
a) Identifique quais habilidades são estimuladas no jogo da amarelinha.
a) Identifique quais habilidades são estimuladas no jogo da amarelinha.
MAPA - PED - PROBLEMAS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA INFÂNCIA - 54_2024
Em nosso percurso pelas dificuldades e problemas de aprendizagem, vimos como a diferenciação entre ambos é complexa e ainda gera discordâncias no âmbito acadêmico. Todavia, na avaliação de crianças que apresentam alterações de aprendizagem, um elemento em comum se destaca: segundo Fernandes et al. (2015), o fato de ao menos 50% dos sujeitos nesta condição apresentarem alterações no desenvolvimento da coordenação motora.
O processo de aquisição das competências de leitura, escrita e aritmética envolve uma série de habilidades psicomotoras e desenvolvimentos neuropsicológicos que, ao não terem sido adequadamente estabelecidos, reverberarão na capacidade de aprendizagem dos sujeitos (José; Coelho, 2009).
O aprender corporal antecede o abstrato, por isso que a brincadeira, o jogo livre e dirigido e a exploração do ambiente e diferentes situações são fundamentais para o pleno desenvolvimento cognitivo da criança.
Considerando o exposto e a importância dos pré-requisitos necessários para a aquisição da leitura, escrita e raciocínio lógico matemático, convido você a conhecer um pouco mais sobre dois jogos: jogo da amarelinha e careca e cabeludo.
O jogo da amarelinha contempla a necessidade de desenhar o gráfico do jogo no chão; enumerar em sequência; atirar a pedra no quadrado; pular com um e ambos os pés; e pegar a pedra sem pisar fora do limite.
Já o jogo careca cabeludo consiste em um mestre falar alternadamente as palavras que dão nome à brincadeira, enquanto os participantes precisam ficar em pé quando se fala cabeludo e agachar quando se fala careca. Sai da brincadeira quem confundir a posição solicitada.
Agora que você conhece os jogos, verifique quais habilidades são estimuladas durante sua execução e seu impacto na alfabetização. Para realizar sua atividade, você deverá seguir os seguintes passos:
- a) Identifique quais habilidades são estimuladas no jogo da amarelinha.
- b) Identifique quais habilidades são estimuladas no jogo careca cabeludo.
- c) Elabore um texto argumentativo (mínimo de 25 e máximo 35 linhas), definindo as habilidades identificadas em ambas as brincadeiras e exemplificando quais os possíveis impactos na alfabetização caso as habilidades não sejam estabelecidas adequadamente.
Fonte: FERNANDES, C. T. et al. Influências do Corpo/Movimento no Desempenho de Alunos com Dificuldades de Aprendizagem. UNOPAR Cient., Ciênc. Human. Educ., Londrina, v. 16, n.3, p. 162-174, 2015
JOSÉ, E. A.; COELHO, M. T. Problemas de aprendizagem. São Paulo: Ática, 2009.
OBSERVAÇÕES:
- Assista ao vídeo explicativo da professora Juliana Alencar, disponível na Sala do Café.
- Realize a sua Atividade MAPA no Formulário Padrão em formato Word, que está disponível para download na pasta Material da Disciplina.
- Formatar a atividade conforme as normas da ABNT (citações, referências, fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, sem negrito, espaçamento entre linhas 1,5).
- Para anexar o arquivo na atividade, clique sobre o botão "Selecionar arquivo". Após anexar o trabalho e certificar-se de que se trata do arquivo correto, clique no botão "Responder" e, posteriormente, em "Finalizar". Após "Finalizar a atividade", não será possível reenviá-la ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado.
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