FECHAR

ATIVIDADE 3 - CIÊNCIAS DO AMBIENTE - 54_2025

R$25,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 3 - CIÊNCIAS DO AMBIENTE - 54_2025

ATIVIDADE 3 - CIÊNCIAS DO AMBIENTE - 54_2025

Questão 1

As atividades humanas têm contribuído para o aumento da temperatura global por meio da emissão de gases de efeito estufa (GEE). Esses gases estão presentes em diversas atividades e incluem o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4) e o óxido nitroso (N2O), que possuem diferentes potenciais de aquecimento global e são emitidos em processos como o uso de combustíveis fósseis, decomposição de matéria orgânica e práticas agrícolas e industriais.

Fonte: Disponível em: https://antigo.mma.gov.br/informma/item/195-efeito-estufa-e-aquecimento-global.html. Acesso em: 28 mar. 2025.

Sobre os poluentes atmosféricos, assinale a alternativa correta:

Alternativas

Alternativa 1:

São fontes móveis de emissão as chaminés industriais, e fontes fixas de emissão, os veículos automotores.

Alternativa 2:

O dióxido de carbono, o metano e o óxido nitroso, além de serem gases de efeito estufa, tratam-se de poluentes atmosféricos secundários.

Alternativa 3:

O dióxido de carbono é emitido durante a combustão incompleta de combustíveis e tem alta afinidade com a hemoglobina, atrapalhando o transporte de oxigênio pelo corpo e podendo causar até mesmo a morte.

Alternativa 4:

O metano é um gás de efeito estufa; no entanto, suas emissões podem ser reduzidas com o seu uso como energia térmica ou elétrica, a partir da geração por meio da degradação biológica de matéria orgânica no tratamento biológico de resíduos sólidos e de águas residuárias, por exemplo.

Alternativa 5:

Em aterros sanitários, a captação e a utilização do gás produzido não é uma boa opção para a redução de gases do efeito estufa; pois o gás metano presente no biogás não pode ser utilizado como energia renovável, mesmo que passe por processos de purificação para remoção de contaminantes presentes nos resíduos sólidos urbanos.

Questão 2

Diversos métodos de prevenção e controle da poluição atmosférica podem ser aplicados, os quais são utilizados para evitar ou reduzir a emissão de poluentes para a atmosfera. Derisio (2017) explica que, com relação à poluição do ar, podem ser consideradas quatro etapas: a produção, a emissão, o transporte e a recepção de poluentes, de forma que, em cada uma dessas etapas, pode-se intervir para reduzir os riscos da poluição por meio da aplicação de métodos, como: planejamento territorial e zoneamento ambiental; eliminação e redução de poluentes; diluição de poluentes; e equipamentos de controle de poluentes (EPC).

 

Fonte: ​DERISIO, J. C. Introdução ao controle de poluição ambiental. 5. ed. São Paulo: Oficina de Textos, 2017.

Sobre os métodos de controle da poluição do ar, analise as afirmativas a seguir:

  1. Os equipamentos utilizados no controle da poluição atmosférica são diversos, e a sua escolha e classificação dependem de fatores particulares, como o estado físico do poluente, o grau de limpeza desejado, entre outros fatores. 
  2. Com relação ao estado físico do poluente, os equipamentos de controle de poluentes são diferenciados entre os utilizados para remoção de material particulado e aqueles utilizados para remoção de gases e vapores.

III. O grau de limpeza desejado está relacionado ao atendimento dos padrões de emissão e de qualidade do ar, conforme legislação aplicável e/ou licença ambiental de operação do gerador.

  1. O sistema de filtragem por filtros de tecidos pode ser utilizado para o controle das emissões de material particulado em processos industriais.

É correto o que se afirma em:

Alternativas

Alternativa 1:

I e IV, apenas.

Alternativa 2:

II e III, apenas.

Alternativa 3:

I, II e III, apenas.

Alternativa 4:

II, III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 3

A construção civil, apesar de sua importância para humanidade, é grande geradora de impactos ambientais adversos. Visando à melhoria das condições ambientais desse setor, surgiram as certificações ambientais de construção civil. No Brasil, duas certificações se destacam: são a LEED (Leadership in Energy and Environmental Desing) e a AQUA (Alta Qualidade Ambiental).

DUARTE, N. C. et al. Instituto Venturi, 2016. Comparativo dos requisitos LEED e AQUA para certificação ambiental de edificações. Disponível em: https://www.institutoventuri.org.br/ojs/index.php/firs/article/view/68. Acesso em: 6 out. 2022.

Para que uma edificação atenda aos princípios de sustentabilidade estabelecidos pelo município, após uma discussão entre os envolvidos no projeto, foi decidido que seria escolhida uma certificação que avaliasse várias etapas do processo, tais como canteiro de obras, conforto ambiental e olfativo, gestão de energia, qualidade da água e do ar. Faça uma pesquisa na internet e responda a questão a seguir: 

Qual é a certificação que atende à decisão do grupo? 

Alternativas

Alternativa 1:

AQUA.

Alternativa 2:

ISO 9.001.

Alternativa 3:

ISO 14.001.

Alternativa 4:

LEED Gold.

Alternativa 5:

Produção mais limpa.

Questão 4

O Relatório de Conjuntura dos Recursos Hídricos de 2018, elaborado pela Agência Nacional de Águas (ANA), trouxe a informação de que a demanda por uso de água no Brasil é crescente, com aumento estimado de aproximadamente 80% no total retirado de água nas últimas duas décadas. A previsão é de que, até 2030, a retirada aumente 24%. A seguir, temos a partir da média anual, o total de água consumida no Brasil em suas diversas áreas:

Disponível em https://arquivos.ana.gov.br/portal/publicacao/Conjuntura2018.pdf

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

  1. A irrigação permite uma suplementação do regime de chuvas, viabilizando o cultivo em regiões com escassez mais acentuada de água, como o Semiárido, ou em locais com períodos específicos de seca, como a região central do Brasil.

 

PORQUE

  1. Atualmente, o principal uso de água no país, em termos de quantidade utilizada, é a irrigação. Esse uso corresponde à prática agrícola que utiliza um conjunto de equipamentos e técnicas para suprir a deficiência total ou parcial de água para as culturas. Em segundo lugar, o uso industrial é aquele que mais consome água potável no país.


A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas

Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 5

Conforme a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) (Lei nº 12.305/2010), a gestão e o gerenciamento de resíduos sólidos urbanos (RSU, resíduos domiciliares e de limpeza urbana) devem respeitar uma ordem de prioridade: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos (Brasil, 2010). Essa hierarquia de resíduos prioriza as práticas menos nocivas ao meio ambiente e que contribuem para o estabelecimento de uma economia mais circular.

Nesse contexto, o Brasil está em fase de transição: saindo de um sistema exclusivo de disposição inadequada de resíduos no solo e caminhando para um modelo mais sustentável de gerenciamento de RSU, incorporando outras formas de tratamento e aproveitamento desse material. O país já possui iniciativas de reciclagem para diversos materiais secos e começa a observar iniciativas também para a reciclagem de resíduos orgânicos. Além disso, alternativas de aproveitamento energético, do combustível derivado de resíduos até a geração de biogás e produção de biometano, começam a ganhar espaço no cenário nacional (ABREMA, 2024). Logo, considerando este cenário, a Figura 1 a seguir apresenta um diagrama do fluxo de RSU no Brasil.
 

Figura 1 - Fluxo de resíduos sólidos urbanos no Brasil em 2023

Fonte: https://www.abrema.org.br/panorama/. Acesso em: 19 maio 2025.

Nota: CDRU: combustível derivado de resíduos urbanos (CDRU). O maior consumidor de CDRU no Brasil é a indústria cimenteira, que utiliza esse combustível para substituir o coque em seus fornos e incorpora as cinzas resultantes da queima ao clínquer, principal composto na fabricação do cimento. A esse processo de duplo aproveitamento (produção de energia térmica e uso como matéria-prima) dá-se o nome de coprocessamento.

Com base nas informações apresentadas, sobre o manejo dos resíduos sólidos urbanos (RSU), analise as afirmativas a seguir:

 

  1. Os resíduos são coletados pelos prestadores de serviços de forma indiferenciada (sem seleção) e diferenciada (resíduos separados, como os recicláveis), e posteriormente são destinados a variadas formas de tratamento e, por fim, à disposição final dos rejeitos (material sem viabilidade de reaproveitamento) em espaços ambientalmente adequados (aterros sanitários).
  2. Os resíduos enviados à reciclagem têm duas origens principais: a coleta seletiva via serviços públicos e a coleta informal (catadores autônomos, que são aqueles sem vínculo com associações ou cooperativas).

III. A compostagem é uma das possíveis formas de tratamento da fração orgânica dos RSU e consiste na decomposição controlada de resíduos orgânicos por microrganismos em condições aeróbias, gerando um material estabilizado, denominado composto.

  1. No Brasil, em 2023, aproximadamente 40,6 milhões de toneladas de RSU foram dispostas em aterros sanitários; no entanto, áreas de disposição final inadequadas (lixões e aterros controlados) estão presentes em todas as regiões e receberam mais de 28,7 milhões de toneladas de resíduos.

É correto o que se afirma em:

Alternativas

Alternativa 1:

I e II, apenas.

Alternativa 2:

III e IV, apenas.

Alternativa 3:

I, II e III, apenas.

Alternativa 4:

II, III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 6

Segundo a norma da ABNT NBR 8419/1992, aterro sanitário é uma técnica de disposição de resíduos sólidos urbanos no solo, sem causar danos à saúde pública e ao meio ambiente, minimizando os impactos ambientais. Este método utiliza dos princípios da engenharia para confinar os resíduos sólidos em uma menor área possível e reduzir o volume dos resíduos o máximo possível, cobrindo com uma camada de terra na conclusão de cada trabalho.

 

Fonte: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR: 8419: Apresentação de projetos de aterros sanitários de resíduos sólidos urbanos. Rio de Janeiro. 1992. Disponível em : https://www.ipaam.am.gov.br/wp-content/uploads/2021/01/NBR-8419-92-Apresentacao-de-Projetos-de-Aterros-Sanitarios-de-Residuos-Solidos-Urbanos.pdf. Acessado 05 abril  2024.

 

A figura abaixo representa um aterro sanitário:

 

Fonte: Vertown. Como funciona o aterro sanitário? Disponível em: <https://www.vertown.com/blog/como-funciona-o-aterro-sanitario/>. Acesso em 25 mar 2024.

 

Considerando o texto e a figura acima, avalie as afirmações a seguir:

 

  1. O aterro sanitário conta com a drenagem do chorume, um resíduo líquido originado de processos de decomposição de resíduos orgânicos.
  2. A manta plástica PEAD é uma membrana seletiva que permite a passagem de líquidos não nocivos ao lençol freático.

III. O interior do aterro possui um sistema de drenagem de gases, possibilitando a coleta do biogás, que pode ser aproveitado para geração de energia.

  1. O biogás é proveniente da decomposição aeróbia da matéria orgânica, sendo o metano um bom combustível para geração de energia.
  2. A área de um aterro sanitário concluído pode ser revitalizada, por exemplo, com a construção de parques.

 

É correto o que se afirma em:

Alternativas

Alternativa 1:

I e IV, apenas.

Alternativa 2:

IV e V, apenas.

Alternativa 3:

I, II e III, apenas.

Alternativa 4:

I, III e V, apenas.

Alternativa 5:

I, II, IV e V, apenas.

Questão 7

Apesar de sua significância para a humanidade, a indústria da construção civil é reconhecida como uma das principais fontes de impactos ambientais negativos. Com o intuito de mitigar esses impactos e promover práticas mais sustentáveis nesse setor, surgiram as certificações ambientais específicas para edificações. No Brasil, duas certificações têm se destacado nesse contexto: o LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) e o AQUA (Alta Qualidade Ambiental).

 

Fonte: Duarte, N. C. et al. Comparativo dos requisitos LEED e AQUA para certificação ambiental de edificações. Disponível em: <https://www.institutoventuri.org.br/ojs/index.php/firs/article/view/68>. Acesso em 30 mar 2024.

Com base no exposto, para uma edificação de grande porte atender aos princípios de sustentabilidade estabelecidos internacionalmente, após uma discussão entre os envolvidos no projeto, foi decidido que seria escolhida uma certificação que avaliasse várias categorias, como localização sustentável, eficiência energética, uso eficiente de água, materiais e recursos, qualidade ambiental interna e inovação no projeto. O nível de certificação almejado é Platina.

 

Elaborado pelo professor, 2024.

Assinale a alternativa que apresenta qual é a certificação que apresenta estas características.

Alternativas

Alternativa 1:

AQUA.

Alternativa 2:

LEED.

Alternativa 3:

ISO 9.001.

Alternativa 4:

ISO 14.001.

Alternativa 5:

Produção mais limpa.

Questão 8

A Política Nacional dos Resíduos Sólidos institui a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, a ser implementada através da ordem de prioridade do gerenciamento de resíduos. Estes conceitos fazem parte da nova versão da ISO 14001, que tem como requisito a inserção da perspectiva do ciclo de vida dentro das organizações, preconizando uma abordagem mais abrangente e preventiva na gestão dos resíduos.

 

Disponível em: <https://www.vertown.com/blog/entenda-a-relacao-do-ciclo-de-vida-do-produto-com-a-pnrs-e-a-nova-versao-da-iso-14001/>. Acesso em 30 mar 2024.

Uma indústria está enfrentando problemas relacionados à gestão de seus resíduos sólidos, causando impactos ambientais significativos. Diante dessa situação, assinale a alternativa que propõe uma solução que está em concordância com o objetivo da metodologia de gestão ambiental Avaliação do Ciclo de Vida.

Alternativas

Alternativa 1:

Priorizar a destinação final dos resíduos sólidos, para que estes não causem impactos aos recursos naturais.

Alternativa 2:

Identificar oportunidades de redução na geração, reutilização de materiais e implementar processos mais eficientes.

Alternativa 3:

Desenvolver parcerias com empresas locais para terceirizar o transporte e a disposição final dos resíduos gerados pela indústria.

Alternativa 4:

Desenvolver produtos de obsolescência programada, para que o consumidor possa substituí-los e acompanhar a inovação tecnológica.

Alternativa 5:

Contratar uma empresa de incineração para queime dos resíduos sólidos da indústria, visando reduzir o volume de resíduos a serem dispostos em aterros sanitários.

Questão 9

Segundo o artigo nº 58 do Regulamento da Lei nº 997/76, aprovado pelo Decreto nº 8.468/76 e alterado pelo Decreto nº 47.397/02, o Licenciamento Ambiental pressupõe a existência de três tipos de licenças. 

Sobre essas licenças, analise as afirmativas a seguir.

​I. As três licenças ambientais devem ser solicitadas concomitantemente.

  1. Todos os empreendimentos necessitam elaborar um relatório de impacto sobre o meio ambiente (EIA/RIMA).

III. A licença que deve conter os requisitos básicos a serem atendidos nas fases de localização, instalação e operação é chamada de licença prévia.

  1. Para iniciar a implantação, o empreendimento necessita da licença de operação.
  2. A licença de operação demanda o cumprimento das condicionantes estabelecidas pela licença prévia e licença de instalação.

​É correto o que se afirma em:

Alternativas

Alternativa 1:

V, apenas.

Alternativa 2:

II e IV, apenas.

Alternativa 3:

III e V, apenas.

Alternativa 4:

I, III e V, apenas.

Alternativa 5:

III, IV e V, apenas.

Questão 10

A NBR 10004 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT, 2004) classifica os resíduos sólidos quanto aos seus riscos potenciais ao meio ambiente e à saúde pública, para poderem ser gerenciados adequadamente, sendo classificados em: resíduos classe I – perigosos e resíduos classe II – não perigosos (resíduos classe II A – não inertes e resíduos classe II B – inertes).

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei nº 12.305/2010 (Brasil, 2010), quanto à origem, estabelece que os resíduos da construção civil (RCC), também denominados resíduos de construção e demolição (RCD), são os gerados nas construções, reformas, reparos e demolições de obras de construção civil, incluídos os resultantes da preparação e escavação de terrenos para obras civis.

Logo, sobre os RCC, a Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA nº 307/2002 estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil (Brasil, 2002), classificando-os conforme apresentado no Quadro 1.

Fonte: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - ABNT. NBR 10004: resíduos sólidos – classificação. Rio de Janeiro: ABNT, 2004.
BRASIL. Resolução n.º 307, de 5 de julho de 2002. Estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil. Brasília, DF: Diário Oficial da União, seção 1, 17 jul. 2002. Disponível em: https://conama.mma.gov.br/?option=com_sisconama&task=arquivo.download&id=305. Acesso em: 25 mar. 2025.
BRASIL. Lei n.º 12.305, de 2 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei n.º 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências. Brasília, DF: Diário Oficial da União, seção 1, 3 ago. 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12305.htm. Acesso em: 25 mar. 2025.

Quadro 1 - Classificação dos resíduos da construção civil 

Fonte: adaptado de: https://sindusconsp.com.br/download/manual-gestao-ambienta-de-residuos-da-construcao-civil/. Acesso em: 6 maio 2025.

Nota: consideram-se embalagens vazias de tintas imobiliárias aquelas cujo recipiente apresenta apenas filme seco de tinta em seu revestimento interno, sem acúmulo de resíduo de tinta líquida. As embalagens de tintas usadas na construção civil serão submetidas a sistema de logística reversa, conforme requisitos da Lei nº 12.305/2010, que contemplem a destinação ambientalmente adequada dos resíduos de tintas presentes nas embalagens.

Para o gerenciamento de RCC de uma obra, considerando a resolução e a norma mencionadas, foram identificados e classificados os resíduos conforme apresentados no Quadro 2:

Quadro 2 - Resíduos da construção civil de uma obra

​Fonte: a autora (2025).

A respeito do gerenciamento dos RCC apresentados, analise as afirmativas a seguir:

 

  1. Os RCC Classes A e B, por não serem considerados resíduos Classe I e serem não inertes, como exemplo de resíduos de argamassa, tijolos, telhas e gesso, podem ser acondicionados conjuntamente.
  2. Os resíduos Classe B, como as embalagens vazias de tintas imobiliárias, podem ser reutilizados para o acondicionamento dos resíduos Classe D, pois ambos são considerados resíduos perigosos.

III. Os RCC de qualquer classe não poderão ser dispostos em aterros de resíduos sólidos urbanos (aterros de resíduos domiciliares ou aterros sanitários).

  1. Os resíduos Classe A podem ser reutilizados ou reciclados, podendo retornar ao ciclo produtivo da construção civil.

 

É correto o que se afirma em:

Alternativas

Alternativa 1:

I e II, apenas.

Alternativa 2:

II e III, apenas.

Alternativa 3:

III e IV, apenas.

Alternativa 4:

II, III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu