FECHAR

ATIVIDADE 2 - ARTV - PINTURA E GRAVURA - 53_2025

R$25,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 2 - ARTV - PINTURA E GRAVURA - 53_2025

ATIVIDADE 2 - ARTV - PINTURA E GRAVURA - 53_2025

QUESTÃO 1

A evolução do processo de desenvolvimento da tinta a óleo trouxe inúmeras correntes de teorias, fórmulas e técnicas para o seu emprego na pintura. A técnica popularizou-se rapidamente entre os artistas porque eliminava um penoso trabalho de cozinha de preparação dos pigmentos, já que poderia ser preparada e conservada por períodos maiores.

OLIVEIRA, Denis Martins de. Pintura e Gravura. Maringá: UniCesumar, 2021. [Unidade 1, p. 33]

​ Considerando isso, assinale a alternativa correta a respeito da tinta a óleo:

Alternativas
Alternativa 1 - O fato da sua secagem ser rápida necessita de um trabalho ágil na mistura de cores.
Alternativa 2 - Devido a sua característica translucida, a tinta a óleo deve ser trabalhada com finas camadas transparentes.
Alternativa 3 - Devido a sua secagem ágil e sua translucidez, corrigir erros se torna uma tarefa complexa na técnica a óleo.
Alternativa 4 - A tinta a óleo apresenta a opacidade como característica central, não sendo possível produzir camadas translúcidas.
Alternativa 5 - Por apresentar um tempo de secagem longo, a tinta possibilita uma flexibilidade na forma de trabalho do artista permitindo grande detalhamento.
QUESTÃO 2

A aquarela é um tipo de tinta que se caracteriza pela transparência e a possibilidade de construção de camadas translúcidas com alta diluição que conferem efeitos delicados e expressivos à pintura. Devido a sua praticidade e características, esta técnica foi amplamente utilizada pelos artistas por séculos e continua sendo uma técnica bastante popular na atualidade.

OLIVEIRA, Denis Martins de. Pintura e Gravura. Maringá: UniCesumar, 2021. [Unidade 1, p. 55]

​Em relação aos materiais adequados para a prática da técnica da aquarela, analise as afirmações a seguir:

I. As tintas da aquarela podem se apresentar em tubos em formato semilíquido ou em pastilhas.

II. Os papeis para aquarela podem apresentar superfície áspera ou lisa.

III. O popular papel sulfite de 90g/m² pode ser uma boa opção de suporte para a pintura em aquarela.

IV. A aquarela deve ser feita em papéis com gramatura acima de 200 g/m².

 

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e III.
Alternativa 2 - I e IV.
Alternativa 3 - II e IV.
Alternativa 4 - III e IV.
Alternativa 5 - I, II e IV.
QUESTÃO 3
Apesar da harmonia natural entre as cores análogas, é importante utilizar uma delas como predominante e as outras como complementares ou de destaque, para evitar que a paleta se torne monótona. O uso consciente dessas relações cromáticas ajuda a guiar o olhar do observador, reforçando o discurso visual e emocional da obra.

Fonte: OLIVEIRA, D. M. de. ​Artes Integradas: Pintura e Gravura. Maringá: Unicesumar, 2023.​​

Conforme o texto apresentado, analise as afirmativas sobre as relações cromáticas:

​I. Cores complementares são opostas no círculo e geram contraste.

II. O esquema monocromático usa várias cores distintas.

III. Cores análogas criam harmonia.

IV. Cores quentes são chamadas de recessivas.

​É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e II, apenas.
Alternativa 2 - I e III, apenas.
Alternativa 3 - I, II e III, apenas.
Alternativa 4 - I, III e IV, apenas.
Alternativa 5 - II, III e IV, apenas.
QUESTÃO 4

Texto I

Observar é muito mais do que simplesmente reproduzir um tema com precisão fotográfica. A arte de ver não é apenas capturar o que está diante de si, mas também em interpretar à sua própria maneira.

Fonte: OLIVEIRA, D. M. de. ​Artes Integradas: Pintura e Gravura. Maringá: Unicesumar, 2023.

Texto II

Fonte: https://blog.acasadasartes.com.br/desenho-de-observacao-17-tecnicas-poderosas-para-melhorar-sua-habilidade-artistica/. Acesso em: 11 jul. 2025.

Conforme os textos apresentados e seus conhecimentos nos estudos sobre técnicas de observação para a pintura, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - A observação exige um olhar treinado para perceber luz, sombra, formas e proporções da composição.
Alternativa 2 - Para observação de temas reais, recomenda-se manter todos os detalhes possíveis sem seleção visual.
Alternativa 3 - A observação de paisagens deve ser utilizada, mas com moderação, já que limita o processo criativo do artista.
Alternativa 4 - O processo de observação é necessário principalmente no desenho técnico, não sendo essencial para a pintura artística.
Alternativa 5 - O uso de técnicas, como a quadriculação, serve apenas para cópia de obras prontas, não sendo tão utilizada em composições próprias.
QUESTÃO 5
O processo de quadriculado é uma técnica amplamente utilizada no campo das artes visuais para facilitar a cópia precisa de imagens, objetos ou composições. Ao dividir tanto a imagem original quanto a superfície de desenho em grades proporcionais, o artista consegue transpor o conteúdo de uma escala para outra, mantendo as proporções corretas e os detalhes essenciais da forma.

Fonte: OLIVEIRA, D. M. de. ​Artes Integradas: Pintura e Gravura. Maringá: Unicesumar, 2023.​​

Conforme o texto apresentado, analise as afirmativas a seguir sobre as vantagens que o uso da técnica de quadriculado oferece ao artista:

​I. Ampliar e reduzir imagens com precisão.

II. Observar interceptações de contorno com linhas da grade.

III. Criar obras abstratas sem planejamento preestabelecido.

IV. Facilitar a cópia proporcional de imagens reais.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - II e IV, apenas.
Alternativa 3 - I, II e III, apenas.
Alternativa 4 - I, II e IV, apenas.
Alternativa 5 - I, III e IV, apenas.
QUESTÃO 6

Cada tipo de tinta apresenta uma composição específica e um tipo de aglutinante que confere a ela características como translucidez ou opacidade, acabamento brilhoso ou opaco. Dessa forma, é relevante que o pintor conheça as características de cada tipo de tinta a fim de compreender qual a melhor opção de técnica para cada trabalho.

OLIVEIRA, Denis Martins de. Pintura e Gravura. Maringá: UniCesumar, 2021. [Unidade 1, p. 33]

​Levando isso em consideração, analise as asserções a seguir:

 

I. As tintas aquareláveis são solúveis em água, continuando solúveis mesmo após a secagem.

II. É possível misturar novas cores mesmo após a secagem da primeira camada.

 

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - A asserção I e II são preposições falsas.
Alternativa 2 - A asserção I e II são preposições verdadeiras.
Alternativa 3 - A asserção I é uma preposição falsa e a asserção II uma preposição verdadeira.
Alternativa 4 - A asserção I é uma preposição verdadeira e a asserção II uma preposição falsa.
Alternativa 5 - A asserção I e II são preposições verdadeiras e a I é uma justificativa correta da II.
QUESTÃO 7

O círculo cromático sintetiza a teoria das cores e tem sido uma ferramenta amplamente utilizada por artistas, designers, no campo da moda e da arquitetura para pensar composições. O esquema do círculo cromático permite compreender a relação entre cores primárias, cores secundárias e as chamadas cores análogas.

​OLIVEIRA, Denis Martins de. Pintura e Gravura. Maringá: UniCesumar, 2021. [Unidade 1, p. 28]

Considerando isso, assinale a alternativa correta sobre o círculo cromático:

Alternativas
Alternativa 1 - Laranja, roxo, e azul violeta são consideradas cores secundárias.
Alternativa 2 - São consideradas cores primárias no círculo cromático o magenta, o azul e o amarelo.
Alternativa 3 - São chamadas de cores primárias no círculo cromático o vermelho, o azul e o amarelo.
Alternativa 4 - São consideradas cores análogas as cores que encontram-se em oposição uma à outra no círculo cromático.
Alternativa 5 - São consideradas cores complementares as cores que são posicionadas lado a lado no círculo cromático.
QUESTÃO 8

Pintar perpassa pela aprendizagem da habilidade da observação mais do que da coordenação motora da mão. Com a observação se torna possível analisar e criar na pintura ilusões de tridimensionalidade e volumetria que colaboram na representação do tema escolhido. A observação no campo das artes está atrelada a capacidade de percepção espacial, compositiva, da luz e sombra e da proporção. Considerando isso, analise as afirmações a seguir:

I. A observação permite a pintura imaginativa e criadora possibilitando a composição de imagens irreais.

II. A observação é uma técnica desenvolvida para o trabalho com natureza morta, cujo motivo pintado é estático e fixo.

III. A técnica da malha quadriculada pode ser aplicada na pintura para a composição de observação.

IV. A organização de esquemas a partir de formas geométricas simples podem ser uma estratégia de observação usada na pintura.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e II.
Alternativa 2 - II e III.
Alternativa 3 - I e IV.
Alternativa 4 - III e IV.
Alternativa 5 - IV apenas.
QUESTÃO 9
Texto I

O uso constante de um bloco de papel estimula o olhar atento e desperta o hábito de observar com mais profundidade o que nos cerca. Ao carregá-lo no dia a dia, o artista — profissional ou iniciante — passa a registrar ideias, formas, cenas cotidianas, pessoas, paisagens ou detalhes que, de outra forma, poderiam passar despercebidos.

Fonte: OLIVEIRA, D. M.de. ​Artes Integradas: Pintura e Gravura. Maringá: Unicesumar, 2023.​

Texto II

Fonte: https://pt.pinterest.com/pin/404901822720280781/. Acesso em: 11 jul. 2025.

​Conforme os textos apresentados, analise as afirmativas a seguir sobre as práticas que estão associadas ao uso do bloco de papel no processo criativo:

​I. Desenvolver o traço e o olhar.

II. Criar composições finais direto no papel.

III. Registrar observações diárias.

IV. Testar proporções, formas e luz.

​É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e II, apenas.
Alternativa 2 - I e IV, apenas.
Alternativa 3 - I, II e III, apenas.
Alternativa 4 - I, III e IV, apenas.
Alternativa 5 - II, III e IV, apenas.
QUESTÃO 10

Texto I

Cada material oferece possibilidades expressivas únicas, e conhecer as características, os comportamentos e os limites de cada um é essencial para fazer escolhas conscientes de acordo com a linguagem desejada. Experimentar diferentes meios é uma forma importante de expandir repertório, encontrar afinidades e desenvolver um estilo artístico próprio.

Fonte: OLIVEIRA, D. M. de. ​Artes Integradas: Pintura e Gravura. Maringá: Unicesumar, 2023.

Texto II

Fonte: https://arteref.com/pintura/pintura-em-aquarela-o-que-voce-precisa-saber-para-comecar. Acesso em: 11 jul. 2025.

Conforme os textos apresentados, analise as afirmativas a seguir sobre correspondências entre meio e característica:

​I. Aquarela: secagem lenta, ideal para camadas espessas.

II. Acrílica: secagem rápida, uso sobre diversas superfícies.

III. Óleo: permite mistura fácil e trabalho com camadas grossas.

IV. Aquarela: erros são facilmente corrigíveis com água.

​É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e IV, apenas.
Alternativa 2 - II e III, apenas.
Alternativa 3 - I, II e III, apenas.
Alternativa 4 - I, II e IV, apenas.
Alternativa 5 - II, III e IV, apenas.
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu