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ATIVIDADE 2 - ENF - DIDÁTICA APLICADA A ENFERMAGEM - 54_2025

ATIVIDADE 2 - ENF - DIDÁTICA APLICADA A ENFERMAGEM - 54_2025

ATIVIDADE 2 - ENF - DIDÁTICA APLICADA A ENFERMAGEM - 54_2025

Questão 1
A Teoria da Aprendizagem, proposta por Burrhus Frederic Skinner, um dos mais influentes psicólogos do século XX, introduz conceitos fundamentais sobre como os comportamentos são adquiridos e mantidos. Skinner, que desenvolveu a teoria do condicionamento operante, argumenta que a aprendizagem é fortemente influenciada pelo ambiente em que o indivíduo está inserido. A teoria enfatiza a importância dos processos de repetição e reforço na formação de hábitos e habilidades, refletindo práticas educacionais que ainda são comuns no ensino tradicional. Com base nesses princípios, a teoria de Skinner contribui para a compreensão de como os indivíduos internalizam e aplicam novos conhecimentos e habilidades. No entanto, é importante reconhecer as especificidades dessa abordagem para avaliar sua aplicabilidade e limitações dentro do contexto educacional contemporâneo.

Fonte: CARVALHO, A. Didática aplicada à enfermagem. Florianópolis: Arqué, 2024.

Com base no exposto sobre a Teoria da Aprendizagem, de Burrhus Frederic Skinner, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:

A Teoria de Skinner é baseada na ideia de que o aprendizado ocorre, principalmente, por meio de observação e imitação de modelos sociais.

Alternativa 2:

Skinner acreditava que o aprendizado é influenciado tanto pelas características genéticas quanto pelas experiências do indivíduo, e que os comportamentos mais reforçados têm maior probabilidade de serem repetidos.

Alternativa 3:

A Teoria da Aprendizagem de Skinner foca na importância da compreensão dos conteúdos a partir de debates em sala de aula.

Alternativa 4:

Skinner defendia que o aprendizado é um processo que ocorre independentemente das interações com o ambiente, sendo mais importante a própria motivação interna do aluno.

Alternativa 5:

A Teoria de Skinner é criticada por não considerar o papel dos reforços negativos e positivos no aprendizado dos indivíduos.

Questão 2
As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para o curso de Enfermagem, estabelecidas pelo Ministério da Educação, fornecem uma estrutura essencial para a formação e aprimoramento dos profissionais da área da saúde. Essas diretrizes abordam competências e habilidades cruciais, incluindo a atenção à saúde, tomada de decisões, comunicação, liderança, administração e gerenciamento, e educação permanente. Cada uma dessas áreas desempenha um papel fundamental na preparação dos profissionais de saúde para oferecer um atendimento de qualidade e atualizado, com um compromisso contínuo com a excelência.

Fonte: CARVALHO, A. Didática aplicada à enfermagem. Florianópolis: Arqué, 2024.

​Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Enfermagem, qual das seguintes alternativas está alinhada com os princípios da Educação Permanente?
Alternativas
Alternativa 1:

A Educação Permanente é uma abordagem que visa à atualização contínua dos conhecimentos e práticas dos profissionais, mas não é obrigatória para a manutenção da licença profissional.

Alternativa 2:

A Educação Permanente incentiva os profissionais de saúde a buscarem desenvolvimento pessoal e profissional, mas é focada apenas nas técnicas e tecnologias mais recentes.

Alternativa 3:

Os profissionais de saúde devem buscar a Educação Permanente apenas ao iniciar suas carreiras, sem a necessidade de atualização ao longo da vida profissional.

Alternativa 4:

A Educação Permanente é um compromisso com a excelência e a qualidade no exercício da profissão, e deve incluir a atualização dos conhecimentos e o treinamento das futuras gerações de profissionais.

Alternativa 5:

A Educação Permanente é opcional e deve ser escolhida pelos profissionais de saúde de acordo com seus interesses pessoais e profissionais.

Questão 3
No contexto da educação de adultos, especialmente em áreas profissionais como a enfermagem, a avaliação desempenha papéis cruciais no processo de ensino-aprendizagem. As funções da avaliação são fundamentais para orientar esse processo.

Fonte: CARVALHO, A. Didática aplicada à enfermagem. Florianópolis: Arqué, 2024.

Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A avaliação desempenha funções essenciais no processo de ensino-aprendizagem, incluindo a função dialógica, que promove a interação entre professor e aluno.

PORQUE

​II. A função dialógica da avaliação permite que o professor compreenda as necessidades dos alunos e ajuste seu ensino, facilitando um ambiente colaborativo e engajador.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 4
A avaliação da aprendizagem no Brasil passou por transformações significativas com as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). A LDB nº 9.394/1996 redefine a expressão “avaliação da aprendizagem” e oferece orientações que priorizam a continuidade e a cumulatividade do processo avaliativo.

Fonte: CARVALHO, A. Didática aplicada à enfermagem. Florianópolis: Arqué, 2024.​

Considerando essas mudanças, assinale a alternativa correta que melhor representa os desafios atuais da avaliação educacional, conforme planejado no texto​​:
Alternativas
Alternativa 1:

A avaliação deve ser baseada exclusivamente em resultados quantitativos, como notas de exames finais, para garantir a objetividade.

Alternativa 2:

A resistência à implementação das novas diretrizes está relacionada a fatores psicológicos, históricos e sociais que ainda persistem na prática educativa.

Alternativa 3:

A avaliação da aprendizagem é realizada apenas no final de cada período letivo, com foco na aferição do conhecimento acumulado.

Alternativa 4:

As novas diretrizes de avaliação foram completamente assimiladas pela prática educacional, tornando-se uma realidade em todas as escolas.

Alternativa 5:

A prioridade dos aspectos qualitativos na avaliação da aprendizagem é uma proposta recente que não tem impacto nas práticas escolares atuais.

Questão 5
O ensino de Enfermagem no Brasil tem evoluído significativamente, com instituições de ensino buscando excelência na formação de profissionais para enfrentar desafios no sistema de saúde. Desde a Idade Antiga, em que sacerdotes cuidavam dos enfermos, passando pelo período Medieval e a Renascença, a prática de cuidados com a saúde tem se transformado. No século XIX, Florence Nightingale revolucionou a Enfermagem, introduzindo a profissionalização e normatização da prática. Essa evolução histórica é essencial para entender o contexto atual da Enfermagem e seu ensino.

Fonte: CARVALHO, A. Didática aplicada à enfermagem. Florianópolis: Arqué, 2024.

Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

​I. O ensino de Enfermagem no Brasil é caracterizado por um ambiente profissional e organizado, com instituições de qualidade tanto públicas quanto privadas, fruto de um esforço contínuo em busca da excelência na formação dos profissionais de saúde.

PORQUEII. A Enfermagem Moderna surgiu no século XIX com Florence Nightingale, marcando o início da profissionalização e normatização da prática de cuidados, e representando um avanço significativo com relação aos cuidados com a saúde na Idade Antiga e Medieval.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 6
A evolução da Enfermagem no Brasil envolveu tanto a regulamentação formal quanto a contribuição de diversos profissionais ao longo dos anos, a partir do ensino formal, por meio do Decreto nº 791, assinado em 27 de setembro de 1890 pelo presidente Manoel Deodoro da Fonseca.

Fonte: CARVALHO, A. Didática aplicada à enfermagem. Florianópolis: Arqué, 2024.

​Com base no exposto, sobre o impacto do Decreto nº 791, de 1890, e a contribuição de Carlos Chagas para o ensino de Enfermagem no Brasil, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:

O Decreto nº 791, de 1890, foi responsável pela criação da primeira escola de Enfermagem no Brasil, voltada para a formação de enfermeiros para hospitais civis e militares. Carlos Chagas, posteriormente, não teve impacto significativo na área da Enfermagem.

Alternativa 2:

O Decreto nº 791, de 1890, estabeleceu uma escola para preparar enfermeiros para hospícios e hospitais civis e militares, mas Carlos Chagas não foi envolvido na profissionalização da Enfermagem.

Alternativa 3:

O Decreto nº 791, de 1890, instituiu a primeira escola de Enfermagem no Brasil; e Carlos Chagas, influenciado pelo método nightingaleano, fundou a Escola de Enfermagem Anna Nery em 1923, avançando a profissionalização da Enfermagem no país.

Alternativa 4:

O Decreto nº 791 de 1890 criou uma escola de Enfermagem focada apenas em cuidados de saúde mental; e Carlos Chagas não desempenhou papel importante na evolução da Enfermagem no Brasil.

Alternativa 5:

O Decreto nº 791, de 1890, estabeleceu a regulamentação da Enfermagem como um campo não regulamentado; e Carlos Chagas foi o único responsável pela primeira formação formal de enfermeiros no Brasil.

Questão 7
A didática pode ser compreendida como um campo de conhecimento que se dedica ao estudo do ensinar e do aprender, abrangendo processos, técnicas e peculiaridades do fazer pedagógico. Ela desempenha um papel integrador ao conectar teoria e prática, organizando os conhecimentos teóricos e práticos em prol do ato de ensinar. Influenciada pela Psicologia, Filosofia e Sociologia, a didática busca refletir sobre o papel sociopolítico da educação, compreender o processo de ensino, instrumentalizar futuros professores e redimensionar a prática pedagógica.


Fonte: CARVALHO, A. Didática aplicada à enfermagem. Florianópolis: Arqué, 2024.

Sobre o campo da didática e seus objetivos, analise as afirmativas a seguir:

I. A didática compreende o processo de ensino e suas múltiplas determinações.
II. A didática não considera a teoria, limitando-se apenas à aplicação prática das técnicas de ensino.
III. Um dos objetivos da didática é refletir sobre o papel sociopolítico da educação e compreender o processo de ensino.
IV. A didática é influenciada pela Psicologia, Filosofia e Sociologia, e visa instrumentalizar futuros professores para resolver problemas da prática pedagógica.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e IV, apenas.

Alternativa 2:

II e III, apenas.

Alternativa 3:

I, III e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, II e III, apenas.

Alternativa 5:

II, III e IV, apenas.

Questão 8
No contexto da educação de adultos, especialmente em áreas profissionais como a enfermagem, a avaliação desempenha papéis cruciais no processo de ensino-aprendizagem. As funções da avaliação são fundamentais para orientar esse processo.

Fonte: CARVALHO, A. Didática aplicada à enfermagem. Florianópolis: Arqué, 2024.

Considerando as funções mencionadas no texto, assinale a alternativa correta que melhor descreve a função que promove a interação entre professor e aluno:
Alternativas
Alternativa 1:

Função Diagnóstica

Alternativa 2:

Função Processual

Alternativa 3:

Função Formativa

Alternativa 4:

Função Somativa

Alternativa 5:

Função Dialógica

Questão 9
Na formação de enfermeiros, a educação em saúde é fundamental para capacitar indivíduos e comunidades a alcançarem um maior potencial de saúde. Essa abordagem não se limita apenas à prevenção de doenças, mas abrange várias dimensões do bem-estar.

Fonte: CARVALHO, A. Didática aplicada à enfermagem. Florianópolis: Arqué, 2024.

Considerando o papel do enfermeiro na educação em saúde, assinale a alternativa correta que melhor descreve a meta primordial dessa educação:
Alternativas
Alternativa 1:

Focar exclusivamente na prevenção de doenças, negligenciando outros aspectos da saúde.

Alternativa 2:

Capacitar as pessoas a viverem de forma saudável e promover o bem-estar individual, familiar e comunitário.

Alternativa 3:

Enfatizar a responsabilidade dos profissionais de saúde em tratar doenças, sem considerar a educação da população.

Alternativa 4:

Concentrar-se apenas em aspectos técnicos e científicos da saúde, sem envolver a comunidade.

Alternativa 5:

Promover apenas programas de tratamento de doenças, sem ações educativas.

Questão 10
O ensino de Enfermagem no Brasil foi formalmente estabelecido com o Decreto nº 791, assinado em 27 de setembro de 1890 pelo presidente Manoel Deodoro da Fonseca. Este decreto instituiu uma escola destinada a preparar enfermeiros para hospícios e hospitais civis e militares, refletindo as necessidades da época. Importantes figuras como Carlos Chagas e Oswaldo Cruz contribuíram significativamente para o desenvolvimento e regulamentação da profissão. A evolução da Enfermagem no Brasil envolveu tanto a regulamentação formal quanto a contribuição de diversos profissionais ao longo dos anos.

Fonte: CARVALHO, A. Didática aplicada à enfermagem. Florianópolis: Arqué, 2024.

Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. O Decreto nº 791, de 1890, que oficializou o ensino de Enfermagem no Brasil, estabeleceu uma escola para preparar enfermeiros para hospícios e hospitais civis e militares, marcando o início da regulamentação da profissão no país.

PORQUE

II. Carlos Chagas, influenciado pelo método nightingaleano, foi responsável pela criação da Escola de Enfermagem Anna Nery em 1923, demonstrando seu compromisso com a profissionalização da Enfermagem no Brasil.

Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

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