FECHAR

ATIVIDADE 2 - ADM - COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR - 53_2025

R$25,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 2 - ADM - COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR - 53_2025

ATIVIDADE 2 - ADM - COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR - 53_2025

QUESTÃO 1
O consumidor, ao realizar o processo de compra, assume diferentes papéis dentro desse processo e contexto. Cabe às organizações compreender tais papéis de compra do consumidor, buscando compreender como seus públicos se comportam dentro desse processo e, com isso, obter informações que auxiliem no desenvolvimento de suas ações de comunicação, marketing e venda no mercado.

Fonte: adaptado de: FRANCISCO, C. C. B.; COUTINHO, F. G. A.; DOMINGUES, D. A. S. Comportamento do consumidor. Maringá: UniCesumar, 2021.

Assinale a alternativa que apresenta o papel exercido pelo consumidor, que envolve a ação de decidir o que será comprado, como e onde o produto e/ou serviço podem ser adquiridos:

Alternativas
Alternativa 1 - Usuário.
Alternativa 2 - Iniciador.
Alternativa 3 - Decisor.
Alternativa 4 - Comprador.
Alternativa 5 - Influenciador.
QUESTÃO 2
"Atualmente, as empresas têm enfrentado uma concorrência jamais vista. Se forem capazes, porém, de passar de uma orientação de vendas para uma orientação de marketing, poderão ter um desempenho melhor que o das rivais. E a essência de uma orientação de marketing bem concebida é o forte relacionamento com os clientes. Os profissionais de marketing devem se conectar com os clientes — informá-los, engajá-los e talvez até fazer com que participem ativamente do processo".

Fonte: KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson, 2012.

De tempos em tempos o comportamento do consumidor tem sido moldado e mudado. Dessa forma, é decisivo que as empresas compreendam sobre o comportamento do consumidor. Nesse sentido, o comportamento do consumidor deve ser compreendido como:
Alternativas
Alternativa 1 - A influência psicológica sofrida pelos consumidores, especialmente advindas de gatilhos gerados pelo marketing de relacionamento e de propagandas voltadas para o público-alvo.
Alternativa 2 - A necessidade de comprar produtos para garantir a subsistência de cada pessoa, consistindo na compra desses produtos, especificamente, no momento do pagamento e aquisição do bem.
Alternativa 3 - A forma como as empresas dirigem suas estratégias de marketing voltadas para ativar o desejo de compra e a necessidade de consumo dentro do contexto social, psicológico e econômico de cada consumidor.
Alternativa 4 - A satisfação de desejos dos clientes fiés e empoderados que buscam informações e pesquisam sobre os produtos que necessitam em diversos canais para que, assim, possam realizar a melhor aquisição.
Alternativa 5 - A forma como os indivíduos escolhem, compram e utilizam produtos e serviços dentro do contexto social e cultural no qual estão inseridos e de acordo com preferências e influências advindas de diversos fatores.
QUESTÃO 3
Vivemos em uma sociedade na qual a informação circula em alta velocidade pelos mais diversos meios de comunicação e interação existentes. Com isso, os consumidores passam a ter acesso a diversos e diferentes produtos e/ou serviços existentes no mercado e que são capazes de atender tanto as suas necessidades quanto os seus desejos de consumo. Porém, a propagação desenfreada de comunicação, e a criação de desejo por marcas, produtos e/ou serviços, vem gerando discussões quanto ao consumismo e ao consumerismo dos indivíduos.

Fonte: ​FRANCISCO, C. C. B.; COUTINHO, F. G. de A.; DOMINGUES, D. A. dos S. Comportamento do Consumidor. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2021.

Considerando as informações anteriores, referente ao Consumerismo, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. O Consumerismo é considerado uma forma de consumo e compra realizada pelos consumidores que ocorre de maneira racional e responsável, com base em questões sociais e culturais.

PORQUE

II. Cabe ao Consumerismo levar o consumidor a adoção de determinado estilos de vida e que são propagados pelas ações de comunicação e marketing da empresa e que se adequam a sua realidade.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 4
Existem diversas teorias que auxiliam no entendimento e estudo do comportamento do consumidor, sendo uma delas a Teoria dos Traços. Tal teoria busca compreender a personalidade do individuo com base em suas características psicológicas e que, são denominadas de traços. São as características que fazem com que uma pessoa seja diferente da outra, buscando identificar os traços de personalidade do indivíduo, visando prever seu comportamento futuro. Para que essas análises sejam realizadas, verificamos a existência de 3 (três) hipóteses que delineiam a Teoria dos Traços.

Fonte: adaptado de: FRANCISCO, C. C. B.; COUTINHO, F. G. A.; DOMINGUES, D. A. S. Comportamento do consumidor.Maringá: UniCesumar, 2021.

Considerando tais hipóteses, analise as afirmativas a seguir:

I. A primeira hipótese afirma que os traços são diferentes a cada indivíduo, o que pode atrapalhar a realização da segmentação de mercado pelas organizações.

II. A segunda hipótese trabalha com a ideia de que os traços são estáveis, e exercem efeitos no comportamento do consumidor, sempre considerando o ambiente em que estão inseridos.

III. A terceira hipótese determina que os traços podem ser obtidos pela realização de uma mensuração com o uso de indicadores comportamentais dos indivíduos.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - III, apenas.
Alternativa 3 - I e II, apenas.
Alternativa 4 - II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III.
QUESTÃO 5
Com o desenvolvimento da sociedade e, principalmente, da tecnologia, o consumidor altera seu comportamento e sua forma de compra, mudando não apenas sua participação, mas também a forma como cria conteúdos e conquista espaços frente às empresas. Surge, assim, o Consumidor 2.0, que, além de ser capaz de escolher o que quer comprar e de quem comprar, também passa a definir a forma como deseja usar a comunicação em seu dia a dia, emitindo sua opinião quanto à compra realizada.

Fonte: adaptado de: FRANCISCO, C. C. B.; COUTINHO, F. G. A.; DOMINGUES, D. A. S. Comportamento do consumidor.Maringá: UniCesumar, 2021.

Sobre o Consumidor 2.0 e suas características, analise as afirmativas a seguir:

I. O Consumidor 2.0 torna-se agenda da marca, pois, além de comprar o produto e/ou serviço, é capaz de divulgar a empresa.

II. Trata-se de um consumidor denominado editor, pois é capaz de formar opiniões quanto à marca, produtos e/ou serviços.

III. O Consumidor 2.0 é um indivíduo que compartilha informação e possui público, sendo capaz de promover e ter alcance em suas mensagens.

IV. São consumidores infocados, pois têm acesso a diversas informações o tempo todo.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - I e II, apenas.
Alternativa 3 - III e IV, apenas.
Alternativa 4 - II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
QUESTÃO 6
Maria possui uma loja que vende materiais de construção em sua cidade. Seu maior público está em pessoas que compram matérias visando realizarem pequenas reformas em suas residências por contra própria, ou seja, sem a contratação de uma empresa profissional para a execução desse serviço. Após uma breve pesquisa junto a seus consumidores, Maria compreendeu que os mesmos se utilizam de experiências vividas e que estão guardadas em suas memórias para realizar a escolha dos produtos a serem comprados.

A resposta obtida por Maria em sua análise encaixa-se no estudo com Comportamento do Consumidor na representação do Conjunto Evocado e do Conjunto Considerado, utilizado durante o processo de avaliação das alternativas existentes para compra e consumo pelos indivíduos.

Fonte: Elaborado pela professora.

Considerando as informações anteriores, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. As possíveis soluções para as necessidades que o consumidor já conhece são apresentadas no Conjunto Considerado.

PORQUE

II. O Conjunto Evocado compõe e apresenta alguma das alternativas possíveis e que, podem sanar as necessidades apresentadas pelo consumidor em algumas ocasiões.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 7
“O marketing de relacionamento procura criar novo valor para os clientes e compartilhar esse valor entre o produtor e o consumidor; reconhece o papel fundamental que os clientes individuais têm, não apenas como compradores, mas na definição do valor que desejam. Anteriormente, esperava-se que as empresas identificassem e fornecessem esse valor a partir daquilo que elas consideravam como um produto. Com o marketing de relacionamento, entende-se que o cliente ajuda a empresa a fornecer o pacote de benefícios que ele valoriza. Assim, o valor é criado com os clientes e não por eles

Fonte: BOGMANN, I. M. Marketing de relacionamento: estratégias de fidelização e suas implicações financeiras. São Paulo: Nobel, 2000.

O texto destaca o papel do marketing de relacionamento para as organizações. Dessa forma, com base nas abordagens presentes na Introdução ao Comportamento do Consumidor, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Com relação às abordagens do comportamento do consumidor, uma das abordagens mais recentes é a orientação para o marketing de relacionamento, que tem por objetivo realizar uma transação com o consumidor.
 PORQUE

II. Para que o marketing de relacionamento se estabeleça, é preciso reforçar a necessidade de se conhecer melhor o consumidor e compreender suas demandas por produtos e serviços.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 8
Apesar das organizações terem como objetivo de mercado a lucratividade, é preciso entender que não basta apenas vender para ganhar dinheiro e destacar-se no mercado. As vendas, o lucro e o desenvolvimento da empresa devem ser pautados na ética, para que, tanto consumidores quanto organização, sejam beneficiados no mercado. Com isso, as trocas de mercado, entre empresa e consumidores deve ocorrer de maneira que ambos fiquem satisfeitos e não haja prejuízos para nenhum dos dois lados, sendo realizada uma troca ética.

Fonte: ​FRANCISCO, C. C. B.; COUTINHO, F. G. de A.; DOMINGUES, D. A. dos S. Comportamento do Consumidor. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2021.

Considerando as informações anteriores, referente à Troca Ética, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A troca ética ocorre quando empresa e consumidores conhece, por completo, o acordo que estão celebrando no momento de venda e compra.

PORQUE
II. É preciso que nenhuma das partes que participam desse processo de troca, ou seja, empresa e consumidores, omita, de maneira intencional, informações relevantes a outra parte.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 9
O consumidor recebe estímulos externos que podem levá-lo a realizar a compra de um determinado produto e/ou serviço, além dos estímulos internos que possui devido às suas experiências. Porém, não são apenas esses estímulos que levam ao pensamento, percepção e ideias que os indivíduos possuem a respeito de algo que desejam adquirir. Ao realizar ações de comunicação e marketing para o consumidor, as organizações são capazes de desencadear pensamentos, ideias e experiências, realizando o atributo desencadeador. Essa observação e reprodução de comportamento, à qual o consumidor está exposto, é denominada de Aprendizagem Observacional, realizada pelas seguintes etapas: (1) Atenção, (2) Retenção, (3) Processo de Produção, (4) Motivação, (5) Aprendizagem Observacional.

Fonte: adaptado de: FRANCISCO, C. C. B.; COUTINHO, F. G. A.; DOMINGUES, D. A. S. Comportamento do consumidor.Maringá: UniCesumar, 2021.

Sobre as etapas da Aprendizagem Observacional, analise as afirmativas a seguir:

I. Na etapa de Processo de Produção, o consumidor possui a habilidade para realizar o comportamento.

II. Quando o consumidor realiza a retenção desse comportamento da memória, ocorre a etapa de Retenção.

III. Ao se concentrar em um comportamento de um modelo, durante esse processo, o consumidor realiza a etapa de Atenção.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - III, apenas.
Alternativa 3 - I e II, apenas.
Alternativa 4 - II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III.
QUESTÃO 10
Analise o caso hipotético a seguir:

A empresa Top BR produz roupas voltadas ao público feminino, como calças jeans e camisetas básicas, vendendo seu produto em toda a região Sul do país. Contudo, além de vendedora de produtos, a empresa também é consumidora organizacional, pois necessita comprar matéria-prima, como tecidos, para a produção dos produtos que serão vendidos ao seu público. Para isso, a empresa Top BR apresenta os papéis de compra do consumidor organizacional, sendo um deles o que envolve o profissional da organização habilitado a realizar análises técnicas quanto aos fornecedores e, para isso, utiliza-se de instrumentos como análise de valor e de custo.

Elaborado pelo professor.

Assinale a alternativa que representa corretamente o Papel do Consumidor Organizacional descrito no caso apresentado:

Alternativas
Alternativa 1 - Usuário.
Alternativa 2 - Analista.
Alternativa 3 - Decisor.
Alternativa 4 - Comprador.
Alternativa 5 - Influenciador.
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu