
A crise tônico-clônica generalizada, mais popularmente conhecida como convulsão, é a forma mais grave e conhecida de crise epiléptica. Quando ela ocorre, há enrijecimento do
A crise tônico-clônica generalizada, mais popularmente conhecida como convulsão, é a forma mais grave e conhecida de crise epiléptica. Quando ela ocorre, há enrijecimento do
A crise tônico-clônica generalizada, mais popularmente conhecida como convulsão, é a forma mais grave e conhecida de crise epiléptica. Quando ela ocorre, há enrijecimento do corpo (fase tônica), pode ocorrer emissão de grito (vocalização), perda de equilíbrio e queda, seguida de movimentos de contração e relaxamento ritmados (fase clônica). Pode haver liberação de esfíncteres (a pessoa pode defecar e urinar involuntariamente), salivação excessiva, cianose, mordedura de língua. Esse tipo de crise está muito associado a estigmas de que a doença seja de origem mística ou que possa ser transmissível, o que contribui para o preconceito pela falta de conhecimento de quem assiste à pessoa em crise.
Para auxiliar o primeiro atendimento durante uma crise, a Associação Brasileira de Epilepsia criou o acrônimo C.A.L.M.A., facilitando a memorização das ações a serem tomadas:
C: Coloque a pessoa de lado, com a cabeça elevada para que não sufoque com a saliva (não tente segurar braços e pernas, pois pode machucar a pessoa ou se machucar).
A: Apoie a cabeça dela sobre algo macio para protegê-la (não tente abrir a boca para colocar qualquer objeto).
L: Localize objetos que podem machucar a pessoa e afaste-os (retire óculos e afrouxe roupas apertadas).
M: Monitore o tempo. Se a crise durar mais que 5 minutos ou acontecer de novo, ligue para o SAMU (192) ou Bombeiros (193).
A: Acompanhe a pessoa até ela acordar (em caso de ferimentos ou se for a primeira crise na vida, chame o SAMU (192) ou Bombeiros (193)).
Fonte: adaptado de: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/90/o/Protocolo_crises_epile%CC%81pticas_UFG_RMC_APP_05_10_1__1_.pdf. Acesso em: 26 jun. 2025.
Apesar de haver vários tipos de crises epilépticas e tipos de epilepsia, defina o que é epilepsia:
