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Portanto, vamos a um grande desafio: criar uma obra de arte que envolva elementos da matemática (números, gráficos, formas, símbolos…etc). Não pode ser copiado, tem que usar sua imaginação e criatividade. 1º. Passo: Esta obra pode ser realizada usando diferentes propostas: recorte e colagem; pintura; desenhos; arte gráfica; escultura. 2º. Passo: Este trabalho deverá ser fotografado e postado no formulário mapa que se encontra no material da disciplina. 3º. Passo: Elabore um texto (entre 10 a 15 linhas) explicando quais elementos da matemática você utilizou em sua obra. Para isso, siga as orientações: a) Escreva como a arte pode estar associada à matemática. b) Descreva quais conteúdos matemáticos sua arte envolve. c) Explique como a criança pode se apropriar de conhecimentos matemáticos por meio da arte. Veja abaixo alguns exemplos:
10/05/2024

R$ 40,00

Para fundamentar esta discussão e conhecimento sobre o tema, você poderá assistir ao vídeo: Arte & Matemática – 02 – Arte e Números. Acesse o site: https://www.youtube.com/watch?v=BdNKblyBwwM (copie e cole o link no seu navegador de internet). Este documentário enfatiza que na arte na caverna, o significado dos desenhos talvez seja o domínio do perigo e do espaço, o enfrentamento dos fantasmas, vitória sobre os medos. Com a leitura dos padrões da Natureza delineiam-se as figuras planas e cria-se a arte dos mosaicos. Na melhor representação do espaço surge, na Idade Média, a perspectiva, com novas técnicas geométricas. Na Matemática, o sistema decimal, a descoberta do Zero. O uso dos algarismos. Com as Grandes Navegações as necessidades do mercado exigiram formas mais flexíveis e rápidas de fazer contas. Depois destas reflexões, como fica a relação entre Arte & Matemática? Você conseguiu visualizar o envolvimento das conexões matemáticas?
10/05/2024

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Nos séculos XIX e XX, o renomado pintor francês Paul Cézanne demonstra que o ponto de encontro entre matemática e arte vai muito além da perspectiva. Em suas telas, ele procurava simplificar as figuras até que elas se reduzissem a formas geométricas puras. Essa estratégia criava a sensação de volume e distância entre os componentes. Provavelmente, o ápice da influência da matemática na arte foi o advento do Cubismo: movimento de vanguarda modernista que se baseava no uso de formas e volumes geométricos para representar a natureza. Durante o cubismo, que teve em Pablo Picasso um de seus maiores expoentes, a perspectiva tridimensional foi deixada de lado. Sobre esse assunto, ainda vale destacar um artista específico, Escher, que tem toda a sua obra baseada em conceitos matemáticos como simetrias e padrões de repetição. Mesmo sem ter buscado conhecimento formal em matemática, era essa área que norteava toda a sua produção.
10/05/2024

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MAPA – METODOLOGIA DA MATEMÁTICA – 52 _2024 ARTE & MATEMÁTICA  A proposta deste mapa vai um pouco além dos conteúdos de matemática, este vai proporcionar vivências da arte partindo dos elementos da matemática. A matemática tem inspirado e favorecido a arte. Perspectiva, proporção e simetria, por exemplo, são fundamentais nas artes plásticas. As bandeirinhas de Volpi, os azulejos de Athos Bulcão, o cubismo. Mas, e o contrário? Será que a arte inspira a matemática?
10/05/2024

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OBSERVAÇÃO: para maior facilidade na execução dessa atividade, a seguir, apresentamos mais detalhes sobre a sua realização. a) Leia com atenção as informações contidas aqui e procure outras informações sobre o assunto que agreguem à sua atividade. b) No material da disciplina encontra-se disponível um template para elaboração da atividade. c) Seu texto deve ser escrito na fonte times new roman ou arial, com tamanho de letra 12. Não se esqueça de apresentar todos os cálculos realizados (apenas fotografia dos cálculos não serão aceitas!). d) Realize uma cuidadosa revisão em sua atividade e anexe o arquivo nela, clicando sobre o botão “Selecionar Arquivo”. e) Após anexar o trabalho e se certificar de que se trata do arquivo correto, clique no botão responder e, posteriormente, em finalizar questionário (após finalizar o questionário, não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado).
10/05/2024

R$ 30,00

A partir da construção geométrica do número de ouro e considerando α como o comprimento do segmento AB, em cm, faça o que se pede nos itens a seguir, apresentando os cálculos utilizados na resolução. a) Determine o comprimento do segmento AC. b) Obtenha o comprimento do segmento AD. c) Determine o número de ouro que é dado pelo quociente da medida do segmento AB pela medida do segmento AD.
10/05/2024

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O número de ouro é uma descoberta da matemática que foi motivada pela busca de proporções que estão presentes na natureza. Esta curiosidade despertou muitas mentes desde antiguidade. De Euclides (Século III a.C.) até os dias atuais, a paixão pelas proporções e padrões presentes na natureza com um tratamento algébrico e/ou geométrico encanta não só matemáticos, mas artistas, designers, arquitetos, etc. Esse número é encontrado nas artes, pirâmides do Egito e na natureza. Para construir o número de ouro apenas com o auxilio de uma régua não graduada e de um compasso, utiliza-se o seguinte procedimento: - Dado um segmento AB qualquer, marca-se o seu ponto médio; - Constrói-se o segmento BC perpendicular a AB e com a metade do comprimento AB. - Marca-se o ponto E sobre a hipotenusa do triângulo ABC, tal que os segmentos EC e BC sejam iguais. - Determine o ponto D no segmento AB tal que os segmentos AD e AE sejam iguais. Com esse procedimento, o ponto D divide o segmento AB na razão áurea.
10/05/2024

R$ 30,00

ATIVIDADE 1 - MAT - GEOMETRIA COM CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS - 52_2024 Para a resolução dessa atividade observe use como α o penúltimo algarismo de seu RA, por exemplo, se seu RA for 2331298-5 teremos α = 8. Se esse algarismo for 0 use o antepenúltimo, por exemplo se seu RA for 2331290-5, observe que neste caso seria α = 9, e assim por diante.
10/05/2024

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c) Com os dados tabelados, também é importante fazer uma abordagem das medidas de tendência central, ou seja, fazer o cálculo da média, mediana e a moda. Fazendo essas medidas, quais resultados serão encontrados? Faça também, a interpretação dos resultados.
18/04/2024

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b) Além de organizar os dados na distribuição de frequência, é importante saber interpretar os dados. Assim interprete os seguintes dados. - A interpretação da frequência absoluta da terceira classe. - A interpretação da frequência relativa da segunda classe. - A interpretação da frequência absoluta acumulada da quarta classe. Para você, qual a correta interpretação para as perguntas exposta?
18/04/2024

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