintos: o mundo real, no qual as personagens viviam e sofriam, e o mundo dos sonhos.
IV. O nome ballet tem sua origem no termo italiano ballo que significa baile, dança. É na Itália que, a partir do século XV, o ballet começa a se constituir como tal.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e III apenas.

Alternativa 2:

I, II e III apenas.

Alternativa 3:

I, III e IV apenas.

Alternativa 4:

I e IV apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 3
Para que a Dança Escolar seja realmente uma ferramenta significativa no processo de aprendizagem e construção do conhecimento do aluno, é necessário que o professor de Educação Física esteja sempre planejando, capacitando-se, tenha uma metodologia atrativa e avalie de forma eficaz seus alunos.
Fonte: ​LÓDE NUNES, Meire Aparecida. Fundamentos de Rítmica e Dança. Maringá: UniCesumar, 2018.
A partir desta contextualização, sobre os fatores essenciais para o desenvolvimento competente e significativo do ensino da dança, analise as afirmações a seguir:

I. A atualização do profissional.
II. O conhecimento teórico específico.
III. As formas mais eficientes de ensino.
IV. A aplicação do conteúdo conforme o planejamento.
​V. A fundamentação e o embasamento a respeito das faixas etárias a serem atingidas.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, II e III apenas.

Alternativa 2:

I, III e IV apenas.

Alternativa 3:

I e IV apenas.

Alternativa 4:

I e III apenas.

Alternativa 5:

I, II, III, IV e V.

Questão 4
A dança é uma das manifestações culturais da humanidade e está presente em toda a sua história. Além disso, é compreendida como uma manifestação expressiva na qual o indivíduo se comunica por meio de sua dança. Esta, ainda pode ser compreendida como dança arte e como dança não arte. Desta maneira, a arte está relacionada à dança, pois pode ser expressa em vários âmbitos.
NUNES, M.A.L. Fundamentos de Rítmica e Dança. Maringá: Unicesumar, 2019.
Assim, com base nessas informações, analise as asserções abaixo:

I. Dança arte é a linguagem que expressa pensamentos, sentimentos, emoções e informações, relacionando a subjetividade do indivíduo com o mundo que o cerca.

PORQUE

II. Enquanto existir o ser humano, existirá a Arte, e a valoração desta está relacionada à valoração do indivíduo.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são falsas.

Alternativa 2:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 4:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Questão 5
O movimento humano representa um todo que tem uma organização interna e é caracterizado por sua duração, ou seja, o movimento acontece num determinado tempo e espaço.
Fonte: LE BOULCH, J. A educação pelo movimento: a psicocinética na idade escolar. Porto Alegre: Artes médicas, 1983.
Segundo os conhecimentos adquiridos na disciplina, para compreender a dança, é necessário, primeiramente, assimilar a diferença entre ritmo e rítmica. Sobre isso, assinale a alternativa correta sobre rítmica e ritmo:
Alternativas
Alternativa 1:

O ritmo é submetido à rítmica e apresenta muitas definições, uma delas expressa que todos os homens e mulheres nascem com ritmo, e este pode ser individual ou em grupo.

Alternativa 2:

A ciência da rítmica é restrita, e, para compreender seu processo, é necessário vivenciar a experiência do ser humano como um todo.

Alternativa 3:

A rítmica como reguladora da vida é a forma como o ser humano se expressa, se move e apresenta sua individualidade.

Alternativa 4:

Rítmica em grego significava mover ou fluir-se, e não existe rítmica sem movimento.

Alternativa 5:

A Rítmica está submetida ao Ritmo, sendo este uma grande ciência.

Questão 6
O ensino da dança pode ser estratégico na formação de identidades individuais e de diferentes grupos sociais, pois o indivíduo age no mundo através do seu corpo e dos seus movimentos, e por meio do movimento corporal pode-se transformar valores, conceitos, habilidades físicas, comunicar-se, aprender, sentir o mundo e ser sentido.
Fonte: GUIMARÃES, J. R. S.; BIANCHINI, H. M. Dança: um conteúdo desafiador. Caderno de Educação Física e Esporte, v. 18, n. 1, p. 55-60, 2020 (adaptado) .
Existe a análise de que a dança é compreendida como arte e não arte. Sobre esse assunto, avalie as asserções a seguir:

I. A dança como arte possibilita equilíbrio entre o interior e exterior dos seres humanos, visto que assim é possível organizar a totalidade humana.

PORQUE
II. Quando está direcionada para objetivos de condicionamento físico ou conteúdo escolar, a dança é compreendida como não arte.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 7
O conceito de corpo foi construído historicamente e foi alvo de estudos de muitos pensadores clássicos como Platão, Tomás de Aquino, Descartes e Merleau-Ponty. Cada um com uma ideia central e de acordo com a sociedade em que estavam inseridos.
Fonte: NUNES, M. A. L. Fundamentos de Rítmica e Dança. Maringá: Unicesumar, 2019.
​Considerando as convicções de cada um dos filósofos citados no texto anterior, analise as afirmações a seguir:

I. Tomás de Aquino é o estudioso da fenomenologia, em que existe a ruptura com a percepção entre corpo e mente/alma. Neste sentido, o corpo passa a ser entendido na sua totalidade e é resultado das vivências e experiências do homem no mundo.
II. Para Platão, o corpo funcionava como obstáculo na busca pela verdade. Para ele, a alma raciocinava melhor e não apresentava sofrimento ou prazer. Além disso, pregava que o corpo era inferior ao espírito.
III. Para Descartes, cabia ao corpo a tarefa de obedecer, pois a mente pensava sobre o corpo, ou seja, superior a ele. É nítida a distinção entre corpo e mente proposta pelo autor.
IV. Para Merleau-Ponty, o prazer sexual deveria ser rejeitado, pois este afastava o ser humano de Deus, e, durante a Idade Média, o corpo foi condenado e castigado.


​Agora, assinale a alternativa que apresenta apenas as afirmações corretas:

Alternativas
Alternativa 1:

II, III e IV, apenas.

Alternativa 2:

I, III e IV, apenas.

Alternativa 3:

III e IV, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I e II, apenas.

Questão 8
Independente da área de formação ou atuação do professor/profissional de Educação Física, é extremamente importante que, assim como no ensino dos outros conteúdos estruturantes da área, o ensino da dança deve ser pautado em um processo educativo.
Fonte: NUNES, M.A.L. Fundamentos de Rítmica e Dança. Maringá: Unicesumar, 2019.
De acordo com o contexto apresentado acima, analise as asserções abaixo sobre o ensino da dança:

I.  A garantia de aprendizado do aluno estará atrelada à forma de condução do Professor/Profissional de Educação Física, sendo que a Dança deve estar pautada em um processo de ensinar e aprender muito bem estruturado.

PORQUE
II. Por ser uma habilidade que se desenvolve com o tempo e também uma atividade física, o sucesso da aprendizagem está relacionado apenas a execução perfeita dos movimentos.
Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são falsas.

Alternativa 2:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Questão 9
Muitas vezes usamos palavras ou termos naturalmente, sem sabermos os seus significados. Ao falar sobre rítmica, por exemplo, é importante entendermos que esse conceito se articula com demais definições e se amplia, estabelecendo argumentos com sentido amplo.
Fonte: LÓDE NUNES, Meire Aparecida. Fundamentos de Rítmica e Dança. Maringá: UniCesumar, 2016.
Dentro desse contexto, analise as afirmativas abaixo considerado a definição de rítmica:

I. Experiência pessoal de música, ritmo, sensibilidade, movimento e expressão. Seus encantos não podem ser descritos.
II. É ordem e sistematização do ritmo espontâneo, pois ela apresenta diversos aspectos como a música, a dança, a ginástica e o ritmo.

III. Estudo da expressão musical em suas relações com o tempo. Parte da antiga gramática, que estudava o ritmo dos versos gregos e latinos.

​É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I apenas.

Alternativa 2:

III apenas.

Alternativa 3:

I e II apenas.

Alternativa 4:

I e III apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

Questão 10
A imagem a seguir representa o pôr do sol:

Fonte: Disponível: https://1.bp.blogspot.com/-GeQtQYjc49w/XrRsUqb4WDI/AAAAAAABHEs/OyaH74pnOJUlx7bhO8hy6AfLBvKApjxYwCLcBGAsYHQ/s1600/IMG_3580.JPG. Acesso em: 01 nov. 2022.

Durante a Antiguidade, as civilizações antigas, como as gregas, egípcias ou mesopotâmicas, acreditavam que a dança tinha um caráter sagrado e era utilizada para celebrar, cultuar e honrar os deuses de cada cultura, formando, assim, as danças milenares. Os primeiros passos de dança surgiram na pré-história devido à necessidade de comunicação entre os homens das cavernas. A dança primitiva também foi usada para rituais e oferendas durante o Período Neolítico, como colheitas, preparação para guerras e ritual de passagem para a vida adulta.

Fonte: NUNES, M. A. L. Fundamentos de Rítmica e Dança. Maringá: Unicesumar, 2020.
Os temas das danças no mundo antigo eram variados, entretanto aqueles relacionados ao nascer e pôr do sol eram as:
Alternativas
Alternativa 1:

Danças da fecundidade.

Alternativa 2:

Danças fúnebres.

Alternativa 3:

Danças de iniciação.

Alternativa 4:

Danças de fertilidade.

Alternativa 5:

Danças de religião.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu