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ATIVIDADE 2 - ADM - GESTÃO DA QUALIDADE - 53_2025

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ATIVIDADE 2 - ADM - GESTÃO DA QUALIDADE - 53_2025

ATIVIDADE 2 - ADM - GESTÃO DA QUALIDADE - 53_2025
Questão 1
Um dos objetivos do trabalho na área de qualidade é garantir que a sua solução, seja produtos, serviços ou os dois, seja entregue de forma eficiente para o consumidor. Essa é uma responsabilidade que deve ser levada a sério. Imagine os seguintes problemas: ovos quebrados; televisão com defeito na placa de áudio, o que não permite ouvir com boa qualidade; uma aula de inglês muito mal planejada. A inspeção é uma atividade essencial a ser implementada na organização, porém precisa considerar critérios básicos.

Considerando os critérios para avaliar a qualidade, analise as afirmativas a seguir:

I. É importante considerar o objetivo da inspeção porque pode precisar do envolvimento direto de vários setores e até de parceiros, como é o caso da busca por defeitos zero.
II. A inspeção, para que seja considerada válida, deve ser realizada da mesma forma em todos os produtos, ou seja, adotando o mesmo critério.
III. A inspeção de produtos pode ser feita considerando uma amostragem ou em todos os produtos, sendo importante considerar os impactos no negócio e com os consumidores.

​É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

III, apenas.

Alternativa 2:

I e II, apenas.

Alternativa 3:

I e III, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

Questão 2
Imagine que você é um gestor de qualidade em uma empresa de manufatura que recentemente enfrentou um problema sério de qualidade em sua linha de produção. O problema causou atrasos na entrega, aumento de custos e insatisfação dos clientes. Após várias tentativas fracassadas de resolver o problema com soluções paliativas, a equipe decidiu usar o Diagrama de Causa e Efeito, ou Diagrama de Ishikawa, para identificar as causas raízes. Com base no uso dessa ferramenta, você deve agora responder a uma questão complexa sobre o Diagrama de Ishikawa, demonstrando seu entendimento profundo dessa metodologia e sua aplicação prática.
Considerando o texto sobre o Diagrama de Causa e Efeito, ou Diagrama de Ishikawa, analise as afirmativas a seguir:

I. O Diagrama de Ishikawa é eficaz porque agrupa as causas potenciais de um problema em categorias padronizadas, permitindo uma análise mais sistemática e detalhada.
II. O Diagrama de Ishikawa é limitado a identificar problemas somente nos processos de produção, não sendo aplicável em áreas como recursos humanos ou serviços.
III. O uso do Diagrama de Ishikawa pode ser flexível, adaptando-se à análise de diferentes aspectos de um processo, como medição, materiais, mão de obra, máquinas, métodos e meio ambiente.
IV. Uma das vantagens do Diagrama de Ishikawa é que ele permite aos gestores atuar de maneira específica e direcionada, facilitando a identificação de soluções que atacam as causas raízes dos problemas, e não apenas seus sintomas.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e II, apenas.

Alternativa 2:

I e III, apenas.

Alternativa 3:

II e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 3
O diretor executivo da empresa de tecnologia Computadores S.A, no início do desenvolvimento de seu empreendimento, conseguiu desenvolver um produto revolucionário que mudaria o rumo da sua organização. A ideia para desenvolver este produto se deu após uma visita feita na empresa Copy Ltda. Nesta visita, o diretor da empresa Computadores S.A teve a oportunidade de avaliar os produtos, serviços e processos de excelência que eram realizados pela empresa Copy Ltda e assim aplicar as melhores práticas e ideias em sua empresa.
Elaborado pelo professor, 2021.


Neste sentido assinale a alternativa correta que representa a ferramenta aplicada pelo diretor executivo da empresa Computadores S.A.

Alternativas
Alternativa 1:

Seis Sigma.

Alternativa 2:

Estratificação.

Alternativa 3:

Brainstorming.

Alternativa 4:

Benchmarking.

Alternativa 5:

Gráfico de Pareto.

Questão 4
ISO é a designação da International Organization for Standardization, entidade fundada em 1946 e que tem sede em Genebra, Suíça. Dessa forma, uma empresa certificada teria, a princípio, uma facilidade maior de transpor barreiras comerciais e conquistar e manter novos mercados. Em tempos de concorrência cada vez mais acirrada, essa decisão pode ser muito interessante para algumas organizações. Como a Norma ISO 9001 possui aplicabilidade prática e o cenário empresarial se encontra em constante mudança, a ISO precisa passar por modificações periódicas (Pedroza, 2015).

Fonte: PEDROZA, J. Atualizações na ISO 9001. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2015.

Considerando o texto base sobre os fatores que motivaram a mudança na norma ISO 9001, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:

A nova versão da ISO 9001 foi atualizada para eliminar a análise de riscos nos processos de gestão.

Alternativa 2:

A mudança na norma ISO 9001 busca aumentar a complexidade dos processos e requisitos documentais.

Alternativa 3:

A nova norma ISO 9001 exige que todas as organizações adotem um manual de qualidade detalhado e complexo.

Alternativa 4:

A atualização da ISO 9001 tem como objetivo alinhar e compatibilizar a estrutura-base com outras normas de sistema de gestão ISO.

Alternativa 5:

A atualização da norma ISO 9001 busca focar exclusivamente na satisfação dos clientes, sem considerar outros envolvidos no processo.

Questão 5
A Associação Brasileira de Normas Técnicas é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que atua como órgão responsável pela normalização técnica no Brasil. Fundada em 1940, a ABNT desenvolve e pública normas técnicas que visam a padronização de produtos, serviços e processos, promovendo a qualidade, segurança e eficiência em diversos setores da economia. Suas normas são elaboradas por comitês técnicos compostos por especialistas de diferentes áreas, buscando sempre o consenso entre as partes interessadas para garantir a eficácia e aplicabilidade das regulamentações. Dentre os vários organismos credenciados pelo INMETRO para a realização de auditorias e certificação de empresas, destaca-se a ABNT, a qual apresenta os principais objetivos de normalização: Intercambialidade; controle da variedade; proteção ao meio ambiente; segurança comunicação; compatibilidade; proteção do produto; eliminação de barreiras técnicas e comerciais (ABNT, 2016).

Fonte: ABNT (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS). Normas Técnicas. Rio de Janeiro: ABNT, 2016.


Considerando o texto base sobre os objetivos de normalização da ABNT, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

A normalização visa estabelecer soluções para assuntos únicos e raramente repetitivos.

Alternativa 2:

A normalização busca aumentar a complexidade dos processos para garantir a qualidade.

Alternativa 3:

A normalização é utilizada principalmente para criar novas barreiras técnicas e comerciais.

Alternativa 4:

O objetivo da normalização é garantir a exclusividade das informações técnicas a poucos especialistas.

Alternativa 5:

A normalização é uma ferramenta utilizada para simplificar assuntos repetitivos e autodisciplinar os agentes de mercado.

Questão 6
A Era da Garantia da Qualidade é caracterizado pela consideração de várias características, sendo que o principal objetivo é garantir a qualidade dos produtos e dos processos de produção. Dessa forma, é a transição de um movimento em nível operacional para toda a gestão do negócio. O departamento de produção considera que a qualidade não pode ser obtida apenas pelo departamento de produção, mas pela interação com outros departamentos.

Considerando o assunto, analise as afirmativas a seguir:

I. O controle da qualidade visa prevenir a ocorrência de defeitos e diminuir a probabilidade de o produto não possuir falhas.
II. O papel dos profissionais que trabalham com a qualidade foca os esforços na mensuração e no planejamento da qualidade.
III. A responsabilidade pela garantia da qualidade não deve ser apenas do departamento de produção; por isso, a diretoria deve assegurar que todos os planos e objetivos sejam atingidos.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

II, apenas.

Alternativa 2:

III, apenas.

Alternativa 3:

I e II, apenas.

Alternativa 4:

I e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

Questão 7
De acordo com Carpinetti (2012), os atributos avaliados como percepção de qualidade pelo cliente são diversos e incluem aspectos como desempenho técnico, facilidade de uso, disponibilidade, confiabilidade, mantenabilidade, durabilidade, conformidade, instalação e orientação de uso, assistência técnica, interface com o usuário, interface com o meio ambiente, estética, e qualidade percebida e imagem da marca.
Fonte: CARPINETTI, L. C. R. Gestão da Qualidade: Conceitos e Técnicas. São Paulo: Atlas, 2012.
Considerando o texto e os atributos avaliados como percepção de qualidade pelo cliente, analise as afirmativas a seguir:
I. A facilidade ou conveniência de uso está diretamente relacionada ao grau com que o produto cumpre funções secundárias que suplementam a função básica, além da função principal.
II. A confiabilidade do produto é medida pela probabilidade de ele realizar sua função básica sem falhas, sob condições específicas de uso e durante um período determinado, não necessariamente levando em conta a durabilidade do produto.
III. A mantenabilidade refere-se à vida útil média de um produto, considerando os pontos de vista técnico e econômico.
IV. A interface com o meio ambiente avalia o impacto sob o ponto de vista ergonômico, de risco de vida e de comunicação do usuário com o produto.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e II, apenas.

Alternativa 2:

I e IV, apenas.

Alternativa 3:

II e III, apenas.

Alternativa 4:

I, III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 8
Você foi contratado como consultor de qualidade da empresa Sigma S.A e o seu primeiro desafio foi encontrar a solução para o grande desperdício de dinheiro da organização proveniente da fábrica. O primeiro aspecto identificado foi que tanto os funcionários como os equipamentos passavam algumas horas do dia ociosos pela falta de planejamento do processo produtivo.
Elaborado pelo professor, 2019.
Diante o caso hipotético descrito acima, assinale a alternativa que indica o tipo de desperdício que a fábrica estava causando.
Alternativas
Alternativa 1:

Desperdício de espera.

Alternativa 2:

Desperdício de movimento.

Alternativa 3:

Desperdício de superprodução.

Alternativa 4:

Desperdício de processamento.

Alternativa 5:

Desperdício de transporte interno.

Questão 9
Imagine que na cidade de São Limpo, a empresa Brilho e Limpeza realizou uma auditoria de qualidade para garantir a excelência dos serviços. Durante a auditoria, foram identificados pontos fortes, como alta satisfação dos clientes, e áreas para melhorias, como padronização de relatórios e controle de estoque. Após análise e ajustes, a empresa implementou novos procedimentos e treinamentos. Assim, a Brilho e Limpeza fortaleceu sua reputação como uma empresa confiável e eficiente em serviços de limpeza, mantendo altos padrões de qualidade.

Sobre as auditorias em qualidade, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As auditorias são realizadas com único foco de identificar falhas operacionais.

Alternativa 2:

Auditorias em qualidade não são necessárias para os altos gerentes da organização.

Alternativa 3:

As auditorias são exclusivamente realizadas para avaliar o desempenho financeiro da empresa.

Alternativa 4:

O principal objetivo das auditorias é promover a competição entre os departamentos da empresa.

Alternativa 5:

A finalidade das auditorias é fornecer informações imparciais e independentes para todos os níveis hierárquicos da organização.

Questão 10
Para o controle da produção, podem ser utilizadas diversas ferramentas que permitem ter uma visualização do cenário produtivo do empreendimento. Uma das principais técnicas do controle estatístico do processo é o gráfico de controle. Ao cruzar as informações da média amostral com o tempo, por exemplo, é possível estabelecer uma linha central, considerada como ideal, e linhas superiores e inferiores, que consideram os limites do aceitável. Dessa forma, é possível saber, ao longo de determinado período, se há variabilidade e em que nível foi feita.

Considerando o exposto, analise as afirmativas a seguir:

I. Os resultados são excelentes quando se mantêm dentro do intervalo das linhas inferior e superior, ainda mais quando próximos da linha central.
II. A produção deve estar na linha central para ser considerada como apta e bem acabada, podendo ser comercializada para os clientes.
III. A média amostral é uma forma de analisar o comportamento do processo produtivo durante determinado período, o que é essencial para corrigir possíveis problemas.

​É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

III, apenas.

Alternativa 2:

I e II, apenas.

Alternativa 3:

I e III, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

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