
A interação entre os alunos e a IA pode suscitar uma reflexão crítica sobre os feedbacks recebidos, pois eles precisam saber identificar
A interação entre os alunos e a IA pode suscitar uma reflexão crítica sobre os feedbacks recebidos, pois eles precisam saber identificar
QUESTÃO 6
A interação entre os alunos e a IA pode suscitar uma reflexão crítica sobre os feedbacks recebidos, pois eles precisam saber identificar se os resultados são confiáveis, atualizados e não tendenciosos, uma vez que a IA pode demorar a incorporar novos dados de treinamento nos algoritmos. Por isso, os alunos precisam ser orientados a adotar transparência e não aceitarem as recomendações como verdades absolutas e/ou como julgamentos já decididos e impositivos.
Fonte: HEGGLER, J. M.; SZMOSKI, R. M.; MIQUELIN, A. F. As dualidades entre o uso da inteligência artificial na educação e os riscos de vieses algorítmicos. Educ. Soc., Campinas, v. 46, e289323, 2025.
Considerando a relação entre o usuário (aluno) e a tecnologia de IA, o texto enfatiza a importância de desenvolver uma postura específica. Qual alternativa melhor descreve essa postura?
Alternativas
Alternativa 1 - Uma postura de aceitação passiva, confiando que os algoritmos de IA são sempre objetivos e justos.
Alternativa 2 - Uma postura de rejeição total, evitando o uso de qualquer ferramenta de IA devido aos riscos de plágio e manipulação.
Alternativa 3 - Uma postura de dependência completa, na qual os alunos devem delegar à IA a responsabilidade por seu processo de aprendizagem e tomada de decisões.
Alternativa 4 - Uma postura focada apenas no desenvolvimento de habilidades técnicas para programar e treinar os próprios algoritmos, sem se preocupar com a análise crítica dos resultados.
Alternativa 5 - Uma postura de autonomia supervisionada e criticidade, na qual os alunos utilizam a IA, mas são capacitados para questionar, analisar e identificar a confiabilidade dos resultados, com orientação de professores e familiares.
