A escolha da área de atuação do profissional biomédico começa na graduação, quando é iniciado o processo e o primeiro contato com a profissão. Ao decorrer da formação, o aluno começa a entender quais áreas poderá seguir e, assim, dedicar-se aos estudos e verificar suas afinidades, pois é preciso que as habilidades individuais e afinidades estejam diretamente relacionadas com as perspectivas futuras da atuação no mercado de trabalho, esse que cada vez mais procura profissionais especialistas e não generalistas (Gonçales, 2024; da Silva et al. 2014)
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CONTEXTUALIZAÇÃO A Biomedicina é uma profissão que possui muitas possibilidades de atuação; dentre as 35 habilitações da qual valida a escolha da área ou subárea, o profissional pode ter mais de uma habilitação junto ao Conselho de Biomedicina, desde que tenha as especializações e estágios práticos homologados e aceitos pelo CFBM (Conselho Federal de Biomedicina) (CFBM, 2021).
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De acordo com as normas decretadas pelas diretrizes curriculares, CITE e EXPLIQUE quais são os quatro pilares fundamentais, considerados obrigatórios, dos quais devem ser pautados e ofertados por todas as instituições de ensino, de modalidade presencial e EAD, a formação do profissional biomédico.
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CONTEXTUALIZAÇÃO O curso de biomedicina passou por uma série de eventos até o biomédico ser oficialmente considerado um profissional de saúde, evento esse que aconteceu em 1998 com a Resolução nº 287 do Conselho Nacional de Saúde (CNS); entretanto a luta por reconhecimento e lugar no mercado de trabalho é constante e não para, bem como o crescimento e evolução da profissão biomédica.
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2) ELABORE um relatório e nele: a) DESCREVA a doença do código estudado, e o andamento sobre a terapia gênica da doença. b) RELATE a mutação estudada, os efeitos na expressão das suas proteínas e aponte o erro genético desta mutação. c) EXPLIQUE também, com o objetivo de terapia gênica, qual seria a enzima de restrição melhor aplicada, e como ficariam os fragmentos após a clivagem. d) CITE quais seriam os próximos passos para que esta terapia gênica chegue em fase clínica de testes.
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1) Com base nestas informações, para a produção de terapia gênica utilizando este gene sadio para a correção do gene mutado, EXPLIQUE qual seria a melhor enzima de restrição para esta finalidade.
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A partir dos resultados encontrados por meio dos passos acima descritos, faça uma pesquisa acessando o Google Academico, utilizando as palavras de busca "sequenciamento mutação delta F508 Fibrose Cística", analise e responda as seguintes informações, em formato de relatório:
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5º passo: Acesse o site https://www.ebi.ac.uk/jdispatcher/msa/muscle, e no campo “Imput Sequence”, escreva >1 e introduza a sequência normal na linha abaixo. Se seguida, escreva >2 com a sequencia com a presença da mutação. Clique em “Submit”. 6º passo: Acesse a aba “Tool Output” e observe, nas primeiras duas sequencias apresentadas, que os alinhamentos destas duas sequencias sinaliza o local e a mutação por meio de sinais. Transcreva a sequência para seu arquivo de texto apontando a posição da mutação e responda qual o tipo de mutação está representada. 7º passo: Com a posse do código sem mutação, nos intervalos entre 1500 e 1560, acesse o link: https://nc3.neb.com/NEBcutter/prj/, cole a sequencia de estudo sem mutação e clique em “Submit”. 8º passo: Este resultado mostra várias enzimas de restrições e seus locais de corte na molécula. Note que ao passar o cursor sobre os nomes das enzimas, aparecem em vermelho o sítio de flanqueamento e algumas enzimas de restrição agem em apenas uma das fitas.
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