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ATIVIDADE 2 - AGRO - ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS - 54_2025

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ATIVIDADE 2 - AGRO - ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS - 54_2025

ATIVIDADE 2 - AGRO - ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS - 54_2025

QUESTÃO 1
Com relação ao agronegócio, os projetos de viabilidade de investimentos podem ser direcionados para a implantação de uma nova atividade ou produção em uma determinada propriedade rural, como para mensurar a viabilidade econômica da mudança em uma atividade já existente, denominado de projetos incrementais. ​Maurício possui uma fazenda de cria, recria e engorda no município de Cascavel. Recentemente contratou uma consultoria para fazer um projeto, com o objetivo de estudar a viabilidade de seu negócio em relação a produção de soja, ou a produção de gado. Maurício quer saber qual das três opções é mais viável, de acordo com o perfil do mercado atual e futuro.

 

Elaborado pelo professor, 2019.

Assinale a opção correta que represente o tipo de projeto apresentado no texto acima:

Alternativas
Alternativa 1 - Projeto social.
Alternativa 2 - Projeto vertical.
Alternativa 3 - Projeto público.
Alternativa 4 - Projeto horizontal.
Alternativa 5 - Projeto tecnológico.
QUESTÃO 2

Leia o Texto:

Você sabe como funciona uma fábrica de ovos de Páscoa? Descubra!
Sete passos separam a preparação do chocolate até que se chegue ao produto final, embaladinho, pronto para ser consumido. Entenda o processo:

Pinga ni mim

Após o chocolate receber a temperatura ideal (pastoso), derretido vai para as formas em uma máquina chamada pingadeira. Cada forma tem capacidade para fazer oito ovos por vez. Em uma cadeia industrial, com diferentes esteiras, acontecem todos os processos de formatação dos ovos de Páscoa. Em todos os ambientes, há gente limpando o chão. Afinal, é fácil deixar rastros pelos corredores.

Dança das formas

Um funcionário tira as formas da esteira, junta duas metades e as prende na centrífuga. Aqui, o ovo de páscoa vai ganhando forma, quando o chocolate passa de um lado a outro para que fique uniforme. Tanto a máquina como as formas têm um ímã, que as prendem para não cair com o movimento. Mas pode acontecer… O chão é forrado com papel manteiga para que não se desperdice nada. O que cai volta para o início. Ganhou forma? Volta para a esteira!

Refrigeração

Em mais um processo, um funcionário coloca os ovos (ainda na forma) em um refrigerador potente. Mas não é como uma geladeira normal, vertical. É como se fosse um forninho gigante, com esteira. Essa parte é importante para que os ovos ganhem consistência e não quebrem tão facilmente – seja nas embalagens, transporte ou até mesmo na gôndola do supermercado.

Fonte: https://viagemegastronomia.cnnbrasil.com.br/noticias/voce-sabe-como-funciona-uma-fabrica-de-ovos-de-pascoa-descubra/Acesso: 23/08/22

O texto acima apresenta as principais etapas do processo produtivo dos ovos de páscoa. Assinale a alternativa que apresente em qual etapa do projeto o processo produtivo deve ser descrito.

Alternativas
Alternativa 1 - Etapa de engenharia do projeto.
Alternativa 2 - Etapa do estudo de mercado.
Alternativa 3 - Etapa do levantamento dos custos e despesas do projeto.
Alternativa 4 - Etapa de desenvolvimento do Plano Financeiro do Projeto.
Alternativa 5 - Etapa de implementação do projeto.
QUESTÃO 3
Maria Eduarda se formou em engenharia química e recentemente desenvolveu um projeto para abrir uma pequena fábrica de perfumes personalizados para empresas e pessoas que gostam de perfumes únicos e customizados para o seu perfil. Ela pesquisou bastante o seu público – alvo: empresas que vendem produtos para a classe A e B e mulheres acima de 30 anos que possuem um maior poder aquisitivo. Diante destas informações decidiu abrir o seu empreendimento na cidade de Curitiba no bairro Santa Felicidade.  Para montar a fábrica Maria Eduarda alugou um imóvel de 400 m² e investiu em torno de R$ 300 mil em máquinas, equipamentos, laboratório e estoque para começar a produção. Para que as pessoas conheçam a sua linha de produto contratou uma empresa de marketing, onde pagará uma mensalidade de R$ 3.000,00 por mês. Tem como principais parceiro de negócio, os fornecedores das matérias-primas, das embalagens e o correio, o qual irá fazer as entregas a longa distância.
Elaborado pelo professor, 2022.

Diante do exposto no texto acima, suponha que você tenha que desenvolver uma Mapa Modelo de Negócio da fábrica de Maria Eduarda. Sobre o Mapa Modelo de Negócios leia as afirmativas:

I. Perfumes personalizados para empresas e pessoas que gostam de perfumes únicos e customizados representa a proposta de valor do empreendimento.

II. Empresas que vendem produtos para a classe A e B é um dos segmentos de clientes da empresa.

III. A empresa de marketing que será contratada representa um parceiro - chave para o negocia da Maria Eduarda.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - II, apenas.
Alternativa 3 - III, apenas.
Alternativa 4 - II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III.
QUESTÃO 4
O Paraná é o maior produtor de seda no Brasil. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) das 2,99 toneladas produzidas no país em 2017, o Estado foi responsável por 83% dessa safra. Suponha que o Sr. Adoniram seja um renomado produtor de bicho da seda no interior do Paraná e destina mais de um alqueire de terra da sua propriedade para o plantio de amoreiras das variedades miura, tailandesa e taiti para o alimento do bicho da seda. Quando o bicho da seda chega na etapa de casulo, Adoniram os vende para a empresa Bratac que irá cuidar da sua classificação.
Elaborado pelo professor, 2020.
O Sr. Adoniram pretende ampliar a produção de casulos e para isto terá que realizar um investimento de R$ 200 mil. Para tanto, Adoniram conseguiu um crédito rural, cuja taxa é de 0,5% a.m. para pagar em 50 parcelas mensais. Dado que o sistema de amortização considerado é o Sistema SAC, qual o valor da amortização da segunda parcela do financiamento? Assinale a alternativa correta:

Fórmula:

A = P/ n, em que A é o valor da amortização; P é valor do financiamento e n é o número de parcelas

Alternativas
Alternativa 1 - O valor da amortização da segunda parcela é R$ 4.000,00
Alternativa 2 - O valor da amortização da segunda parcela é R$ 3.333,00
Alternativa 3 - O valor da amortização da segunda parcela é R$ 4.020,00
Alternativa 4 - O valor da amortização da segunda parcela é R$ 5.000,00
Alternativa 5 - O valor da amortização da segunda parcela é R$ 4.980,00
QUESTÃO 5
Maria Iva possui uma propriedade no interior de Goiás focada na produção de milho para o mercado de ração animal, e adquiriu uma máquina trituradora de milho pelo valor de R$ 4.000,00 vida útil de 12 anos e valor residual de 10% do valor de compra do bem.

Elaborado pelo professor, 2019.

Considerando o método de depreciação linear com valor residual, calcule o valor contábil do bem após 3 períodos de depreciação anual e assinale a alternativa correta:

​Fórmula:

​Valor Residual = P x % do valor residual

Depreciação:

Dr = 1/N x (P- R)

Valor contábil:

VCn = P – n(Dr)

Alternativas
Alternativa 1 - Valor contábil de R$ 3.910.
Alternativa 2 - Valor contábil de R$ 2.190.
Alternativa 3 - Valor contábil de R$ 1.807.
Alternativa 4 - Valor contábil de R$ 2.290.
Alternativa 5 - Valor contábil de R$ 3.100.
QUESTÃO 6
Leonel é um grande produtor de soja e recentemente comprou adquiriu um novo trator para sua propriedade. Ele comprou um Trator de roda da marca Massey Ferguson pelo valor de R$ 200.000,00. Este trator possui uma vida útil de 20 anos e valor residual de 20% do valor de compra do bem (R$ 40.000,00). Leonel quer saber qual é o valor de depreciação anual do trator.
Elaborado pelo professor, 2021.

Utilizando o método de depreciação linear assinale a alternativa que apresente o valor da depreciação anual do trator adquirido por Leonel.

Utilize a fórmula a seguir:

Dr = (1/N) x (P-R)

​Em que,

Dr = depreciação periódica.

P = valor de aquisição do bem

N = número de períodos da vida útil contábil,

R = valor residual ou de sucata do ativo.

Alternativas
Alternativa 1 - O Valor da depreciação anual é de R$ 11.000,00
Alternativa 2 - O Valor da depreciação anual é de R$ 10.000,00
Alternativa 3 - O Valor da depreciação anual é de R$ 9.000,00
Alternativa 4 - O Valor da depreciação anual é de R$ 8.800,00
Alternativa 5 - O Valor da depreciação anual é de R$ 8.000,00
QUESTÃO 7
Vamos supor que você queira fazer uma previsão de demanda por suco de uva integral no Brasil, utilizando como metodologia a técnica de taxa média aritmética de crescimento. Analisando o mercado, você encontrou as seguintes informações: as vendas de suco de Uva integral em 2018 foram de 400 milhões de garrafas e em 2020 foi de 485 milhões.

Elaborado pelo professor, 2017.

Assim, baseado na técnica da taxa média aritmética de crescimento, estime qual o volume de vendas para 2021 e assinale a alternativa correta:

Fórmulas:

Alternativas
Alternativa 1 - Aproximadamente 526,73.
Alternativa 2 - Aproximadamente 536,53.
Alternativa 3 - Aproximadamente 562,53.
Alternativa 4 - Aproximadamente 635,63.
Alternativa 5 - Aproximadamente 653,36.
QUESTÃO 8
A Índia, o Brasil, a China, os Estados Unidos e a União Europeia detém os maiores rebanhos de bovinos do mundo. Na Índia é esperado que se encontre o maior efetivo de bovinos, em razão da cultura do país. Mas rebanhos grandes, nem sempre é sinônimo de rebanhos altamente produtivos e eficientes. O Brasil, mesmo tendo um rebanho menor que a Índia, aparece como o segundo maior produtor de carne do mundo. Segundo o USDA (Departamento de Agricultura Norte Americano) existe uma expectativa de produção de 63 milhões toneladas de carne bovina em 2019, 1% a mais que no ano de 2018. E o Brasil tem um lugar de destaque nesse ranking. As projeções para 2018 mostravam que o país deveria alcançar o número de 232,35 milhões de cabeças de bovinos, com destaque para criação do gado zebuíno. Para 2019 existe esperança de aumento em 3% na produção e 5% nas exportações (USDA, 2018) de carne vermelha.

Disponível em: <Fonte: https://blog.agromove.com.br/gado-de-corte/> Acesso em 29 de Agosto de 2019.

Os fatores de produção utilizados na pecuária se subdividem entres fatores de produção tradicionais e modernos. Assinale a alternativa que apresente um fator de produção moderno utilizado na pecuária:

Alternativas
Alternativa 1 - Ferramentas rudimentares.
Alternativa 2 - Fertilizantes orgânicos.
Alternativa 3 - Animais de tração.
Alternativa 4 - Melhoramento genético de animais.
Alternativa 5 - Adubação verde na plantação do pasto.
QUESTÃO 9
John Vitor pretende investir na produção de batata para vender no mercado local nas feiras e supermercados. Fez o levantamento dos custos do investimento inicial e verificou que terá que investir em custeio em torno de R$ 45.000 para começar a produção. Analisou as receitas e verificou que o projeto promete dar como retorno uma sequência de fluxos de caixa líquido da seguinte forma: t= 1 ano de R$ 70.000,00, t= 2 anos de R$ 70.000,00, e, finalmente t=3 anos de R$ 70.000,00.
Elaborado pelo professor, 2019.

Dados os fluxos de caixa do projeto e o valor do investimento inicial calcule o tempo de retorno do investimento:

Fórmula:

​Payback = valor do investimento /FC

OBS: a resposta esta com arredondamento de valores

Alternativas
Alternativa 1 - 8 meses.
Alternativa 2 - 9 meses.
Alternativa 3 - 5 meses.
Alternativa 4 - 6 meses.
Alternativa 5 - 10 meses.
QUESTÃO 10
Suponha que Lauro é um produtor de frango caipira e possui um pequeno frigorífico de aves em sua propriedade para fazer o abate, limpeza e congelamento do produto. Seus principais compradores são os supermercados da região e açougues de carnes mais nobres. Para aumentar as vendas do seu produto no mercado em que já atua, você optou por investir em propaganda incentivando os clientes a consumirem o produto mais vezes durante a semana.

Elaborado pelo professor, 2019.

O tipo de estratégia apresentada no texto acima no método da Matriz Produto/Mercado é definida como:

Alternativas
Alternativa 1 - Estratégia ou tática de inovação.
Alternativa 2 - Estratégia ou tática de diversificação.
Alternativa 3 - Estratégia ou tática de penetração no mercado.
Alternativa 4 - Estratégia ou tática de desenvolvimento de produto.
Alternativa 5 - Estratégia ou tática de desenvolvimento de mercado.
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