Colocar em prática o projeto com pelo menos três pessoas. Durante a sua realização, registre, tire fotos, colha depoimentos! Compartilhar e divulgar os resultados obtidos entregando o mesmo em um ambiente escolar ou no seu polo (é necessário assinar o termo de entrega). Lembre-se de que esta é uma das etapas de um projeto, o feedback à sociedade.
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Tem hipótese? Quais? Que ações serão desenvolvidas? Precisará produzir materiais? Estabeleça um plano de ação contemplando tudo o que será realizado e que materiais serão necessários.
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Como é uma data simbólica, você deverá propor e desenvolver um projeto para celebrar este dia, pode ser pensado para uma escola, empresa, praça da cidade ou, até mesmo, no seu polo. A ideia é divulgar a Matemática como ciência. Não esqueça de seguir as etapas para a realização de um projeto, bem como contemplar as características que fazem das ações serem um projeto. Para auxiliá-lo(a) nessa empreitada, sugiro as seguintes etapas de planejamento:
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c) Com os dados tabelados, também é importante fazer uma abordagem das medidas de tendência central, ou seja, fazer o cálculo da média, mediana e a moda. Fazendo essas medidas, quais resultados serão encontrados? Faça também, a interpretação dos resultados.
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b) Além de organizar os dados na distribuição de frequência, é importante saber interpretar os dados. Assim interprete os seguintes dados. - A interpretação da frequência absoluta da terceira classe. - A interpretação da frequência relativa da segunda classe. - A interpretação da frequência absoluta acumulada da quarta classe. Para você, qual a correta interpretação para as perguntas exposta?
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Com esses dados em mãos, o técnico faz uma série de análises para apresentar a seu supervisor, análises essas que é chamado na Estatística de tratamento de dados. Assim, para essa atividade, você precisa apresentar as seguintes ações. a) Uma primeira situação a ser realizada é organizar os dados em uma tabela. Temos a possibilidade de usar diversas formas de tabelas, mas uma maneira de organizar os dados em tabelas que fique mais fácil de se ler e interpretar os dados é usando a distribuição de frequência contínua para agrupamento dos dados. Sendo assim, apresente aqui, como ficou a sua distribuição de frequência contínua. (Obs: para a obtenção do número de classes e para a amplitude das classes, aproxime o valor obtido para cima). Dica: coloque os dados em ordem para facilitar a contagem dos valores.
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Sabendo da importância do uso do cloro no tratamento da água, os dados a seguir são referentes a amostras de quantidades em gramas de cloro que um técnico usa para fazer o tratamento de água em um reservatório de abastecimento de uma cidade.
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Quase 35 milhões de pessoas no Brasil vivem sem água tratada e cerca de 100 milhões não têm acesso à coleta de esgoto, resultando em doenças que poderiam ser evitadas, e que podem levar à morte por contaminação. Esse é o cenário quase dois anos depois de entrar em vigor o Novo Marco Legal do Saneamento, sancionado na Lei 14.026 de 2020, quando os investimentos no setor atingiram R$ 13,7 bilhões. No Brasil um dos produtos mais usados para fazer o tratamento da água é o cloro. O cloro desempenha um papel fundamental na garantia da segurança da água potável. Ele atua como um agente desinfetante, eliminando microrganismos patogênicos e reduzindo a transmissão de doenças. Quando presente em níveis adequados, o cloro mata bactérias, vírus e parasitas presentes na água, protegendo assim a saúde daqueles que a consomem. Essa é uma das principais razões pelas quais o cloro é amplamente utilizado no tratamento de água em estações de tratamento e sistemas de abastecimento público. Quando os níveis de cloro na água são insuficientes, as consequências podem ser graves. A falta de cloro pode permitir a proliferação de microrganismos patogênicos, aumentando o risco de doenças transmitidas pela água.
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