FECHAR

ATIVIDADE 2 - COMEX - DIREITO INTERNACIONAL E TERMOS DE COMÉRCIO INTERNACIONAL - 53_2025

R$25,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 2 - COMEX - DIREITO INTERNACIONAL E TERMOS DE COMÉRCIO INTERNACIONAL - 53_2025

ATIVIDADE 2 - COMEX - DIREITO INTERNACIONAL E TERMOS DE COMÉRCIO INTERNACIONAL - 53_2025

QUESTÃO 1

O Direito Marítimo, como sofre grande influência da economia internacional, é uma disciplina com forte grau de dinamismo e que, portanto, requer um processo constante de atualização. Além disso, há uma preocupação permanente em reconhecer o Direito Marítimo e sua relação com o Direito Regulatório do Transporte Aquaviário e da Atividade Portuária, como instrumentos importantes para a eficácia dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil.

Fonte: DE CASTRO JUNIOR, Osvaldo Agripino. Principais aspectos do direito marítimo e sua relação com a lex mercatoria e lex marítima. Sequência: estudos jurídicos e políticos, v. 31, n. 61, p. 195-226, 2010. Acesso em: 24 jul. 2023.

Considerando o excerto de texto e os estudos da disciplina, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. O Direito Marítimo é um ramo do direito que abrange questões legais relacionadas ao transporte marítimo, navegação, comércio marítimo e outros assuntos marítimos. Ele engloba normas e regulamentos que regem os direitos e obrigações das partes envolvidas em atividades marítimas, como proprietários de navios, tripulação, transportadores, empresas de navegação e outros intervenientes do setor.

PORQUE

II. O Direito Marítimo trata das relações entre Estados, no que tange os espaços marítimos e seus recursos naturais e neste ponto difere-se do direito do mar.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 2
Na atualidade as sociedades estão integradas às condições do meio internacional de muitas maneiras e as políticas de promoção do desenvolvimento interagem com essas condições em  todas as suas vertentes. Comércio, finanças, educação, saúde, geração de empregos, ciência e tecnologia e meio ambiente são itens essenciais da agenda internacional e constituem facetas  do desenvolvimento  que não podem ignorar o fato de que nessas áreas a conexão com o meio internacional constitui fator condicionante básico.

Fonte: SATO, Eiiti. Cooperação internacional: uma componente essencial das relações internacionais. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 2010. Disponível em: https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/698/1343. Acesso em: 27 jun. 2023.

Como exposto acima, a cooperação internacional entre Estados é facilitada por meio da criação de organismos internacionais. Essas entidades desempenham um papel fundamental na resolução de problemas globais e na promoção da paz e do desenvolvimento. Diante disso, analise as opções abaixo e identifique a característica essencial desses organismos.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - São financiados exclusivamente pelo setor privado.
Alternativa 2 - São liderados por organizações não governamentais.
Alternativa 3 - São formados por representantes dos Estados membros.
Alternativa 4 - São responsáveis pela definição das fronteiras territoriais.
Alternativa 5 - São criados por decisões unilaterais de Estados soberanos.
QUESTÃO 3

Os contratos internacionais são acordos firmados entre partes localizadas em diferentes países, envolvendo transações comerciais, serviços, transferência de tecnologia, entre outros. Esses contratos são regidos por uma série de normas e princípios do direito internacional, que estabelecem direitos e obrigações das partes contratantes, além de definir as regras para a resolução de disputas e a escolha da lei aplicável. O conhecimento dessas regras é fundamental para a elaboração e execução de contratos internacionais.

Fonte: Adaptado de: STRENGER, I. Contratos internacionais do Comércio. São Paulo: Editora RT, 1986.

​Com base no tema proposto, imagine que você é um empresário brasileiro que está negociando um contrato de venda de produtos eletrônicos com uma empresa japonesa. Durante as negociações, surge a dúvida sobre qual a lei que deve ser aplicada caso haja uma disputa entre as partes. Você busca orientação para tomar a melhor decisão e garantir que seus direitos sejam protegidos. No contexto dos contratos internacionais, a escolha da lei aplicável é determinada conforme:

Alternativas
Alternativa 1 - A lei do país onde o contrato foi assinado.
Alternativa 2 - O acordo entre as partes envolvidas no contrato.
Alternativa 3 - A lei do país onde a empresa vendedora está localizada.
Alternativa 4 - A lei do país onde a empresa compradora está localizada.
Alternativa 5 - A lei do país com a legislação mais favorável para uma das partes contratantes.
QUESTÃO 4

Com o fim da União Soviética o mundo deixa de ser caracterizado pela sua bipolaridade – dois extremos de força política/econômica/militar representados pelos Estados Unidos da América e a União Soviética –  e adquire um caráter multipolar, ou seja, mais de dois países com uma dimensão de poder internacional significativo (como a Alemanha, China, Inglaterra, dentre outros).

A expansão da economia no contexto multipolar fez surgir a necessidade de políticas reguladoras, a fim de facilitar as trocas comerciais entre diferentes países e solucionar possíveis conflitos de interesse. Dessa forma, os países buscaram, através de instituições internacionais, formas de delimitar regras comuns sobre as trocas comerciais e um espaço formal para a resolução de possíveis conflitos econômicos entre dois ou mais países.

Fonte: GONÇALVES, João; LOPES Karina. O que é globalização? Politize!. Disponível em: https://www.politize.com.br/globalizacao-o-que-e/. Acesso em: 21 jun. 2023.

Em um mundo cada vez mais globalizado, os Estados reconhecem a necessidade de trabalhar juntos para combater problemas globais, como a crise ambiental e o terrorismo. Esse reconhecimento reflete qual princípio do Direito Internacional Público?

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - Igualdade soberana do Estado.
Alternativa 2 - Solução pacífica das controvérsias.
Alternativa 3 - Dever de cooperação internacional.
Alternativa 4 - Proibição do uso ou ameaça de força.
Alternativa 5 - Não intervenção nos assuntos internos dos Estados.
QUESTÃO 5
Com o intuito de estabelecer a cooperação entre as jurisdições, a UNCITRAL - United Nations Commission On International Trade Law (Comissão das Nações Unidas para o Direito Comercial Internacional), adotou em 1997, a Lei Modelo sobre Insolvência Transnacional, a qual restou incorporada por 48 países ao longo de mais de 20 anos.  Apesar de o Brasil já ter ajuizado mais de 30 pedidos de reconhecimento de processo estrangeiro nos Estados Unidos, por intermédio da Chapter 15 do Bankruptcy Code (capítulo que incorpora, nos Estados Unidos, a Lei Modelo sobre Insolvência Transnacional da UNCITRAL), até então, o Brasil não tinha lei específica que regulasse a matéria.​

Fonte: TMA Brasil. Insolvência Transnacional. Disponível em: https://www.tmabrasil.org/blog-tma-brasil/conteudos-exclusivos/insolvencia-transnacional . Acesso em: 15 jun. 2023.

Com base nas informações apresentadas  e nos estudos sobre a insolvência transnacional, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - A insolvência transnacional ocorre quando uma empresa se torna insolvente em apenas um país.
Alternativa 2 - A legislação de insolvência transfronteiriça não possui alcance global, limitando-se apenas à jurisdição de origem.
Alternativa 3 - A insolvência transnacional exige a colaboração de múltiplas jurisdições para maximizar valores e resolver disputas rapidamente.
Alternativa 4 - As normas internacionais sobre insolvência transnacional não proporcionam previsibilidade aos agentes e países envolvidos no mercado.
Alternativa 5 - A regulamentação da insolvência transnacional não considera o impacto global e se restringe apenas à falência ou recuperação judicial.
QUESTÃO 6

Analise a situação hipotética a seguir:

​Imagine que a empresa Lotus Ltda. está localizada no Brasil e deseja comprar mercadorias da empresa My Link Inc., sediada nos Estados Unidos. Ambas as empresas concordaram em utilizar os Incoterms para determinar as responsabilidades e obrigações. A empresa Lotus Ltda. solicitou que as mercadorias fossem entregues no porto de Santos, no Brasil. Além disso, a empresa My Link Inc. foi responsável por contratar e pagar o frete, custos e seguro relativos ao transporte da mercadoria.

Elaborado pela professora, 2023.

Com base nestas informações, qual o Incoterm foi utilizado na situação acima:

Alternativas
Alternativa 1 - EXW (Ex Works).
Alternativa 2 - FCA (Free Carrier).
Alternativa 3 - FOB (Free on Board).
Alternativa 4 - CPT (Carriage Paid To).
Alternativa 5 - CIF (Cost, Insurance and Freight).
QUESTÃO 7

A arbitragem internacional é um método de resolução de disputas que ocorre entre empresas ou países de diferentes jurisdições. Nesse processo, as partes envolvidas concordam em submeter suas questões a um tribunal privado e imparcial, cujas decisões têm força legal e são reconhecidas internacionalmente. A arbitragem internacional é amplamente utilizada em casos comerciais e de investimento estrangeiro, oferecendo às partes uma forma mais eficiente e especializada de solucionar suas disputas.

Elaborado pela professora, 2023.

Sobre esse assunto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A arbitragem possui natureza contratual e por essa razão pode dispor sobre direitos indisponíveis e personalíssimo, por exemplo, os consumeristas, laborais ou de família.

PORQUE

II. A arbitragem se baseia primordialmente no consentimento das partes, denominado como compromisso e definido como ato jurídico internacional.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

 

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 8

Considere a situação hipotética:

A empresa Uniblack Ltda. realizou negócio jurídico com a empresa Low Inc.Para definir, dentro da estrutura do contrato de compra e venda internacional, os direitos e obrigações recíprocos do exportador (Uniblack Ltda) e do importador (Low Inc.), estabeleceram um conjunto padronizado de definições, determinando regras e práticas neutras, e portanto, utilizaram o Incoterms®2020 ˜FREE ON BOARD ou LIVRE A BORDO˜, representado pela sigla FOB.

Elaborado pela professora, 2023.

Com base nessas informações, avalie as afirmativas a seguir:

I. Sabe-se que o transporte da mercadoria foi realizado por meio aquaviário (marítimo ou hidroviário interior).

II. A Uniblack é responsável por contratar e pagar o frete e custos necessários para levar a mercadoria até o porto de destino combinado.

III. A Uniblack Ltda encerra suas obrigações e responsabilidades quando a mercadoria, desembaraçada para a exportação, é entregue, arrumada, a bordo do navio no porto de embarque.

IV. A Uniblack é responsável por contratar e pagar o frete, custos e seguro necessários para levar a mercadoria até o porto de destino combinado.

É correto o que se afirma em:​

Alternativas
Alternativa 1 - I e III, apenas.
Alternativa 2 - I e IV, apenas.
Alternativa 3 - II e III, apenas.
Alternativa 4 - I, II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
QUESTÃO 9
Em uma reunião de líderes de nações costeiras, surgiu um conflito sobre a delimitação das fronteiras marítimas entre dois países vizinhos. Ambos alegavam ter direitos sobre uma vasta área rica em recursos naturais, incluindo reservas de petróleo e gás. Para resolver essa disputa complexa e evitar conflitos armados, os dois países decidiram submeter o caso ao Tribunal Internacional de Direito do Mar. Os juízes, representando diferentes nacionalidades, examinaram as alegações de ambos os lados e buscaram chegar a uma decisão justa e imparcial.

Elaborado pela professora, 2023.

Com base nessa história, avalie as afirmações a seguir:

I. O Tribunal Internacional sobre o Direito do Mar é um órgão jurisdicional internacional que tem como objetivo principal resolver as disputas relacionadas ao uso dos oceanos e à exploração de seus recursos.

II. É permitido ter mais de um membro do mesmo Estado no Tribunal, visto que se objetiva o fortalecimento dos Estados frente ao tribunal.

III. O Tribunal Internacional de Direito do Mar possui jurisdição sobre questões relacionadas à poluição marinha.

IV. O Tribunal Internacional de Direito do Mar realiza sessões de julgamento abertas ao público.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e IV, apenas.
Alternativa 2 - II e III, apenas.
Alternativa 3 - III e IV, apenas.
Alternativa 4 - I, II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, III e IV, apenas.
QUESTÃO 10
Alemanha, Áustria e Suíça possuem um sistema político semelhante, com divisão de atribuições para os diversos níveis de governo. Nos três países, os níveis estaduais de governo têm poderes para implementar políticas para a permanência e a integração de imigrantes e têm autonomia administrativa para definir os procedimentos de naturalização. Na Suíça, há especificidade de que a cidadania nacional é baseada no pertencimento a um município, portanto, candidatos à naturalização necessitam de aprovação nos três níveis. Essa característica de forte federalismo resulta no fato de as discussões sobre naturalização e integração de imigrantes serem bastante próximas aos cidadãos e isso a torna bastante acalorada, alcançando facilmente os meios de comunicação e favorece a representação de diversos pontos de vista nos jornais.

Fonte: LEÃO, Augusto Veloso. O debate midiático sobre políticas públicas para a imigração na Alemanha, Áustria e Suíça. 2012. São Paulo. Acesso em: 20 jun. 2023.

Em um cenário geopolítico tenso, os três países vizinhos divergem em questões que envolvem a naturalização de estrangeiros. Apesar dos esforços da comunidade internacional para resolver o conflito pacificamente, a Suíça continua ameaçando usar a força contra a Áustria e a Alemanha.

Elaborado pela professora, 2023.

Com base no exposto, responda: qual princípio do Direito Internacional Público está sendo violado pela Suíça?

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - Igualdade soberana do Estado.
Alternativa 2 - Solução pacífica das controvérsias.
Alternativa 3 - Dever de cooperação internacional.
Alternativa 4 - Proibição do uso ou ameaça de força.
Alternativa 5 - Não intervenção nos assuntos internos dos Estados.
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu