FECHAR

ATIVIDADE 2 - ECO - CIÊNCIAS SOCIAIS - 53_2025

R$25,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 2 - ECO - CIÊNCIAS SOCIAIS - 53_2025

ATIVIDADE 2 - ECO - CIÊNCIAS SOCIAIS - 53_2025

QUESTÃO 1
De acordo com o material didático elaborado por Franco, Silva e Bernardo (2017, p. 57), o autor Max Weber "é considerado um dos fundadores do estudo moderno da sociologia, sendo perpectível a sua influência também na economia, filosofia, direito, ciência política e administração", sendo que desenvolveu um conjunto de estudos acerca de temáticas epistemológicas e filosóficas, bem como escreveu obras históricas, trabalhos sobre a sociologia da religião tratou das relações entre economia e sociedade.

 

FRANCO, Rizia Ferrelli Loures Loyola; SILVA, Patrícia Rodrigues da; BERNARDO, Patrícia. Ciências Sociais. Maringá, PR: UniCesumar, 2017. (adaptado)

 

Sobre os escritos de Weber, analise os seguintes temas:

I. Tipologia das ações sociais;

II. Relação entre poder e dominação;

III. Fatos sociais e consciência social;

IV. Formas de dominação;

V. Relações entre capital e trabalho.

É correto apenas o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e IV.
Alternativa 2 - II e III.
Alternativa 3 - I, II e IV.
Alternativa 4 - II, III e IV.
Alternativa 5 - II, III e V.
QUESTÃO 2
A sociologia integra uma das linhas das ciências sociais responsável pelo estudo da sociedade e das relações estabelecidas entre os indivíduos. Entre um de seus grandes estudiosos temos o autor francês Émile Durkheim (1858- 1917), que se atenta à relação indivíduo e coletivo, e a formação das regras sociais a qual temos que seguir, sendo estas a expressão da sociedade em que vivemos.

​Figura 1 - Honestidade e ética

Fonte: ​http://estagioblogcharge.blogspot.com/2011/05/httpeducacao.html. Acesso em: 28 jun. 2023.

Com base no pensamento do autor Durkheim e na expressão presente na charge, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A charge expõe uma contradição social entre os estudos sobre ética (que a professora gostaria de falar na aula) e a realidade de como a ética se dá na prática social (expressa de forma ingênua pelo aluno que expõe o roubo de um giz).

PORQUE

II. Apesar de estudarmos temas como ética e moral, que envolvem a formação de regras e comprometimento do indivíduo com a sociedade em que vive, nem sempre a realidade condiz com o que desejamos que fosse.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 3

Disponível em . Acesso em: 21 jul. 2021.

Considerando a tirinha acima e os conteúdos estudos acerca do tema, avalie as afirmações a seguir

I.  A cultura de uma sociedade é composta por um conjunto de subculturas com elementos específicos.

II. É por meio da interação social e da comunicação entre indivíduos que os padrões culturais são transmitidos.

III. O processo contínuo da socialização acompanha o indivíduo por toda sua vida que se intregra a diferentes grupos sociais.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - II, apenas.
Alternativa 3 - III, apenas.
Alternativa 4 - I e II, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III.
QUESTÃO 4

A identidade é um conceito da sociologia elaborado para caracterizar os processos sociais por meio dos quais as pessoas constrõem suas diferenças. Acerca do conceito de identidade social e da noção do Eu, analise as afirmações abaixo:

I. A identidade se caracteriza por um conjunto de traços imutáveis, únicos e estáveis.

II. A identidade é sempre produzida socialmente, na relação entre eu e o outro.

III. Toda pessoa possui uma identidade que é resultado exclusivo das determinações sociais.

IV. A identidade possui uma dinâmica particular e individual, um autoreconhecimento, e uma dinâmica coletiva e social, de compartilhamento de valores e visão de mundo.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e III, apenas.
Alternativa 2 - II e IV, apenas.
Alternativa 3 - I, II e III, apenas.
Alternativa 4 - II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
QUESTÃO 5

Karl Marx foi um importante sociólogo que se dedicou a explicar as sociedades humanas tendo como centro da sua reflexão o conceito de trabalho. Para Marx, cada forma de trabalho produz uma organização social e histórica específica. No capitalismo, forma de trabalho moderna, a sociedade se organiza buscando produzir o lucro para o acúmulo. Com relação ao pensamento do sociólogo Karl Marx, leia as afirmativas abaixo:

I. Entende que a relação entre indivíduo e sociedade precisa ser explicada em conjunto com as condições materiais que envolvem estas relações.

II. Mostra que a sociedade capitalista se divide em dois grandes grupos opostos: os capitalistas e o proletariado.

III. Defende a ideia de que as ações sociais são responsáveis pelas desigualdades sociais.

IV. Afirma que o capitalista explora o proletariado por meio do mecanismo da mais-valia.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e II, apenas.
Alternativa 2 - II e III, apenas.
Alternativa 3 - II e IV, apenas.
Alternativa 4 - I, II e IV, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
QUESTÃO 6
As ciências sociais abrangem um grupo de temáticas amplas que perpassam as vivências de cada um de nós. Exemplos disso são trabalho, cultura, consumo, identidade, moral, religião, representação e emancipação. Devido a essa amplitude de temáticas, as ciências sociais se dividem em três grandes áreas: Antropologia, Sociologia e Ciência Política.

Sobre os estudos das ciências sociais, analise as afirmativas a seguir:

​I. A natureza envolve o que o homem não produziu, portanto não abrange fatos construídos culturalmente.

II. A princípio, nos estudos de Antropologia, pensar a natureza é pensar aquilo que não foi modificado pelo homem.

III. A cultura é algo produzido pelo homem em sociedade perante as dinâmicas sociais e o meio em que ele está inserido.

​É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - II, apenas.
Alternativa 3 - III, apenas.
Alternativa 4 - I e II, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III.
QUESTÃO 7
A cultura pode e deve ser transmitida ao público interno e externo por meio de atitudes, da comunicação e dos padrões estabelecidos nas vendas, parcerias e relacionamentos com funcionários, clientes e parceiros. Algo muito importante a ser destacável é a força das questões simbólicas na expressão da cultura organizacional destinada a seu público.

Fonte: BERNARDO, P.; SILVA, P. R. da. FRANCO, R. F. L. Ciências Sociais.Maringá: UniCesumar, 2021.

Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

​I. É importante que as empresas expressem sua dimensão humanizada e informacional, além, é claro, de resguardarem que suas simbologias sejam muito bem construídas, pois além de seus colaboradores, os seus consumidores também estão atentos às dinâmicas e concepções das empresas.

PORQUE

II. Não é preciso reconhecer a importância das estruturas dos sistemas simbólicos das organizações, já que o processo de comunicação e simbologias se desenvolvem naturalmente com o crescimento da organização.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. (Gabarito Oficial)
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 8

A vida em grupo é uma exigência da sociedade humana. O homem necessita de seus semelhantes para sobreviver, perpetuar a espécie e também se realizar plenamente como pessoa. Por outro lado, quando um ser humano é privado do convívio social, quando ele sofre de um isolamento social, tem prejudicado o desenvolvimento de suas capacidades. A sociabilidade é a capacidade natural da espécie humana para viver em sociedade. Socialização é o processo pelo qual o indivíduo se integra no grupo onde nasceu, assimilando o conjunto de hábitos e costumes característicos deste grupo.

Disponível em: https://bityli.com/KsUqbQ. Acesso em: 04 jun. 2022.

Diante do excerto acima, analise as afirmações a seguir:

I. As comunicações verbal e não verbal permitem expressar pensamentos – é uma ferramenta pela qual se estabelece diálogos com os semelhantes e atribui sentido à realidade.

II. A linguagem e a comunicação são a base da cultura e da vida social, haja vista o ser humano viver conforme a cultura, e ainda transmitir conhecimento por meio da socialização.

III. Um elemento importante da transmissão da cultura de uma sociedade é a própria comunicação humana, a qual é a responsável pela transmissão de informações de um indivíduo ou grupo para outro.

IV. Partindo do pressuposto de que o contato com o mundo é intermediado pelo símbolo, por conseguinte, a cultura é o conjunto de símbolos elaborado por um povo, o que torna as culturas são múltiplas e diversificadas.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I apenas.
Alternativa 2 - I e II apenas.
Alternativa 3 - III e IV apenas.
Alternativa 4 - II, III e IV apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
QUESTÃO 9

As marcas favoritas de cada classe social em 8 categorias

​Le Lis Blanc e Richards vencem em penetração na classe A na categoria vestuário.

​De acordo com a pesquisa, realizada com 25 mil pessoas, os consumidores das classes A, B e C no Brasil têm interesses distintos. No primeiro caso, são atraídos por “marcas que têm maior exposição no mundo da moda e que desenvolvem coleções exclusivas”, descreve a pesquisa. Na Classe B, o padrão de consumo é “democrático”, com destaque para a chamada fast fashion; enquanto consumidores da Classe C1 busca “preço com estilo”.

Fonte: https://www.infomoney.com.br/mercados/as-marcas-favoritas-de-cada-classe-social-em-8-categorias/. Acesso em: 30 maio 2023.

A tabela a seguir mostra o resultado da pesquisa do Instituto Ibope Inteligência:

Fonte: https://www.infomoney.com.br/mercados/as-marcas-favoritas-de-cada-classe-social-em-8-categorias. Acesso em: 30 maio 2023.

Com base na teoria de Pierre Bourdieu, acerca do poder simbólico presente nos bens de consumo, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A reportagem demonstra que quem dá força aos objetos que constituem o sistema simbólico são os indivíduos (agentes) que fazem parte desse sistema, que produz objetos maiores ou menores referenciados em uma escala social de classe.

PORQUE

II. O vestuário também faz parte do mundo de simbolismo, dando sentido ao mundo social das classes sociais.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 10
Sociedades não têm as nossas razões para trabalhar – se é que entre elas se encontre algo parecido com o que faz o burocrata na repartição ou o operário na fábrica, comandados pelos administradores, pela linha de montagem, pelo relógio de ponto, pelo salário no fim do mês. “Trabalham” para viver, para prover às festas, para presentear. Mas nunca mais que o estritamente necessário: a labuta não é um valor em si, não é algo que tem preço, que se oferece num mercado; não se opõe ao lazer, dele não se separando cronologicamente (“hora de trabalhar, trabalhar); não acontece em lugar especial, nem se desvincula das demais atividades sociais (parentesco, magia, religião, política, educação...). Sempre que se pareçam com o que chamamos de ‘trabalho’, se produz algo que transborde o necessário. Esta é, em geral, a parte das solenidades, das festas, dos rituais, dos presentes, das destruições ostentatórias, das manifestações políticas, da hospitalidade... e o significado desse algo mais nunca é acumular, investir. Há aí, portanto, uma grande diferença em relação à nossa atitude oficial para com o trabalho. Mas não há, ao mesmo tempo, algo que intimamente invejamos? Algo com coloração de sonho, para nós, que mais ou menos reservadamente trabalhamos de olho na hora da saída, no fim de semana, no feriado prolongado, nas férias, na aposentadoria?”

RODRIGUES, José Carlos. Antropologia e comunicação: princípios radicais. Rio de Janeiro, Espaço e Temo, 1989, p. 101.

Considerando o texto e os conhecimentos estudados, avalie as informações a seguir

I. O autor evidencia o quanto os significados em relação ao “trabalho” podem ser discrepantes de uma sociedade para outra, com fins e objetivos diferenciados.

II. Os indivíduos são seres culturais que desenvolvem relações sociais sendo, portanto, uma característica inerente a todos os tipos de sociedade.

III. A forma como trabalho é organizado em cada sociedade é significativo para suas diferenciações.

IV. Sociedades tribais, feudais e capitalistas são exemplos de organizações sociais, com diferentes culturas, valores e relações.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, II e III, apenas.
Alternativa 2 - II e III, apenas.
Alternativa 3 - I, II e IV, apenas.
Alternativa 4 - III e IV, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu