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ATIVIDADE 2 - EDU - LIBRAS - 53_2025

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ATIVIDADE 2 - EDU - LIBRAS - 53_2025

ATIVIDADE 2 - EDU - LIBRAS - 53_2025

 

QUESTÃO 1
Os surdos sempre foram tratados das maneiras mais adversas seguindo sua forma de comunicação porque até então era considerado sua deficiência, sobre isso, Conceição,2011 afirma que:

Ora, sabemos que o preconceito é oriundo de um pré-conceito e, como todo conceito prévio, está isento de conhecimento de causa. Assim, é necessário levarmos informações consistentes às pessoas, a fim de superarmos esses estigmas, inclusive a própria pessoa surda.

 

CONCEIÇÃO, Juliano Cássio da Silva. Música como proposta de educação inclusiva. Universidade Federal do Pará. Soure, 2012.

 

Sobre o apresentado acima analise as asserções abaixo e a relação proposta entre elas.

I.       A Libras é uma língua e faz parte da comunicação dos surdos.

PORQUE

II.     Por ser uma língua, entendemos que a Libras possibilita compreender a surdez como uma diferença linguística e não uma deficiência.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II, são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 2
 A escola sempre será a maior instituição multicultural devido a autonomia pela qual cada aluno deveria ser tratado, sendo respeitado assim todas as suas particularidades, pois afinal, não seria apenas uma manifestação do conhecimento retido, mas sim a administração dele junto aos alunos, esses espaços educativos não podem ser considerados “meramente como espaços instrucionais, mas devem ser vistos como locais onde a cultura, o poder e o conhecimento estão juntos para produzir identidades, narrativas e práticas sociais particulares”.

 

GIROUX, H. Cultura popular, Disney e política pública: uma entrevista com Henry Giroux. Entrevistadora: Márcia Moraes. Fórum Crítico da Educação. Revista do ISEP, Rio de Janeiro, v.1, n. 2, p. 93-102, abr. 2003.

 

Sobre isso, a politica de inclusão sobre a pessoa com surdez sempre foi um desafio, acerca dessas políticas, analise as alternativas abaixo.

I.     A lei Federal 10.436/2002 Reconhece a língua de sinais como a língua da comunidade surda.

II.    O decreto 5.626/2005 regulamenta a lei federal 10.436.

III.   O decreto 5.626 estabelece que abordagem bilíngue precisa ser adotada nas escolas públicas e particulares.

IV.   A lei Federal 10.436 estabelece que a Libras será ensinada a crianças ouvintes desde os anos iniciais.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e II apenas.
Alternativa 2 - II e III apenas.
Alternativa 3 - III e IV apenas.
Alternativa 4 - I,II e III apenas.
Alternativa 5 - II, III e IV apenas.
QUESTÃO 3
Usamos o termo diferença linguística e não mais deficiência quando nos referimos a pessoa com surdez, através de toda a apresentação de autores que colaboraram para o momento bilinguista que defendemos hoje, e também vemos que fora necessário realocações de pensamentos e políticas sobre a forma de percebermos o outro. Um pensamento prático foi o que Nancy Frases relata ser importante que identifique e assuma a defesa somente daquelas versões da política cultural da diferença que possam ser combinadas coerentemente com a política social da igualdade.

 

FRASER, Nancy. Da redistribuição ao reconhecimento? Dilemas da justiça numa era “pós-socialista”. Cadernos de campo, São Paulo, n. 14/15, p. 1-382, 2006.

 

Como citado acima o bilinguismo marcou a realidade educacional e social para o surdo, sobre essas afirmações e o exposto acima analise as alternativas abaixo.

I.     ​O bilinguismo reconhece a Libras como uma língua oficial no Brasil.

II.    O bilinguismo é uma estratégia educacional ineficaz para os anos inicias do aluno.

III.   O bilinguismo fez com que os surdos fossem separados dos ouvintes.

IV.   O bilinguismo só tem espaço dentro de escolas especializadas, escolas inclusivas não atribuem reconhecimento a essa abordagem educacional.

​É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I apenas.
Alternativa 2 - II apenas.
Alternativa 3 - III apenas.
Alternativa 4 - IV apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
QUESTÃO 4
Haguiara-Cervellini (2003) revela que o surdo, na Antiguidade, era visto como um ser incapaz de ser educado, não sendo encarado como um ser humano capaz de raciocinar ou pensar. Existem relatos de que em algumas cidades da Grécia e na Roma Antiga, os surdos, assim como pessoas nascidas com outras deficiências, eram abandonados e até mesmo sacrificados.

 

HAGUIARA-CERVELLINI, Nadir. A musicalidade do surdo: representação e estigma. São Paulo: Plexus Editora, 2003.

 

Sobrepondo esse processo de exclusão que viveram os surdos na antiguidade, sabemos  que abordagens educacionais surgiram para abordar uma proposta de educação para os surdos.

Sobre essas abordagens, analise as alterativas abaixo considerando V para verdadeiro e F para falso.

(  ) Oralismo foi o momento com maior participação de surdos em todas as tomadas de decisão.

(  ) Comunicação Total provou ser abordagem educacional mais significativa para a educação dos surdos.

(  ) Bilinguismo respeita todas as especificidades de qualquer comunidade, sendo assim o surdo encontra amparo linguístico em todos os sistemas possíveis: Educacional, jurídico, bem- estar e religioso.

(  ) Bimodalismo reforça a importância que temos em reconhecer a língua portuguesa sendo superior a língua de sinais.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

Alternativas
Alternativa 1 - V,V,V,V.
Alternativa 2 - F,F,F,F.
Alternativa 3 - V,F,V,F.
Alternativa 4 - F,V,F,V.
Alternativa 5 - V,V,F,F.
QUESTÃO 5
Ainda é grande o desconhecimento acerca da questão linguística tanto daqueles que convivem de perto com a surdez, quanto da sociedade ouvinte em geral. Até os dias atuais podemos observar a dificuldade em compreender diversas questões que permeiam a Língua de Sinais.

NOGUEIRA, C. M. I.; CARNEIRO, M. I.N.; SOARES, B. I. N. Libras. Maringá - PR;UniCesumar,2018.

Considerando as crenças, os mitos e as dúvidas sobre a Libras, avalie as afirmações a seguir como V para verdadeiras e F para falsas:

I. Os gestos são traços das línguas orais, isto é, acompanham as línguas orais e favorecem a comunicação.

II. A Libras tem gramática própria e se apresenta estruturada nos mesmos níveis das línguas orais, a saber: fonológico, morfológico, sintático e semântico.

III. Como a língua de sinais faz uso do espaço e do corpo, destacando as expressões faciais e, muitas vezes, adotando sinais icônicos, é considerada como mímica.

IV. Não se pode afirmar que a língua de sinais seja icônica, pois as modificações por eles sofridas e na combinação com outros sinais resultam em perda de iconicidade, se tornando, portanto, arbitrários.

As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:

Alternativas
Alternativa 1 - F; V; V; F.
Alternativa 2 - V; F; V; F.
Alternativa 3 - V; V; F; V.
Alternativa 4 - V; F; F; V.
Alternativa 5 - V; V; V; V.
QUESTÃO 6
Os alunos surdos enfrentam bastante dificuldade no processo de inclusão, pois os métodos de ensinar e de aprender ainda se sustentam quase que exclusivamente na comunicação oral, que é sensivelmente prejudicada, nesses educandos.
NOGUEIRA, C. M. I.; CARNEIRO, M. I.N.; SOARES, B. I. N. Libras. Maringá - PR;UniCesumar,2018.

No que se refere à surdez, analise as afirmativas abaixo considerando as adaptações necessárias para uma escola:

I. Oferta de currículo adaptado com critérios diferenciados para a correção de provas discursivas e de Língua Portuguesa.

II. Conhecimento de Libras para uma comunicação funcional por parte dos professores e funcionários; a presença do intérprete de Libras.

III. Oferta de Atendimento Educacional Especializado (AEE) no contraturno. No AEE, os alunos surdos devem receber aulas de Libras, com professores surdos.

IV. No AEE os alunos surdos devem receber aulas de Língua Portuguesa, como segunda língua, além de auxílio em Libras com os demais conteúdos escolares.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e II apenas.
Alternativa 2 - I e IV apenas.
Alternativa 3 - I, II e III apenas.
Alternativa 4 - I, III e IV apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
QUESTÃO 7
Sobre a Inclusão como princípio da Educação Especial é importante destacar os princípios de Normalização e de Integração, pois eles deram origem a Inclusão. O princípio de Normalização descrevia que é "necessário criar condições de vida para a pessoa retardada mental e semelhantes, tanto quanto possível, às condições normais da sociedade em que vive”.

NOGUEIRA, C. M. I.; CARNEIRO, M. I.N.; SOARES, B. I. N. Libras. Maringá - PR;UniCesumar,2018.

Considerando os equívocos dessa lei, analise as afirmativas abaixo:

I. O espírito da lei se referia a criar condições normais da sociedade e não do indivíduo.

II. Passou-se a considerar que o princípio da normalização buscava tornar a criança especial o mais normal possível.

III. No caso específico da surdez, isso significava que o surdo deveria aprender a falar e o oralismo passou a ser a principal metodologia de trabalho para com os surdos.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I apenas.
Alternativa 2 - III apenas.
Alternativa 3 - I e II apenas.
Alternativa 4 - I e III apenas.
Alternativa 5 - I, II e III.
QUESTÃO 8

A nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº.9.394/96, enfatiza:

 Art. 59. Os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação: I – currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades; (...) IV – educação especial para o trabalho, visando a sua efetiva integração na vida em sociedade, inclusive condições adequadas para os que não revelarem capacidade de inserção no trabalho competitivo, mediante articulação com os órgãos oficiais afins, bem como para aqueles que apresentam uma habilidade superior nas áreas artística, intelectual ou psicomotora; V – acesso igualitário aos benefícios dos programas sociais suplementares disponíveis para o respectivo nível do ensino regular. (BRASIL, 2016, p.19).

Para que uma inclusão educacional devida colabore de forma clara para o desenvolvimento dos alunos com surdes, precisamos transpor o pensamento que restringe apenas a deficiência e começarmos a pôr em análise suas especificidades. Sobre os dois excertos acima, assinale a alternativa que não corresponde especificamente a inclusão do surdo em sala de aula.

Alternativas
Alternativa 1 - Currículo adaptado
Alternativa 2 - Presença do intérprete de Libras em sala de aula.
Alternativa 3 - Critério diferenciado para a correção de provas dissertativas.
Alternativa 4 - Conteúdo diferenciado para surdos e ouvintes respeitando a história da educação dos surdos. (Gabarito Oficial)
Alternativa 5 - Conhecimento de Libras para uma comunicação funcional por parte dos professores
QUESTÃO 9

Observe a imagem abaixo:

Fonte: BRECAILO, Solange de Fátima. Expressão Corporal e Facial na comunicação em Libras. Curitiba, 2012.

As expressões faciais e/ou corporais são componentes dos cinco parâmetros da língua de sinais, constituindo assim a fonologia para a Libras. Sobre a imagem e texto acima analise as asserções abaixo e a relação proposta entre elas.

I.        As expressões faciais são importantes porém, não possuem valor gramatical em Libras.

PORQUE

II.       São usadas nos classificadores, pois intensificam seu significado.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II, são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 10
Um dos principais desafios para o ensino de Libras como segunda língua para as pessoas ouvintes é a autocensura destas com relação ao uso do corpo. Algumas ações são possíveis para favorecer a “libertação” dessa autocensura.

Considerando o texto e seu conhecimento sobre autocensura, analise as afirmativas a seguir:

I. Para auxiliar a superar a autocensura, é preciso participar da comunidade surda.

II. Para auxiliar a superar a autocensura, é preciso ter aulas com professores surdos.

III. Para auxiliar a superar a autocensura, é preciso compreender os valores da cultura surda.

IV. Para auxiliar a superar a autocensura, é preciso que o corpo seja visto como um meio de comunicação.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e II, apenas.
Alternativa 2 - II e III, apenas.
Alternativa 3 - I, II e IV, apenas.
Alternativa 4 - II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
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