Assumindo que todo planejamento em saúde começa com um levantamento epidemiológico da situação. Responda:

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DESCRIÇÃO

Assumindo que todo planejamento em saúde começa com um levantamento epidemiológico da situação. Responda:

 

 

Assumindo que todo planejamento em saúde começa com um levantamento epidemiológico da situação. Responda:

  1. a) CALCULE o valor da taxa de prevalência da doença, em percentual, nos Bairros A e B, no período considerado.
  2. b) Considerando os resultados encontrados no item (a), CITE qual dos Bairros teria prioridade na abordagem inicial para possíveis medidas a serem propostas ao Bairro? JUSTIFIQUE sua escolha.

Questão 05

Nas últimas décadas, a morbimortalidade por doença diarreica infantil diminuiu significativamente no Brasil, refletindo melhorias em indicadores socioeconômicos, demográficos e de saúde. Entre os fatores associados a essa redução estão o acesso ao saneamento básico, nutrição infantil, vacinação, aleitamento materno, escolaridade materna, acesso a serviços de saúde, uso da terapia de reidratação oral e disseminação de informações sobre prevenção e tratamento. No entanto, esses indicadores variam entre regiões.

Um estudo publicado, em 2009, por Melli e Waldman no Jornal de Pediatria analisou a tendência da mortalidade por diarreia entre menores de 5 anos, no município de Osasco (SP), entre os anos de 1980 e 2000. A tabela a seguir apresenta a taxa de mortalidade por diarreia em crianças menores de 5 anos, os valores dos riscos relativos e intervalos e confiança segundo distritos do município e período.

 

Tabela – Taxa de mortalidade por diarreia em menores de 5 anos*, riscos relativos e intervalos de confiança segundo distritos e período.

 

IC95% = intervalo de confiança de 95%;

ref = grupo de referência para o cálculo do risco relativo;

RR = Risco Relativo.

* Por 100.000 menores de 5 anos.

** População média estimada para 1º de julho de 1993.

*** População média estimada para 1º de julho de 1998.

Fonte: MELLI, L.C, WALDMAN, E. A. Temporal trends and inequality in under-5 mortality from diarrhea. J. Pediatr (Rio J). 2009; 85(1):21-27.

 

Com base nessas informações, responda:

 

  1. a) DEFINA o que é Risco Relativo (RR), EXPLIQUE seu cálculo e qual seu significado.
  2. b) Considerando o período 1991-1995, INTERPRETE o que você observou nos resultados do Risco Relativo (RR) apresentados na tabela.

Orientações para desenvolver sua atividade MAPA:

  1. 1. Leia o livro da disciplina.
  2. 2. Assista às aulas conceituais.
  3. 3. Assista ao video de orientações para a realização da atividade. Link de acesso: https://youtu.be/sXXUJ_0lqcw (copiar e colar no navegador de internet).
  4. 4. Baixe o "Modelo de entrega do MAPA", disponível no ambiente Studeo, na pasta “Material da Disciplina”, e preencha corretamente todos os campos solicitados.
  5. Anexe seu modelo de entrega do MAPA respondido no espaço especifico da atividade MAPA.
  6. 6. Lembre-se de clicar em “Finalizar” para efetivar sua participação.
  7. 7. Evite plagio de informações, lembre-se que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências, serão inquestionavelmente zeradas. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino.

*Essa atividade faz parte da composição de notas da disciplina. Sua realização é muito importante.

Bom trabalho!

 

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