
a) Os principais tipos de manipuladores robóticos empregados na indústria, destacando suas classificações (cartesianos, cilíndricos, esféricos, SCARA,
a) Os principais tipos de manipuladores robóticos empregados na indústria, destacando suas classificações (cartesianos, cilíndricos, esféricos, SCARA,
a) Os principais tipos de manipuladores robóticos empregados na indústria, destacando suas classificações (cartesianos, cilíndricos, esféricos, SCARA, articulados) e respectivas aplicações práticas.
b) Os componentes fundamentais, controladores e linguagem de programação que compõem os sistemas de manipulação robótica, abordando os seguintes aspectos: Graus de liberdade, tipos de atuadores (servomotores, pneumáticos e hidráulicos), sensores (posição, velocidade, proximidade e força), controladores (Teach Pendant) e linguagens de programação (A+ e Python).
ETAPA 2:
Com base nos conceitos estudados, elabore uma proposta de aplicação conceitual para um sistema de manipulação robótica, descrevendo um cenário simulado, a descrição deste cenário e a justificativa técnica da escolha do tipo de manipulador.
Orientação para a realização desta etapa:
Você deve descrever os seguintes itens a serem avaliados:
1-Cenário simulado (Nesta etapa você deve descrever qual será o processo industrial que o robô manipulador irá atuar. (EX: manipulação de peças delicadas, empacotamento automatizado, paletização, organização de itens, entre outros).
2-Descrição do cenário (Nesta etapa, você deve descrever o cenário da sua aplicação (por exemplo: Em um centro de distribuição, é necessário automatizar o processo de paletização de caixas contendo produtos acabados), indicar qual tipo de robô manipulador seria mais adequado (por exemplo: cartesiano, SCARA, articulado etc.).
3- Justificativa técnica da sua escolha com base nas características do cenário apresentado (por exemplo: Para essa aplicação, opta-se por um robô manipulador X por causa da precisão em movimentos no plano horizontal, com graus de liberdade que são adequados para a movimentação etc...)
