FECHAR

ATIVIDADE 1 - HIST - PRÁTICA DE ENSINO: DOCUMENTOS E TECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO DE HISTÓRIA - 53_2025

R$0,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 1 - HIST - PRÁTICA DE ENSINO: DOCUMENTOS E TECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO DE HISTÓRIA - 53_2025

ATIVIDADE 1 - HIST - PRÁTICA DE ENSINO: DOCUMENTOS E TECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO DE HISTÓRIA - 53_2025

 

Inteligência Artificial na Educação: conheça os efeitos dessa tecnologia no ensino e na aprendizagem

 

 

 

A Inteligência Artificial (IA) vem impactando as relações sociais e diversos processos organizacionais. Na educação, novas soluções para ensino e aprendizagem estão sendo usadas em diversos contextos de modo a apoiar as atividades dos professores. Instituições de ensino e governos também estão usando a IA em sistemas de gestão escolar e análise de dados. São tecnologias diferentes trabalhando juntas para permitir que as máquinas percebam, compreendam, ajam e aprendam com níveis de inteligência semelhantes aos humanos.

 

Atualmente, entretanto, a maioria das tecnologias educacionais baseadas em IA são usadas no setor privado. Para quem trabalha no setor público, em países em desenvolvimento, como o Brasil, surgem algumas questões sobre as possibilidades dessa tecnologia, suas aplicações práticas, como se preparar para seu uso e como mitigar possíveis riscos para a segurança e a reprodução de desigualdades.

 

Uma pesquisa da empresa de consultoria McKinsey, com 2000 professores dos Estados Unidos, Canadá, Cingapura e Reino Unido sugere que 20 a 40% das horas atuais dos professores – o equivalente a 13 horas por semana – são gastas em atividades que poderiam ser automatizadas usando tecnologia já existente. Ainda de acordo com a pesquisa da McKinsey, a área com maior potencial de automação é a preparação das aulas. Os professores entrevistados revelaram gastar em média 11 horas por semana em atividades de preparação. Estima-se que o uso eficaz da tecnologia poderia reduzir esse tempo para apenas seis horas. Mesmo que os professores passem o mesmo tempo se preparando, a tecnologia poderia tornar esse tempo mais eficaz, ajudando-os a criar planos de aula e abordagens ainda melhores. A automação poderia reduzir também o tempo que os professores gastam com atividades administrativas - de cinco para apenas três horas por semana.

 

Antes de elencar quais são esses benefícios, é importante definir o que é Inteligência Artificial aplicada na educação - algo que vem sendo estudado na academia há mais de três décadas. Para os autores da publicação mencionada, \"Intelligence Unleashed\", IA refere-se a \"sistemas de computador que foram projetados para interagir com o mundo através de capacidades (por exemplo, percepção visual e reconhecimento de fala) e comportamentos inteligentes (por exemplo, avaliando as informações disponíveis e, em seguida, tomando a ação mais sensata para atingir um objetivo declarado) que seriam consideradas essencialmente humanos\".

 

Um dos objetivos do uso da IA na educação é abrir a chamada \"caixa preta do aprendizado\", ou em outras palavras, contribuir para uma compreensão mais profunda e detalhada de como o aprendizado realmente acontece (por exemplo, como é influenciado pelo contexto socioeconômico e físico dos alunos ou por tecnologia).

 

Neste contexto, a IA na educação oferece a possibilidade de uma aprendizagem mais personalizada, flexível, inclusiva e envolvente. Além disso, as ferramentas fornecem informações não apenas sobre o que está sendo aprendido, mas também como está sendo aprendido e como os alunos estão se sentindo. Ainda, a IA pode ajudar os professores a criar ambientes de aprendizagem colaborativa e a atender as necessidades de seus alunos por meio de técnicas de mineração de dados educacionais para \"rastrear\" o comportamento dos alunos, processamento de linguagem natural, rastreamento ocular e outros sensores.

 

De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – Unesco, a IA pode ser relevante em duas frentes: (a) personalização da aprendizagem e melhoria do desempenho escolar, (b) em sistemas de gestão escolar e análise de dados. Na primeira vertente, a robótica de telepresença permite, por exemplo, que alunos com necessidades especiais frequentem escolas em casa ou hospital, ou mantenham a continuidade da aprendizagem em situações de crise. Além disso, a IA pode contribuir para a promoção da aprendizagem colaborativa.

 

Com base em técnicas de IA, como aprendizado de máquina e processamento de texto superficial, sistemas de IA são usados para monitorar grupos de discussão assíncronos, fornecendo aos professores informações sobre as discussões e suporte aos alunos para orientar o envolvimento e a aprendizagem. E, ainda, ajudar a mapear os planos de aprendizagem individuais de cada aluno e trajetórias, seus pontos fortes e fracos, assuntos mais facilmente assimilados ou aprendidos, e preferências de atividades de aprendizagem.

 

No que se refere a sistemas de informações gerenciais, que coletam, armazenam, processam, analisam e divulgam informações para planejamento educacional e gestão, os algoritmos de IA podem ser úteis para subsidiar decisões baseadas em dados para melhorar a educação escolar. Um sistema aprimorado com IA tem uma capacidade muito mais robusta para analisar automaticamente os dados e gerar dashboards, além de realizar análises preditivas.

 

 

 

Leia na íntegra em: . Acesso em 05 de Junho de 2025.

 

 

 

 

 

A aplicação da Inteligência Artificial (IA) no campo educacional tem promovido transformações significativas nos processos de ensino e aprendizagem, ao possibilitar a personalização dos conteúdos, a otimização de procedimentos administrativos e o desenvolvimento de novas metodologias pedagógicas. Tecnologias e a automação contribuem para a criação de sistemas educacionais adaptativos, os quais ajustam o conteúdo às necessidades específicas de cada discente, rompendo com o modelo tradicional, caracterizado por sua linearidade e padronização. Nesse contexto, a utilização da IA não apenas dinamiza o processo educativo, mas também favorece a inclusão e a democratização do acesso ao conhecimento, aspectos relevantes para a reflexão crítica dos profissionais da Educação, ao considerarem as implicações sociais, culturais e tecnológicas no desenvolvimento das práticas educativas contemporâneas.

 

No entanto, para os professores de História da Educação Básica, compreender o impacto da IA na educação demanda um olhar crítico, ancorado na análise dos processos históricos que envolvem as relações entre tecnologia, sociedade e conhecimento. Historicamente, as inovações tecnológicas têm desempenhado papel central nas transformações dos sistemas educativos, desde a invenção da imprensa, que democratizou o acesso à informação no século XV, até o advento da internet, que globalizou o fluxo de saberes no final do século XX. Nesse sentido, a IA representa mais uma etapa desse processo contínuo de reconfiguração dos mecanismos de produção e difusão do conhecimento.

 

Portanto, analisar o papel da IA na educação não se resume a compreender seus benefícios tecnológicos, mas implica também reconhecer que sua implementação enfrenta desafios e obstáculos que vão desde a falta de capacitação de professores até o uso indiscriminado por parte dos estudantes. Neste âmbito, como futuro professor de História atento as mudanças que permeiam os processos educacionais, leia os artigos disponíveis no Material da Disciplina sobre o tema e elabore um texto dissertativo contemplando os itens a seguir:

 

  1. a) Três pontos negativos ou que merecem atenção na utilização da IA durante as aulas de História no Ensino Fundamental II (6º a 9º ano);

 

  1. b) Levando em consideração este debate, como você faria uso da IA em suas aulas tornando-as mais dinâmicas e atrativas, mas sem perder de vista o pensamento crítico que perpassa a disciplina de História;

 

​Orientações:

 

​- Seu texto deverá conter no mínimo 15 linhas e no máximo 30 linhas.

 

- Leia novamente o que escreveu, amplie as ideias e conclua sua atividade.

 

- Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto antes de enviá-lo.

 

- Todos os materiais utilizados devem ser devidamente referenciados. 

 

Bom estudo!

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu