
A professora Joana leciona para uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública urbana.
A professora Joana leciona para uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública urbana.
Leia o seguinte caso fictício para poder realizar a sua atividade 1
A professora Joana leciona para uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública urbana. Após dois meses de aula, ela percebe que um aluno, Lucas, de 6 anos, demonstra dificuldade significativa em reconhecer letras e sons, mesmo após atividades sistemáticas de consciência fonológica que estabelecia relação grafema/fonema. Lucas participa das atividades, mas raramente consegue associar sons às letras dentro de contextos, identificar sílabas complexas ou identificar rimas. Ele também evita atividades de leitura em voz alta, aparenta baixa autoestima e prefere atividades manuais e visuais.
A professora decide solicitar uma avaliação psicopedagógica para compreender melhor as causas das dificuldades de Lucas.
Imagine-se como o psicopedagogo que está recebendo o Lucas e com base nos conhecimentos adquiridos sobre alfabetização e letramento, elabore um texto de 10 a 15 linhas explicando para a professora Joana sobre a importância dela criar um ambiente alfabetizador como forma de ajudar os alunos no processo de aquisição da leitura e escrita. No final de seu texto, faça a sugestão e explicação resumida de duas atividades (práticas) que pode ser usada/desenvolvida com Lucas e com os demais alunos que apresentem dificuldade na alfabetização.
