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ATIVIDADE 2 - DI - PROJETOS DE INTERIORES - 54_2025

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ATIVIDADE 2 - DI - PROJETOS DE INTERIORES - 54_2025

ATIVIDADE 2 - DI - PROJETOS DE INTERIORES - 54_2025

 

QUESTÃO 1

Sobre Mobiliários em espaços comerciais, Ching, Binggeli e Salvaterra(2013,p.319) defendem que “ além de atender a funções específicas os móveis contribuem para o caráter visual dos ambientes internos. A forma, as linhas, a textura e a escala das peças individuais, bem como a organização espacial, desempenham um papel essencial no estabelecimento”.

Fonte: Unspalsh

Link: https://unsplash.com/photos/P3pI6xzovu0

Analisando o texto acima e sobre o conteúdo da disciplina, sobre mobiliário em espaços comerciais, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.

Alternativas
Alternativa 1 - Os móveis devem ter as dimensões e posicionamento na loja de forma criteriosa para guardar ou expor bem os produtos, além de manter a segurança e a circulação necessária.
Alternativa 2 - No caso de lojas, os móveis prontos são os mais indicados, pois conseguem atender a todas as necessidades dos clientes.
Alternativa 3 - Gôndolas servem como divisórias de ambientes e podem dificultar os fluxos nas lojas devendo ser evitadas em ambientes grandes.
Alternativa 4 - A iluminação de uma loja deve ser independe do mobiliário pois ela sempre é maleável.
Alternativa 5 - Pedestais são balcões de suporte para armazenamento e exposição de produtos.
QUESTÃO 2
O levantamento arquitetônico se refere ao ato de conferir as medidas e o estado atual do ambiente, edificação ou terreno, objeto do contrato. Acontece através de uma visita técnica in loco, realizada pelo próprio arquiteto ou designer, algum colaborador da equipe ou outro profissional parceiro. O dimensionamento, feito nesta etapa, é o que torna possível gerar todos os desenhos e plantas técnicas nas fases seguintes.
Disponível em: .

Considerando o local e levantamento preliminar de dados do espaço, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Em um primeiro momento deve ser levantadas todas as dimensões, seguido pelos elementos existentes na edificação, e tudo mais que julgar necessário e que não for passível de alteração.

PORQUE

II. Em seguida, se faz necessário uma análise do espaço observando detalhes como por exemplo, o estado dos acabamentos e das instalações, incidência solar, pois interferem nas decisões do projeto de interiores, para assim, determinar a melhor localização para todos os mobiliários e equipamentos.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é um complemento correto da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é um complemento correto da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 3

Segundo Flávio Radamarker em entrevista para a AEC web a respeito da circulação o profissional indica que:

“Um bom design do mobiliário é o primeiro passo para atender os quesitos de circulação e acessibilidade. “Muitas vezes, a circulação só é pensada como o espaço útil onde o consumidor transita, mas deve ser considerado também o local onde o consumidor para na frente do produto”, indica o arquiteto. Ordenar racionalmente os espaços é um dos grandes desafios em ambientes comerciais. “O tamanho e o tipo adequado de acesso, a distribuição do mobiliário expositor e o posicionamento de elementos como o caixa são alguns dos pontos chave no layout”, ressalta.

Radamarker comenta ainda que um ambiente de varejo eficiente e agradável deve levar em conta a observação e interpretação das características dos produtos comercializados e do comportamento do consumidor. “Os padrões de comportamento do público-alvo e as características do mix de produtos serão os pontos que demandarão mais atenção em relação à ocupação e distribuição espacial”.

https://www.aecweb.com.br/revista/materias/arquitetura-comercial-pode-impulsionar-o-movimento-das-lojas/10667

Refletindo sobre o layout e circulação por uma loja analise as afirmações a seguir:

I. A circulação livre do cliente pela loja permite que ele estabeleça seu roteiro dentro da mesma, sem definição de limitadores.

PORQUE

II. Quanto maior a distância percorrida por consumidores entre os produtos expostos, maiores serão as conversões de venda.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 4

Segundo Camargo (2017) “Para que a instalação de uma cozinha profissional atenda adequadamente às demandas desse serviço, funcional e legalmente, é preciso que sejam estipuladas áreas específicas, de acordo com o fluxo das atividades e os alimentos envolvidos.”

CAMARGO, Larissa. Projetos Comerciais, Institucionais e de Serviços. Maringá - PR.: UniCesumar, 2017.

A respeito da setorização em cozinhas profissionais, analise as afirmações a seguir:

I. A área de estoque de materiais que não precisam de refrigeração, precisa ser instalada em ambiente com janelas protegidas com tela de proteção e da entrada direta de luz solar mantendo uma temperatura interna não superior à 26ºC, entre outras proteções.

PORQUE

II. Ela exige um ambiente bem arejado e ventilado, que não passe por grandes variações de temperatura e seja livre de umidade.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 5

“Foi-se o tempo em que a arquitetura [e design] de escritórios era padronizada. Com o passar dos anos que trouxeram diversas transformações culturais e tecnológicas, o design diferenciado conquistou espaço nos interiores corporativos. Além da ergonomia e melhor aproveitamento do espaço, elementos mais específicos da marca têm sido valorizados quando o assunto é o design de interiores corporativos.”

Fonte: https://arquiteturafmc.com.br/entrevista-com-especialista-a-influencia-do-branding-no-design-de-interiores-corporativos/

Fonte: Unspalsh

Link: https://unsplash.com/photos/YI_9SivVt_s

A respeito do design de interiores para espaços corporativos, analise as afirmativas a seguir:

I. Segundo os autores a geração x exige um ambiente estimulante para manter se na empresa.

II. Na busca pela retenção de bons profissionais uma empresa pode investir em designs criativos e interativos.

III. O conforto ambiental lumínico e térmico podem gerar ambientes agradáveis, porém aspectos psicológicos e comportamentais podem variar as percepções do espaço.

IV. O modelo ideal de empresa deve seguir o exemplo do google com mesas de jogos puffs e espaços de descontração.

V. Um ambiente de trabalho deve sempre investir em um aspecto mais sério, muito apelo visual pode causar distração e perda de produtividade.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, II e III, apenas.
Alternativa 2 - II e III, apenas.
Alternativa 3 - I e IV, apenas.
Alternativa 4 - I e V, apenas.
Alternativa 5 - II, III e V, apenas.
QUESTÃO 6
Diferentes motivos são indicados como responsáveis pelo crescimento do turismo no Brasil. O plano real, que em seu início fortaleceu a moeda interna e a economia nacional, a princípio tornou viável e interessante para os brasileiros as viagens ao exterior e, posteriormente, tornou-se atrativo à vinda de estrangeiros ao país com a sua desvalorização. Como efeito do crescente turismo estrangeiro no Brasil, ocorreu um estímulo interno às viagens e, assim, os brasileiros passaram a ocupar seu tempo vago de lazer, com passeios por diferentes partes do nosso território (FERREIRA, on-line). Com esse crescimento, a estrutura necessária para atender os turistas sofreu um impacto direto, e surgiram novos hotéis, pousadas, hostels, resorts etc.

CAMARGO, L. S. Projetos Comerciais, Institucionais e de Serviços. Maringá: UniCesumar, 2017.

Com base no fragmento apresentado, avalie as afirmativas:

I. Até meados de 1990, os hotéis seguiam dois estilos básicos de instalações e decorações, o Asiático e o Europeu.

II. Áreas de uso público comum devem proporcionar a socialização, integrar os hóspedes com o próprio empreendimento e com a cidade onde está instalado.

III. O projeto de interiores de hotelaria inclui a elaboração de soluções para diferentes ambientes, desde espaços comuns aos apartamentos e/ou suítes do local.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - II, apenas.
Alternativa 2 - III, apenas.
Alternativa 3 - I e II, apenas.
Alternativa 4 - II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III.
QUESTÃO 7
Dabus (2015) defende que o interior de um restaurante é vital na tarefa de criar uma identidade de marca para o negócio, sendo que a estabilidade desse comércio depende muito da sua definição de estilo próprio, com valores bem definidos, e assim, toda a instalação física faz parte do sucesso da empresa.Disponível: <https://www.dabus.com.br/blog/2015/11/como-restaurante-expressar-marca-arquitetura-comercial/>. Acesso em: 05 Abr. 2017.

O livro apresenta cinco fatores que evidenciam a identidade dos restaurantes. Sendo assim, assinale a alternativa correspondente a esses fatores.

Alternativas
Alternativa 1 - Audição, olfato, paladar, visão e tato.
Alternativa 2 - As texturas, as cores, a forma, o estilo e conceito.
Alternativa 3 - A linha, a simetria, o contraste, a textura e o design.
Alternativa 4 - Conforto térmico, conforto acústico, conforto visual, ergonomia e segurança.
Alternativa 5 - As cores, a iluminação, a dimensão dos ambientes, o mobiliário e os materiais.
QUESTÃO 8
Para o funcionamento da empresa, não bastam as áreas de escritório e de reuniões, existem outros ambientes essenciais para o bom andamento das atividades e o atendimento das necessidades de funcionários e clientes. Esses espaços dão suporte aos diferentes processos de trabalho que são desenvolvidos no escritório.

CAMARGO, Larissa Siqueira. Projetos Comerciais, Institucionais e de Serviços. Maringá – PR.: UniCesumar, 2017.

Diante do exposto, avalie as asserções e a relação proposta entre elas.

I. O briefing é uma etapa de grande destaque e importância no momento de projetar espaços corporativos em que o profissional designer precisa conhecer as atividades que serão desenvolvidas nestes espaços.

PORQUE

II. Cabe ao profissional designer analisar e identificar potencial nos espaços projetados considerando o perfil e identidade da empresa, bem como de seus funcionários e clientes.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 9
Com as ideias estabelecidas, sabendo o que se deseja ao projeto, é preciso dar o início a sua elaboração, retomando todas as informações levantadas no processo do briefing. Resgate os objetivos estabelecidos, o perfil, objetivos e prioridades do projeto e todas as outras informações já obtidas.
CAMARGO, Larissa Siqueira. Projetos Comerciais, Institucionais e de Serviços. Maringá, PR: Unicesumar, 2018.

Com todas as informações retomadas, irá avaliar e fazer as definições para o ambiente, e assim, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Entre os elementos arquitetônicos já existentes, o primeiro que deve ser avaliado é o piso, considerando que ele é uma das maiores superfícies em um ambiente, e o que mais influencia no resultado final do projeto.

PORQUE

II. Isso se dá não simplesmente por questões estéticas, mas também por questões acústicas, de reflexão de luz e na própria manutenção dos ambientes.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 10
Segundo Gurgel (2013), podemos classificar a circulação como principal ou secundária, considerando a sua prioridade e intensidade de uso. A circulação principal é o trajeto por onde todos os clientes da loja irão circular para chegarem a outros setores, já a circulação secundária diz respeito àqueles trajetos específicos, que guiam os clientes a determinados e definidos espaços.
CAMARGO, Larissa Siqueira. Projetos Comerciais, Institucionais e de Serviços. Maringá, PR: Unicesumar, 2018.

Ainda falando sobre os tipos de circulação a partir do fluxo, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Quando a circulação é natural, nenhum elemento determina e bloqueia seu trajeto quanto a área de exposição ou salão de vendas. É um espaço aberto e sem muitos limitadores que definem o fluxo.

PORQUE

II. Quando o cliente é conduzido por elementos, que podem ser móveis ou até mesmo fixos, que definem qual é o trajeto a ser feito, estabelecemos como uma circulação forçada.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

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