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ATIVIDADE 3 - TOC - SAÚDE MENTAL E COMPORTAMENTO HUMANO - 54_2025

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ATIVIDADE 3 - TOC - SAÚDE MENTAL E COMPORTAMENTO HUMANO - 54_2025

ATIVIDADE 3 - TOC - SAÚDE MENTAL E COMPORTAMENTO HUMANO - 54_2025

Questão 1

Em determinados contextos, a ausência de reforço para um comportamento leva à diminuição progressiva da sua ocorrência. Esse princípio da análise do comportamento humano é aplicado, por exemplo, quando pais deixam de dar atenção a birras de crianças, favorecendo a redução dessas manifestações ao longo do tempo.

Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A retirada de reforços associados a um comportamento pode reduzir a frequência com que ele ocorre.

PORQUE

II. O processo de extinção se caracteriza pela diminuição gradual de um comportamento quando este deixa de ser reforçado.

​A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas

Alternativa 1:

As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são falsas.

Questão 2

A instabilidade psicomotora é um fenômeno complexo que pode afetar várias dimensões do desenvolvimento infantil, incluindo a coordenação motora, a capacidade de concentração e o desempenho acadêmico. Crianças com esse quadro frequentemente apresentam dificuldades em controlar seus movimentos, o que pode se manifestar através de agitação constante, dificuldade em permanecer sentadas por longos períodos ou até problemas para realizar atividades motoras finas, como desenhar ou escrever. Além dos desafios físicos, esses indivíduos também podem demonstrar alterações no comportamento, como impulsividade, irritabilidade e dificuldade em seguir instruções. Essas manifestações não apenas afetam a interação com seus pares e professores, mas também podem prejudicar o aprendizado e o desenvolvimento social, exigindo intervenções específicas para melhorar sua qualidade de vida e progresso escolar.
 

Adaptado de OLIVEIRA, Claudia. Saúde Mental e Comportamento Humano. Florianópolis, SC: Arqué, 2024.
 

Figura 1 - Exemplo de criança com baixo tônus e dificuldade de equilíbrio sendo estimulada em terapia. Fonte: Brasil (2016).

 

Considerando as características descritas, qual das seguintes opções descreve adequadamente as manifestações observadas em pessoas com instabilidade psicomotora?

Alternativas

Alternativa 1:

Capacidade superior de discriminação de tamanho e orientação espaço-temporal.

Alternativa 2:

Coordenação motora fina aprimorada, bom equilíbrio e alta capacidade de concentração.

Alternativa 3:

Falta de coordenação ampla e fina, equilíbrio prejudicado e dificuldade em tarefas motoras.

Alternativa 4:

Hiperatividade com habilidades motoras amplas bem desenvolvidas e excelente controle motor.

Alternativa 5:

Instabilidade emocional sem impacto significativo nas habilidades motoras ou na aprendizagem.

Questão 3

Os transtornos de personalidade são caracterizados por padrões persistentes de comportamento, cognição e afetividade que diferem significativamente das expectativas culturais. Esses padrões são inflexíveis e prejudicam a adaptação social, ocupacional ou acadêmica do indivíduo. Não se tratam de episódios isolados, mas de formas duradouras de funcionamento que exigem estratégias terapêuticas específicas.

Considerando os transtornos de personalidade, assinale a alternativa correta:

Alternativas

Alternativa 1:

São condições médicas decorrentes exclusivamente de lesões cerebrais identificáveis.

Alternativa 2:

São manifestações ocasionais de desajuste, resolvidas sem necessidade de intervenção.

Alternativa 3:

São alterações passageiras do humor, como tristeza ou ansiedade, comuns a qualquer pessoa.

Alternativa 4:

São padrões persistentes de comportamento e funcionamento, que dificultam a adaptação social e ocupacional.

Alternativa 5:

São episódios agudos e transitórios, geralmente associados a estressores específicos, sem repercussão duradoura.

Questão 4

No processo de aprendizagem, estímulos neutros podem adquirir significado quando associados repetidamente a estímulos significativos, desencadeando respostas condicionadas. Esse fenômeno explica, por exemplo, como pessoas podem desenvolver medo de situações inicialmente neutras após experiências negativas.

Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

  1. O condicionamento clássico ocorre quando um estímulo neutro é associado a um estímulo incondicionado, passando a provocar uma resposta condicionada.

    PORQUE

    II. A repetição da associação entre estímulos é fundamental para que o estímulo neutro adquira a capacidade de desencadear a resposta.

    ​​A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas

Alternativa 1:

As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são falsas.

Questão 5

Um estudante apresenta melhora na assiduidade escolar após o professor reforçar positivamente sua presença em sala de aula. O reforço é dado na forma de elogios e pequenas recompensas, sempre que o aluno comparece pontualmente. Esse exemplo ilustra a aplicação prática de um princípio da análise do comportamento humano.

Com base no texto apresentado, qual conceito da análise do comportamento é corretamente exemplificado?

Alternativas

Alternativa 1:

Extinção.

Alternativa 2:

Reforço positivo.

Alternativa 3:

Punição negativa.

Alternativa 4:

Reforço negativo.

Alternativa 5:

Condicionamento clássico.

Questão 6

O processo de aprendizagem é influenciado por uma série de fatores que vão além das capacidades cognitivas individuais. A aprendizagem envolve mudanças no Sistema Nervoso Central e é mediada por neurotransmissores como a noradrenalina. A combinação de fatores ambientais e emocionais também desempenha um papel significativo.
 

OLIVEIRA, Claudia. Saúde Mental e Comportamento Humano. Florianópolis, SC: Arqué, 2024.

 

Conforme descrito no texto, qual dos seguintes aspectos é crítico para o desenvolvimento da aprendizagem?

Alternativas

Alternativa 1:

A ausência de problemas neurológicos.

Alternativa 2:

Unicamente o suporte emocional da família.

Alternativa 3:

Fatores genéticos e o funcionamento do SNC.

Alternativa 4:

A presença de uma estrutura de ensino rígida.

Alternativa 5:

A exclusão de métodos pedagógicos variados.

Questão 7

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) pode impactar significativamente o funcionamento diário e o desenvolvimento de uma pessoa. Os sintomas incluem desatenção, dificuldade em manter o foco, hiperatividade e impulsividade. Esses sintomas são classificados em diferentes tipos e graus de gravidade, podendo afetar áreas como a escola e o ambiente de trabalho.

OLIVEIRA, Claudia. Saúde Mental e Comportamento Humano. Florianópolis, SC: Arqué, 2024.
 

Figura 1 - Exemplo desatenção de adulto com TDAH. Fonte: OLIVEIRA (2024).

 

A seguir, identifique, um dos sintomas associados ao TDAH tipo hiperativo/impulsivo?

Alternativas

Alternativa 1:

Inquietação interna.

Alternativa 2:

Desatenção em tarefas lúdicas.

Alternativa 3:

Dificuldade em manter a atenção.

Alternativa 4:

Dificuldade para organizar atividades.

Alternativa 5:

Mexer ou bater as mãos ou os pés com frequência.

Questão 8

Em uma comunidade, foi realizado um projeto de promoção da saúde mental que associava palestras educativas, atividades em grupo e campanhas de conscientização. Após alguns meses, observou-se diminuição de preconceitos e maior adesão das pessoas aos serviços de apoio psicológico.

Qual princípio lógico pode ser identificado na relação entre as ações desenvolvidas e os resultados obtidos?

Alternativas

Alternativa 1:

Raciocínio circular.

Alternativa 2:

Generalização indevida.

Alternativa 3:

Falácia de falsa analogia.

Alternativa 4:

Relação de causa e efeito.

Alternativa 5:

Correlação sem causalidade.

Questão 9

A inclusão escolar de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um desafio que requer compreensão dos marcos do desenvolvimento neuropsicomotor e estimulação precoce. A equiparação das doenças mentais entre crianças e adultos, no início do século XX, levou ao diagnóstico de esquizofrenia infantil, que muitas vezes incluía crianças autistas. Com o passar do tempo, o termo "Síndrome de Asperger" foi utilizado para descrever um tipo de autismo leve. A classificação internacional de doenças (CID-11) agora unifica esses diferentes transtornos sob o espectro do TEA.
 

OLIVEIRA, Claudia. Saúde Mental e Comportamento Humano. Florianópolis, SC: Arqué, 2024.
 

​Qual é a principal característica da Síndrome de Asperger, conforme discutido no texto?

Alternativas

Alternativa 1:

A preservação cognitiva e da fala.

Alternativa 2:

A presença de anomalias funcionais do SNC.

Alternativa 3:

A ausência de dificuldades na interação social.

Alternativa 4:

A maior gravidade dos sintomas comportamentais.

Alternativa 5:

A preservação da comunicação social e das habilidades motoras.

Questão 10

A etiologia do Transtorno do Espectro Autista (TEA) é multifatorial, com uma associação de diferentes fatores genéticos, ambientais e neurobiológicos. Estudos sugerem uma base genética forte, mas o ambiente também desempenha um papel significativo.
 

OLIVEIRA, Claudia. Saúde Mental e Comportamento Humano. Florianópolis, SC: Arqué, 2024.

 

Qual é a relação entre fatores genéticos e ambientais na expressão do TEA, conforme descrito no texto?

Alternativas

Alternativa 1:

A expressão de um gene é completamente independente do ambiente.

Alternativa 2:

O TEA é exclusivamente causado por fatores genéticos, sem influência do ambiente.

Alternativa 3:

50% dos casos de TEA são causados por fatores genéticos, e 50% por fatores ambientais.

Alternativa 4:

Fatores ambientais são os principais causadores do TEA, com pouca ou nenhuma influência genética.

Alternativa 5:

Cerca de 80% da expressão de um gene depende do ambiente, não havendo correspondência causal direta entre uma única anormalidade genética e o aparecimento do autismo.

 

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