QUESTÃO 7 O esporte de alto rendimento mundial é visto como alvo de estudos e envolvem pontos de interseção e aproximação entre os componentes do mesmo, em diferentes nações. No Brasil, o estudo sobre o esporte de alto rendimento é recente e vem ganhando mais importância com a expectativa da participação do país em olimpíadas e paraolimpíadas. Fonte: BASTOS, Flávia da Cunha. O sistema e o desenvolvimento do esporte de alto rendimento olímpico no Brasil. Revista USP, São Paulo n° 110 p.72-78 Jul. /Ago. /Set.. 2016. Em relação ao sistema brasileiro do desporto, analise as asserções abaixo: Não é possível estabelecer pontos de interseção/aproximação entre os componentes do sistema. PORQUE Esses não dialogam entre si, o que indica pouca possibilidade de viabilizar a criação de um sistema nacional de esporte para o Brasil. Assinale a alternativa correta: Alternativas Alternativa 1: As afirmativas I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. Alternativa 2: As afirmativas I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. Alternativa 3: A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa. Alternativa 4: A afirmativa I é falsa, e a II é verdadeira. Alternativa 5: As afirmativas I e II são falsas.
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QUESTÃO 6 Segundo a autora Bastos (2016), seu estudo tem por objetivo colocar em pauta o “fazer” em relação com o futuro do esporte no país, sobretudo o esporte de alto rendimento, já que não temos uma visão do “fazer” sobre a gestão do esporte nacional. Fonte: BASTOS, Flávia da Cunha. O sistema e o desenvolvimento do esporte de alto rendimento olímpico no Brasil. Revista USP, São Paulo n° 110 p.72-78 Jul. /Ago. /Set.. 2016. O desenvolvimento de modelos esportivos que se configuraram como modelos nacionais, vem sendo estudado. Assinale a alternativa que salienta o porquê desse estudo sobre os modelos: Alternativas Alternativa 1: Para compreender os pontos-chave na avaliação de políticas públicas de Estado e governo de diferentes nações. Alternativa 2: Garantir a unificação do esporte a nível mundial, estabelecendo regras e novos modelos. Alternativa 3: Criar um comitê que abranja todos os modelos esportivos em um único evento. Alternativa 4: Criar políticas públicas para as diferentes nações, no contexto esportivo. Alternativa 5: Estabelecer metas e planos para o esporte mundial.
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QUESTÃO 5 A organização de eventos é desafiadora. Essa organização, a nível mundial é, ainda mais, motivo de preocupação. No entanto, as cerimônias de abertura e encerramento dos eventos esportivos mundiais que aconteceram no Brasil, empolgou e emocionou o mundo com sua simplicidade e criatividade. Fonte: BASTOS, Flávia da Cunha. O sistema e o desenvolvimento do esporte de alto rendimento olímpico no Brasil. Revista USP, São Paulo n° 110 p.72-78 Jul. /Ago. /Set. 2016. Nas palavras da autora passamos uma imagem positiva ao mundo. Diante disso, analise as afirmativas abaixo: O Brasil tem a capacidade de organizar qualquer evento mundial. PORQUE Sabemos organizar o melhor carnaval. Assinale a afirmativa correta:
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QUESTÃO 4 Esse impasse sobre o Sistema Nacional do Desporto no Brasil aparece em estudos que obtiveram conclusões semelhantes. Esses estudos revelam pontos críticos quanto à estruturação de políticas, organizações e governança que nos permitem visualizar alguns cenários. Fonte: BASTOS, Flávia da Cunha. O sistema e o desenvolvimento do esporte de alto rendimento olímpico no Brasil. Revista USP, São Paulo n° 110 p.72-78 Jul. /Ago. /Set.. 2016. Analise as alternativas sobre os cenários que o texto nos aponta: I. O terceiro, por sua vez, apenas reforça os anteriores, pois refere-se à existência de recursos financeiros e mão de obra para desenvolvimento do atleta. II. O segundo cenário refere-se à necessidade de uma estrutura esportiva nacional que coordene as ações de órgãos governamentais e entidades nacionais do esporte. III. O primeiro cenário se refere à existência de programas esportivos assistemáticos, onde o Estado, os clubes e também a família se responsabiliza pelo desenvolvimento dos atletas. IV. O primeiro cenário se refere à existência de programas esportivos, onde o Estado é o maior provedor e responsável pelo desenvolvimento do atleta, ficando em responsabilidade dos clubes e da família apenas o bem-estar do atleta.
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QUESTÃO 3 Recentemente, propuseram uma abordagem específica para o esporte de alto rendimento, onde são considerados três níveis de análise. Esses níveis compreendem os aspectos sociais, econômicos, históricos e culturais, as políticas nacionais voltadas ao esporte e os aspectos específicos relativos ao desempenho individual dos atletas. Partindo dessa base foram construídos pilares norteadores para análise e comparação do esporte de alto rendimento. Fonte: BASTOS, Flávia da Cunha. O sistema e o desenvolvimento do esporte de alto rendimento olímpico no Brasil. Revista USP, São Paulo n° 110 p.72-78 Jul. /Ago. /Set.. 2016. Nesse sentido, assinale a alternativa que aponta corretamente quantos são os pilares norteadores de análise que permite comparação entre nações:
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QUESTÃO 2 Várias reflexões são possíveis implicações para formulações de políticas para o desenvolvimento de processos e práticas no e do esporte. As indagações acerca do esporte de alto rendimento olímpico não são diferentes, passam a ser pensados no sentido de seus futuros rumos. Fonte: BASTOS, Flávia da Cunha. O sistema e o desenvolvimento do esporte de alto rendimento olímpico no Brasil. Revista USP, São Paulo n° 110 p.72-78 Jul. /Ago. /Set. 2016. De acordo com o artigo de BASTOS (2016), analise as afirmativas sobre os aspectos destacados pela “Agenda 20+20” de 2014: É destacado alguns aspectos relacionados à governança. A gestão de jogos e valorização dos atletas está na pauta dessa agenda. III. O contato com os comitês olímpicos internacionais, não está na Agenda 20+20. A aproximação com as entidades responsáveis pelo desenvolvimento das modalidades é um aspecto da agenda.
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ATIVIDADE 1 - BEDU - ATV INTEGRADORA ESPECÍFICA 2 - 52_2024 QUESTÃO 1 Nesses estudos, visões diferenciadas podem ser identificadas dentro de cada modelo teórico, sejam elas sobre o desenvolvimento esportivo, ou sobre o esporte em massa. Isso sempre ocasiona mudanças nos níveis social, comunitário e pessoal, em detrimento de fomento e oferecimento de serviços esportivos. Fonte: BASTOS, Flávia da Cunha. O sistema e o desenvolvimento do esporte de alto rendimento olímpico no Brasil. Revista USP, São Paulo n° 110 p.72-78 Jul. /Ago. /Set.. 2016. No entanto o desenvolvimento do país está demarcado por uma tensão entre três orientações de desenvolvimento esportivo. Sobre elas, analise as afirmativas abaixo: A segunda orientação é a identificação e à promoção do talento. A segunda orientação é o nível de escolaridade de cada um dos atletas de alto rendimento. III. A terceira orientação considera o esporte como instrumento para atingir objetivos não esportivos. A primeira orientação é a promoção e a participação esportiva com base na visão do Esporte para Todos. Assinale a alternativa correta: Alternativas Alternativa 1: II apenas. Alternativa 2: I e II apenas. Alternativa 3: I, II e IV apenas. Alternativa 4: I, III e IV, apenas. Alternativa 5: I, II, III e IV.
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QUESTÃO 10 A fim de levar o conhecimento aos alunos, o professor deve seguir estratégias de ensino que devem estar relacionadas tanto aos conteúdos que serão ensinados quanto as características do aprendiz. Libâneo (1994) aponta exposição do professor, trabalho independente, elaboração conjunta, trabalho em grupo, atividades especiais como conceitos relacionados a metodologia de ensino. OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli de; PERIM, Gianna Lepre. Fundamentos Pedagógicos para o programa segundo tempo. Brasília: Ministério do Esporte; Porto Alegre: UFRGS, 2008. A partir do enunciado acima e dos conceitos apresentados por Libâneo (1994) estudados na disciplina, analise as afirmativas: I: Situações extra-escolares, discussões cotidianas envolvendo a temática família, trabalho, meio ambiente dentre outros, são considerados atividades especiais. II: A exposição do professor deve ser ou verbal ou demonstrativa, onde o mesmo deverá explicar o conteúdo e representar a realidade por meio da demonstração. III: A diferença entre a elaboração conjunta e o trabalho em grupo é que o primeiro estimula a capacidade organizativa e administrativa dos alunos e a segunda pressupõe a conversa baseada nas perguntas propostas pelo professor, onde irá estimular o pensamento dos alunos. IV: O método de trabalho independente diz respeito às atividades que devem ser orientadas para que o aluno tenha capacidade de resolvê-las de forma independente. Assinale a alternativa correta: Alternativas Alternativa 1: I e II, apenas. Alternativa 2: II e III, apenas. Alternativa 3: III e IV, apenas. Alternativa 4: I e IV, apenas. Alternativa 5: II, III e IV, apenas.
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QUESTÃO 9 Para os especialistas das “ciências do esporte” as capacidades coordenativas compõem a base central da denominada “inteligência motora”. O desenvolvimento das capacidades coordenativas oportuniza uma aprendizagem motora mais acabada e completa. O nível de conhecimento sobre as capacidades coordenativas não é tão diferenciado como o das capacidades condicionais de força e resistência. No entanto, a melhoria das capacidades físicas decorre fundamentalmente do desenvolvimento da capacidade de rendimento coordenativo na infância e adolescência. DE OLIVEIRA, A. A. B., PERIM, G. L. Fundamentos pedagógicos para o programa segundo tempo. Brasília: Ministério dos Esportes; Porto Alegre: UFRGS, 2008. Com base no texto acima sobre o desenvolvimento das capacidades coordenativas e no material disponibilizado da disciplina, assinale a alternativa correta: Alternativas Alternativa 1: As capacidades coordenativas não possuem relação, no sentido regulador e condutor, com as ações de movimentos necessários à solução de tarefas e problemas motores do esporte. Alternativa 2: O planejamento do processo de ensino-aprendizagem das capacidades coordenativas não considera quais são as capacidades coordenativas, além de não planejar e nem sistematizar o conteúdo descrito, por não ser um tema importante. Alternativa 3: As capacidades coordenativas facilitam a realização de ações tanto em situações ambientais previsíveis (estereótipo de movimentos, tarefas fechadas) quanto nos momentos imprevisíveis do jogo (adaptação da técnica em tarefas abertas como os jogos esportivos coletivos). Alternativa 4: O desenvolvimento da coordenação e, paralelamente, das capacidades coordenativas, não possuem importância nos jogos esportivos coletivos já que a dinâmica do jogo permite que o jogador execute permanentemente de forma exata um modelo padrão ou ideal da técnica. Alternativa 5: No treinamento da coordenação, a apresentação das exigências de informação e os condicionantes da ação não devem ser modificados, sendo que durante o processo de ensino-aprendizagem, as tarefas devem estar relacionadas a movimentos convencionais e bem conhecidao.
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QUESTÃO 8 “Os Jogos para Desenvolvimento da Inteligência e da Criatividade Tática “JDIC”, é caracterizado como jogos com situações de oposição e colaboração, com ou sem a invasão do campo da equipe adversária, mas que não apresenta relações diretas com uma modalidade específica, se apoiam nos elementos comuns das modalidades.” OLIVEIRA, A. A. B.; PERIM, G. L. Fundamentos Pedagógicos para o programa segundo tempo. Brasília: Ministério dos Esportes; Porto Alegre: UFRGS, 2008. 296 p. De acordo com o exposto acima e o material da disciplina, avalie as afirmações abaixo: I – No JDIC não é permitido a variação de situações. II – São jogos em que é necessário ter presentes as características das modalidades. III- É importante que o professor estabeleça regras que possibilitem a maior variedade de situações táticas. IV – Situações de oposição, aumento gradativo de participantes, variabilidade técnica e diversidade de decisões são importantes no JDIC. É correto o que se afirma:
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