Os impactos ambientais relacionados ao meio físico deverão ocorrer na fase de instalação (implantação) e operação. No entanto, na instalação, trata-se do momento em que as intervenções se darão de modo efetivo no ambiente, tendo em vista as obras civis necessárias, tanto para a instalação da infraestrutura urbana como para a construção das edificações previstas e que irão compor o empreendimento. Tais intervenções estão relacionadas à instalação do projeto de parcelamento do solo denominado Loteamento Maringá Sul, que contempla áreas com residências vertical e horizontal, comercial e serviços, mista empresarial, áreas especiais, de uso institucional, verde e sistema viário. A análise das interferências ambientais decorrentes da implantação do Loteamento Maringá Sul, nas diferentes fases do empreendimento, foi realizada pelo método das Matrizes de Interação, que possibilita identificar e classificar os impactos, através dos resultados obtidos com o cruzamento entre as atividades de engenharia e os fatores ambientais caracterizados para os meios a sofrerem modificações.
LCB CONSULTORIA E PROJETOS. Estudo de Impacto Ambiental Volume II - Loteamento Maringá Sul. Maringá. Maringá: LCB, 2022. Disponível em: https://www.iat.pr.gov.br/sites/agua-terra/arquivos_restritos/files/documento/2024-10/eia-vol-ii_estudon0092024loteamentomaringasul.pdf. Acesso em: 22 set. 2025.
A Figura 1 apresenta a matriz de classiifcação dos impactos ambientais do meio físico do projeto de parcelamento do solo - Loteamento Maringá Sul.


Figura 1 - Matriz de impactos ambientais do meio físico do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) do empreendimento Loteamento Maringá Sul
Nota: IMP: implantação (instalação); OPE: operação; NEG: negativo; POS: positivo; LOC: local; REG: regional; DIR: direto; IND: indireto; IME: imediato; MÉD: médio; LON: longo; TEM: temporário; PER: permanente; REV: reversível; IRR: irreversível; BAI: baixa; MED: média; ALT: alta; PEQ: pequena; GRA: grande.
Fonte: https://www.iat.pr.gov.br/sites/agua-terra/arquivos_restritos/files/documento/2024-10/eia-vol-ii_estudon0092024loteamentomaringasul.pdf. Acesso em: 22 set. 2025.
Objetivando a hierarquização dos impactos ambientais, atribui-se valores aos parâmetros classificatórios, cujo produto resulta nos conceitos individuais de significância.
A Figura 2 apresenta os valores atribuídos aos parâmetros de classificação e significância.

Figura 2 - Valores atribuídos aos parâmetros de classificação e significância na matriz de impactos ambientais do meio físico do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) do empreendimento Loteamento Maringá Sul
Fonte: https://www.iat.pr.gov.br/sites/agua-terra/arquivos_restritos/files/documento/2024-10/eia-vol-ii_estudon0092024loteamentomaringasul.pdf. Acesso em: 22 set. 2025.
Considerando a matriz de impactos ambientais apresentada, analise as afirmativas a seguir:
I. A análise das interferências ambientais decorrentes da implantação do projeto nas fases de instalação e operação, foi realizada pelo método de matrizes de interação, que possibilita identificar e classificar os impactos, por meio do cruzamento entre as atividades de engenharia e os fatores ambientais caracterizados para os meios a sofrerem modificações.
II. Os impactos ambientais do meio físico foram avaliados conforme os parâmetros de classificação: natureza, abrangência, forma (incidência), temporalidade, duração, reversibilidade, magnitude e importância.
III. A significância é classificada em quatro graus, de acordo com a combinação dos níveis de duração, reversibilidade, magnitude e importância.
IV. Na matriz de impactos ambientais, os programas e planos ambientais com as medidas mitigadoras, de controle e/ou compensatórias já estão vinculados, para tratar apenas os impactos ambientais negativos e fortes.
V. Havendo a correlação entre atividades, aspectos e impactos ambientais, é possível que a matriz de interação seja aplicada como ferramenta na identificação e avaliação dos aspectos ambientais no sistema de gestão ambiental (SGA).
É correto o que se afirma em: