FECHAR

ATIVIDADE 2 - BEDU - GESTÃO ESPORTIVA - 54_2025

R$30,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 2 - BEDU - GESTÃO ESPORTIVA - 54_2025

ATIVIDADE 2 - BEDU - GESTÃO ESPORTIVA - 54_2025

Questão 1
De acordo com Ouriques (1999, p. 8) a partir da década de 1990 “o Estado utilizou-se de grandes personalidades esportivas para a condução da atividade esportiva e para a defesa de alguns interesses empresariais” burocratizando e tornando necessária a formalização de muitas instituições esportivas.
OURIQUES, N. O gol contra do rei: a lei Pelé e suas consequências. Motrivivência, n. 12 – Políticas Públicas: Educação Física/Esporte/Lazer: 1999.


A partir deste comentário e do conteúdo estudado sobre as legislações do âmbito esportivo, assinale a alternativa correta:


Alternativas
Alternativa 1:

As legislações existentes não contribuem efetivamente para organizar as ações e profissionalizar a gestão esportiva;

Alternativa 2:

As novas legislações atendem apenas aos interesses e ações do Futebol;

Alternativa 3:

As legislações esportivas não são incorporadas a gestão esportiva no Brasil;

Alternativa 4:

Legislações como as Leis Zico e Pelé, fomentam apenas o esporte de rendimento;

Alternativa 5:

As novas legislações contribuíram para o processo de profissionalização da gestão esportiva no Brasil.

Questão 2

Durante o processo de expansão por todo o mundo, o fenômeno esportivo foi permeado por mudanças e interferências relativas aos diferentes contextos socioeconômicos e políticos que o acolheram e perpetuaram. Durante esse percurso, a prática esportiva vem ampliando sua legitimidade como uma prática social capaz de alcançar diferentes estruturas e segmentos que compõem as sociedades contemporâneas.

MARCELLINO, Nelson Carvalho. Lazer e esporte: políticas públicas. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2021.

A partir da leitura do texto e dos conhecimentos da disciplina, sabe-se que o esporte é tido como uma ferramenta social pois considera as diferentes demandas:

I. Social.

II. Política.

III. Educacional.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

III, apenas.

Alternativa 3:

I e II, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

Questão 3

A gestão do esporte é compreendida como uma área profissional na qual atuam os gestores esportivos. Apesar de estar recebendo maior atenção acadêmica e social nos últimos tempos, existe ainda, grande desentendimento sobre vários aspectos e conceituações fundamentais da área. O profissional que desempenha funções como gestor esportivo ou gestor do esporte atua, basicamente, em organizações/estruturas administrativas que promovam ou ofereçam serviços voltados à atividade física, esportiva, recreativa, de lazer e tenha como objetivo o desenvolvimento e a manutenção das mesmas

RIBEIRO CÁRDENAS, Alfredo et al. DIFICULDADES E DESAFIOS DA ATUAÇÃO DE GESTORES ESPORTIVOS. Revista Intercontinental de Gestão Desportiva, v. 7, n. 1, 2017.(adaptado)

Considerando o texto e o material da disciplina, é correto afirmar:

Alternativas
Alternativa 1:

O esporte, no Brasil, há alguns anos, é desenvolvido sem a tutela financeira do Estado, em seus diferentes níveis de governo (federal, estadual e municipal).

Alternativa 2:

A profissionalização da gestão esportiva no Brasil já está consolidada. Relatos históricos apontam que esse movimento começou com o handebol já na década de 1980.

Alternativa 3:

A gestão de organizações esportivas passou a fazer parte de entidades de prática e organização do esporte no Brasil (clubes, associações, federações, confederações), a pouco tempo.

Alternativa 4:

A gestão esportiva pensa em todo o processo que culmina da prática esportiva de excelência e que atenda os objetivos da instituição que podem não estar pautados apenas na obtenção de títulos.

Alternativa 5:

Os cursos de graduação em Educação Física e Administração aparecem como pilares da formação de parte desses gestores, bem como a experiência esportiva na modalidade em que gerenciam.

Questão 4
O gerenciamento de projetos está envolvido com métodos de coordenar e controlar alguns tipos de atividades complexas e dinâmicas, diferenciando-se muito da administração tradicional de atividades de rotina.
​SANTOS, L. L. S. R. Gestão Esportiva. Unicesumar: Maringá/PR, 2021.



​A partir do conteúdo estudado sobre a etapa de avaliação de projetos, leia com atenção as afirmativas abaixo:
 
I. Elencar pontos importantes que ocorreram durante a execução do evento, analisar as situações positivas e negativas que ocorreram auxiliam no desenho de um planejamento melhor estruturado para possíveis reedições;
II. Momento de retomar os objetivos e metas e identificar quais foram os reais resultados alcançados;
III. A avaliação das ações é considerada a última etapa do projeto;
IV. Deve ser realizada apenas pelo gestor principal do projeto.
 
É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

V, V, F, V.

Alternativa 2:

V, F, V, V.

Alternativa 3:

F, F, V, F.

Alternativa 4:

F, V, V, F.

Alternativa 5:

V, V, V, F.

Questão 5
De acordo com Poit (2006, p. 167), “o regulamento de qualquer evento esportivo competitivo, seja ele torneio, campeonato ou desafio, se constitui em uma peça fundamental para um desenrolar justo, organizado e dinâmico”.
​SANTOS, L. L. S. R. Gestão Esportiva. Unicesumar: Maringá/PR, 2021.
Sobre a utilização do regulamento, leia com atenção as afirmativas abaixo:I. ​Um regulamento de evento esportivo deve apresentar objetividade;
II. O regulamento de evento esportivo deve ser de uso restrito da equipe de organização do evento.
III. O regulamento de um evento esportivo deve ter clareza em sua descrição;
IV. O regulamento de um evento esportivo deve abranger todos os itens relativos ao bom andamento do evento.

​Assinale a alternativa que corresponde as afirmações corretas:

Alternativas
Alternativa 1:

Apenas a I está correta;

Alternativa 2:

Apenas II e III estão corretas;

Alternativa 3:

I, II e IV estão corretas;

Alternativa 4:

I, III e IV estão corretas;

Alternativa 5:

I, II, III e IV estão corretas.

Questão 6

Para o alemão Karl Diem, tido como um grande estudioso do esporte do século XX, a história do esporte é íntima da cultura humana, pois por meio dela se compreendem épocas e povos, já que cada período histórico tem o seu esporte e a essência de cada povo nele se reflete. Houve uma fase na história em que as práticas corporais eram ligadas a atividades de sobrevivência, foi nesse período também que se iniciaram os Jogos Gregos, evento que registrou a primeira organização para a competição, eram disputados em homenagem a chefes gregos e faziam parte até mesmo de rituais religiosos ou cerimonias fúnebres. Marcado também pelas primeiras evidencias dos Jogos Olímpicos.

TUBINO, Manoel. O que é esporte. 1. ed. Brasília, DF: Brasiliense, 2017.

Analisando o texto e os conhecimentos adquiridos na disciplina, qual período está sendo caracterizado:

Alternativas
Alternativa 1:

Esporte Antigo.

Alternativa 2:

Esporte Moderno.

Alternativa 3:

Esporte Primitivo.

Alternativa 4:

Esporte Progressista.

Alternativa 5:

Esporte Contemporâneo.

Questão 7
Muitas são as ferramentas que a área da Administração apresenta, para auxiliar em etapas de planejamento de diferentes projetos e ações. Uma dessas ferramentas é o Ciclo de Deming, que consiste em uma ferramenta que trabalha com etapas de desenvolvimento de uma ação ou projeto.
​SANTOS, L. L. S. R. Gestão Esportiva. Unicesumar: Maringá/PR, 2021.
Assinale a alternativa que apresenta as etapas do Ciclo de Deming:
Alternativas
Alternativa 1:

Planejamento, execução e análise.

Alternativa 2:

Planejamento, estruturação, execução e avaliação;

Alternativa 3:

Elaborar, executar e avaliar;

Alternativa 4:

Planejar, executar e avaliar;

Alternativa 5:

Planejar, executar, verificar e agir;

Questão 8

Desde a antiguidade, gerenciam-se projetos como a construção de templos, cidades, pirâmides e caravelas. A metodologia está longe de ser nova, nos dias de hoje a gestão de projetos tem evoluído a passos largos, alcançando novos patamares de sofisticação e popularidade. Os projetos e programas sociais esportivos (PPSE) integram o contexto das políticas públicas de esporte no Brasil desde a década de 1980. Mediante o crescimento da demanda, tais iniciativas despertaram o interesse científico-acadêmico da área da Educação Física, especialmente nos últimos dez anos.

KRAVCHYCHYN, C.; DE OLIVEIRA, A. A. B. Projetos e programas sociais esportivos no Brasil: uma revisão sistemática. Movimento, v. 21, n. 4, p. 1051-1065, 2015. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1153/115343227016.pdf. Acesso em: 10 nov. 2021. (adaptado)

Analisando o texto e o material da disciplina, sobre os projetos esportivos, avalie as afirmativas:

I. Cada projeto esportivo que for elaborado deve ter sua especificidade e objetivo muito bem definido.

II. Ao elaborar um projeto esportivo na mesma instituição, é importante desenvolver apenas um de cada vez para não dar conflito.

III. Um projeto deve ser analisado do início ao fim, isso se chama “ciclo da vida do projeto” e é divido em três fases: princípio, intermediário e conclusão.

IV. Algumas boas práticas são importantes para desenvolver um projeto de qualidade, como, orçamento realista, gerenciar conflitos, ajustar prioridades e remover possíveis barreiras.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e IV, apenas.

Alternativa 2:

II e III, apenas.

Alternativa 3:

III e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, II e III, apenas.

Alternativa 5:

II, III e IV, apenas.

Questão 9

Alguns documentos publicados na área da Educação Física colaboraram para a proposta de Esporte enquanto direito social e foram referências para políticas públicas que surgiram a partir da década de 1970. Um desses documentos é a Carta internacional de Educação Física e Desportos que foi publicada em 1978 e apresenta artigos de orientação em relação à Educação Física e ao Esporte.

​SANTOS, L. L. S. R. Gestão Esportiva. Unicesumar: Maringá/PR, 2021.


Considerando as orientações presentes na Carta internacional de Educação Física e Desporto, avalie as asserções abaixo:

I. O documento indica que o treinamento e a gestão esportiva sejam realizados por profissionais da área da Educação Física.
II. O documento enaltece que equipamentos e instalações esportivas sejam adequadas para a prática.
III. O documento entende educação física e esporte como direito fundamental.
IV. O documento indica que educação física e esporte colaborem com necessidades governamentais.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II e III, apenas.

Alternativa 3:

III e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 10

A gestão do esporte pode ser entendida, basicamente, como a “aplicação dos princípios de gestão a organizações esportivas”. Além desta conexão entre os princípios da Administração e o contexto esportivo, a gestão do esporte conflui outros saberes como os da Sociologia, da Psicologia e do Direito, fazendo com que seja compreendida como um campo de conhecimento e de intervenção multidisciplinar.

RIBEIRO CÁRDENAS, Alfredo et al. DIFICULDADES E DESAFIOS DA ATUAÇÃO DE GESTORES ESPORTIVOS. Revista Intercontinental de Gestão Desportiva, v. 7, n. 1, 2017. Disponível em: https://bityli.com/dyVeSG. Acesso em: 09 nov. 2021. (adaptado)

Considerando o excerto e o material da disciplina, avalie as afirmativas:

I. O termo gestão pode ser compreendido como o desenvolvimento, execução das ações.

II. A gestão aplicada dentro do setor privado pode ser a gestão de uma empresa esportiva, como uma escola de lutas, como também a gestão em associações.

III. A gestão de qualquer negócio precisa ter um controle, a fiscalização em empresas privadas acontece através da cobrança de impostos, certidões de regularidade, filiação aos conselhos da classe

IV. A figura de gestor é altamente relevante dentro da instituição, já que é a partir dele que as ações técnicas são direcionadas; porém é importante ressaltar que a equipe de trabalho deve ser grande para auxiliar em todas as demandas.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II e IV, apenas.

Alternativa 3:

III e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu