A tecnologia permitiu que a indústria de medicamentos avançasse por meio de ações como o isolamento e sequenciamento do DNA

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DESCRIÇÃO

A tecnologia permitiu que a indústria de medicamentos avançasse por meio de ações como o isolamento e sequenciamento do DNA

 

A tecnologia permitiu que a indústria de medicamentos avançasse por meio de ações como o isolamento e sequenciamento do DNA, possibilitando decifrar mutações e criar novos medicamentos. Alterações no DNA, como adições de nucleotídeos, podem causar falhas na produção de proteínas, ressaltando a importância do estudo detalhado do DNA.

Assim, por meio da manipulação genética, a expressão de proteínas de interesse pode ser corrigida. Também, com a função da expressão apenas de determinadas proteínas, "fábricas biológicas" podem ser criadas para sua produção, baseadas no recorte de uma sequência específica.

Desta forma, a atividade proposta visa comparar sequências de DNA normais e mutantes, identificar os erros genéticos com auxílio de enzimas de restrição, e explorar ferramentas para aprimorar a biotecnologia na área da saúde.

 

Fonte: o professor.

 

 

ETAPA 1: Levantamento e análise de dados genéticos

 

Siga o passo a passo descrito abaixo:

 

1º passo: Aponte a diferença entre as duas sequências de DNA listadas a seguir e em qual posição está localizada na sequência. Anote essas informações no campo correspondente ao passo 1, no formulário de resposta.

 

Código 1: GGTAGAAGTACCTACTGTCAG

Código 2: GAATTCGGTAGAAGTACCTACTGTCAG

 

2º passo: Copie a sequência (linha) do código 1 e vá até o site https://nc3.neb.com/NEBcutter/prj/ . Cole o código 1 no campo: “1. Input or choose sequence” e sem alterar nenhum outro campo, clique em “Submit”. 

 

3ª passo: Recorte do site a imagem do código com as enzimas de restrições apresentadas, como no exemplo abaixo e cole no campo correspondente ao código, no formulário de resposta.

4º passo: Note que para cada enzima de restrição, há uma região de reconhecimento e a seta indica onde ocorrerá o corte no material genético. Analise as enzimas apresentadas.

 

5º passo: Anote as enzimas sugeridas para cortar o fragmento de DNA na fita original e na fita alterada, bem como qual a melhor opção de enzima a ser usada na sequência 2. Anote, além das enzimas, os seus respectivos locais de corte.​

 

6º passo: Repita os passos 2, 3, 4 e 5 para o código 2, clicando em “Create New Project”.​

 

ETAPA 2: Interpretação e discussão de resultados

 

Agora, de acordo com os conteúdos trabalhados na disciplina e com as informações coletadas na etapa 1, RESPONDA as questões abaixo:

 

1) DESCREVA como ficarão os dois fragmentos gerados na sequência 2, antes e após a clivagem da enzima de restrição mais adequada.

 

2) Utilizando o fragmento de DNA após a clivagem, REALIZE a transcrição da sequência, seguindo a regra de pareamento de bases complementares e TRADUZA a sua sequência de DNA com base nas informações contidas na figura abaixo. Por fim, DESCREVA como será a composição de cadeia de aminoácidos expressada. Anote todos os resultados no campo correspondente, no formulário de resposta.

 

Para fazer esta etapa, siga o seguinte exemplo:

 

FRAGMENTO 1

DNA Fita molde: GGTCAAGCTAATAAGGGCTAA

Fita Codificante: CCAGTTCGATTATTCCCGATT (FITA COMPLEMENTAR INVERSA)

 

Transcrição:

mRNA: CCAGUUCGAUUAUUCCCGAUU

Tradução:

CCA → Pro (Prolina)

GUU → Val (Valina)

CGA → Arg (Arginina)

UUA → Leu (Leucina)

UUC → Phe (Fenilalanina)

CCG → Pro (Prolina)

AUU → Ile (Isoleucina)

Proteína resultante: Pro-Val-Arg-Leu-Phe-Pro-Ile

 

 

FRAGMENTO 2

DNA Fita molde: GGTCAAGCTAATAAGGGCTAAAGC

Fita Codificante: GCTTTAGCCCTTATTAGCTTGACC (FITA COMPLEMENTAR INVERSA)

 

Transcrição:

mRNA: GCUUUAGCCCUUAUUAGCUUGAAC

Tradução:

GCU → Ala (Alanina)

UUA → Leu (Leucina)

GCC → Ala (Alanina)

CUU → Leu (Leucina)

AUU → Ile (Isoleucina)

AGC → Ser (Serina)

UUG → Leu (Leucina)

AAC → Asn (Asparagina)

 

Proteína resultante: Ala-Leu-Ala-Leu-Ile-Ser-Leu-Asn

 

ALGUMAS ORIENTAÇÕES FINAIS

 Sobre o arquivo a ser enviado:

→ O arquivo deve ser enviado única e exclusivamente pelo seu Studeo, no campo "M.A.P.A." desta disciplina. Toda e qualquer outra forma de entrega deste Modelo de Resposta MAPA não é considerada. Apenas o formato de PDF será aceito.

→ SOMENTE UM ARQUIVO PODE SER ANEXADO NO STUDEO.

→ A qualidade do trabalho será considerada na hora da avaliação, então faça tudo com cuidado, responda à demanda adequadamente e mostre sempre o seu raciocínio de modo claro e direto.

 

Problemas frequentes a evitar:

→ Coloque um nome simples no seu arquivo. Se o nome tiver caracteres estranhos (principalmente pontos) ou for muito grande, a equipe de correção pode não conseguir

abrir o seu trabalho, e ele pode ser zerado.

→ Se você usa OPEN OFFICE ou MAC, transforme o arquivo em .pdf para evitar incompatibilidades.

→ Verifique se você está enviando o arquivo correto! Identifique o arquivo com o seu primeiro e último nome e a disciplina, para evitar que você troque o arquivo na hora de anexar. Exemplos: MAPA_EngGenetica_MariaSilva.pdf.

 

Como enviar o seu arquivo:

→ Ao final do enunciado desta atividade, no Studeo, tem uma caixa de envio de arquivo. Basta clicar e selecionar sua atividade, ou arrastar o arquivo até ela.

→ Antes de clicar em FINALIZAR, certifique-se de que está tudo certo, pois uma vez finalizado você não poderá mais modificar o arquivo. Sugerimos que você clique no link gerado da sua atividade e faça o download para conferir.

 

Após a finalização:

→ Salve o comprovante de finalização da atividade. Para isso, clique no botão IMPRIMIR, no canto superior direito da página da atividade e depois em COMPROVANTE DE FINALIZAÇÃO.

​→ Diante de qualquer problema com o envio ou finalização da atividade, entre em contato IMEDIATAMENTE pelo Fale com o Mediador.

 

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