
A atividade está estruturada para promover a interpretação, representação e organização de padrões
A atividade está estruturada para promover a interpretação, representação e organização de padrões
A atividade está estruturada para promover a interpretação, representação e organização de padrões, criando uma ponte com o próximo conteúdo do curso (sem o mencionar diretamente).
BASE DE DADOS SIMULADA (exemplo com 10 entradas)
ID | Nome | Idade | Sexo | Produto Comprado | Preço (R$) | Horário da Compra | Dia da Semana |
01 | Amanda | 25 | F | Fones de ouvido | 150,00 | 18:45 | Terça-feira |
02 | Bruno | 39 | M | Camiseta esportiva | 89,90 | 08:10 | Sábado |
03 | Carla | 46 | F | Notebook | 3.500,00 | 14:20 | Quarta-feira |
04 | Daniel | 19 | M | Mouse gamer | 210,00 | 22:30 | Sexta-feira |
05 | Elisa | 31 | F | Perfume importado | 250,00 | 13:10 | Segunda-feira |
06 | Felipe | 55 | M | Televisão 50" | 2.700,00 | 11:50 | Domingo |
07 | Gabriela | 22 | F | Bolsa de couro | 370,00 | 17:40 | Terça-feira |
08 | Henrique | 28 | M | Tênis casual | 280,00 | 20:00 | Sexta-feira |
09 | Isabela | 35 | F | Livro de negócios | 59,90 | 09:35 | Quarta-feira |
10 | Jorge | 42 | M | Relógio esportivo | 520,00 | 19:25 | Quinta-feira |
INSTRUÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DO MAPA:
Análise Inicial:
Observe os dados da base simulada.
Identifique características semelhantes entre os clientes: por faixa etária, tipo de produto, preço, horário etc.
Crie categorias de padrões percebidos:
Por exemplo: jovens comprando à noite, adultos adquirindo eletrônicos caros, mulheres comprando durante a semana etc.
Registre pelo menos três padrões identificados.
Interprete os padrões de forma analítica:
Quais comportamentos se repetem?
Existe alguma relação entre sexo, faixa etária e tipo de produto?
O horário interfere no tipo de produto comprado?
Representação visual dos padrões:
Construa pelo menos um gráfico ou diagrama para representar um dos padrões encontrados.
Sugestão: gráfico de barras cruzando horário com tipo de produto, ou faixas etárias com valor das compras.
Conclusão reflexiva:
Com base nos padrões identificados, o que você pode concluir sobre o comportamento dos clientes?
Como esse tipo de análise pode ser útil para empresas que querem melhorar suas estratégias de venda?
FORMATO DE ENTREGA:
O trabalho deve ser entregue com boa organização textual, títulos, respostas bem estruturadas e com linguagem objetiva.
É permitido o uso de ferramentas como Excel, Google Sheets ou PYTHON para a criação de gráficos.
O texto deve conter introdução, desenvolvimento com análise e conclusão ao final.
AVALIAÇÃO:
Será avaliado:
Coerência na identificação dos padrões.
Clareza na representação visual.
Qualidade da análise textual.
Aplicação correta dos conceitos da disciplina.
IMPORTANTE:
- Acesse o link com um vídeo tutorial para ajudá-lo nesse processo de criação e desenvolvimento. O acesso deverá ser realizado em: Materiais >> Material da Disciplina.
- Responda a todos os itens, seguindo como roteiro os tópicos elencados anteriormente, e coloque em um único arquivo.
- A entrega deve ser feita por meio do Template de entrega da atividade MAPA, disponível no material da disciplina.
- Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas e realize uma cuidadosa correção ortográfica.
- Após o envio não são permitas alterações ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar!
- Lembre-se de que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros estudantes, sem devidas referências, serão inquestionavelmente zeradas. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino.
- Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor, veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se de que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
- Procure sanar suas dúvidas junto à mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.
- Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software etc., e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.
Bons estudos!
