QUESTÃO 8
 A higienização das mãos é considerada, mundialmente, uma das medidas mais eficazes e de baixo custo na prevenção das infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS), protegendo tanto os pacientes quanto os profissionais. Após a pandemia de COVID-19, o tema ganhou ainda mais destaque, reforçando protocolos e campanhas educativas em ambientes hospitalares, ambulatoriais e também na comunidade. A prática correta de higienização das mãos está diretamente relacionada à redução de infecções hospitalares, interrupção das cadeias de transmissão de microrganismos patogênicos e segurança do paciente, sendo preconizada por legislações como a NR-32, normas da ANVISA e protocolos internacionais da Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

 

Fonte: BRASIL. NR 32 — Segurança e Saúde no Trabalho em Serviço de Saúde. Brasília: Ministério do Trabalho, 2005. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.gov.br/trabalho-e-emprego/pt-br/acesso-a-informacao/participacao-social/conselhos-e-orgaos-colegiados/comissao-tripartite-partitaria-permanente/arquivos/normas-regulamentadoras/nr-32-atualizada-2022-2.pdf. Acesso em: 08 ago. 2025.

 

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I.A higienização das mãos, quando realizada de forma adequada, deve ser fortemente incentivada nos serviços de saúde, uma vez que, apesar de se tratar de uma medida simples e de baixo custo, desempenha um papel crucial na prevenção de infecções, podendo impactar diretamente nos desfechos clínicos de pacientes e na segurança dos profissionais de saúde.

PORQUE

II. Embora reconhecida como uma prática relevante, a higienização das mãos apresenta eficácia restrita apenas em situações de sujidade visível, como sangue ou fluidos corporais, sendo, nesses casos, suficiente para proteger o profissional de saúde e prevenir a contaminação cruzada entre pacientes.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui
Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.