FECHAR

ATIVIDADE 2 - BIO - GESTÃO LABORATORIAL E POLÍTICAS EM SAÚDE - 54_2025

ATIVIDADE 2 - BIO - GESTÃO LABORATORIAL E POLÍTICAS EM SAÚDE - 54_2025

ATIVIDADE 2 - BIO - GESTÃO LABORATORIAL E POLÍTICAS EM SAÚDE - 54_2025

Questão 1
O Sistema Brasileiro de Acreditação (SBA/ONA) adota uma abordagem sistêmica e uma gestão por processos em suas avaliações. Dessa forma, é possível verificar se todos os requisitos do cliente estão sendo atendidos e se as premissas técnicas estão sendo seguidas adequadamente.
ABATEPAULO, A. R. R; BORGES, F.B.M; GARCIA, G.R. Gestão Laboratorial e Políticas em Saúde. Florianópolis, SC: Arqué, 2024.
​Sobre os níveis de certificação da ONA e sobre as prioridades de cada um, é correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:

Nível 1 - Acreditado pleno. Prioridade: organização dos processos

Alternativa 2:

Nível 1 - Acreditado: Prioridade: excelência na gestão e resultados.

Alternativa 3:

Nível 2 - Acreditado pleno. Prioridade: excelência na gestão e resultados.

Alternativa 4:

Nível 2 - Acreditado com excelência. Prioridade: organização dos processos.

Alternativa 5:

Nível 3 - Acreditado com excelência. Prioridade: excelência na gestão e resultados.

Questão 2
A RDC nº 50, de 21 de fevereiro de 2002, trata sobre o Regulamento Técnico para o funcionamento de estabelecimentos que realizam a prestação de serviços de saúde, como hospitais, clínicas e laboratórios. Ela estabelece critérios e normas para garantir a qualidade dos serviços de saúde prestados, abordando aspectos como estrutura física, recursos humanos, gestão e organização.
ABATEPAULO, A. R. R; BORGES, F.B.M; GARCIA, G.R. Gestão Laboratorial e Políticas em Saúde. Florianópolis, SC: Arqué, 2024.
Com base nas informações apresentadas anteriormente, identifique dentre as alternativas abaixo, a finalidade do denominado espaço de apoio do laboratório, de acordo com a RDC nº 50.
Alternativas
Alternativa 1:

Trata-se de um espaço dedicado à coleta de amostras.

Alternativa 2:

É a área destinada ao descarte e à esterilização de resíduos.

Alternativa 3:

É um espaço reservado para o lazer e descanso dos funcionários.

Alternativa 4:

É um local utilizado exclusivamente para a realização de reuniões da equipe técnica.

Alternativa 5:

É um espaço destinado ao armazenamento de documentos e arquivos administrativos.

Questão 3
Os 5S são uma metodologia de gestão originada no Japão, que visa a organização e a padronização do ambiente de trabalho para aumentar a eficiência e a produtividade. O termo '5S' refere-se a cinco palavras em japonês, que correspondem a cinco etapas: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke. Essa ferramenta é simples, de baixo custo e apresenta resultados a curto prazo, sendo aplicável em qualquer setor industrial e até mesmo fora das fronteiras produtivas.

​ABATEPAULO, A. R. R; BORGES, F.B.M; GARCIA, G.R. Gestão Laboratorial e Políticas em Saúde. Florianópolis, SC: Arqué, 2024.

Com base no que foi exposto sobre a metodologia 5S, como pode o Shitsuke ser aplicado no dia a dia de um laboratório?

Alternativas
Alternativa 1:

Cumprindo as atividades propostas e escondendo os erros.

Alternativa 2:

Trabalhando sem metas e escondendo os problemas e erros.

Alternativa 3:

Cumprindo os horários de trabalho e não escondendo os erros.

Alternativa 4:

Trabalhando em horários excessivos e não escondendo os erros.

Alternativa 5:

Criando metas pessoais sem conexão com as metas da empresa.

Questão 4
O planejamento estratégico é um método claro para identificar onde sua empresa está e para onde quer ir. Fazer esse estudo é a ferramenta mais importante para alcançar o sucesso do seu negócio. A empresa de saúde que trabalha com esse tipo de estratégia consegue proporcionar excelência em vários setores da organização, da gestão de estoque ao atendimento dos pacientes. Além disso, elaborar um planejamento estratégico em saúde serve para mapear todo o trabalho, o que facilita nas tomadas de decisões e otimiza as atividades das equipes. Quando se desenvolve um bom planejamento estratégico em saúde, as empresas do setor ganham em produtividade, qualidade no atendimento e lucratividade.


Fonte: Adaptado de: https://iwsoftware.com.br/planejamento-estrategico-em-saude/. Acesso em: 13 ago. 2025.
 
O planejamento estratégico em saúde, aplicado à gestão laboratorial, tem como principal finalidade:

Alternativas
Alternativa 1:

Evitar auditorias e fiscalizações externas.

Alternativa 2:

Garantir apenas a compra de insumos laboratoriais.

Alternativa 3:

Reduzir a importância das políticas públicas de saúde.

Alternativa 4:

Substituir a avaliação de desempenho dos colaboradores.

Alternativa 5:

Permitir a tomada de decisão baseada em evidências e projeções futuras.

Questão 5
Em um laboratório de análises clínicas, a infraestrutura adequada desempenha um papel fundamental na qualidade dos serviços prestados. Desde a organização do espaço físico até a disponibilidade de equipamentos modernos, cada detalhe influencia diretamente nos resultados dos exames e na satisfação dos pacientes.


Fonte: Adaptado de: https://fleminglaboratorio.com/glossario/necessidade-infraestrutura-laboratorios-analises-clinicas/. Acesso em: 10 de agosto de 2025.
 
Sobre as RDCs (Resoluções da Diretoria Colegiada) da ANVISA, assinale a alternativa que dispõe sobre o regulamento técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde:
 

Alternativas
Alternativa 1:

RDC n° 20, de 10 de abril de 2014.

Alternativa 2:

RDC nº 786, de 5 de maio de 2023.

Alternativa 3:

RDC nº 978, de 6 de junho de 2025.

Alternativa 4:

RDC nº 222, de 28 de março de 2018.

Alternativa 5:

RDC nº 50, de 21 de fevereiro de 2002.

Questão 6
Os exames laboratoriais são essenciais para a medicina diagnóstica e a gestão da saúde do paciente. Para garantir a precisão e confiabilidade dos resultados, esses exames são divididos em três fases distintas: pré-analítica, analítica e pós-analítica. Cada fase possui processos específicos que, quando seguidos corretamente, asseguram a qualidade e a eficácia dos exames.

Fonte: Adaptado de: https://labbiolab.com.br/as-tres-fases-dos-exames-laboratoriais/. Acesso em: 18 de agosto de 2025.

A respeito dos processos presentes nessas fases laboratoriais, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

Os fatores envolvidos na fase pós-analítica são difíceis de monitorar, pois grande parte deles pode ocorrer fora do ambiente laboratorial.

Alternativa 2:

Na fase pós-analítica, que ocorre após a análise do material biológico, os laudos são confeccionados e liberados automaticamente pelos equipamentos, o que isenta essa fase da ocorrência de erros.

Alternativa 3:

Na fase analítica pode ocorrer erros que interferem diretamente nos resultados dos exames, tais como estase venosa, troca de anticoagulante, punção traumática e demorada, erros de homogeneização e centrifugação.

Alternativa 4:

Na fase analítica, fatores como a qualidade da água (impurezas e contaminantes), limpeza da vidraria, calibração correta dos dispositivos de medição e ensaio (DME) são capazes de interferir no processo da análise laboratorial.

Alternativa 5:

Na fase pré-analítica a correta utilização da metodologia analítica aplicada é importante para o sucesso da análise laboratorial da amostra. A confiabilidade de um teste envolve a sua precisão, exatidão, sensibilidade e especificidade.

Questão 7
A Cultura Organizacional de uma empresa (também chamada de cultura empresarial e corporativa) é o conceito que define a forma com que a organização conduz seus negócios e em como trata seus clientes e parceiros. A cultura organizacional se destaca como um recurso estratégico em busca de competitividade e é um método eficiente para encontrar a missão, a visão, os valores e os objetivos da empresa. Uma cultura sólida impacta na força da sua marca empregadora, o que significa uma atração e retenção de potenciais talentos.


Fonte: Adaptado de: https://www.gupy.io/blog/cultura-organizacional. Acesso em: 13 ago. 2025.

 
Sobre a cultura organizacional de uma empresa, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Alternativa 1:

A missão retrata o que o laboratório deseja ser dia após dia. Pode até exigir vários anos para seu alcance, porém, é o que o laboratório segue como ideal.

Alternativa 2:

Os valores do seu laboratório apresentam quais os princípios que ele terá como alicerce. Em outras palavras, são as características que independentemente do que aconteça, não irão mudar.

Alternativa 3:

Um dos principais objetivos da cultura organizacional é fazer com que cada colaborador trabalhe de forma individual para atingir suas metas pessoais, sem a necessidade de compartilhar objetivos em comum com a empresa.

Alternativa 4:

A visão retrata o propósito de existência de uma determinada empresa ou negócio. Faz com que pessoas diferentes, que nela trabalham, possam olhar para um mesmo objetivo e trabalhar de forma unificada para isso.

Alternativa 5:

A ausência de uma cultura organizacional não impacta na motivação dos colaboradores. A rotatividade de colaboradores é sempre positiva, pois garante que novas pessoas entrem com mais experiência e conhecimento do que os que saíram.

Questão 8
A estrutura de uma empresa se refere à forma com que departamentos, tarefas e responsabilidades são distribuídos e organizados. Dessa forma, é ela quem determina a dinâmica das relações internas, especialmente em se tratando da cadeia hierárquica e do poder de decisão dos agentes que compõem o organograma organizacional. Nesse sentido, existem duas opções de estrutura organizacional: a horizontal e a vertical. De um modo geral, ambas vão definir a divisão de cargos, os níveis hierárquicos e o papel de cada colaborador de modo a aproveitar o máximo potencial deles. Além disso, é a estrutura, seja ela horizontal ou vertical, que vai orientar a circulação de informação e a comunicação entre os colaboradores.


Fonte: Adaptado de: https://www.siteware.com.br/blog/gestao-de-equipe/estrutura-organizacional-horizontal-e-vertical/. Acesso em: 13 de agosto de 2025.

Sobre os sistemas de gestão vertical e horizontal aplicados à estrutura organizacional de um laboratório de análises clínicas, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

No sistema vertical, as decisões são descentralizadas, favorecendo a comunicação entre setores e reduzindo a hierarquia.

Alternativa 2:

O sistema horizontal é caracterizado pela ausência total de hierarquia, onde todos têm o mesmo nível de poder de decisão.

Alternativa 3:

O sistema horizontal impossibilita a interação entre setores, mantendo a mesma lógica de subordinação rígida típica do modelo vertical.

Alternativa 4:

No sistema vertical, as responsabilidades estão vinculadas às pessoas, as decisões tendem a ser centralizadas na diretoria e a comunicação com a área técnica pode ser dificultada.

Alternativa 5:

A escolha entre os sistemas vertical e horizontal deve sempre seguir uma regra fixa, em que empresas pequenas utilizam exclusivamente o modelo vertical e grandes empresas exclusivamente o horizontal.

Questão 9
 A RDC nº 302, promulgada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em 13 de outubro de 2005, estabelece diretrizes para o funcionamento dos serviços de saúde, com ênfase na gestão de resíduos de serviços de saúde (RSS). Essa resolução visa facilitar o monitoramento dos laboratórios pelas vigilâncias estaduais e municipais.
​ABATEPAULO, A. R. R; BORGES, F.B.M; GARCIA, G.R. Gestão Laboratorial e Políticas em Saúde. Florianópolis, SC: Arqué, 2024.
Com base no que foi apresentado e no contéudo do livro da discplina, identifique a seguir o objetivo da regulamentação da RDC nº 302.


 

Alternativas
Alternativa 1:

Adequar e regularizar o fechamento de laboratórios

Alternativa 2:

Adequar e regularizar o funcionamento de laboratórios.

Alternativa 3:

Vigiar o funcionamento de estabelecimentos hospitalares.

Alternativa 4:

Auditar de forma passiva o funcionamento de laboratórios.

Alternativa 5:

Adequar e regularizar o funcionamento de estabelecimentos hospitalares.

Questão 10
A implantação de um sistema de controle da qualidade nos laboratórios é essencial para garantir a precisão e a confiabilidade dos resultados analíticos. Esse sistema abrange diversas práticas e protocolos que visam identificar, monitorar e minimizar erros durante o processo de análise.
ABATEPAULO, A. R. R; BORGES, F.B.M; GARCIA, G.R. Gestão Laboratorial e Políticas em Saúde. Florianópolis, SC: Arqué, 2024.
De acordo ao exposto acima, escolha a alternativa que corresponde a um dos objetivos da garantia da qualidade no laboratório.
Alternativas
Alternativa 1:

Tomar medidas para garantir a qualidade dos laudos.

Alternativa 2:

Garantir a qualidade de todos os exames bioquímicos.

Alternativa 3:

Garantir a qualidade de todos os exames parasitológicos.

Alternativa 4:

Garantir a qualidade de todos os resultados obtidos na rotina diária.

Alternativa 5:

Garantir a qualidade de todos os exames realizados no laboratório de apoio.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
crossmenu