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ATIVIDADE 3 - PERCEPÇÃO MUSICAL - 54_2025

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ATIVIDADE 3 - PERCEPÇÃO MUSICAL - 54_2025

ATIVIDADE 3 - PERCEPÇÃO MUSICAL - 54_2025

 

 

QUESTÃO 1
“Comparados com a tradição pedagógica dos solfejos, exercícios de leitura “exclusivamente” rítmica são relativamente recentes no estudo da leitura musical. Neles, os elementos relativos às alturas musicais são descartados, apresentando apenas uma linha rítmica, sem altura definida, para ser lida e ter seus elementos rítmicos reproduzidos, memorizados e internalizados, de forma similar à metodologia de prática de solfejos”.
MELLO, M. Apostila de leitura e percepção musical. 2015, p.20. Disponível em: https://marcelomelloweb.net/mmpercepcao_apostila.pdf. Acesso em: 11 set. 2024.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. O andamento está diretamente relacionado ao ritmo.

PORQUE
II. Ele se refere a velocidade da pulsação, ou seja, se as batidas apresentam um menor intervalo em pulsação, o andamento será mais rápido.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 2
O que entendemos por ritmo diz respeito, em primeira instância, à duração dos sons e das pausas. Um som pode ter a duração de um piscar de olhos, tão curto que mal conseguimos perceber, mas pode também ser muito longo, de modo que não conseguimos saber onde ele começa e termina. Entre estes tempos supercomprimidos e superdilatados estão as durações nas quais o fenômeno musical acontece.

​URIARTE, Lucas Zewe. Percepção Musical. Indaial, SC: Arque, 2023.

​Considerando as informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. As quiálteras são um artifício utilizado para escrever figuras em divisão ou subdivisão irregular, que fogem das relações normais entre as figuras.

E,

II. Em outras palavras, uma quiáltera divide uma figura em proporções diferentes daquelas aceitas normalmente pela fórmula de compasso utilizada.

​A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - As asserções I e II são proposições falsas.
Alternativa 5 - A asserção I é falsa e a II está correta.
QUESTÃO 3
“Os exercícios rítmicos podem ser estudados de várias maneiras distintas: sendo executados como um a linha de percussão, em um ou mais instrumentos e arranjos musicais ou apenas nas mãos ou outras partes do corpo; ou mais comumente sendo declamados sobre um texto específico ou apenas declamando uma sílaba ou grupos de sílabas específicas para cada célula rítmica”.
MELLO, M. Apostila de leitura e percepção musical. 2015, p.20. Disponível em: http://marcelomelloweb.net/mmpercepcao_apostila.pdf. Acesso em: 11 set. 2024.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. O aparelho metrônomo está relacionado a medição do andamento musical.

PORQUE

II. Ele possui a função de medir a pulsação que ocorre em um espaço de tempo, em 1 minuto, através da escala BPM (batidas por minuto).

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 4

A compreensão dos acordes é de extrema importância para a estrutura musical, assim como a utilização de notas e técnicas na construção e interpretação musical.

URIARTE, Lucas Zewe. Percepção Musical. Indaial, SC: Arque, 2023.

Considerando as informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. As células, motivos e frases são o material básico para a composição de muitas músicas, sobretudo para a música tonal e modal nas quais a melodia é um elemento essencial. Isso não quer dizer que a melodia seja sempre composta primeiro,

MAS,

II. Normalmente ela cumpre a função de condutora da música, responsável pela narrativa. Assim, podemos pensar que a melodia nos apresenta os personagens da música e através de suas variações, alterações e contrastes a história dos personagens é contada.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - As asserções I e II são proposições falsas.
Alternativa 5 - A asserção I é falsa e a II está correta.
QUESTÃO 5
“Desenvolver a sensibilidade auditiva e a capacidade de ouvir música; desenvolver um pensamento musical, necessário à compreensão e à apreciação da música; apoiar o desenvolvimento de competências específicas inerentes à prática musical, como a execução/interpretação e a criação/composição; promover a aquisição de conceitos relativos a elementos da música; desenvolver a audição interior e a memória musical; desenvolver as emoções e o sentido estético, levando à descoberta do “belo”, através de comentários sobre o caráter das músicas e as emoções II18 que elas podem suscitar; estimular a capacidade crítica, através da audição de músicas de vários estilos e épocas; promover a aquisição de uma cultura musical numa perspectiva multicultural, dando também uma atenção particular ao conhecimento do patrimônio musical nacional; estimular o conhecimento das fontes de produção musical, nomeadamente, os timbres de instrumentos da orquestra; proporcionar a audição de música “ao vivo” (concertos por orquestras, bandas, grupos de música popular), levando a um conhecimento do meio musical envolvente” (Palheiros, 1995, p.11).
PALHEIROS, Graça Boal. Funções e modos de ouvir música de crianças e adolescentes, em diferentes contextos. In: ILARI, Beatriz (org). Em busca da mente musical: ensaios sobre os processos cognitivos em música – da percepção à produção. Curitiba: EdUFPR, 2006. p. 303-349.
Observe a figura 1 abaixo:

Figura 1- Leitura rítmica.

Fonte: URIARTE, L. Z. Fundamentos e percepção. Indaial, 2019, p. 11.

Com base na figura 1 e nos seus estudos do material didático, avalie as afirmações a seguir:

I. Identificamos 4 pausas no exercício apresentado, dentro dos compassos.

II. Identificamos que a pauta musical rítmica está escrita em compasso simples, 4/4.

III. Podemos identificar 8 compassos na imagem apresentada, sendo que, no terceiro compasso temos as seguintes figuras na sequência: 4 colcheias, 2 semínimas.

IV. Nos compassos podemos identificar figuras musicais rítmicas, neste caso, não é possível realizar a leitura de altura das notas, pois, não temos identificação de claves.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e IV, apenas.
Alternativa 2 - II e III, apenas.
Alternativa 3 - III e IV, apenas.
Alternativa 4 - I, II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
QUESTÃO 6
"Solfejo é um exercício de leitura de partitura idealizado especificamente para ser cantado enquanto é lido. A capacidade de entoar adequadamente a melodia da partitura deve indicar, sub-repticiamente, não só a habilidade de entoar as alturas musicais como canto, mas também a capacidade de compreender mentalmente as estruturas musicais presentes na melodia escrita, e formar uma “imagem sonora” do que está escrito. É claro, esta “imagem sonora” deve ser construída gradativamente através da contínua prática, internalização mental e consciência de estruturas musicais específicas, para além da memorização abstrata de alturas musicais. Ou seja, o cerne da estrutura melódica, em música, está nas relações entre as notas musicais, mais do que na memorização do som de cada nota ou elemento musical (intervalos melódicos, grupos rítmicos, etc.)".
MELLO, M. Apostila de leitura e percepção musical. 2015, p.8. Disponível em: https://marcelomelloweb.net/mmpercepcao_apostila.pdf. Acesso em: 11 set. 2024.


Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. Para identificar a métrica de uma música, temos que ficar atentos a alguns elementos que são pensados e organizados a favor da divisão. O primeiro deles é o ritmo dos instrumentos de acompanhamento, em especial a percussão, a bateria, por exemplo.

PORQUE


II. Falar sobre o número de tempos dos compassos se relaciona diretamente com a métrica da composição musical, pois, é um termo que diz respeito às divisões rítmicas da construção musical, incluindo, em um primeiro nível, os tempos dos compassos.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 7
"Cada exercício de solfejo deve apresentar estruturas musicais específicas (intervalos, sequências, células rítmicas, etc.), associadas como outras previamente já internalizadas. Mais que isso, a apresentação de estruturas musicais específicas como uma melodia concreta (ao invés de um elemento isolado e abstrato) faz como que o estudo do solfejo permita que o próprio solfejo torne-se um representante “mnemônico” (ou “decorado”) destas estruturas. O desenvolvimento da prática de solfejo também prevê que estas estruturas musicais possam ser reconhecidas e reproduzidas mentalmente (e também no canto) a partir da representação escrita e de sua declamação, tendendo a fazer com que o nome das notas lidas se associe com o seu som musical".
MELLO, M. Apostila de leitura e percepção musical. 2015, p.8. Disponível em: https://marcelomelloweb.net/mmpercepcao_apostila.pdf. Acesso em: 11 set. 2024.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. Existem elementos importantes que auxiliam na métrica da composição, como o ritmo harmônico, uma periodicidade que ocorre mudança dos acordes que compõem a melodia e harmonia.

PORQUE
II. A construção das melodias segue a métrica, o tempo e apresenta pontos de apoios e de descanso em tempos considerados fortes em compassos.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 8
A função das inversões não é dificultar a percepção do acorde, mas sim dar dinamismo à linha de baixo e ajudar no encadeamento dos acordes. Podemos pensar que cada nota dos acordes é uma linha que tem uma história própria no eixo horizontal, movimentando-se para cima ou para baixo a cada alteração de acordes.

URIARTE, Lucas Zewe. Percepção Musical. Indaial, SC: Arque, 2023.

​Sobre esse tema, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - É bastante comum também a dobra da terça em tal abertura, como nas posições mais comuns de Lá maior e Ré maior ao violão.
Alternativa 2 - As aberturas são opções de montagem de acordes nas quais a tônica continua sendo a nota mais grave, porém as outras notas, a terça e a quinta, podem ser dispostas uma oitava acima.
Alternativa 3 - Em posição fundamental um acorde não mantém sua tônica como nota mais grave, porém nas inversões as notas mais graves podem ser a terça ou a quinta e também a sétima no caso de uma tétrade.
Alternativa 4 - Outras opções de montagem dos acordes podem ser exploradas por meio das correlações, que consistem na alteração da ordem das notas fundamentalmente através da mudança da nota mais grave do acorde.
Alternativa 5 - Uma abertura muito comum é o posicionamento da segunda do acorde uma oitava acima em relação à posição fundamental. Assim temos um acorde cuja ordem das notas consiste em tônica, quinta e terça uma oitava acima.
QUESTÃO 9
“Muito mais do que uma habilidade de “traduzir” cada sinal da partitura de acordo com uma definição prévia (no que tende a se tornar um mero exercício de “decoreba”), a leitura de partitura deveria, a meu ver, desenvolver uma consciência de organização das notas, uma percepção de estruturas por trás delas”.

MELLO, M. Apostila de leitura e percepção musical. 2015, p.4. Disponível em: http://marcelomelloweb.net/mmpercepcao_apostila.pdf. Acesso em: 11 set. 2024.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. O ponto de aumento, posicionado ao lado das figuras, representam o aumento em mais 50% do valor da figura correspondente.

PORQUE

II. Se uma figura vale 4, um ponto de aumento acrescenta mais 2 tempos (ou seja 50% do seu valor original).

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 10
“[…] conhecimentos notacionais também podem guiar a percepção. Essa observação parece especialmente aplicável aos casos de notação da harmonia de músicas ouvidas. Quando se trata de perceber acordes ou vozes que acompanham uma melodia, parece que o domínio de noções de harmonia e contraponto auxiliam o processo de percepção, de modo a guiar o ouvinte em busca de um provável contexto harmônico frente à melodia dada”
SILVA, W. C. Percepção Harmônica: Análise comparativa de propostas pedagógicas em livros didáticos de ensino superior. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Composição). Departamento de Música/Escola de Comunicações e Artes / Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020, p. 24. Disponível em: https://abrir.link/HSBbr . Acesso em: 11 set. 2024.

Sobre a escrita musical de Guido D’Arezzo, avalie as afirmações a seguir:

I. Um hexacorde com início pela nota sol era chamado de hexachordum durum, pois sua terceira nota era o si natural.

II. A tessitura das alturas sonoras, utilizadas na época de Guido, se apresentava da nota sol da primeira linha da clave de fá, ou sol 2.

III. Um hexacorde com início pela nota dó era chamado de hexachordum naturale, pois mantinha todas as notas da escala sem acidentes.

IV. Um hexacorde com início pela nota fá era chamado de hexachordum molle, pois sua quarta nota era si bemol, designado também como “B” mole, termo que deu origem à palavra bemol.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e IV, apenas.
Alternativa 2 - II e III, apenas.
Alternativa 3 - III e IV, apenas.
Alternativa 4 - I, II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
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