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ATIVIDADE 2 - PED - PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL - 53_2025

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ATIVIDADE 2 - PED - PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL - 53_2025

ATIVIDADE 2 - PED - PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL - 53_2025

QUESTÃO 1

Diante dos desafios enfrentados pela educação brasileira, programas educacionais surgem como estratégias que visam promover uma aprendizagem significativa, atendendo às demandas identificadas pelas instituições escolares e pelos resultados das avaliações nacionais. Tais programas podem ser internos, desenvolvidos pelas próprias escolas, ou externos, promovidos pelo Estado, como o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), o Plano de Ações Articuladas (PAR) e o Programa Escola em Tempo Integral, entre outros.

Fonte: adaptado de: GOMES, C. D. P. Planejamento e avaliação educacional. Florianópolis: Arqué, 2025.

Considerando os objetivos dos programas educacionais no Brasil, qual das alternativas representa corretamente uma de suas principais finalidades?

Alternativas
Alternativa 1 - Reforçar o papel fiscalizador do governo sobre as práticas pedagógicas.
Alternativa 2 - Substituir o planejamento escolar por ações padronizadas ao nível nacional.
Alternativa 3 - Direcionar o ensino exclusivamente para o desempenho em avaliações externas.
Alternativa 4 - Garantir que as escolas atuem de forma uniforme, independentemente de sua realidade local.
Alternativa 5 - Atender às necessidades educacionais identificadas, promovendo qualidade, acesso e permanência.
QUESTÃO 2

A avaliação escolar não é apenas uma prova ou um momento isolado, mas um instrumento que acompanha todo o processo de ensino e aprendizagem. Ou seja, a avaliação serve para observar como os alunos estão aprendendo ao longo do tempo. Esse acompanhamento contínuo permite identificar se os objetivos estão sendo alcançados ou se é necessário ajustar estratégias para melhorar a aprendizagem. Reconhecendo que a avaliação se dá de forma contínua, é importante compreender suas diferentes finalidades ao longo do percurso formativo.

​Fonte: GOMES, C. D. P. Planejamento e Avaliação Educacional. Florianópolis: Arqué, 2025, p. 113-115.

Com base nessa perspectiva, quanto à principal diferença entre a avaliação diagnóstica e a avaliação somativa, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - A avaliação diagnóstica é acumulativa e a somativa tem caráter formativo.
Alternativa 2 - A avaliação diagnóstica é exclusivamente qualitativa e a somativa é apenas quantitativa.
Alternativa 3 - Não há distinção entre avaliação diagnóstica e somativa, ambas têm os mesmos objetivos.
Alternativa 4 - A avaliação diagnóstica serve apenas para registrar notas, enquanto a somativa não tem valor documental.
Alternativa 5 - A avaliação diagnóstica é realizada no início do processo para identificar conhecimentos prévios, enquanto a somativa ocorre ao final, com foco na verificação dos resultados alcançados.
QUESTÃO 3

A avaliação institucional está relacionada à qualidade da escola na totalidade, sendo uma ferramenta essencial para o planejamento coletivo e para o aprimoramento das práticas pedagógicas. Trata-se de um processo contínuo e participativo, que envolve diferentes segmentos da comunidade escolar e contribui para a construção de uma cultura de autoavaliação. Ao promover reflexões sobre a organização, os objetivos e os resultados da instituição, a avaliação institucional fortalece a gestão democrática e favorece a tomada de decisões mais coerentes com as necessidades e os desafios do contexto escolar.

Considerando o contexto da avaliação institucional, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A avaliação institucional deve estar integrada ao Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola, pois se articula com os objetivos coletivos da instituição.

PORQUE

II. A avaliação institucional é um processo isolado de verificação de desempenho.

​A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 4

Os estudantes deste início de século XXI, especialmente os do ensino superior, têm tido um comportamento diferente em sala de aula, em parte graças ao uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). Nesse sentido, as instituições de ensino superior têm se mobilizado, incrementando os recursos tecnológicos e até mesmo a formação de docentes para se adequarem a essa nova realidade. No entanto, está ficando claro que o foco não deve estar na tecnologia em si, mas no fato de as TDIC terem criado novas possibilidades de expressão e de comunicação, que podem contribuir para o desenvolvimento de novas abordagens pedagógicas.

Fonte: BACICH, L.; MORAN, J. (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

Fonte: https://www.facebook.com/desafioseducacao/photos/a.490095328022019/589246131440271/?type=3. Acesso em: 28 jul. 2025.

Com base nos princípios da BNCC sobre o uso de recursos digitais no planejamento pedagógico, analise as afirmativas a seguir:

I. O planejamento deve prever o uso de tecnologias digitais como mediadoras do processo de ensino-aprendizagem, assegurando intencionalidade pedagógica e vínculo com as competências a serem desenvolvidas.

II. O uso de tecnologias digitais deve ser incorporado ao planejamento como instrumento de autoria, permitindo que os estudantes não apenas consumam conteúdos, mas também os produzam de forma crítica.

III. O planejamento pautado na BNCC deve prever a substituição total de estratégias pedagógicas tradicionais pelas digitais, pois estas, por si só, garantem maior engajamento dos estudantes.

IV. A inserção de tecnologias digitais no planejamento deve considerar a acessibilidade, a equidade no acesso e a diversidade sociocultural dos estudantes.

V. A BNCC propõe que o uso das tecnologias no planejamento seja flexível, interdisciplinar e conectado aos desafios da cultura digital, sem perder de vista os direitos de aprendizagem.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, II e III, apenas.
Alternativa 2 - I, II e V, apenas.
Alternativa 3 - II, III e IV, apenas.
Alternativa 4 - I, II, IV e V, apenas.
Alternativa 5 - I, III, IV e V, apenas.
QUESTÃO 5

"Toda avaliação formativa parte de uma aposta muito otimista, a de que o aluno quer aprender e tem vontade que o ajudem, por outras palavras, a de que o aluno está disposto a revelar as suas dúvidas, as suas lacunas e as suas dificuldades de compreensão das tarefas" (Perrenoud, 1993, p. 180).

Fonte: PERRENOUD, P. Não mexam na minha avaliação! Para uma abordagem sistêmica da mudança pedagógica. In: NÓVOA, A.; ESTRELA, A. Avaliações em educação: novas perspectivas. Porto: Porto, 1993. p. 171-188.

Fonte: QUINO. 10 anos com Mafalda. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010. p. 57.

Com base nos princípios da avaliação formativa, qual deve ser a postura do professor diante de alunos que demonstram dificuldades de aprendizagem?

Alternativas
Alternativa 1 - Promover atividades de recuperação apenas no final do bimestre letivo.
Alternativa 2 - Solicitar que o aluno estude por conta própria para acompanhar o ritmo da turma.
Alternativa 3 - Investigar as causas da dificuldade e adaptar as estratégias de ensino durante o processo.
Alternativa 4 - Reforçar a aplicação de provas objetivas para mensurar o desempenho com mais precisão.
Alternativa 5 - Focar nas avaliações finais, já que o aluno deve se responsabilizar por acompanhar o conteúdo.
QUESTÃO 6

Durante o processo de ensino-aprendizagem, diferentes formas de avaliação são utilizadas para observar o desenvolvimento dos alunos. Segundo Libâneo (2013), ao reduzir a avaliação a um simples instrumento de controle, o professor acaba negligenciando uma de suas funções essenciais: contribuir para o desenvolvimento das capacidades e habilidades dos alunos. Nesse sentido, cabe ao docente adotar estratégias que promovam a interação com os estudantes que apresentam dificuldades ou que não conseguem acompanhar o ritmo da turma.

Fonte: LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2013.

Com base nas características dos tipos de avaliação da aprendizagem, analise as afirmativas a seguir:

​I. A avaliação diagnóstica é realizada antes ou no início do processo de ensino, visando identificar conhecimentos prévios.

II. A avaliação formativa ocorre ao longo do processo e possibilita ajustes nas estratégias de ensino.

III. A avaliação somativa tem caráter classificatório e é realizada ao final de um ciclo.

​É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - I e II, apenas.
Alternativa 3 - I e III, apenas.
Alternativa 4 - II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III.
QUESTÃO 7

Compreender o ritmo e as necessidades de cada estudante é uma das responsabilidades centrais do professor no cotidiano escolar. No processo de ensino-aprendizagem, ao professor não cabe identificar que o aluno não sabe, ou rotulá-lo como aluno fraco, é necessário saber o que cada um não sabe e em que ponto estão aqueles que conseguem acompanhar de forma satisfatória o que está sendo trabalhado.

Fonte: adaptado de: MELCHIOR, M. C. O sucesso escolar através da avaliação e da recuperação. Novo Hamburgo: s.ed., 1998.

Considerando as características da avaliação formativa, analise as afirmativas a seguir:

I. A avaliação formativa tem como foco principal a aplicação de instrumentos uniformes para comparar o rendimento dos estudantes entre si.

II. A avaliação formativa permite ao professor observar o percurso de aprendizagem do aluno, fornecendo devolutivas que favorecem avanços contínuos.

III. A avaliação formativa restringe-se a momentos pontuais, geralmente aplicados ao final de cada unidade didática ou bimestre.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - II, apenas.
Alternativa 3 - I e III, apenas.
Alternativa 4 - II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III.
QUESTÃO 8

Luckesi (2011) propõe uma concepção formativa de avaliação, cujo propósito central é favorecer o desenvolvimento contínuo dos estudantes ao longo de sua trajetória educacional. Para o autor, a avaliação não deve se restringir à função classificatória, mas ser compreendida como um instrumento pedagógico essencial para qualificar o processo de ensino e aprendizagem.

Fonte: LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011.

Considerando a concepção de formação formativa, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A avaliação formativa favorece o feedback constante ao aluno, contribuindo para ajustes no processo de ensino-aprendizagem.

PORQUE

II. A avaliação formativa é aplicada ao final do semestre, após a consolidação dos conteúdos ministrados.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 9

Um planejamento estratégico bem elaborado pode ser um fator decisivo para o sucesso da escola. No papel de professor, é fundamental compreender o planejamento estratégico como uma ferramenta essencial para alcançar resultados positivos no processo educativo. Ao pensar e agir estrategicamente, o professor amplia sua capacidade de tomar decisões mais eficazes, contribuindo para a definição de caminhos adequados à concretização dos objetivos pedagógicos da escola.

​Fonte: GOMES, C. D. P. Planejamento e Avaliação Educacional. Florianópolis: Arqué, 2025.

Com base na concepção de planejamento estratégico escolar, no que indica uma de suas características, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - É elaborado individualmente pelo coordenador pedagógico e avaliado ao final do ano letivo.
Alternativa 2 - É voltado exclusivamente para a organização das atividades de sala de aula e da rotina do professor.
Alternativa 3 - Trata-se de um documento técnico, desvinculado da realidade institucional e das necessidades da comunidade escolar.
Alternativa 4 - Prioriza metas imediatas e adapta-se continuamente às demandas do cotidiano escolar, sem necessidade de sistematização prévia.
Alternativa 5 - Organiza, de forma participativa e sistemática, as ações da escola com base em diagnósticos, metas e estratégias a médio e longo prazo.
QUESTÃO 10
Independentemente da implementação de um modelo ou uma nova estratégia inovadora, toda prática educativa deve ter caráter intencional e necessita de planejamento e sistematização. Nesse sentido, é fundamental ser explicitada a concepção de educação que se tem como elemento norteador, ou seja, precisa-se ter clareza de qual é a função social da escola e da universidade, de para que se ensina e de quais resultados se espera por meio do ensino que se propõe.

Fonte: CAMARGO, F.; DAROS, T. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018.

Sobre as características do planejamento educacional, analise as afirmativas a seguir:

I. O planejamento é um instrumento de intencionalidade e também de resistência, pois expressa concepções de mundo, de escola e de sociedade.

II. Embora a participação coletiva seja desejável, o planejamento deve ser elaborado exclusivamente pelo professor regente, de forma autônoma.

III. O planejamento educacional deve articular diferentes níveis de temporalidade, possibilitando revisão e replanejamento ao longo do percurso.

IV. Ao ser construído de forma coletiva, o planejamento fortalece o compromisso com a gestão democrática e o projeto político-pedagógico da escola.

V. O planejamento pedagógico deve seguir um modelo único, padronizado, para garantir a homogeneidade das ações educativas entre escolas públicas.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, II e V, apenas.
Alternativa 2 - I, III e IV, apenas.
Alternativa 3 - I, III e V, apenas.
Alternativa 4 - II, III e V, apenas.
Alternativa 5 - II, IV e V, apenas.
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