
ATIVIDADE 1 - CBIO - PRÁTICA DE ENSINO: PRINCÍPIOS LEGAIS E DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA - 53_2025
ATIVIDADE 1 - CBIO - PRÁTICA DE ENSINO: PRINCÍPIOS LEGAIS E DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA - 53_2025
ATIVIDADE 1 - CBIO - PRÁTICA DE ENSINO: PRINCÍPIOS LEGAIS E DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA - 53_2025
Por trás de toda ação bem executada existe um bom planejamento. Para a execução de uma boa aula não é diferente. Segundo Barreiros (2021), o planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, onde é possível integrar a atividade escolar e a problemática do contexto social.
O planejamento permite visualizar nosso contexto e ações, pois ao planejar, pensamos em nossos objetivos e em estratégias para alcançá-los. Assim, esse processo amplia nossa compreensão de como atuamos e nos permite explorar novas abordagens para atender melhor às nossas necessidades (Dos Santos Silva et al., 2024).
Fonte: BARREIROS, G. B. Prática de ensino: princípios legais e didáticos para o ensino de ciências e biologia. Maringá: UniCesumar, 2021. 200 p.
DOS SANTOS SILVA, N. V. et al. Desvendando o planejamento educacional: uma análise da aplicação prática nos contextos do plano de ensino e plano de aula. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 10, n. 3, p. 2287–2296, 2024.
O planejamento faz parte do conhecimento pedagógico do professor, envolvendo autonomia e reflexão na seleção das ações a serem implementadas em sala de aula. Considerando a importância do planejamento pedagógico e formativo para o ensino de Ciências e Biologia, discorra sobre as etapas fundamentais que um professor deve considerar ao elaborar um plano de aula integrado e eficaz para essas disciplinas e justifique a relevância de cada etapa mencionada. O texto deve conter o número mínimo de 20 linhas e máximo de 30 linhas.
