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MAPA - GQ - FERRAMENTAS DA QUALIDADE E SEIS SIGMA - 52_2024 O termo Qualidade Total representa a busca da satisfação, não só do cliente, mas de todos os stakeholders e também da excelência organizacional da empresa. A Qualidade Total consiste em um conjunto de Programas, Ferramentas e Métodos, aplicados no controle do processo de produção das empresas, para obter bens e serviços pelo menor custo e melhor qualidade, objetivando atender as exigências e a satisfação dos clientes.
10/05/2024
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c) Além dos defeitos na linha de produção, a empresa fabricante de bobinas de papel recebeu o resultado da Pesquisa de Satisfação de Clientes, na qual foi constatado que mais de 50% dos clientes encontram-se insatisfeitos com o prazo de entrega. Dessa forma, você, gestor da qualidade, foi convocado para apresentar na próxima reunião gerencial um Diagrama de Ishikawa, a fim de identificar ao menos três causas que possam estar resultando no atraso das entregas.
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b) Dentre os defeitos levantados está a gramatura fora de padrão. A gramatura pode ser compreendida como a quantidade de papel em gramas contido em um metro quadrado de papel (g/m²). Para a realização do teste de gramatura, é de extrema importância que a balança utilizada esteja devidamente calibrada e que seu erro sistemático seja conhecido. Dessa forma, para a avaliação do erro sistemático de leitura da balança utilizada para medir a gramatura, um bloco-padrão de 50 g foi usado como padrão de referência. Foram coletadas 12 medidas de massa, conforme a tabela a seguir, por um mesmo operador, por meio do uso da balança em questão. Dessa forma, calcule o erro sistemático da balança.
10/05/2024
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Com base nos dados levantados, você deverá: a) Indicar qual o defeito que deve ter a solução priorizada. Para isso, você deverá estruturar e apresentar um Gráfico de Pareto que trata dos defeitos encontrados. ATENÇÃO: para a realização do Gráfico de Pareto, considere os dados disponíveis no experimento do laboratório virtual da Algetec, disponível em seu Studeo (ícone Laboratórios Laboratórios Virtuais Gráfico de Pareto). Todos os dados estão disponíveis dentro do experimento e, além da indicação do defeito que deve ser priorizado, sua resposta deve conter dois prints: - O primeiro print deve conter a tabela com os dados referentes à contagem de ocorrências de cada problema, o percentual que representa e o somatório dos percentuais. - O segundo print deve conter o Gráfico de Pareto que foi gerado pelo próprio laboratório da Algetec.
10/05/2024
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MAPA - GQ - CONTROLE DA QUALIDADE E METROLOGIA - 52_2024 Uma empresa fabricante de bobinas de papel tem recebido muitas reclamações de seus clientes com relação à qualidade dos produtos vendidos. Para entender a situação e priorizar as ações de melhoria, você, gestor da qualidade, fez um levantamento dos defeitos que vêm ocorrendo na linha de produção. Dentre os defeitos encontrados, cinco se destacaram. Os defeitos foram registrados por itens, conforme descrito a seguir: Item A: baixa resistência ao teste de esmagamento do anel. Item B: absorção de água fora do padrão. Item C: baixa resistência ao teste de Arrebentamento. Item D: gramatura fora do padrão. Item E: umidade fora do padrão.
10/05/2024
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ATIVIDADE/AVALIAÇÃO: A partir dos textos apresentados como material extra, bem como o livro da disciplina, considere as discussões e os conceitos a respeito da eficiência e eficácia da comunicação empresarial e responda as questões a seguir: a) Descreva o conceito de eficácia na comunicação. b) Descreva o conceito de eficiência na comunicação. c) Identifique e descreva os sete passos necessários que podem maximizar a qualidade e produtividade da comunicação empresarial.
10/05/2024
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MAPA - GQ - COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E NEGOCIAÇÃO - 52_2024 M.A.P.A. A comunicação, por sua própria origem e finalidade, é um instrumento pertencente às organizações, o que permite o compartilhamento de informações e é um dos fatores que trazem impactos e desafios no cotidiano das instituições. A literatura ressalta ainda que a comunicação é uma ferramenta útil dentro da organização, contribuindo para o controle, a manutenção, o desenvolvimento e para a durabilidade da empresa. A comunicabilidade perpassa toda a existência e as atividades da empresa, assim, sem essa ferramenta, todas as relações seriam inviáveis, sejam elas comerciais, de trabalho ou afetivas. Assim, a comunicação empresarial amplia a sua visão e deixa de ser um simples conjunto de atividades, desenvolvidas de maneira fragmentada, para constituir-se em um processo integrado que orienta o relacionamento da empresa ou entidade com todos os seus públicos de interesse.
10/05/2024
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ATENÇÃO! Todos os dados estão disponíveis dentro do experimento; sua resposta deve conter dois prints: - O primeiro print deve ser referente à ilustração do Poka-Yoke de controle com as devidas marcações. - O segundo print deve ser referente à ilustração do Poka-Yoke de advertência/alerta com as devidas marcações. b) Em suma, Poka-Yoke pode der definido como uma técnica que possibilita prevenir potenciais falhas humanas durante o processo. Dessa forma, com base nos conhecimentos adquiridos, realize uma pesquisa e indique três exemplos de Poka-Yoke que podem ser encontrados em processos produtivos.
10/05/2024
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a) Para conhecer mais sobre essa importante ferramenta, nossa atividade contempla um experimento do Laboratório Virtual da Algetec, disponível em seu Studeo (ícone Laboratórios Laboratórios Virtuais Gestão da Qualidade de Produtos e Processos: Poka-Yoke.
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ATIVIDADE 1 - GQ - CONTROLE DA QUALIDADE E METROLOGIA - 52_2024 Os dispositivos Poka-Yoke constituem meios para garantir a não ocorrência de defeitos. As funções básicas desses dispositivos, dentro da manufatura, são: a paralisação de um sistema produtivo (máquina, linha, equipamento etc.); o controle de características preestabelecidas do produto e/ou processo; a sinalização quando da detecção de anormalidades (Galan; Godoi, 2022).
10/05/2024
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