
A educação deve formar sujeitos autônomos, capazes de agir eticamente em um mundo cada vez mais mediado por algoritmos e decisões automatizadas
A educação deve formar sujeitos autônomos, capazes de agir eticamente em um mundo cada vez mais mediado por algoritmos e decisões automatizadas
QUESTÃO 40
"A educação deve formar sujeitos autônomos, capazes de agir eticamente em um mundo cada vez mais mediado por algoritmos e decisões automatizadas" (Azambuja; Silva, 2024, p. 13).
Fonte: AZAMBUJA, C. C. de; SILVA, G. F. da. Novos desafios para a educação na Era da Inteligência Artificial. Unisinos Journal of Philosophy, v. 25, n. 1, p. 1-16, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.4013/fsu.2024.251.07. Acesso em: 24 jul. 2025.
No trecho citado, os autores reforçam o papel transformador da educação diante dos desafios impostos pela crescente automação da sociedade. A presença de algoritmos em decisões que impactam diretamente a vida das pessoas – como avaliações, diagnósticos, seleções e recomendações – demanda sujeitos que não apenas compreendam esses mecanismos, mas que também saibam se posicionar eticamente frente a eles. A autonomia, nesse sentido, não se limita à capacidade de agir sozinho, mas envolve consciência crítica e responsabilidade moral diante de um mundo cada vez mais digitalizado.
Ao destacar a centralidade da ética na formação educacional, os autores contrapõem a formação técnica instrumental à formação humana integral. Eles sugerem que a escola deve promover uma reflexão profunda sobre as implicações das tecnologias na vida social, estimulando atitudes éticas, solidárias e conscientes. Essa abordagem busca garantir que os estudantes não sejam apenas consumidores de tecnologia, mas cidadãos ativos e críticos em um ambiente mediado por inteligência artificial.
Conforme a citação, qual é uma das finalidades centrais da educação na sociedade atual dominada por algoritmos?
Alternativas
Alternativa 1 - Incentivar o consumo de ferramentas digitais desde os primeiros anos escolares.
Alternativa 2 - Substituir os valores éticos por métricas objetivas e automatizadas.
Alternativa 3 - Promover a memorização de comandos tecnológicos padronizados.
Alternativa 4 - Formar sujeitos autônomos e eticamente conscientes diante das decisões automatizadas.
Alternativa 5 - Eliminar a necessidade de decisões humanas nos processos educacionais.
