
A saída da fonte de alimentação é detectada por uma segunda rede divisora de resistores para gerar um sinal de realimentação
A saída da fonte de alimentação é detectada por uma segunda rede divisora de resistores para gerar um sinal de realimentação
A saída da fonte de alimentação é detectada por uma segunda rede divisora de resistores para gerar um sinal de realimentação para o amplificador de erro. A tensão de saída do amplificador é então comparada à rampa de tensão linear no CT.
O pulso modulado resultante do comparador de alto ganho é então direcionado para o transistor de passagem de saída apropriado (Q1 ou Q2) pelo flip-flop de direcionamento de pulso, que é alternado de forma sincronizada pela saída do oscilador.
O pulso de saída do oscilador também serve como um pulso de apagamento para garantir que ambas as saídas nunca sejam ligadas simultaneamente durante os tempos de transição.
A saída do amplificador de erro compartilha uma entrada comum para o comparador com o circuito de limitação e desligamento de corrente e pode ser sobreposta por sinais de qualquer uma dessas entradas. Esse ponto comum também está disponível externamente e pode ser empregado para controlar o ganho ou compensar o amplificador de erro ou para fornecer controle adicional ao regulador.
Fonte: TEXAS INSTRUMENTS INCORPORATED. UC1524, UC2524, UC3524 - Advanced Regulating Pulse Width Modulators. Dallas: Texas Instruments, 2002.
Atividade MAPA
Com base no conhecimento da PWM e do exemplo dado, analise o circuito a seguir dado na Figura 2:
Figura 2 − PWM com NE555.
Na Figura 2 temos um timer NE555 atuando como gerador de PWM.
1) (1,0 ponto). O estudante deverá montar o circuito e simulá-lo no ambiente LTSpice conforme apresentado e obter as formas de onda dos pontos identificados:
- Pulso_de_trigger.
- MODULAÇÃO.
- V_C1.
- Vout.
Observação: o circuito montado pelo estudante deve ser anexado na resposta dessa questão.
2) O estudante deverá realizar o agendamento de prática no seu polo de apoio presencial e:
- a) (0,5 ponto). Realizar o experimento utilizando a maleta de eletrônica analógica com os recursos disponíveis nela, podendo variar os valores de resistor e capacitor para valores próximos caso necessário, obtendo cada forma de onda de acordo com os itens da questão 1.
Para essa etapa da atividade, o estudante ou sua equipe formada por até cinco estudantes deverá realizar o experimento e registrá-lo por meio de foto digital (pode utilizar smartphone). A foto deverá ser anexada nesta questão.
Observação: mesmo que a atividade seja realizada em equipe, cada estudante deverá entregar o seu próprio arquivo MAPA de forma individual.
Dicas:
- Para gerar os sinais, o estudante deve utilizar o gerador de funções AFG1022 com dois canais de saída, sendo um para a MODULAÇÃO e o outro para o Pulso_de_trigger.
- Utilizar o osciloscópio digital para capturar as formas de onda do circuito.
- b) (1,0 ponto). Uma vez montado o circuito, o estudante deverá apresentar as formas de onda dos mesmos pontos da questão 1 (Pulso_de_trigger, MODULAÇÃO, V_C1 e Vout), só que agora a partir do circuito físico.
- (1,0 ponto). O estudante deverá explicar o que significa cada sinal obtido na questão 2 e sua relação na PWM.

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