FECHAR

ATIVIDADE 1 - ATIVIDADE INTEGRADORA COMUM II: INICIAÇÃO ESPORTIVA - 53_2025

R$30,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 1 - ATIVIDADE INTEGRADORA COMUM II: INICIAÇÃO ESPORTIVA - 53_2025

ATIVIDADE 1 - ATIVIDADE INTEGRADORA COMUM II: INICIAÇÃO ESPORTIVA - 53_2025

Questão 1
Muito se tem falado sobre quais tipos de conhecimentos são necessários para o treinador exercer com competência e eficácia a sua função. O treinador necessita desenvolver competências que vão ao encontro do contexto em que ele atuará e de acordo com as necessidades dos atletas. Ao ampliar a sua experiência, ele precisa alargar o seu leque de conhecimentos, suportados nas diferentes ciências que apoiam o esporte, como são as ciências biológicas, as ciências sociais e as metodologias de treino.
RESENDE, Rui; LUZ, Suelen Rodrigues da. Iniciação Esportiva. Maringá - PR: Unicesumar, 2022.


Sabendo disso, o treinador terá de se envolver em ações de formação em caráteres diferentes. Analise as afirmativas abaixo:

I. Formação regular
II. Aprendizagem culta
III. Aprendizagem única
IV. Aprendizagem informal
V. Aprendizagem não formal

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

I e II apenas.

Alternativa 2:

II e IV apenas.

Alternativa 3:

I, II e IV apenas.

Alternativa 4:

I, IV e V apenas.

Alternativa 5:

I, II, III, IV e V.

Questão 2
Sobre o ensino dos jogos desportivos, a comunidade acadêmica entende como um assunto controverso.  As novas correntes pedagógicas de âmbito cognitivo e construtivista, são consideradas abordagens inovadoras no ensino dos esportes. Apesar de apresentar algumas vantagens, como a maior facilidade no ensino e a correção das ações técnicas do jogo, o ensino dos esportes por meio de métodos tradicionais tem sido objeto de críticas por detrimento do método.
RESENDE, Rui; LUZ, Suelen Rodrigues da. Iniciação Esportiva. Maringá - PR: Unicesumar, 2022.

De acordo com Metzeler (2005), veja as características do modelo abaixo:

I. Fornece uma estrutura teórica unificada.
II. Permanece com a ideia central para o ensino.
III. Permite uma avaliação válida da aprendizagem.
IV. Fornece uma linguagem técnica aos professores e treinadores.
V. Facilita a tomada de decisão do professor dentro de uma estrutura formal de trabalho.

Assinale a alternativa correta:

 

Alternativas
Alternativa 1:

II apenas.

Alternativa 2:

I e IV apenas.

Alternativa 3:

II e III apenas.

Alternativa 4:

II, III e IV apenas.

Alternativa 5:

I, II, III, IV e V.

Questão 3
Sabemos que existem modelos a serem seguidos para aplicação metodológica do ensino dos jogos desportivos, no entanto, existe um modelo que se contrapõe aos modelos tradicionais:  o modelo de ensino da “Iniciação Esportiva Universal (IEU)”, proposto por Greco e Benda (1998).
RESENDE, Rui; LUZ, Suelen Rodrigues da. Iniciação Esportiva. Maringá - PR: Unicesumar, 2022.

De acordo com esse modelo, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

O modelo IEU prioriza o rendimento em todo espaço formal de ensino.

Alternativa 2:

Os processos de ensino baseados nesse modelo devem seguir uma linha pratica, sem conhecimento teórico envolvido.

Alternativa 3:

Esse modelo não prioriza uma forma de aprendizagem incidental e intencional, que é aprender jogando e jogar para aprender.

Alternativa 4:

O objetivo desse modelo é tornar o indivíduo capaz de compreender a modalidade esportiva, deixando de lado as diferentes situações-problema no esporte.

Alternativa 5:

O modelo propõe que dentro das modalidades esportivas, o desenvolvimento das capacidades táticas deve ser simultâneo às capacidades coordenativas, técnicas, físicas, sociais e psicológicas.

Questão 4
O esporte de rendimento não é a única opção de participação em modalidades esportivas. Além desse, que também pode ser definido como esporte-performance, há o esporte-educação e o esporte-participação.
RESENDE, R; LUZ, S. R. Iniciação Esportiva. Maringá - PR: Unicesumar, 2022.


Em relação ao esporte-educação, analise as afirmativas a seguir:
 
I. Tem como foco principal o lazer e a diversão.
II. Aborda as modalidades esportivas e suas características, excluindo o aspecto crítico e social.
III. É praticado em escolas e escolinhas de iniciação esportiva e tem como objetivo formar atletas profissionais.
IV. Deve proporcionar vivências de diferentes modalidades esportivas, evitando a exclusão a competição excessiva.
 
É correto o que se afirma em:
 

Alternativas
Alternativa 1:

III, apenas.

Alternativa 2:

IV, apenas.

Alternativa 3:

II e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, II e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 5
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2018) propõe uma categorização para os esportes. Tal modelo de categorização possibilita que as modalidades sejam distribuídas de acordo com as ações motoras intrínsecas realizadas, ou seja, reúne esportes que apresentam exigências motrizes semelhantes no desenvolvimento de suas práticas.
RESENDE, Rui; LUZ, Suelen Rodrigues da. Iniciação Esportiva. Maringá - PR: Unicesumar, 2022.

De acordo com as classificações dos esportes, analise as afirmativas abaixo:

I. Judô, Boxe, Taekwondo são classificados como esportes de combate.
II. Curling, Golf, Tiro com Arco são classificados como esportes de precisão.
​III. Críquete, Softbol, Beisebal são classificados como esportes de campo e taco.
​IV. Remo, Ciclismo, Provas de Atletismo são classificados como esportes de marca.
V. Squash, Beach Tennis, Voleibol, são classificados como esportes de rede/quadra.
VI. Polo Aquático, Rúgbi, Futebol Americano são classificados como esportes de invasão.
VII. Ginástica rítmica, saltos ornamentais, Nado sincronizado são classificados como esportes técnicos-combinatórios.

É correto o que se afirma em:  

Alternativas
Alternativa 1:

I, II e IV apenas.

Alternativa 2:

IV, V e VI apenas.

Alternativa 3:

I, III, IV e V apenas.

Alternativa 4:

I, III, V, VI e VII apenas.

Alternativa 5:

I, II, III, IV, V, VI e VII.

Questão 6
Os modelos de ensino permitem que os jogos desportivos sejam realizados em qualquer ambiente, seguindo algumas características de jogabilidade. Os modelos existem para que a participação seja igualitária e desafie o raciocínio dos praticantes, seja com técnicas ou com as habilidades.
RESENDE, Rui; LUZ, Suelen Rodrigues da. Iniciação Esportiva. Maringá - PR: Unicesumar, 2022.

Sobre os modelos, leia com atenção as proposições abaixo:

I. É importante conceber os jogos desportivos dentro de um modelo de ensino.

 PORQUE


II. Permite ensinar esse jogo de uma maneira modificada. Perde-se sua essência, mas reduz a complexidade, para que o indivíduo compreenda suas características.

É correto afirmar que:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 7
De acordo com alguns autores, sobretudo Betti (1991), o esporte é caracterizado por uma atividade social institucionalizada, composta por regras e que possui uma base lúdica. O ato de praticar é entendido como uma forma de competição entre dois ou mais oponentes ou do indivíduo contra a natureza. O esporte tem como objetivo a comparação de desempenhos.
RESENDE, Rui; LUZ, Suelen Rodrigues da. Iniciação Esportiva. Maringá - PR: Unicesumar, 2022.
A partir do trecho acima e do estudado em seu livro didático, assinale a alternativa que expõe uma das classificações do esporte de acordo com sua manifestação:


 

Alternativas
Alternativa 1:

Educação, alto rendimento e jogos de aventura.

Alternativa 2:

Aventura, esportes de rede e esportes de linha.

Alternativa 3:

Participação, competição e contraposição.

Alternativa 4:

Educação, participação e performance.

Alternativa 5:

Performance, educação e recreação.

Questão 8
O modelo de ensino IEU apresenta um sistema de formação esportiva no qual se inter-relacionam estruturas que são inerentes às modalidades esportivas. Embora cada estrutura deva ser entendida de forma independente, estas devem atuar em conjunto, considerando os objetivos e metas estipulados.
RESENDE, Rui; LUZ, Suelen Rodrigues da. Iniciação Esportiva. Maringá - PR: Unicesumar, 2022.

Sobre o fragmento de texto acima, assinale a alternativa que dita quais são as estruturas citadas:

Alternativas
Alternativa 1:

Administrativa, jurídica, conteudista e temporal.

Alternativa 2:

Institucional, administrativa, conteúdo e objetivos.

Alternativa 3:

Administrativa, institucional, área de aplicação, conteúdos e temporal.

Alternativa 4:

Área de aplicação, conteúdos, esportivo, institucional e administrativo.

Alternativa 5:

Administrativa, legislativa, institucional, conteúdos e área de aplicação.

Questão 9
O modelo de ensino de Educação Esportiva (Sport Education) visa, igualmente, evidenciar o componente diversão e a competência esportiva. Dessa forma, tem como fim mais específico gerar pessoas com competência esportiva, literadas e entusiásticas.
RESENDE, R; LUZ, S. R. Iniciação Esportiva. Maringá - PR: Unicesumar, 2022.


 
 
Considerando o trecho acima, sobre a competência esportiva é correto afirmar que:

Alternativas
Alternativa 1:

Refere-se à capacidade do atleta em atuar no esporte de alto rendimento.

Alternativa 2:

Refere-se à participação com objetivo de preservar e proteger a cultura esportiva.

Alternativa 3:

Refere-se ao conhecimento esportivo em relação aos valores e tradições do esporte.

Alternativa 4:

Refere-se à capacidade de executar com eficiência as habilidades técnicas específicas do esporte.

Alternativa 5:

Refere-se à habilidade de entender e executar a estratégia de jogo de forma a participar com sucesso no jogo.

Questão 10
Levando em consideração as estruturas que compõem o modelo IEU, é importante ressaltar que todas têm igual importância dentro do processo de ensino. No entanto, devemos nos atentar à uma em específico que pode auxiliar melhor o professor/treinador no entendimento de todo o processo. É a estrutura temporal.
RESENDE, Rui; LUZ, Suelen Rodrigues da. Iniciação Esportiva. Maringá - PR: Unicesumar, 2022.


A estrutura temporal é dividida em 09 (nove) fases. Nesse sentido, analise as características abaixo:

I. O foco nessa fase é desenvolver todas as capacidades motoras e coordenativas gerais.
II. Nesse momento ocorre o aperfeiçoamento e otimização do potencial técnico e tático do indivíduo.
III. O objetivo dessa fase é a iniciação técnica, ou seja, o gesto motor de forma global ou ações motoras gerais que possam ser utilizadas em tarefas esportivas.
IV. Nessa fase, os domínios técnico-tático-psíquicos atingidos na fase anterior serão aprimorados, considerando o aumento da carga de treinamento.
V. Com essa fase jovem terá um acervo motor que permitirá optar por escolher a prática esportiva com vistas ao alto nível de rendimento.
VI. Nessa fase as atividades deverão proporcionar uma vivência ampla de movimentos, sem que haja preocupação com a execução. 
VII. Nessa fase ocorre a otimização das capacidades técnicas, táticas e físicas e capacidades psíquicas e sociais.
VIII. Aqui ocorre a readaptação do ex-atleta à sociedade.
IX. Nessa fase o importante é a manutenção das funções corporais.
 
Assinale a alternativa que classifique de forma correta cada uma das fases:
 
 

Alternativas
Alternativa 1:

I. Fase Universal; II. Fase de Recuperação/readaptação; III. Fase de Orientação; IV. Fase de Alto Nível; V. Fase de Direção; VI. Fase Pré-Escolar; VII. Fase de aproximação/Integração; VIII. Fase de especialização e IX Fase de Recreação e Saúde.

Alternativa 2:

I. Fase Universal; II. Fase de Especialização; III. Fase de Orientação; IV. Fase de Alto Nível; V. Fase de Direção; VI. Fase Pré-Escolar; VII. Fase de aproximação/Integração; VIII. Fase de recuperação/Readaptação e IX Fase de Recreação e Saúde.

Alternativa 3:

I. Fase de Recreação e Saúde; II. Fase de Especialização; III. Fase de Orientação; IV. Fase de Alto Nível; V. Fase Pré-escolar; VI. Fase de Direção; VII. Fase de aproximação/Integração; VIII. Fase de recuperação/Readaptação e IX Fase Universal.

Alternativa 4:

I. Fase Universal; II. Fase de Especialização; III. Fase de direção; IV. Fase de Alto Nível; V. Fase de Orientação; VI. Fase Recreação e Saúde; VII. Fase de aproximação/Integração; VIII. Fase de recuperação/Readaptação e IX Fase Pré-escolar.

Alternativa 5:

I. Fase de alto nível; II. Fase de Especialização; III. Fase pré-escolar; IV. Fase de Alto Nível; V. Fase de Direção; VI. Fase universal; VII. Fase de aproximação/Integração; VIII. Fase de recreação e saúde e IX Fase de recuperação/readaptação.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu