FECHAR

ATIVIDADE 1 - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: GESTÃO DO CONHECIMENTO - 53_2025

R$30,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 1 - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: GESTÃO DO CONHECIMENTO - 53_2025

ATIVIDADE 1 - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: GESTÃO DO CONHECIMENTO - 53_2025

Questão 1

O sucesso de uma empresa depende de muitos fatores, alguns mais óbvios, como investimentos, produtos ou serviços de qualidade e bons vendedores. Outros, mais estratégicos e profundos, garantem a sustentabilidade e longevidade da empresa no mercado. Ter uma eficiente gestão do conhecimento é um destes fatores que solidificam a base para que um negócio cresça e se desenvolva de forma contínua.

A gestão do conhecimento deve ser desenvolvida e aprimorada para que uma empresa nunca dependa de um grupo limitado de colaboradores para crescer como negócio, para ganhar produtividade ou para aplicar as melhores práticas de produção, de comunicação e de vendas.

Fonte: Disponível em: https://www.trecsson.com.br/blog/educacao/gestao-do-conhecimento. Acesso em: 24 abr. 2024.

Considerando os estudos da disciplina sobre gestão do conhecimento, avalie as afirmações a seguir:

I. A relevância da gestão do conhecimento é ressaltada pela sua capacidade de impulsionar o processo de aprendizagem dentro da organização, facilitar a ágil solução de desafios complexos e promover a tomada de decisões fundamentadas.

II. A gestão do conhecimento consiste em um processo em constante fluxo, envolvendo a geração, a partilha, a aplicação e a atualização do conhecimento organizacional.

III. A gestão do conhecimento vai além da simples transmissão de informações, estimula a inovação e proporciona vantagem competitiva.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II, apenas.

Alternativa 3:

I e III, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

Questão 2

O que é o capital intelectual de uma empresa?

O influente pensador na área de gestão empresarial e responsável por difundir o conceito, Thomas Stewart, definiu o capital intelectual como “A soma de tudo o que todas as pessoas na sua empresa sabem, que lhe dá uma vantagem competitiva no mercado”.

Portanto, trata-se de todo o nível de conhecimento, criatividade e inteligência de seus colaboradores. Ao longo da vida, os profissionais passam por diversas experiências sociais, pessoais e profissionais que vão sendo aprimoradas e desenvolvidas.

Dentro das empresas, essas experiências individuais são um importante ativo imaterial e têm a capacidade de gerar inovações e conhecimentos na empresa. Isso contribui para o desenvolvimento corporativo, representando um diferencial competitivo.

Fonte: Disponível em: https://blog.solides.com.br/capital-intelectual/. Acesso em: 24 abr. 2024.

Considerando o texto acima e os estudos da disciplina sobre o capital intelectual, avalie as afirmações a seguir:

I. As diversas dimensões do capital intelectual desempenham um papel crucial no êxito das corporações, fomentando estímulos à inovação.

II. Ao longo do tempo, o conceito de capital intelectual evoluiu, emergindo como um recurso de substancial valor para as empresas.

III. O capital intelectual representa o acervo de conhecimento presente dentro de uma organização, passível de ser empregado para gerar uma vantagem competitiva em seu favor.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II, apenas.

Alternativa 3:

I e III, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

Questão 3

As estratégias para a gestão do conhecimento são abordagens planejadas e sistemáticas que uma organização adota para criar, compartilhar, armazenar e utilizar o conhecimento de forma eficaz. Essas estratégias visam melhorar a tomada de decisões, inovação, eficiência e desempenho geral da organização.

Fonte: Estudo Contemporâneo e Transversal: Gestão do Conhecimento. Florianópolis, SC: Arqué, 2024.

Considerando as estratégias para a gestão do conhecimento, avalie as afirmações a seguir:

I. Comunidades de prática são grupos formados por colaboradores que compartilham interesses diferentes, mas que se reúnem ocasionalmente para discutir questões específicas relacionadas ao seu trabalho.

II. A mentoria e a tutoria consistem em programas formais ou informais onde profissionais mais experientes compartilham seu conhecimento com aqueles menos experientes.

III. A gestão de documentos é uma estratégia que visa ordenar, guardar e assegurar o acesso eficiente a documentos, manuais e informações importantes, tornando mais fácil o compartilhamento de conhecimento.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II, apenas.

Alternativa 3:

I e III, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

Questão 4

A eficaz gestão do conhecimento requer uma abordagem equilibrada entre os tipos de conhecimento, reconhecendo as vantagens de cada um e facilitando sua interação. O ciclo da gestão do conhecimento não apenas torna o conhecimento acessível, mas também fomenta a cultura de aprendizado constante, alavancando os ativos intelectuais da organização.
O processo de criação do conhecimento organizacional, segundo Nonaka e Takeuchi (2008), envolve quatro modos de conversão do conhecimento, que acontecem em um ciclo dinâmico: externalização, combinação, internalização e socialização.

Fonte: BIAZON, Victor Vinicius. Estudo Contemporâneo e Transversal: Gestão do Conhecimento. Florianópolis, SC: Arqué, 2024 (adaptado).

Considerando os estudos da disciplina e as informações do texto acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. Na fase da internalização, o conhecimento explícito é absorvido pelos indivíduos, isto é, é integrado ao seu conhecimento tácito pessoal através da vivência e da prática.

PORQUE

II. Na externalização, o conhecimento explícito é convertido em conhecimento tácito através da expressão em formas tangíveis, como analogias e hipóteses.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 5

Envolve a aquisição de fato do conhecimento organizacional. O conhecimento pode ser proveniente de não só de fontes externas, mas também das internas à organização; neste ponto inclui-se a transição do conhecimento individual dos membros para conhecimento organizacional. Na presente etapa, o conhecimento é reconhecido e obtido a partir de uma variedade de fontes, incluindo documentos, vivências práticas e especialistas.

Fonte: Disponível em: https://www.santabiblioteconomia.com.br/dicas/dicas-de-estudo/resumo-sobre-gestao-do-conhecimento/. Acesso em: 23 abr. 2024. BIAZON, Victor Vinicius. Estudo Contemporâneo e Transversal: Gestão do Conhecimento. Florianópolis, SC: Arqué, 2024 (adaptado).

Assinale a opção correta que indica a etapa do ciclo da gestão do conhecimento correspondente à descrição do texto acima:

Alternativas
Alternativa 1:

Criação.

Alternativa 2:

Captura.

Alternativa 3:

Aplicação.

Alternativa 4:

Preparação.

Alternativa 5:

Compartilhamento.

Questão 6

Ciclo em que o conhecimento organizacional é revertido para o benefício concreto da organização. O saber disseminado é empregado na resolução de problemas, na promoção da inovação e no aprimoramento de procedimentos. Esta fase fecha o ciclo ao converter o conhecimento em ações práticas.

Fonte: Disponível em: https://www.santabiblioteconomia.com.br/dicas/dicas-de-estudo/resumo-sobre-gestao-do-conhecimento/. Acesso em: 23 abr. 2024. BIAZON, Victor Vinicius. Estudo Contemporâneo e Transversal: Gestão do Conhecimento. Florianópolis, SC: Arqué, 2024 (adaptado).

Assinale a opção correta que indica a etapa do ciclo da gestão do conhecimento correspondente à descrição do texto acima:

Alternativas
Alternativa 1:

Criação.

Alternativa 2:

Captura.

Alternativa 3:

Aplicação.

Alternativa 4:

Preparação.

Alternativa 5:

Compartilhamento.

Questão 7

A gestão do conhecimento é vital para otimizar o potencial intelectual das organizações. Suas etapas essenciais - captura, criação, compartilhamento e aplicação - formam um ciclo contínuo de transformação do conhecimento. Este ciclo contribui para melhorar constantemente a inteligência organizacional, imagine um ciclo contínuo em que cada fase se conecta à próxima, formando um loop de constante aprendizado e melhoria.

Fonte: Estudo Contemporâneo e Transversal: Gestão do Conhecimento. Florianópolis, SC: Arqué, 2024 (adaptado).

Considerando o ciclo da gestão do conhecimento, avalie as afirmações a seguir:

I. Na etapa da criação o conhecimento é empregado na resolução de problemas, na inovação e no aprimoramento de processos, convertendo o conhecimento em ações práticas.

II. Durante a etapa de compartilhamento do conhecimento, ocorre a disseminação deste entre os integrantes da instituição.

III. A etapa de aplicação do conhecimento se concentra em identificar e extrair informações de fontes diversas.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II, apenas.

Alternativa 3:

I e III, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

Questão 8

Os modos de conversão fazem parte dos estudos e trabalhos voltados para a área de Gestão do Conhecimento. Os principais responsáveis pela criação deste conceito, que também pode ser chamado de Espiral do Conhecimento, são os professores Ikujiro Nonaka e Hirotaka Takeuchi, que falaram bastante sobre o tema em seu livro “The Knowledge-Creating Company”.
Esta teoria, que também é conhecida como modelo SECI, apresenta, basicamente, o resultado da interação que acontece entre o conhecimento tácito e o conhecimento explícito.
Assim, é possível dizer que existem quatro modos diferentes de conversão do conhecimento que são: externalização, combinação, internalização e socialização.

Fonte: Disponível em: https://www.ibccoaching.com.br/portal/vida-profissional/quatro-modos-conversao-do-conhecimento-auxilia-na-empresa/. Acesso em: 24 abr.2024.

Considerando os estudos da disciplina e as informações do texto acima, avalie as afirmações a seguir:

I. Socialização: de conhecimento tácito para tácito, esse processo ocorre através de interações sociais, debates e compartilhamento de vivências.

II. Externalização: do conhecimento explícito para o tácito, durante esta fase, o conhecimento explícito é internalizado pelos indivíduos, ou seja, é assimilado em seu repertório de conhecimento tácito pessoal por meio de prática e vivência.

III. Combinação: conhecimento explícito em explícito, nesta etapa são combinados distintos conjuntos de conhecimento explícito com o intuito de gerar novos conhecimentos. Tal processo pode englobar a integração de dados, informações ou conceitos já existentes.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II, apenas.

Alternativa 3:

I e III, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

Questão 9

O modelo de gestão por competências leva em consideração as habilidades dos colaboradores. São os requisitos que fazem com que os profissionais evoluam e cresçam dentro da organização. Mas, você sabe o que é uma competência? Trata-se de um conjunto de habilidades, atitudes e conhecimentos que a pessoa precisa ter para conseguir executar uma determinada tarefa.

Fonte: Disponível em: https://blog.solides.com.br/conheca-o-modelo-de-gestao-por-competencias/. Acesso em: 24 abr. 2024.

Considerando os estudos da disciplina, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A gestão por competências valoriza a relevância das habilidades, conhecimentos e atitudes dos colaboradores para o êxito da organização, porém na gestão por competências não se promove o aprimoramento constante das habilidades dos colaboradores.

PORQUE
II. Na gestão por competências, são estabelecidos os objetivos e metas da empresa, e são identificadas as competências necessárias para atingi-los.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 10

Envolve a distribuição ativa do conhecimento que está sendo acumulado, de maneira a garantir que ele atinja de fato os membros da organização. Note-se que distribuir o conhecimento ativamente é diferente de permitir passivamente que ele seja acessado. Nesta fase, o conhecimento é compartilhado entre os integrantes da instituição, seja por meio de encontros, capacitações, plataformas digitais ou outros canais de comunicação.

Fonte: Disponível em: https://www.santabiblioteconomia.com.br/dicas/dicas-de-estudo/resumo-sobre-gestao-do-conhecimento/. Acesso em: 23 abr. 2024. BIAZON, Victor Vinicius. Estudo Contemporâneo e Transversal: Gestão do Conhecimento. Florianópolis, SC: Arqué, 2024 (adaptado).

Assinale a opção correta que indica a etapa do ciclo da gestão do conhecimento correspondente à descrição do texto acima:

Alternativas
Alternativa 1:

Criação.

Alternativa 2:

Captura.

Alternativa 3:

Aplicação.

Alternativa 4:

Preparação.

Alternativa 5:

Compartilhamento.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu