PROBLEMÁTICA: Agora, você aplicará seus conhecimentos em Física para resolver um problema do seu dia a dia. Analisando o crescimento de uma planta, como a de milho, por exemplo, você percebeu que ele cresce muito mais rápido no início, enquanto ainda é um broto, do que em seus estágios finais, próximo à colheita. Assim, podemos descrever a altura de um pé de milho como um movimento retilíneo uniformemente variado, que você já conhece.
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Olá, estudante! Iniciamos, agora, a atividade MAPA. Prepare-se para colocar em prática os conceitos estudados durante a disciplina!
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Imagine que estamos tentando medir o peso de um bezerro. A constante elástica k da mola do dinamômetro mede 24000 N/m. Você, utilizando uma régua, mede uma distensão de 5 cm da mola em relação à sua posição de equilíbrio (sem o bezerro). Sabendo que a aceleração da gravidade local é 10 m/s², calcule a massa do bezerro.
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Sabemos que a força peso estenderá a mola, produzindo um deslocamento x em relação à sua posição de equilíbrio. Utilizaremos esse deslocamento para medir a massa do objeto que distende a mola.
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