
ATIVIDADE 1 - TEOL - DIACONIA, ÉTICA CRISTÃ E RESPONSABILIDADE SOCIAL - 53_2025
ATIVIDADE 1 - TEOL - DIACONIA, ÉTICA CRISTÃ E RESPONSABILIDADE SOCIAL - 53_2025
ATIVIDADE 1 - TEOL - DIACONIA, ÉTICA CRISTÃ E RESPONSABILIDADE SOCIAL - 53_2025
O Avivamento da Rua Azusa e sua influência teológica e social
“Ao observar o perfil dos pentecostais brasileiros, é possível identificar que grande parte de seu contingente está localizado nas regiões periféricas e que seus membros costumam pertencer às camadas oprimidas da sociedade. Um movimento surgido no século XIX, nos Estados Unidos, proclamava o avivamento da igreja, baseando em suma sua teologia em Atos 2. Seu crescimento vertiginoso e sua difusão internacional ocorreram a partir do conhecido Avivamento da Rua Azusa, onde multidões se reuniam para experimentar do Batismo do Espírito Santo” (Cadore; Modes, 2022, p. 36).
Fonte: CADORE, D. M.; MODES, J. V. Pentecostalismo: a voz de uma classe social. Revista Via Teológica, Curitiba, v. 23, n. 46, p. 33-65, dez. 2022.
Com base na leitura do artigo \'Pentecostalismo: a voz de uma classe social\', disponível na aba “Material da disciplina” e conhecimento adquirido na disciplina, escreva um texto com cerca de 300 palavras respondendo à seguinte proposta:
Explique de que forma o Avivamento da Rua Azusa foi importante para a transformação da teologia cristã no século XX e como esse movimento se relaciona com a ética cristã e a responsabilidade social.
Instruções:
O texto deve ser autoral e apresentar uma reflexão clara sobre os impactos do movimento de Azusa.
Use pelo menos uma citação do artigo para sustentar seus argumentos.
O foco deve estar em como a teologia pentecostal promoveu inclusão social, voz para os marginalizados e uma nova forma de viver a fé cristã, na prática.
