FECHAR

ATIVIDADE 2 - EAMB - QUÍMICA ANALÍTICA AMBIENTAL - 54_2025

R$25,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 2 - EAMB - QUÍMICA ANALÍTICA AMBIENTAL - 54_2025

ATIVIDADE 2 - EAMB - QUÍMICA ANALÍTICA AMBIENTAL - 54_2025

Questão 1
A eutrofização pode ser caracterizada pelo enriquecimento das águas com nutrientes que estimulam o crescimento da vida vegetal aquática. É um fenômeno natural, porém bastante demorado. O despejo de esgotos domésticos, industriais e fertilizantes agrícolas acaba por acelerar o processo, causando inúmeros prejuízos ao ambiente e aos usos da água (BRAGA et al., 2005).

​Fonte: BRAGA, Benedito; HESPANHOL, Ivanildo; CONEJO, João G. Lotufo et al. Introdução à Engenharia Ambiental. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

Existe uma classificação relacionada ao nível de trofia de um corpo d’água, sendo os principais: oligotrófico, mesotrófico e eutrófico. As características dos níveis estão representadas na tabela a seguir:

Item Oligotrófico Mesotrófico Eutrófico
Concentração de fósforo total (mg/m³) < 10 - 20 10 - 50 25 - 100
Fração de algas verdes e/ou cianobactérias Baixa Variável Alta
Dinâmica de oxigênio na camada superior Normalmente saturado Variável em torno da supersaturação Frequentemente supersaturado
Dinâmica de oxigênio na camada inferior Normalmente saturado Variável abaixo da saturação Abaixo da saturação à completa ausência
Fonte: BRAGA, Benedito; HESPANHOL, Ivanildo; CONEJO, João G. Lotufo et al. Introdução à Engenharia Ambiental. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005. 318 p.

Considerando as características dos diferentes níveis tróficos e o processo de eutrofização, analise as afirmações a seguir:

I. O nitrogênio e o fósforo não estão inseridos nos padrões de qualidade da água da resolução Conama n. 357, o que se pode ser considerado a causa dos diversos casos de eutrofização nas águas superficiais.
II. A alta fração de algas verdes e/ou cianobactérias em corpos hídricos eutróficos contribui para o aumento da biodiversidade, visto que são a base da cadeia alimentar.
III. Em um corpo hídrico oligotrófico, a passagem de luz solar ao longo da sua profundidade é dificultada. Isso causa a diminuição do oxigênio dissolvido, levando a condições anaeróbias em casos mais graves.
IV. Em cada classe determinada para os corpos hídricos, é necessário obedecer aos padrões de qualidade de nitrogênio e fósforo, os quais não se podem alterar com o despejo de efluentes domésticos e industriais.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II, apenas.

Alternativa 3:

IV, apenas.

Alternativa 4:

II e IV, apenas.

Alternativa 5:

III e IV, apenas.

Questão 2
A queima de combustíveis em indústrias e veículos automotores é uma das principais fontes de poluição atmosférica. Esses processos liberam diversos compostos que podem ser classificados como poluentes primários ou secundários, cada um com impactos ambientais específicos.

Fonte: BARBOSA, F. T. Química Analítica Ambiental. Florianópolis, SC: Arqué, 2025.

Considerando o texto apresentado e a queima de combustíveis, avalie as afirmações a seguir:

I. A queima incompleta de combustíveis fósseis, como a gasolina, leva à emissão de monóxido de carbono (CO) e material particulado, que são exemplos de poluentes primários por serem liberados diretamente na atmosfera pela fonte emissora.
II. Os óxidos de enxofre (SOx​) e de nitrogênio (NOx​), liberados pela queima de combustíveis, reagem com a água e o oxigênio na atmosfera, formando o ácido sulfúrico (H2​SO4​) e o ácido nítrico (HNO3​), respectivamente.
III. A chuva ácida é um fenômeno causado pela deposição de poluentes primários como o SO2​ e o NO2​ diretamente sobre a superfície terrestre, sem a necessidade de reações químicas na atmosfera.
IV. Enquanto o monóxido de carbono (CO) e o dióxido de enxofre (SO2​) são classificados como poluentes primários, os ácidos sulfúrico e nítrico, formados a partir deles, são considerados poluentes secundários.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e III, apenas.

Alternativa 2:

II e IV, apenas.

Alternativa 3:

III e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, II e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 3
A água contém diversos componentes, os quais são de origem natural ou são introduzidos a partir de atividades humanas. Para caracterizar uma água, são determinados diversos parâmetros que representam as suas características físicas, químicas e biológicas. Esses parâmetros são indicadores da qualidade da água e constituem impurezas quando alcançam valores superiores aos estabelecidos para determinado uso.

Em três pontos diferentes de um rio (nascente, área urbana e área rural), foram realizadas análises físico-químicas para a determinação de três parâmetros de qualidade: Oxigênio dissolvido (OD), Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) e Turbidez. Essas análises foram realizadas em duas estações diferentes, ressaltando que a região possui invernos secos e verões chuvosos. Abaixo estão representados os resultados do estudo.


Fonte: a autora, 2025.

Com base nos gráficos de OD, DBO e Turbidez apresentados para as Estações A e B, avalie as afirmações a seguir.

I. Tendo em vista os resultados de DBO, OD e Turbidez, é plausível afirmar que o Ponto 1 encontra-se dentro da área urbana.
II. Considerando que os verões são chuvosos e os invernos secos na região, e observando maior DBO/turbidez e menor OD na Estação B, é plausível afirmar que a Estação B corresponde ao verão e a Estação A ao inverno.
III. Na área rural, as chuvas carregam partículas de solo e excesso de fertilizantes, justificando a maior diferença entre as estações em P3.
IV. P2 recebeu a maior contaminação por carga orgânica, e pode estar localizado na área urbana, sendo alvo de despejo de esgoto não tratado.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

IV, apenas.

Alternativa 2:

I e III, apenas.

Alternativa 3:

I e IV , apenas

Alternativa 4:

II e IV, apenas.

Alternativa 5:

II, III e IV, apenas.

Questão 4
A argila e a matéria orgânica são os principais coloides do solo, responsáveis por sua capacidade de trocar íons (CTC). Essa propriedade, juntamente com o pH do solo, governa a disponibilidade de nutrientes para as plantas e a mobilidade de contaminantes.

Fonte: BARBOSA, F. T. Química Analítica Ambiental. Florianópolis, SC: Arqué, 2025.

Analise as seguintes afirmações sobre a química do solo:

I. ​A capacidade de troca de cátions (CTC) é a quantidade máxima de cátions que o solo consegue reter e trocar em seus coloides, principalmente argila e matéria orgânica.
II. A acidificação de um solo pode ser causada pela remoção de cátions básicos e pela adição de cátions ácidos, como o H+ e o Al3+. A equação argila −Ca2+ + 2H↔ argila −2H+ Ca2+ ilustra a troca de um cátion básico por um ácido, contribuindo para a diminuição do pH.
III. Em solos ácidos, a adição de calcário (CaCO3​ ou MgCO3​) é uma prática de manejo que eleva o pH. O calcário reage com o solo, fornecendo Ca2+ e Mg2+ para a CTC e neutralizando os íons H+.
IV. A lixiviação é o processo pelo qual os cátions são removidos da CTC e transportados para as águas subterrâneas. Esse fenômeno é mais intenso em solos com baixo pH e baixa CTC, onde a retenção de cátions é menos eficiente.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

II, apenas.

Alternativa 2:

I e IV, apenas.

Alternativa 3:

II e III, apenas.

Alternativa 4:

I, II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 5
Em gestão ambiental, padrões de qualidade descrevem a condição aceitável no meio receptor (água, ar, solo) para proteger saúde e ecossistemas. Já os padrões de lançamento/emissão limitam o que sai da fonte (efluente/chaminé), visando evitar que as cargas emitidas comprometam o atendimento do padrão de qualidade no ambiente. No licenciamento, cumprir a regra “na fonte” não basta: o órgão pode exigir limites mais restritivos para garantir a qualidade ambiental no ponto de conformidade (rio, receptor atmosférico, solo/lençol).

Sobre os padrões de qualidade versus padrões de lançamento/emissão, analise as afirmativas a seguir:

I. Padrões de qualidade são verificados no meio (rio, ar, ambiente, solo/água subterrânea); padrões de emissão/lançamento são verificados na fonte (efluente/chaminé).
II. Se uma fonte cumpre integralmente o padrão de emissão/lançamento, o padrão de qualidade estará automaticamente atendido no meio receptor.
III. Em águas superficiais, o padrão de qualidade depende da classe do corpo hídrico, enquanto o padrão de lançamento estabelece requisitos mínimos gerais na fonte; o órgão licenciador pode impor limites mais restritivos de carga/concentração para garantir o atendimento da qualidade do corpo receptor (inclusive considerando zona de mistura).
IV. Em qualidade do ar, o padrão de qualidade é avaliado no ambiente (estações/receptores), e o licenciamento pode exigir modelagem de dispersão e limites de emissão mais rigorosos para que, mesmo com emissões conformes, não haja ultrapassagem do padrão de qualidade nos receptores sensíveis.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e III, apenas.

Alternativa 2:

I e IV, apenas.

Alternativa 3:

II e III, apenas.

Alternativa 4:

I, III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 6
Os ciclos biogeoquímicos são processos naturais de circulação de elementos químicos entre os seres vivos e o ambiente. Esses ciclos garantem que os elementos essenciais à vida, como carbono, oxigênio, nitrogênio, fósforo e água, sejam constantemente reciclados e reutilizados.

Fonte: BARBOSA, F. T. Química Analítica Ambiental. Florianópolis: Arqué, 2025.

Um frigorífico pretende ampliar sua capacidade produtiva. O sistema proposto inclui lagoas anaeróbias e posterior aplicação do efluente líquido tratado em áreas agrícolas vizinhas. O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) identificou possíveis repercussões sobre os ciclos da água, nitrogênio, carbono e oxigênio. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir:

I. A aplicação do efluente em períodos de chuva intensa pode aumentar a lixiviação de nitrato para o lençol freático, alterando o ciclo do nitrogênio.
II. A evapotranspiração das lavouras fertilizadas com efluente reduz o escoamento superficial e modifica o balanço hídrico local, refletindo no ciclo da água.
III. A descarga de efluente com alta Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) em um córrego aumenta o consumo de O2 pela comunidade microbiana, impactando o ciclo do oxigênio.
IV. A volatilização de amônia (NH3) das lagoas representa perda de nitrogênio para a atmosfera e não promove sequestro de carbono no solo.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

I e II, apenas.

Alternativa 3:

I, II e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 7
O ciclo do nitrogênio é um processo biogeoquímico fundamental para a manutenção da vida no planeta. As transformações do nitrogênio envolvem processos como a fixação, a nitrificação e a desnitrificação, que podem ser representados por equações químicas e por fenômenos biológicos.

Fonte: ODUM, E. P.; BARRETT, G. W. Fundamentos de Ecologia. 5. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2007.

Sobre o ciclo do nitrogênio, analise as afirmativas a seguir:

I. A equação 3{CH2O}+ 2N2 + 3H2+ 4H+ → 3CO2 + 4NH4+​ representa a fixação biológica de nitrogênio, um processo que converte o nitrogênio atmosférico em amônia, uma forma utilizável por plantas.
II. A nitrificação é um processo biológico que ocorre em duas etapas: a oxidação da amônia (NH3​) a nitrito (NO2​) e a subsequente oxidação do nitrito a nitrato (NO3​), sendo ambas realizadas por bactérias quimioautotróficas.
III. As equações 2NH3​ + 3O2​ → 2NO2​ + 2H+ 2H2​O e 2NO2​ + O2​ → 2NO3​ correspondem, respectivamente, à nitrificação e à desnitrificação, processos que retornam o nitrogênio para a atmosfera na forma gasosa.
IV. O acúmulo de nitrato (NO3​) em corpos d'água, resultante da etapa de nitratação, pode levar ao processo de eutrofização, causando a proliferação excessiva de algas e a depleção de oxigênio dissolvido na água.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e III, apenas.

Alternativa 2:

II e IV, apenas.

Alternativa 3:

III e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, II e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 8
O ciclo do carbono é um dos principais ciclos biogeoquímicos do planeta, regulando a temperatura da Terra e a química dos oceanos. As atividades humanas, especialmente a queima de combustíveis fósseis e as mudanças no uso da terra, têm perturbado significativamente esse ciclo natural. Essa interferência antropogênica resulta principalmente na liberação acelerada de dióxido de carbono (CO2) para a atmosfera, alterando seus fluxos e reservatórios naturais.

Fonte: ODUM, Eugene P.; BARRETT, Gary W. Fundamentos de Ecologia. 5. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2007.

Considere as seguintes afirmações sobre os processos naturais e as consequências ambientais do ciclo do carbono:

I. A equação química 6CO2​ + 6H2​O → C6​H12​O6 ​+ 6O2​ representa a fotossíntese, processo que absorve dióxido de carbono da atmosfera e o converte em glicose e oxigênio.
II. A equação C6​H12​O6​ + 6O2​ → 6CO​+ 6H2​O descreve a respiração celular, um processo que libera dióxido de carbono na atmosfera, sendo realizado por organismos vivos, incluindo plantas e animais.
III. O aumento da concentração de CO2​ na atmosfera leva a uma maior dissolução desse gás nos oceanos, formando ácido carbônico (H2​CO3​) conforme a equação CO2(aq+ H2O(l↔ H2​CO3(aq), o que resulta em um aumento do pH da água e na acidificação dos oceanos.
IV. O aumento da concentração de dióxido de carbono na atmosfera, proveniente da queima de combustíveis fósseis, intensifica o efeito estufa, um fenômeno natural que mantém a Terra aquecida, mas cujo excesso contribui para as mudanças climáticas globais.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II e IV, apenas.

Alternativa 3:

III e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, II e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 9
A compreensão dos processos que ocorrem na atmosfera, sua frequência e magnitude, é o principal objeto de estudo da química atmosférica. Alguns desses processos já são bem conhecidos, enquanto outros ainda precisam ser desvendados. Um dos fatores amplamente estudados e determinados para diversas substâncias é o chamado tempo de residência. Esse fator é relevante porque está relacionado à capacidade de reação de uma substância na atmosfera e é utilizado para determinar o alcance espacial de um composto, considerando o local onde ele foi emitido.

Fonte: BARBOSA, F. T. Química Analítica Ambiental. Florianópolis, SC: Arqué, 2025.

Considerando o texto apresentado e o tempo de residência, analise as afirmações a seguir.

I. O tempo de residência de um gás é determinado pela razão entre a massa total do gás na atmosfera e a sua taxa de remoção, refletindo o equilíbrio entre as fontes de emissão e os sumidouros.
II. Gases com um longo tempo de residência, como o dióxido de carbono (CO2), têm um impacto ambiental persistente, pois suas emissões se acumulam na atmosfera ao longo de décadas e séculos, contribuindo para o aquecimento global de forma cumulativa.
III. Um gás com tempo de residência curto, como o metano (CH4), não causa danos ambientais de grande escala, pois é rapidamente removido da atmosfera.
IV. O conhecimento sobre o tempo de residência dos gases é essencial para a elaboração de políticas de mitigação climática, pois ele determina a urgência e o prazo para que as ações de redução de emissões produzam resultados significativos.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II e III, apenas.

Alternativa 3:

I, II e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 10
O solo é um recurso natural de extrema importância, atuando como um filtro natural, reservatório de água e base para a produção de alimentos. Sua formação (pedogênese) e composição são processos complexos que envolvem a interação de fatores físicos, químicos e biológicos.

Fonte: BARBOSA, F. T. Química Analítica Ambiental. Florianópolis, SC: Arqué, 2025.

Analise as seguintes afirmações sobre a composição e a formação do solo:

I. A fase sólida do solo é composta por materiais inorgânicos (minerais) e orgânicos (matéria orgânica). Os minerais são derivados do material de origem (rocha), enquanto a matéria orgânica é proveniente de restos de organismos vivos e microrganismos.
II. A fase líquida do solo, composta pela água, é crucial para a mobilização de nutrientes e o transporte de substâncias, servindo como o meio pelo qual as plantas absorvem os elementos essenciais para seu crescimento.
III. A fase gasosa do solo, o ar do solo, é composta principalmente por oxigênio e dióxido de carbono. Essa fase é importante para a respiração das raízes das plantas e dos microrganismos, sendo que a sua composição se assemelha à da atmosfera, porém com maior concentração de CO2​ devido à atividade biológica.
IV. A formação do solo é um processo rápido, geralmente completado em poucos anos, e é influenciada predominantemente pela ação humana, desconsiderando os fatores naturais como clima, organismos e relevo.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II e IV, apenas.

Alternativa 3:

III e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu