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  Nesse contexto, suponha que o Fabiano está iniciando sua prática de exercícios físicos na academia e, inicialmente, foi submetido a avaliação física. Alguns dos dados obtidos nessa avaliação estão descritos logo abaixo.   Data da avaliação: 29/04/2024 Sexo: masculino Data de nascimento: 20/03/2008 Massa Corporal: 69,5kg Estatura: 1,73m Dobra cutânea do Subescapular: 18,8mm Dobra cutânea do Tríceps: 15,1mm
10/05/2024

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ATIVIDADE 1 - BEDU - MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA - 52_2024 Em um protocolo de avaliação física, a avaliação da composição corporal é fundamental para identificar aspectos determinantes para a boa saúde de uma pessoa. É por meio dessa avaliação que podemos estimar os principais componentes da massa corporal total, como por exemplo a massa magra e a massa gorda. BRANCO, B. H. M.; MATSUO, A. R.; FOLLMER, B. Medidas e Avaliação em Educação Física. Maringá: Unicesumar, 2019.
10/05/2024

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Diante das informações acima, responda as questões abaixo:   1- Quais são os cinco elos que são relacionados ao suporte básico e avançado de emergência e cuidados pós-PCR em uma vítima Adulta? 2- Quais os elos relacionados a uma vítima pediátrica?
10/05/2024

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ATIVIDADE 1 - TÉCNICAS E PROCEDIMENTOS DE PRIMEIROS SOCORROS - 52_2024 Os procedimentos de SBV contemplam o reconhecimento imediato de parada cardíaca, o acionamento do serviço de atendimento móvel de urgência, a realização das manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e uso do desfibrilador externo automático (DEA). As aço̧es de SBV devem ser realizadas de maneira adequada para aumentar a possibilidade de sobrevivência de uma vítima em situação de emergencia. Diante disto, é necessário utilizar a “corrente da sobrevivencia”.   STIES, S. W.; ORTOLAN, X. R. Técnicas e procedimentos de primeiros socorros. Maringá: Unicesumar, 2021.
10/05/2024

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Considerando o conteúdo apresentado no trecho acima, responda as questões a seguir: a) Liste quais são as proteínas que contituem os filamentos grossos e finos das miofibrilas. Dentre estas, quais proteínas realizam o movimento de força durante a contração? b) Descreva, de forma sequencial, as CINCO etapas do processo pelo qual essas proteínas se movem uma ao lado da outra, encurtando o sarcômero e permitindo a contração muscular, processo conhecido como ciclo das pontes cruzadas.
10/05/2024

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ATIVIDADE 1 - FISIOLOGIA GERAL E DO MOVIMENTO - 52_2024 Os músculos esqueléticos constituem a maior parte da musculatura corporal, representando cerca de 40% do peso corporal total. Esses músculos desempenham um papel fundamental no posicionamento e movimento do esqueleto, conforme sugere seu próprio nome. Um músculo esquelético é composto por células musculares, também conhecidas como fibras musculares. Cada fibra muscular esquelética é uma célula longa e cilíndrica, podendo conter vários núcleos distribuídos próximos à superfície da fibra. Além disso, cada fibra muscular abriga milhares de miofibrilas, que ocupam a maior parte do volume intracelular, deixando pouco espaço para o citosol e as organelas. Essas miofibrilas são compostas por diversos tipos de proteínas organizadas em estruturas contráteis repetidas, denominadas sarcômeros. Em resumo, os músculos esqueléticos são essenciais para a nossa mobilidade e funcionam como os motores que impulsionam os movimentos do esqueleto.  ALMEIDA, F. N. Fisiologia Geral e do Movimento. Unicesumar: Maringá-PR, 2019.
10/05/2024

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ATIVIDADE 1 - ESPORTES COLETIVOS: BASQUETE E HANDEBOL - 52_2024 O ensino das regras podem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, pois, mesmo que os alunos não necessitem conhecer todas as regras, as básicas, pelo menos, são necessárias para a compreensão do jogo. No Basquete, além das regras de tempo, faltas e violações, também há as regras de bola “viva” e bola “morta”. KRAVCHYCHYN, C.; COSTA, L., C., A. Esportes Coletivos: Basquete e Handebol.​ Maringá - PR.:UniCesumar, 2019. Considerando o trecho acima e o material da disciplina, explique a regra da bola “morta”, na modalidade referida.
10/05/2024

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ATIVIDADE 1 - EDU - JOGOS BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS - 52_2024 No Brasil, o início das brinquedotecas também se relaciona ao estímulo por intermédio do brincar de crianças com deficiência. Em uma ação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, vários brinquedos foram expostos visando a orientação dos envolvidos com a temática, como pais e professores, em relação aos brinquedos, o que despertou muito interesse e resultou em um novo setor para a instituição voltado para os brinquedos (CUNHA, 1992). CUNHA, N. H. S. Brinquedoteca: definição, histórico no Brasil e no Mundo. In: FRIEDMANN, A. O direito de brincar: a brinquedoteca. São Paulo: E. Scritta, 1992. Considerando o texto acima e seus estudos na disciplina de JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS, apresente qual o objetivo da brinquedoteca e sua real importância para as crianças.
10/05/2024

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QUESTÃO 10 O Índice de Massa Corporal (IMC) é um cálculo que utiliza o peso e a altura do indivíduo (IMC = PESO/ALTURA2) para estimar sua composição corporal. No entanto, o IMC não distingue se o peso está relacionado à massa gorda (gordura) ou a massa magra (músculo) do indivíduo, o que pode dificultar a interpretação e classificação da real composição corporal do avaliado. Fonte: ARDENGUE, M.; LUZ, S.R. Síndrome metabólica e exercício físico: conceitos, características e orientações. UniCesumar. Maringá, 2024. Considerando o trecho acima, é correto afirmar que:   Alternativas Alternativa 1: O IMC não deve ser utilizado como ferramenta para avaliação da composição corporal. Alternativa 2: O IMC estima a quantidade de massa magra, porém não consegue estimar o percentual de gordura. Alternativa 3: Indivíduos com grande quantidade de massa magra podem ser classificados de forma incorreta como obesos. Alternativa 4: Indivíduos com grande percentual de gordura podem ser classificados como "peso normal" pelo cálculo do IMC. Alternativa 5: Indivíduos com o mesmo peso sempre terão a mesma classificação do IMC, independente do percentual de massa magra.
10/05/2024

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QUESTÃO 9 O diabetes mellitus (DM) é descrito como uma doença metabólica crônica que tem como característica principal o aumento de glicose na corrente sanguínea, também chamado de hiperglicemia, devido à dificuldade de produção ou de ação do hormônio insulina.    Fonte: ARDENGUE, M.; LUZ, S.R. Síndrome metabólica e exercício físico: conceitos, características e orientações. UniCesumar. Maringá, 2024. Sobre a ação da insulina no DM, analise as afirmativas a seguir:   A insulina atua diretamente na glicemia, dificultando a captação de glicose pela célula. A falta de produção de insulina resulta em um aumento da captação de glicose pelas células dos tecidos periféricos. III.  A dificuldade de ação da insulina diminui a captação de glicose para dentro da célula, resultando em um aumento da glicemia.   É correto o que se afirma em:   Alternativas Alternativa 1: II, apenas. Alternativa 2: III, apenas. Alternativa 3: I e II, apenas. Alternativa 4: II e III, apenas. Alternativa 5: I, II e III.
10/05/2024

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